A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano Fenícios

2 Civilização dos fenícios
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Civilização dos fenícios Os fenícios se destacaram como povos aventureiros, e também por serem hábeis navegadores e bons comerciantes, este último possibilitou o desenvolvimento de uma elite que em diversas cidades passou a dominar o poder político. A denominação Fenícia deriva do grego Phoiníke terra das palmeiras. E o território fenício era formado por diversas cidades-Estado¹. Saiba Mais ¹Cidades independentes em que cada uma tinha entre outros, seu governo e sua forma de governar.

3 2. Localização Geográfica
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios 2. Localização Geográfica Os fenícios viveram na costa do Mediterrâneo, região entre a Mesopotâmia e o Egito, numa faixa que se estendia entre Ugarit, ao norte, e o Monte Hermon, ao sul. Parte do seu território era de localização costeira. Tal território atualmente corresponde à parte do Estado da Síria e do Líbano. Em meio às cordilheiras Líbanos e Antilíbanos, encontra-se o Vale do Bekaa, considerado um dos escassos ambientes de solo fértil na região. Por isso os fenícios descobriram no mar os recursos para sobreviver, dedicando-se à pesca e ao comércio marítimo, sendo considerados os maiores navegadores da Antiguidade.

4 Mapa e rotas de comércio dos fenícios
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Mapa e rotas de comércio dos fenícios Imagem: Mapa da Fenícia e rotas de comércio / Autor Desconhecido / Ras67 / GNU Free Documentation License

5 Mapa atual do Líbano HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Imagem: Mapa do Líbano / Hoshie/ United States Central Intelligence Agency's World Factbook / Domínio Público

6 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
3. Curiosidades e possíveis descobertas sobre os fenícios Entre os estudiosos são discutidas diversas teorias sobre os povos fenícios, mas uma aparece com mais frequência no material didáticosl. Tal teoria, de acordo com o antigo historiador Heródoto, diz que os fenícios originaram-se do Mar Vermelho, referido na sociedade antiga como golfo Pérsico e Oceano Índico. Eles foram os primeiros a contornar o continente africano, a serviço do faraó Necao. Outra teoria sugere que os fenícios tenham sido oriundos dos referidos Cananitas, povos que teriam residido na Anatólia - atual Turquia e o Egito.

7 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
A maior parte das cidades fenícias eram portuárias, por isso conseguiram ampliar sua população e seu comércio. Posteriormente desenvolveram diversas colônias. Alguns estudiosos informam que a cidade-estado de Biblos era uma das mais importantes e tinha uma relação comercial promissora com o Egito. Mas, ela não era a única cidade estado de destaque dos fenícios, pois outras, como Sidon e Tiro, também desenvolveram um importante comércio e são apontadas entre as cidades mais antigas da Fenícia.

8 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Tiro e Sidon são consideradas como cidades importantes para a Fenícia. Elas são apontadas como impulsionadoras da construção de portos comerciais e colônias em praias distantes, tais como: Cádiz, na Espanha, e Cartago, situada ao norte da África. Cartago foi a mais importante Colônia fenícia, e seu desenvolvimento, um dos pontos para as guerras púnicas no período do Império Romano. É importante destacar que os fenícios não fundaram um Estado unificado, um reino, mas sim eram várias cidades estado, que costumeiramente os estudiosos denominam de Fenícia.

9 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
É importante destacar que os fenícios não praticavam apenas o comércio, eles também ficaram conhecidos pelos seus atos de pirataria e sequestros. Em especial, sequestravam mulheres e, em troca da liberdade delas, pediam mercadorias ou dinheiro. A Fenícia, assim como outras sociedades antigas, não conseguiu preservar parte de sua história, provavelmente por falta de conhecimento da importância e de recursos de como proteger seu cotidiano e significados culturais. Mas é possível encontrar vestígios desse povo, dentre outras fontes no Antigo Testamento da Bíblia, anais assírios, Homero.

10 4. Alfabeto fenício e seu legado
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios 4. Alfabeto fenício e seu legado Imagem: Frédéric Michel / GNU Free Documentation License 10

11 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Considerado como ancestral dos alfabetos modernos. Com base no alfabeto semita, serviu de base para diversos alfabetos, tais como o grego, o hebraico e o arábico. As vogais não estavam presentes no alfabeto fenício, sendo adicionadas posteriormente pelos gregos. O alfabeto fenício pode ser considerado como um grande avanço e uma criação cultural para o desenvolvimento social dos fenícios e das sociedades antigas, um legado que chegou até nós.

