A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Origem ectodérmica (formação da placa neural); Juntamente com o sistema endócrino, atua na integração e coordenação das funções de vários órgãos especializados; Acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso;

3 Células constituintes do tecido nervoso
a) Neurônios (células nervosas ou fibras nervosas) Responsáveis pela geração e transmissão dos impulsos nervosos b) Neuróglia (ou gliócitos) Exibem funções estrutural e metabólica Seus prolongamentos ancoram-se nos capilares (barreira hematoencefálica), além de funcionar como uma “ponte” para o transporte de substâncias entre o sangue e o tecido nervoso e vice-versa Macrófagos especializados (fazem parte do sistema mononuclear fagocitário) Formação da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC). No Sistema Nervoso Periférico (SNP), as Células de Schwann realizam tal função.

4 A e B- Astrócitos (VS - vasos sanguíneos) C – Micróglia
D – Oligodendrócitos (Coloração pelo método de Golgi)

5

6 Neurônios - Possuem a propriedade de responder a alterações do meio em que se encontram (estímulos) com modificações da diferença de potencial elétrico que existe entre as superfícies externa e interna da membrana. Por isso, assim como células musculares e algumas glândulas, os neurônios são ditos excitáveis. São formados pelos seguintes / componentes: Dendritos: prolongamentos numerosos / RECEBEM os estímulos do meio Corpo celular ou pericário: centro metabólico da célula / contém o núcleo e a maioria das organelas / capaz de receber estímulos Axônio: prolongamento único / TRANSMITEM os impulsos para outras células (neurônios, fibras musculares e glandulares)

7

8 Esquemas de alguns tipos de neurônios

9 Os neurônios ainda podem ser classificados, segundo a sua função, em SENSITIVOS (AFERENTES), MOTORES (EFERENTES) e ASSOCIATIVOS (INTERNEURÔNIOS) Sensitivos Recebem estímulos do meio ambiente e do próprio organismo Interneurônios Conectam neurônios motores sensitivos (medula espinhal) Motores Controlam órgãos efetores, tais como fibras musculares e glândulas

10

11 IMPORTANTE * No sistema nervoso periférico, os neurônios agrupam-se em conjuntos denominados NERVOS * Os nervos são envolvidos por uma capa de tecido conjuntivo denso (EPINEURO), o qual também preenche os espaços entre os feixes de fibras nervosas * Cada feixe é revestido por uma bainha de várias de células achatadas, justapostas (PERINEURO) * Cada neurônio está envolvido pela sua bainha de mielina e por uma camada de tecido conjuntivo rico em fibras reticulares (ENDONEURO)

12

13 IMPULSO NERVOSO (FORMAÇÃO E PROPAGAÇÃO)

14 TRANSMISSÃO DE UM IMPULSO NERVOSO (SINAPSES)
Dá-se o nome de SINAPSE à região de proximidade entre a extremidade de um axônio e a célula vizinha, por onde se dá a transmissão do impulso nervoso Tipos de sinapses Elétricas: As membranas das células que se comunicam unem-se por junções do tipo gap, permitindo, assim, a transmissão do potencial de ação diretamente de uma célula para a outra. Raras entre os neurônios / SNC (produção de movimentos rápidos e repetitivos) / entre fibras musculares lisas e cardíacas. Químicas: Ausência de contato físico entre os neurônios nos locais de passagem de passagem do impulso nervoso. Há, portanto, um espaço entre as células (FENDA SINÁPTICA). Participação de NEUROTRANSMISSORES (mediadores químicos), os quais facilitam a passagem do impulso nervoso entre uma célula e outra.

15

16

17


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS GERAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google