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DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
Autores: Puig,Josep M.; Martín, Xus; Escardibul,,Susagna e Novella, Anna M. Capítulos: 1 - A Participação na Escola 2 - Os Espaços de Construção de uma Escola Democrática 3 - A Assembléia de Classe 4 - Propostas Didáticas para a Participação Escolar
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Participação na escola
Educação Instrução - aprendizagem de conhecimentos Formação - relacionar-se melhor aprendizagem de significações crenças juízo moral auto-regulação leis sociais
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Educação Moral Pessoal - caráter e atitudes do educador Curricular
multiculturalismo direitos humanos paz Institucional - conjunto de atividades educativas que se derivam da organização da escola e da classe
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Por que uma escola democrática?
Formas anteriores escola autoritária autogestão de forma radical Trabalhar e combater o currículo oculto preconceitos Trabalhar a disciplina normas de convivência x vontade individual
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Escola Democrática Alunos protagonistas da própria educação
cooperação solidariedade espírito de grupo e tolerância Práticas de participação guiada (B. Rogoff) Espaços de diálogo Espaços de ação cooperativa
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Espaços de construção da escola democrática
intervenção centrada no sujeito: formação da personalidade moral consciência de si mesmo inteligência moral experiência biográfica singular da heteronomia à autonomia
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Capacidades Psicomorais
auto-conhecimento conhecimento das outras pessoas juízo moral habilidades dialógicas compreensão crítica auto-regulação tomada de consciência
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Papel do Professor (tutor)
compreender questionar valorizar interessar-se Como: entrevistas e atividades Objetivos: promover auto-conhecimento e realizar exercícios de auto-regulação
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Trabalho em Grupos Condução pelo Tutor Formas de organização
autoritária anárquica democrática Formas de organização individualista competitiva cooperativa
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Vantagens da tutoria aumento da motivação para a aprendizagem escolar
atitudes positivas na tarefa acadêmica progresso nas habilidades pró-sociais e de interação aumento da empatia e da responsabilidade autonomia
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Por uma escola democrática
organização do espaço técnicas pedagógicas sociograma escola como organização institucional personalidade moral clima moral cultura moral
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Estrutura moral da escola
Modelos: pré-convencional ou total “transgressão-castigo” convencional ou fechado valorização da vida coletiva pós-convencional ou democrático enfatiza o indivíduo sem negar o grupo
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Gestão da escola órgãos colegiados de direção comissões
democrática e participativa conselho de representantes campanhas semanas temáticas festas
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“A natureza dos processos de ensino-aprendizagem é relacional, comunicativa e ativa.”
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Momento escolar organizado para interlocução alunos-professores
Assembléia de classe Momento escolar organizado para interlocução alunos-professores Finalidades: Melhorar a convivência e o trabalho escolar Formação moral do aluno (atitudes, valores) Desenvolvimento de habilidades éticas, sociais, cognitivas e de comunicação Democratização na vida escolar Resolução cooperativa de problemas e conflitos Aprimoramento da vida escolar
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Requer Tempo Espaço Horizontalidade de papéis Participação coletiva
Objetividade Organização e condução eficientes
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Temática Indicada Evitada: Trabalho escolar Organização de atividades
Convivência Informativos Evitada: Questões pessoais Emergências e violência Outras instâncias
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Rotinas distribuição espacial
partes constitutivas: início (ordem do dia), revisão semanal (relatório dos fatos e realizações), discussão de temas (proposta presente) e resumo (acordos firmados); Coordenação: equipe de 3 alunos (papel do professor); Mecanismos de comunicação e memorização quadro de temas – cartolinas guia de discussão – lousa quadro das resoluções/caderneta dos acordos – ata Preparação da ordem do dia – relevância, categorização, etc.
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Discussão dos temas Caracterização Procedimentos Objetividade
Ordenação Eficácia Procedimentos Apresentação Desenvolvimento da discussão Conclusões: compromissos, avaliação (como e quem)
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Desenvolvimento da discussão
Temas que envolvem propostas de trabalho: decisão e planejamento da atividade Temas que envolvem conflitos de convivência: Clima Clareza do conflito Soluções Papel das pessoas Impacto da solução
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Cont. “Pequenos” problemas: Diálogo: Solução personalizada
Generalização/agrupamento Diálogo: Atribuição da palavra: turnos e tempo de fala Funções comunicativas do docente: Facilitadora, reguladora e informativa Atitudes pessoais do docente no diálogo: Qualidades pessoais: afetividade e respeito, respeito à diversidade e pluralidade de opiniões, atitude de exigência Compromisso com valores universais: respeito, igualdade, justiça, democracia
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Técnicas que facilitam o diálogo
Diretividade na forma; Intervenção não-diretiva: resposta-reflexo Reiteração Explicitação Elucidação Eco Síntese
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Obstáculos ao diálogo Afastamento do tema
Apropriação de raciocínios e argumentos Tendência de falar a esmo Comprometer-se com os acordos (memória)
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Apoio docente Evitar desvios Explicitar os objetivos da discussão
Estabelecimento de mecanismo de autocontrole
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