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E_3.1 - 1 Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo Do Processo à Identificação das Oportunidades Tema 3.1.

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1 E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo Do Processo à Identificação das Oportunidades Tema 3.1

2 E_ Tópicos O Processo Empreendedor –Factores críticos para iniciar uma Empresa –Avaliação de Oportunidades –Ingredientes de Sucesso Identificação de Oportunidades –Os Mercados –Estruturação da análise –Pesquisa de oportunidades –Recolha de informação Questões a que o Empreendedor tem de Responder

3 E_ Enquadramento Empreendedorismo: –Gerador de emprego, num processo de substituição –Destruidor da ordem económica (Schumpeter) O Empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e se organiza para a explorar Aptidões inatas vs. aptidões adquiridas O processo Empreendedor é aquele (funções e actividades) que conduz à concretização da oportunidade

4 E_ Factores críticos para iniciar uma Empresa Fig

5 E_ Avaliação de Oportunidades Pequena probabilidade de sucesso –Apenas 35% dos start-ups dão origem a empresas –Apenas 10% atingem 10 anos (outros são vendidos ou abandonados, muitos são part time) –Ao fim de 8 anos: 25% prob. de existir 25% prob. de ter sido vendido 50% prob. de ter sido abandonado –Mas 4 em 5 empresas financiadas por Capital de Risco sobrevivem mais de 5 anos (Critérios de avaliação a seguir?)

6 E_ Avaliação de Oportunidades 3 Factores Fundamentais EmpreendedorOportunidade Recursos Fits & Gaps Incerteza

7 E_ Avaliação de Oportunidades Factores críticos –Necessidades dos clientes Que necessidades Que clientes –Timing A ideia em si não é o mais importante. Ou já foi inventada, ou virá a sê-lo a muito curto prazo. Desenvolver a ideia, implementá-la e construir um negócio de sucesso são efectivamente os grandes desafios

8 E_ Avaliação de Oportunidades O empreendedor e a equipa de gestão Recursos Financeiros –Contenção –Custos fixos vs. sub-contratação –Start-up Capital Retorno Potencial Principais Fontes de Financiamento

9 E_ Ingredientes para o Sucesso Fig. 1.5

10 E_ Identificação de Oportunidades Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade Uma oportunidade tem de ser atractiva, durável, e tempestiva, e ancorada num produto ou serviço que acrescente valor a um comprador. A janela de oportunidade tem de estar aberta o tempo necessário e tem de ser conseguida uma vantagem competitiva. As oportunidades são aproveitadas usando ideias e criatividade empresarial. Geram-se oportunidades quando há caos, confusão, inconsistências, vazios de informação ou conhecimento.

11 E_ Identificação de Oportunidades As oportunidades são situacionais, podendo ser especificas de uma realidade ou generalizadas a outras realidades – importante cruzar informação. Um mercado estabelecido não é impenetrável: –Dimensão vs. flexibilidade e rapidez –Concentração – gerador de nichos –Capacidade instalada insuficiente –Inovação Mudanças tecnológicas ou regulamentares – geradores de oportunidades É fundamental acompanhar e agir rapidamente.

12 E_ Identificação de Oportunidades Timing Fig

13 E_ Critérios de Avaliação de Oportunidades (1) Fig. 2.5

14 E_ Critérios de Avaliação de Oportunidades (1) Fig. 2.5

15 E_ Teste de Oportunidades Concentração na avaliação prévia (ou na racionalidade) da oportunidade, mais do que na estratégia ou na projecção de resultados (que são instrumentais) Industria e Mercado –melhor quando necessidade importante, valor elevado, clientes atingíveis e receptivos, sem lealdade prévia –Estrutura de Mercado - # e tamanho concorrentes, diferenciação produtos, barreiras entrada e saída, # compradores,..... –Tamanho Mercado –Taxa de Crescimento –Capacidade instalada –Quota de Mercado objectivo –Estrutura de custos da indústria

16 E_ Teste de Oportunidades Variáveis económicas –Lucros líquidos –Breakeven –ROI –Requisitos de Capital –TIR potencial –Free Cash Flows –Margens brutas Saída –Potencial de valor acrescentado –Múltiplos de avaliação comparáveis –Mecanismos de saída –Contexto do Mercado de Capitais

