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© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.

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1 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos Adaptação de Interfaces em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Foco na Construção Dinâmica de Comunidades Autores: Paulo Lima, Silvana Brito, Orlando Silva e Elói Favero (PPGEE-UFPA)

2 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 2 Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Deseja-se flexibilidade nos AVAs; Apoio a diferentes modelos de aprendizagem; Possam atender diferentes métodos pedagógicos e perfis diferentes de estudantes; Hoje alguns AVAs já possuem parte dessa flexibilidade:  Permitem que professores escolham as ferramentas que serão utilizadas por estudantes em um determinado curso;  Acompanhamento da participação dos estudantes através de relatórios de uso de tais ferramentas. Hoje a flexibilidade ainda é limitada.

3 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 3 Problemas dos AVAs atuais Não consideram as particularidades de cada estudante; Isolamento das disciplinas, que não possuem conteúdos integrados; A grande maioria limita-se a um conjunto de páginas de hiperdocumentos estáticos que não aproveitam as possibilidades de aplicações hipermídias; Interfaces relativamente complexas, que não atendem as particularidades de seus usuários, em alguns casos dificultando a interação e conseqüentemente elevando a carga cognitiva de seus usuários.

4 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 4 Hipermídia Adaptativa “Sistemas que refletem algumas características, de seus diferentes usuários, em modelos e aplique esses modelos na adaptação de diversos aspectos visíveis do sistema às necessidades, desejos e preferências de cada usuário. Devem satisfazer três critérios básicos:  Ser um sistema de hipertexto/hipermídia;  Possuir um modelo de usuário;  Ser capaz de adaptar a hipermídia do sistema usando o modelo de usuário.

5 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 5 Hipermídia Adaptativa – Componentes Básicos Modelo Pedagógico

6 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 6 Ambiente de Aprendizagem Multiparadigmático - AmAm Projeto do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância do Norte da UFPA; Visa estabelecer uma arquitetura para AVAs, desenvolver tecnologias para apoiar o processo de Ensino-Aprendizagem, permitindo a utilização de diferentes abordagens pedagógicas; Geração de Ambientes de Aprendizado Inicial (estação raiz) para cada estudante; Possibilidade de personalização da estação raiz, onde o estudante poderá acrescentar as ferramentas que julgue necessárias; Recomendações de conteúdo, comunidades virtuais de aprendizagem, além de avaliações personalizadas.

7 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 7 Personalização das Interfaces no AmAm Evita-se colocar o estudante em compartimentos virtuais isolados, que reproduzem as salas de aulas tradicionais; Após ser autenticado no AmAm o estudante terá acesso a sua estação de Aprendizagem Individual, com as ferramentas inicialmente disponibilizadas pelo ambiente; Acesso as construções e atividades individuais do estudante; Criação de comunidades virtuais de aprendizagem, que podem ser criadas por seus usuários ou sugeridas pelo ambiente;

8 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 8 Personalização das Interfaces no AmAm

9 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 9 Personalização das Comunidades Virtuais de Aprendizagem Os AVAs atuais foram desenvolvidos baseados no modelo tradicional de aprendizagem, onde o ensino é centralizado no professor, conteúdos e avaliações; O AmAm propõe que o estudante seja o centro do aprendizado, por meio da colaboração do aprendizado, para isso sugere a criação de Comunidades Virtuais de Aprendizado; No AmAm, CVAs podem ser previamente criadas pelos especialistas de cada área de conhecimento (comunidades formais); De acordo com o perfil de cada estudante o mecanismo de personalização deve possibilitar a geração de novas CVAs, baseadas no perfil de cada estudante, assim como comunidades criadas dinamicamente através de partes de comunidades pré-existentes.

10 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 10 Comunidades do AmAm Comunidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (CAVA):  Estudantes, professores, colaboradores e outros que possuam cadastrado em qualquer AVA. Comunidade das Instituições de Ensino (CIE):  Indivíduos ligados as Instituições de Ensino: UFPA, UFRGS, UEPA, etc. Comunidade das Áreas de Conhecimento (CAC):  Indivíduos que possuam interesses na mesma áre: Exatas e Naturais, Biológicas, etc. Comunidades dos Cursos (CC):  Indivíduos membros de curso de qualquer natureza: Ciência da Computação, Pedagogia, Medicina, etc. Comunidades por Afinidade (CA):  Comunidades formadas de forma livre por indivíduos que façam parte do AVA ou sugeridas pelo próprio AVA.

11 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 11 Exemplos de Formação de Comunidades

12 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 12 Geração Dinâmica de Comunidades Professor define atividades para seus alunos (quem, quando, como, etc); Uma máquina de execução interpreta os processos definidos pelos professores, gerencia as informações do ambiente e orienta os alunos de acordo com o processo;  O objetivo da máquina de execução é manter a interface consistente com o estado real da realização das atividades pelos estudantes; O uso de AVAs sugere a seus usuários publicarem seus projetos afim de contribuir com conhecimento e o surgimento de novas comunidades.

13 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 13 Exemplo Atividade: “Construção de um Compilador”  Presumivelmente os estudantes que tiveram um curso de Estrutura de Dados antes do curso de Compiladores podem ter implementado, por exemplo, uma estrutura hashing;  Estudantes de Compiladores podem reutilizar esta estrutura no processo de construção de um analisador léxico que envolve a implementação de uma tabela hash;

14 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 14 Interfaces do AmAm para o exemplo Atividade concluída Atividade pendente Mensagens geradas pelo mecanismo de adaptação

15 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 15 Considerações Finais A adaptação tem foco no processo de aprendizagem:  A partir do processo definido pelo professor para um curso, o ambiente pode sugerir a formação de comunidades de acordo com o estágio em que encontra-se o estudante no processo;  O ambiente apenas sugere a formação de comunidades, é o estudante quem deve aceitar a participação.

16 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 16 Considerações finais Para o adequado funcionamento do mecanismo é necessário obter feedback necessário para manter a consistência entre o estado execução e a conclusão das tarefas; O feedback pode ser obtido de diversas formas:  Direta, obtida do próprio estudante, avisando que concluiu uma atividade;  O sistema pode questionar o estudante sobre o andamento de um processo;  Um agente pode obter de forma automática informações sobre o andamento do processo.

17 © Paulo Lima – Internet: http://www2.uepa.br/paulolima / Email: pl@ufpa.br 17 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos Adaptação de Interfaces em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Foco na Construção Dinâmica de Comunidades Autores: Paulo Lima, Silvana Brito, Orlando Silva e Elói Favero paulosrl@yahoo.com.br (PPGEE-UFPA)


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