A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Colesterol HDL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Colesterol HDL."— Transcrição da apresentação:

1 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Colesterol HDL

2 FAP – Faculdade de Apucarana Acadêmicos: Carla Regina Pedroso Elisandra Maria Loureto Marcelo Junior da Fonseca Marcio Takashi Irie Priscila Zanella de Brito

3 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Objetivo : Entender a estrutura, metabolismo e funções fisiológicas da HDL.

4 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Sumário: I – Introdução II – Desenvolvimento - Definição e estrutura - Síntese e metabolismo - Catabolismo das apolipoproteínas - Funções fisiológicas III - Conclusão

5 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Definição e Estrutura A HDL é uma fração lipoproteica que é constituída por um grupo de partículas originalmente obtidas por ultracentrifugação do plasma. A HDL são as menores e mais densas das frações lipoprotéica plasmática. Sua estrutura consiste em um núcleo lipídico hidrofóbico, contendo principalmente ésteres de colesterol, uma pequena quantidade de triacilgliceróis e colesteróis não-esterificado.

6

7 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Definição e Estrutura Esse núcleo é circundado por uma camada monofásica de fosfolipídio, colesterol não- esterificado e apolipoproteínas. A HDL também serve como transportador plasmático eficaz de proteínas envolvidas com o metabolismo lipídico, como proteína transformadora de éster de colesterol(CETP), lecetina, colesterol aciltransferese (LCAT) e proteína transformadora de fosfolipídio(PLTP) que participam ativamente das vias metabólicas da HDL.

8 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Síntese e Metabolismo

9 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Síntese e Metabolismo

10 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Catabolismo Mecanismo de remoção da circulação das proteínas presente HDL. Vias receptores no ◦ Fígado ◦ Rins ◦ Placenta e saco amniótico (durante a gravidez)

11 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Catabolismo Receptores Hepáticos Receptores LDL

12 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Funções Fisiológicas

13 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Funções Fisiológicas

14 Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Conclusão O conhecimento adquirido sobre o HDL e o seu papel protetor é fundamental para a otimização das estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento das alterações metabólicas passíveis de aumentar o risco de doença cardiovascular.

15 Filme do you tube (se você conseguir baixar) UMA VIAGEM VASCULAR - COLESTEROL - HDL - LDL - ATEROSCLEROSE


Carregar ppt "Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) Colesterol HDL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google