A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Augusto César Melo de Oliveira Leandro José Komosinski

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Augusto César Melo de Oliveira Leandro José Komosinski"— Transcrição da apresentação:

1 Augusto César Melo de Oliveira Leandro José Komosinski
V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico   Scheila Wesley Martins Augusto César Melo de Oliveira Leandro José Komosinski

2 Introdução Objetivos: Justificativas:
Geral: Desenvolver um modelo computacional para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da interconexão entre: Pedagogia do Julgamento; Teoria da Atividade, e; Atividade de Crítica do Conhecimento; Específico: Efetivar uma implementação do modelo desenvolvido; Justificativas: Análise dos resultados dos estudantes do Brasil nas Avaliações Qualitativas do Ensino (Enem e Pisa); Discussão da reforma do ensino e da retomada da formação humanística no ensino brasileiro; Recomendações das Diretrizes Curriculares do MEC para os cursos de Computação;

3 Software Educacional e Educação
Tecnologia Computacional e a Educação Discussão da situação do cenário educacional e a Influência exercida pelos softwares educativos; Novos objetivos e modelos educacionais; Teorias Educacionais e de Aprendizagem Comportamentalismo; Interacionismo: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Bruner, Vygotsky) ; Premissas psicológicas da Teoria da Atividade; Tecnologia e o Pensamento Crítico Modelos e problemas para uma educação reflexiva; Softwares para educação;

4 Problemas Para Efetivar o Ensino Reflexivo e o Pensamento Crítico
Abuso das práticas de memorização; Desconstextualização ou abstração excessiva afastam os conteúdos da realidade do aluno; Falta de comprometimento docente com a formação do aluno enquanto cidadão; Falta de comprometimento do aluno com a sua formação acadêmica e cívica; Desvalorização da formação do docente; Banalização dos objetivos e das políticas de avaliação do aprendizado;

5 Teoria da Atividade Desenvolveu-se nos anos 1920, fundamentada na filosofia e psicologia Soviética. Estabelece um sistema conceitual no qual a unidade entre consciência e atividade estabelecem uma definição de mente humana [Kaptelinin e Nardi, 1997]: Consciência: Uma perfeita integração entre a totalidade das funções cognitivas; Atividade: A interação do indivíduo com a realidade a qual pertence;

6 Teoria da Atividade Induz o desenvolvimento de tecnologias educacionais que tendem para o estabelecimento de uma comunidade educacional (técnicos, professores, estudantes, administradores escolares e pais); O esforço conjunto e expectativas reais é que irão promover a modificação da educação. As ferramentas computacionais apoiadas nesse modelo tecnológico devem [Bellamy, 1996]: Potencializar a colaboração entre os elementos da comunidade educacional; Possibilitar a construção de artefatos de mediação, e; Estar baseadas em atividades autênticas dentro da realidade dos componentes da comunidade educacional;

7 Pedagogia do Julgamento
Desenvolvida por Matthew Lipman, filósofo e educador americano contemporâneo. Propõe uma abordagem para o “Pensar Crítico”; Defende a troca da educação do “ensinar a aprender” pela do “ensinar a pensar”, preservando o comportamento ativo, criativo e inquisitivo presente no educando; Sua prática efetiva tem implicações sociais e políticas;

8 Pedagogia do Julgamento
Objetiva desenvolver as Habilidades de Pensamento, a partir do aprimorar da capacidade de Julgamento, de forma qualitativa e crescente, até atingir o nível máximo das habilidades, que chama de Pensamento Excelente;

9 Pensamento de Ordem Superior
Pedagogia do Julgamento Pensamento de Ordem Superior Pensamento Complexo Julgamento Pensar Crítico = Critérios Criativo = Valores Crítico = Algoritmos Criativo = Heurísticas Verdades e Significados; Pensar Crítico e Criativo; Habilidades Cognitivas; Consciente (suposições, implicações, razões, conclusões); Individual (métodos, procedimentos, perspectivas, ponto de vista); Reconhece tendências, preconceitos e auto-ilusões; Pensamento Excelente Pensamento Metódico = Procedimento Pensamento Substantivo = Conteúdo Pensamento Complexo

