A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Propaganda e Suas Características

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Propaganda e Suas Características"— Transcrição da apresentação:

1 A Propaganda e Suas Características

2 Introdução De acordo com Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing “propaganda é qualquer forma paga de apresentação não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado”.

3 Introdução Considerada pelos mercadólogos como sendo uma das principais ferramentas modernas de apresentação de produtos e serviços ao mercado, a propaganda ao contrário do que muitas pessoas pensam tem sua origem em tempos muito mais remotos. Escavações realizadas por arqueólogos nos arredores do mediterrâneo descobriram inúmeras placas de anúncios.

4 Introdução Também os romanos se utilizaram das pinturas em paredes para propagar as lutas dos gladiadores. Porém, hoje, a propaganda apesar de possuir os mesmos objetivos básicos daquelas realizadas nos seus primórdios, modernizou-se e diferencia-se em inúmeros aspectos, principalmente no tocante ao volume de investimentos que é dispensado anualmente, pelas empresas e organizações, sejam elas comerciais ou não no intuito de atingir seus públicos-alvos.

5 Introdução É exatamente por causa dessa variedade de pessoas que se quer atingir que todas as decisões a respeito da propaganda precisam obedecer minimamente a cinco critérios importantes que conheceremos a seguir.

6 As principais decisões em Propaganda
O estabelecimento dos objetivos Independente do modo como será desenvolvida a propaganda, o primeiro passo para a sua elaboração diz respeito aos seus concretos objetivos, ou seja, o que realmente se quer obter com a mesma. Estes deverão estar fundamentados nas informações obtidas dos públicos-alvos a serem atingidos, o posicionamento da empresa anunciante no mercado, bem como o mix de marketing.

7 As principais decisões em Propaganda
A propaganda poderá ser classificada de acordo com três diferentes objetivos básicos: A propaganda informativa A propaganda persuasiva A propaganda de lembrança

8 As principais decisões em Propaganda
A propaganda informativa Utilizada geralmente para fazer a introdução de um produto ou serviço no mercado, este tipo de objetivo visa fazer nascer nos consumidores uma demanda/necessidade primária. Desta forma, uma consumidora ao saber da existência de um novo tipo de margarina temperada, provavelmente terá o desejo de experimentá-la.

9 As principais decisões em Propaganda
A propaganda persuasiva Esta modalidade de propaganda é essencial para ser utilizada quando existem vários concorrentes, pois a mesma trabalha de forma a comparar os pontos positivos de seu negócio com o dos demais concorrentes. Desta forma, a propaganda persuasiva é também conhecida como propaganda comparativa. Esta comparação poderá se dar de forma direta ou indireta.

10 As principais decisões em Propaganda
A propaganda de lembrança Este tipo de propaganda é recomendado aos produtos/serviços que se encontram no estágio de maturação dentro do seu ciclo de vida. Seu objetivo não é o de apresentar nenhuma novidade ao mercado, nem mesmo o de persuadir aos consumidores às compras, nesta modalidade de propaganda a intenção é a de não deixar que o consumidor esqueça do negócio do anunciante.

11 As principais decisões em Propaganda
O orçamento a ser investido Uma vez que os objetivos da propaganda foram definidos pela empresa, esta precisará trabalhar no sentido de definir a quantia disponível para que sua meta de venda seja alcançada. Durante a definição do orçamento a empresa deverá considerar aspectos importantes para que todo o investimento não seja em vão. Apresentamos a seguir os cinco fatores principais:

12 As principais decisões em Propaganda
Os cinco principais fatores que devem ser considerados durante a elaboração de um orçamento de propaganda são: O estágio do ciclo de vida em que se encontra o produto/serviço; A participação da empresa no mercado; Saturação e concorrência; Freqüência da propaganda; Diferenciação do produto.

13 As principais decisões em Propaganda
Estratégia de propaganda Definir que estratégia utilizar na propaganda dependerá basicamente de duas grandes decisões: criação da mensagem e seleção da mídia. Vejamos a seguir em que consiste cada uma dessas decisões.

14 As principais decisões em Propaganda
Estratégia de propaganda A criação da mensagem – a destinação de um elevado orçamento para a propaganda de um produto não garante que o mesmo será bem aceito no mercado. O sucesso de qualquer campanha publicitária dependerá diretamente da mensagem, bem como da forma com que a mesma é passada ao público que se quer atingir. Ela necessita prioritariamente conquistar a atenção dos consumidores para que assim, haja um entendimento real da mensagem.

15 As principais decisões em Propaganda
Estratégia de propaganda Outro fator que deve ser levado em consideração durante a criação da mensagem diz respeito ao ambiente mutável em que as propagandas acontecem e as inúmeras possibilidades que os consumidores, principalmente os telespectadores têm para “evitar” de vê-las (controle remoto para mudar o canal, o grande número de canais etc.), assim a propaganda deverá ser muito sedutora para prender a atenção dos consumidores.

16 As principais decisões em Propaganda
Estratégia de propaganda Seleção da mídia – selecionar a mídia significa escolher através de qual ou quais meios a propaganda será veiculada. Os meios para divulgação das propagandas cresceram em números e em qualidade. Hoje, podemos optar entre as mídias tradicionais como jornais, revistas, televisão e rádio, como podemos fazer a opção de utilizar páginas web, mensagens eletrônicas, busdoors, dentre outras. Porém, o segredo é fazer a escolha de acordo como a acessibilidade do público que se quer atingir.

17 As principais decisões em Propaganda
Avaliação da propaganda A avaliação também poderá se dar com base no número de vendas do produto anunciado. Assim, se o número de vendas for satisfatório concluí-se que a propaganda foi eficaz. Porém, se do contrário o volume de vendas é baixo alguma variável que compõe o processo de propaganda deverá ser revista e modificada.

18 As principais decisões em Propaganda
Avaliação da propaganda Podemos avaliar uma propaganda verificando os efeitos de sua mensagem através de pesquisas de mercado do tipo qualitativa, onde o consultado deverá responder sobre sua opinião acerca dos anúncios expostos. Nesta pesquisa também é possível se verificar o nível de lembrança dos consumidores, bem como seu entendimento a respeito da mensagem.


Carregar ppt "A Propaganda e Suas Características"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google