A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S.A.D. (Sistema de Apoio à Decisão) Equipe Prof. Henrique Freitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S.A.D. (Sistema de Apoio à Decisão) Equipe Prof. Henrique Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 S.A.D. (Sistema de Apoio à Decisão) Equipe Prof. Henrique Freitas
Bom dia a todos, Gostaria de agradecer a presença dos membros da banca, Dra. Edimara Mezzomo Luciano, Dra. Raquel Janissek-Muniz, Dr. Antônio Maçada e ao meu orientador, Dr. Henrique Freitas pelos comentários feitos na ocasião da minha defesa de projeto, os quais ajudaram a organizar e enriquecer o trabalho que apresento aqui hoje, que buscou compreender de que forma usuários e fornecedores (não no sentido comumente utilizado da palavra) de informação gerenciam/utilizam as informações de cunho mais informal para monitorar o seu ambiente organizacional.

2 Decisão “Decidir é a necessidade de se fazer uma escolha dentre n alternativas possíveis, que pode, ou não, resolver algum problema ou situação imposta” Tomemos como exemplo cada um de nós aqui hoje, é de comum acordo que todos recebemos mais informações do que podemos, de fato, gerenciar. Ou seja, a oferta é muito grande, seja pelo acesso facilitado a meios mais clássicos, como jornais, revistas rádio, televisão, seja através de meios mais modernos possibilitados através da internet, principalmente. Daft e outros já chamavam a atenção para isto em 1988, mais tarde Davenport corrobora esta mesma visão. A TI, sem dúvida, desempenha um papel informante em tudo isto, seja na disponibilização, seja no gerenciamento – os sistemas cada vez mais evoluem para suportar o ritmo e volume das atividades atuais. Já em 1986 Porter ressaltava a importância de sabermos o que ocorre ao nosso redor, atualmente esta necessidade ganha importância, sendo fundamental às organizações que desejam permanecer no mercado.

3 Tipos de decisão por nível administrativo
Freitas, Becker, Kladis e Hoppen (1997)

4 Estilos decisórios Decisivo: usa pouca informação, privilegia a conversa e a ação direta, pouco ou nenhum planejamento, não respeita hierarquias – um problema por vez. Autocrático Flexível: pouca informação, prefere usar a intuição, decide baseado no consenso do grupo, busca outros pontos de vista

5 Estilos decisórios Hierárquico: olha o longo prazo, analisa de forma profunda os dados. Controlador e centralizador, prefere a burocracia – inibe a criatividade Integrativo: elabora diferentes cenários, usa muita informação, valoriza criatividade. Contempla diferentes pontos de vista, usa o feeling como fonte de informação.

6 Estilos decisórios Sistêmico: composto de elementos dos 4 tipos anteriores. Valoriza a informação estimula a monitoração, planeja o curto prazo e visa também o longo prazo

7 O ambiente da decisão Alto nível de incerteza Informações vagas
Excesso de informações Respostas rápidas Além de rápidas, precisas Muitas vezes individual Procurei delimitar meu trabalho justamente nessas informações informais que são utilizadas para monitorar o ambiente. Na literatura, a qual é vasta de estudos nesta área, trata muito de informações formais, e apenas alguns artigos tratam, ainda que superficialmente, destas fontes. Aqui apresento alguns dos autores que abordaram a monitoração do ambiente baseado em informações formais ... e também informais.

8 Modelo decisório de Simon
Inteligência: busca de informações / processamento de dados Design: definição dos cursos de ação Escolha: seleção do curso de ação – melhor opção Revisão: constante, permite o feedback do que está ocorrendo

9 O que é SAD? “sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semi-estruturados e alguns problemas não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário” Rainer, Turban e Potter (2007)

10 Por que adotar um SAD? Número de alternativas a serem consideradas é cada vez maior Tomadores de decisão sob pressão cada vez maior, por agilidade e por resultados Incerteza e complexidade requerem análises sofisticadas Agrupar informações de diferentes fontes, de diferentes locais, bancos de dados, etc.

11 Modelo conceitual de um SAD
Rainer, Turban e Potter (2007)

12 Sistema de Apoio à Decisão
DADOS MODELOS Linguagem de apresentação Linguagem de ação Banco de conhecimento INTERFACE USUÁRIO

13


Carregar ppt "S.A.D. (Sistema de Apoio à Decisão) Equipe Prof. Henrique Freitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google