A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colesterol Edriele Viero. É um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares e transportado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colesterol Edriele Viero. É um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares e transportado."— Transcrição da apresentação:

1 Colesterol Edriele Viero

2

3 É um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal.

4 O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado,medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias).

5 A maior parte do colesterol do corpo humano é derivado ou sintetizado a partir de outras substâncias. O restante provém da dieta.

6 Estruturas Químicas : Nome IUPAC -(3β)-cholest-5-en-3-ol (3β) Fórmula molecular-C 27 H 46 O Massa molar g/mol Densidade g/cm 3 Ponto de fusão-148–150 °C Ponto de ebulição-360 °C Solubilidade em água mg/L (30 °C)

7 O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares. Por ser um lipídio, o colesterol não se dissolve na água do sangue; por isso, ele é carregado sob a forma de lipoproteínas.

8 Tipos de colesterol: O colesterol é transportado principalmente sob as formas : LDL (low density lipoprotein), o mau colesterol; HDL (high density lipoprotein), o bom colesterol.

9 O Mau Colesterol A maior parte do colesterol é transportada no sangue sob a forma de LDL: parte dele é metabolizada no fígado, outra parte serve para fabricar membranas celulares. No entanto, quando em excesso, o LDL se deposita nas paredes das artérias, causando a aterosclerose.

10 O Bom Colesterol O HDL tem a tendência de retirar o colesterol das artérias, levando-o ao fígado, onde é convertido em bile. Alguns acreditam que o HDL também remove o colesterol das placas ateroscleróticas já existentes, diminuindo a velocidade com que se formam. Taxas maiores de HDL reduz os riscos de problemas cardiovasculares.

11 Complementos: Em caso de obesidade infantil, o colesterol deve ser controlado desde cedo. Existem remédios eficazes na redução do colesterol. Ex: estatinas. O colesterol baixo não traz problemas. A atividade física regular estimula a produção do HDL e reduz os triglicerídeos.

12 Fontes:


Carregar ppt "Colesterol Edriele Viero. É um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares e transportado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google