10 Pedagogia do Julgamento
Desenvolver o pensamento crítico, seria a capacidade de emitir bons julgamentos a partir dos seguintes componentes: Critérios: Determina a relevância de argumentações utilizadas para dar suporte ao julgamento emitido; Julgamentos: Sofre a influência tanto de critérios quanto de valores; Comunidade de Investigação: Dinâmica de uma atividade investigativa; Pressupõe direção, orientação e colaboração entre participantes;

11 Modelo Computacional Equacionar o “Problema da Tradução”;
Identificar os elementos essenciais da Pedagogia do Julgamento como requisitos a serem modelados computacionalmente; Implementar os requisitos necessários a um ambiente computacional, levando em consideração a Teoria da Atividade; Usar a Crítica ao Conhecimento como atividade de aprendizagem do modelo, por sua afinidade com os objetivos da Pedagogia do Julgamento;

12 Problema da Tradução Influência a qualidade dos processos e dos produtos da Tecnologia Computacional Educativa em desenvolvimento; Distância entre os objetivos, expectativas e convicções dos profissionais de tecnologia e de educação; Solução Possível: estabelecer uma linguagem intermediária que harmonize, em patamares realísticos, essas expectativas;

13 Modelo Computacional Proposto
Analisar a dinâmica da metodologia, e destacar quais conceitos deveriam ser modelados, uma vez que, em diversos aspectos eles interagem e se influenciam mutuamente;

14 Modelo Computacional Proposto
Definiu-se um recorte no modelo conceitual da Pedagogia do Julgamento, elegendo um conjunto mínimo de conceitos, mas os essenciais, para permitir a emissão de um bom julgamento;

15 Modelo Computacional Proposto
O modelo computacional obtido: aplicar as premissas da Teoria da Atividade conectando os elementos do recorte da Pedagogia do Julgamento aos aos elementos computacionais adicionais;

16 WebPensa Implementação do modelo desenvolvido para a atividade de aprendizagem Crítica do Conhecimento; O diálogo filosófico é a metodologia para o desenvolvimento do pensamento crítico; A priori, pode ser aplicado a qualquer conteúdo no qual a questão “justifique sua resposta” possa ser feita; As questões não devem estar associadas a demonstrações de provas matemáticas formais;

17 WebPensa: Características
Pedagógicos: A metodologia aplicada deve estar em sintonia com a prática pedagógica do professor; Os níveis de cooperação e colaboração entre indivíduos é totalmente dependente da vontade dos participantes; Não é uma comunidade virtual; Computacionais: Mediação através do diálogo; Possibilita a interação entre indivíduos no ambiente (Web); implementa componentes de colaboração e cooperação; Relações entre os componentes modelados no ambiente em forma de grafo; Aplicação do Padrão MVC e de tecnologias Java (JSP Model2) de implementação [Rocha, 2004] [Seshadri, 1999]; Padrão Model View Controller (MVC) Padrão MVC em Java (Model2)

18 WebPensa: Interface

19 Conclusões O WebPensa é um implementação possível a partir do modelo desenvolvido; Domínio não trivial e comprometimento com as prerrogativas do modelo computacional; Não objetiva uma mudança comportamental, mas motiva a aquisição de uma nova metodologia de aprendizado; Reforça o comprometimento de docentes e discentes com o processo de aprendizagem; Tentativa de atualizar o desenvolvimento de software educacional;

20 Conclusões Trabalhos Futuros:
Teste do ambiente em um cenário educacional real; Validar e qualificar o modelo computacional proposto para a Pedagogia do Julgamento; Verificar potenciais aplicações do WebPensa para o desenvolvimento de habilidades de discurso. Para essa finalidade, sugere-se a retórica;

21 Obrigada! Scheila W. Martins – scheila@inf.ufsc.br
Augusto C. M. de Oliveira – Leandro J. Komosinski –


Carregar ppt "Augusto César Melo de Oliveira Leandro José Komosinski"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google