17 E_ Mercado de Capitais NASDAQ Composite (COMP) S&P 500 (SPX) NASDAQ-100 (NDX) DJIA (.INDU)

18 E_ Mercado de Capitais Next Wave 100 vs. S&P 500 e Nasdaq (Abr.98 – Set.01)

19 E_ Mercado de Capitais 09.Apr Sep.01

20 E_ Teste de Oportunidades Vantagem Competitiva –Custos variáveis vs. fixos –Poder de mercado –Barreiras à entrada Equipa de Gestão –Equipa empreendedora nuclear –Experiência no mercado –Integridade –Honestidade intelectual

21 E_ Teste de Oportunidades Falhas Fatais Critérios Pessoais –Adequação de Objectivos –Altos e baixos –Custo de Oportunidade –Desejo –Tolerância ao Risco –Tolerância ao Stress

22 E_ Teste de Oportunidades Diferenciação estratégica –Grau de ajuste –Equipa –Serviço –Timing –Tecnologia –Flexibilidade –Orientação para a oportunidade –Pricing –Canais de distribuição –Aceitação do Erro

23 E_ Recolha de Informação Publicações Guias de Informação de Empresas Análise e Informação Geral sobre Mercados e Indústrias Estatísticas, e Rácios Financeiros e Operacionais Projecções e Previsões Dados de Mercado Níveis de Consumo Estudos de Mercado Bases de Dados Artigos Registos pessoais Outras Fontes Associações Empregados Consultoras Empresas de Pesquisa de Mercado Clientes, Fornecedores e Distribuidores Chave Inquéritos Públicos Engenharia Inversa

24 E_ Questões Críticas Enquanto o grande negócio se pergunta: –Em que negócio estamos? –Como exploramos as nossas competências chave? O Empreendedor pergunta: –Em que negócio quero estar? –Que capacidades gostaria de desenvolver?

25 E_ Um Processo Sequencial Os meus objectivos estão bem definidos? Aspirações pessoais Sustentabilidade e dimensão do negócio Aversão ao risco Tenho a estratégia correcta? A estratégia é exequível? Definição clara Rendibilidade e potencial de crescimento Durabilidade Taxa de crescimento Recursos Infraestrutura organizativa Papel do fundador Aceitabilidade Ajuste Exequibilidade

26 E_ Clarificação de Objectivos Que tipo de negócio necessito construir Que riscos e sacrifícios são exigidos? Estou disposto a aceitar riscos e sacrifícios

27 E_ Adequação da Estratégia A estratégia está bem definida? A estratégia gera lucros e crescimento? A estratégia é sustentável? Os meus objectivos de crescimento são demasiado conservadores ou agressivos? –Economias de escala, conteúdo e rede de clientes –Capacidade de reter clientes e recursos escassos –Crescimento concorrência –Constrangimentos de recursos –Auto financiamento –Clientes tolerantes –Temperamento do Empreendedor e objectivos

28 E_ Exequibilidade da Estratégia Tenho os recursos e relações adequados? Qualidade da organização Papel do Empreendedor

29 E_ Mitos do Empreendedorismo PMEs são geradoras de emprego –Só as PMEs dinâmicas e empreendedoras geram emprego As novas empresas são a principal fonte de emprego –Tanto as novas como as antigas geram emprego Empresas de potencial têm origem em sectores novos e de crescimento –Empresas dinãmicas têm origem em todos os sectores Empreededores de PMEs de crescimento são novos e qualificados –Há empreendedores dinâmicos de todas as idades e níveis educacionais

30 E_ Mitos do Empreendedorismo Empresas de potencial são geradas por um líder enérgico e auto-suficiente –Estas empresas são lideradas por equipes com uma abordagem profissional ao negócio Empresas de potencial inserem-se em mercados grandes e com crescimento acentuado –Empresas com potencial entram em mercados onde podem ser líderes ou desafiar a liderança Empresas de potencial actuam em mercados domésticos para os dominarem –Estas empresas actuam numa base internacional, onde podem crescer e aprender

31 E_ Mitos do Empreendedorismo Empresas de potencial com sucesso usam lógicas de baixo custo para competir –Normalmente baseiam a sua estratégia em elevada qualidade e serviço superior Empresas de sucesso baseiam-se em tecnologia única –Empresas de sucesso baseiam a sua estratégia em equipas de sucesso, que possam ser treinadas e desenvolvidas Empresas de potencial usam financiamento sofisticado –Na Europa, estas empresas financiam-se com Capitais Próprios e Crédito Bancário (87% das empresas controlam mais de metade do Capital).


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