A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:"— Transcrição da apresentação:

1 Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:
NÍVEL SILÁBICO Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas: Compreender a orientação e o alinhamento da língua portuguesa Leitura da reescrita do texto “A Descoberta da Joaninha”pela professora, assinalando com régua as linhas que lê, para que os alunos observem a direção da escrita; Cópia contextualizada (parte que mais gostou, parágrafos, outros trechos).

2 QUADRINHA A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA
Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final de frase. QUADRINHA A FORMIGUINHA CORTA FOLHAS E CARREGA QUANDO UMA DEIXA A OUTRA PEGA

3 Texto lacunado Recortar e colar as palavras no gradeamento, compondo a quadrinha. A CORTA E CARREGA UMA DEIXA A PEGA. FORMIGUINHA FOLHAS QUANDO OUTRA

4 Colorir os espaços entre as palavras.
Contar as palavras do texto. Registrar o número de palavras. Identificar e marcar palavras no texto, colorindo-as na cor indicada pelo professor: - palavras grandes/pequenas; - palavras com duas, três ou mais letras.

5 Transcrever o texto com juntura no gradeado abaixo:
AFORMIGA CORTAFOLHASECARREGA QUANDOUMADEIXA AOUTRAPEGA

6 Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras
Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho janela CADEIRA travesseiro

7 Ligar as palavras com o mesmo tipo de letra:
ABELHA Quarto Flores JANELA teia sol Pulseiras leque JOANINHA ESPELHO Vassoura nuvem

8 JOGO DA MEMÓRIA CASA casa JOGO DO DOMINÓ CAMA espelho QUARTO cama

9 Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita
. N A R U T

10 Colorir a 1ª sílaba de cada palavra (adereços da Joaninha).
Relacionar outras palavras que começam com o mesmo pedacinho (sílaba). Explorar a quantidade de letras e de sílabas. Explorar a quantidade de letras em cada sílaba.

11 - Decompor e compor sílabas, na fala e na escrita.
- Identificar e comparar quantidade, variação e posição de letras na escrita de determinadas palavras. - Confronto entre a escrita produzida pelo aluno e a escrita padrão. Hipótese de escrita (Posteriormente, apresentar a ficha com a escrita do aluno para ele completar) A U A A

12 JOGO DO ENCAIXE Escreva quantas letras e quantas sílabas têm em cada palavra: FORMIGA letras sílabas

13 Observe e registre quantas letras têm em cada sílaba:
ARANHA RA NHA Outras atividades Explorar o nome dos alunos, escandindo-os. Questionar-lhes a quantidade de letras e confrontar a resposta do aluno com o registro do nome. Combinação de sílabas para formação de palavras.

14 Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura
Realizar leitura e pseudo-leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Freqüentar a biblioteca da escola. Visitar outros espaços em que a leitura circula.

15 Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura
Saber decodificar palavras e textos escritos

16 Colorir as sílabas que formam os nomes dos desenhos:
LE PA TE QUE MA LE CA RA MA COL FI DO LE TA MO FO FAI SU RI XA RAS ME PUL GU SEI

17 Saber ler reconhecendo globalmente as palavras
Chamada de palavras Apresentar uma lista de palavras e mencionar aos alunos de que se trata (personagens, enfeites da Joaninha, elementos do cenário). Bingo de personagens LAGARTIXA JOANINHA ARANHA FORMIGA TATURANA

18 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão
- Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto Exploração dos diversos gêneros textuais: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

19 Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização LIVRO

20 Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido:
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto. Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

21 Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações
Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades.

22 PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ouvir histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas)

23 LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”
Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

24 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação Reescrita coletiva do texto Produções coletivas de convite/cartão/etiquetas

25 DITADO SIMBÓLICO BOR FO FAI LE LA c LHA NHO MI BO QUE XA LE ÇO TA CA

26 Formar frase a partir da cena


Carregar ppt "Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google