12 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
O alfabeto fenício foi documentado em monumentos da cidade de Biblos, como no sarcófago de Ahiram. Ao todo, eram 22 sinais, que representavam o som das letras combinadas, em vez de suas imagens. Tal alfabeto era composto por consoantes. Tal invenção foi uma grande contribuição dos fenícios com a simplificação da escrita. Isso ajudou principalmente na comunicação entre os povos e os comerciantes, que passaram a fazer anotações dos seus negócios, e, com isso, conseguiram melhor controle e organização das mercadorias. Provavelmente a descoberta do alfabeto foi por volta de 1000 a.C.

13 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Estrutura Social A sociedade fenícia era dividida em estamentos, constituídos hierarquicamente de sacerdotes, aristocratas, comerciantes, homens livres e escravos. Cada cidade tinha seu governante e cuidava de seus interesses e negócios. O monarca, cargo que era hereditário, era o que mais ganhava e, quando vantajoso, praticava a política da boa vizinhança, principalmente entre as cidades-estado fenícias. A posição social era comumente relacionada diretamente à riqueza.

14 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
O grupo predominante, no geral os reis, era governado com o apoio de ricos comerciantes marítimos, proprietários de terras, negociantes de escravos e sacerdotes. A classe social menos favorecida fazia parte da maioria da população, composta por artesãos, camponeses, pescadores, e a parcela mais explorada, composta por escravos e marinheiros pobres. O rei de cada cidade-estado era auxiliado por um conselho composto por ricos comerciantes ou seus representantes, o que caracteriza a importância do comércio para os fenícios.

15 Portanto, era assim a pirâmide social dos fenícios:
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Portanto, era assim a pirâmide social dos fenícios: Aristocracia Comerciantes Camponeses Escravos 15

16 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
5. Política Na política os fenícios praticavam um tipo de governo, a Talassocracia, que significa um governo comandado por homens ligados ao mar. A Fenícia era dividida em cidades-estados, que eram inteiramente independentes e cada uma ficava sob o governo de um rei. As famílias de mais poder e condições financeiras seguramente eram aquelas que detinham o comércio marítimo, bem como no geral lideravam a política das cidades.

17 6. Religião HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Imagem: Baal , Excavations of Claude Schaeffer and Georges Chenet, 1934 / Jastrow / Louvre Museum / Domínio Público Imagem: Estátua de deusa / Marie-Lan Nguyen / Louvre Museum / Domínio Público

18 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
A religião fenícia era politeísta, eles adoravam diversas divindades, que eram associadas aos astros, à fertilidade e às forças da natureza. As práticas religiosas buscavam alcançarem dos deuses progresso na vida. No geral, cada cidade-estado adorava seus próprios deuses e cultuava-os nas suas cerimoniais religiosas, feitas ao ar livre. Costumavam fazer oferendas vegetais, às vezes oferecendo o sacrifício de animais e homens.

19 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Os deuses considerados como principais eram El e sua companheira Asherat ou Elat, deusa do mar. Deles descendiam os outros deuses, como Baal, deus associado ao Sol e às chuvas e também conhecido como deus da montanha; Astarteia, uma deusa vinculada à riqueza e à fecundidade, também a deusa da Lua e da guerra. Havia vários outros deuses e deusas.

20 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
7.Economia A economia dos fenícios era baseada na pesca e na agricultura para uma economia mercantil, haja visto a falta de terras férteis da Fenícia, o que não possibilitava uma produção agrícola capaz de suprir às necessidades da população. Assim, a saída foi pelo comércio marítimo, e suas rotas comerciais marítimas se alargaram pelo mar mediterrâneo e colônias africanas.

21 Principais produtos fabricados pelos fenícios:
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Principais produtos fabricados pelos fenícios: Os fenícios foram bons construtores de artefatos em metalurgia, com destaque na construção naval e na produção de tecidos. Com isso os produtos foram bastante comercializados na época. Os fenícios foram também inventores da púrpura, corante-produto cobiçado pelos reis e nobres de outros povos.

22 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
8. Arte A arte fenícia não possui características exclusivas que a diferenciam de seus contemporâneos. Isso se deve por ela ter sido influenciada por diferentes culturas artísticas, como a do Egito, da Grécia e da Assíria. Os fenícios, em suas viagens, conheceram uma ampla experiência artística e, assim, desenvolveram sua própria arte com produções de pouca originalidade, com estilo e aparência que carregam traços de características de diferentes povos.

23 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Imagem de arte fenícia Imagem: Hanay / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

24 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
9. Declínio Os fenícios conseguiram se destacar dentre as grandes civilizações da antiguidade pelo seu potencial comercial e marítimo, porém não conseguiram tornar-se um império coeso. Assim, foram, ao longo da sua história, dominados por outros povos, o que no início não incomodava, desde que não afetasse o comércio. Dessa forma, quando os persas, sob o comando de Ciro II, apoderaram-se da Babilônia e dominaram as cidades fenícias, não houve maiores conflitos. Tal povo fenício perdeu bastante espaço; quando submetido ao poder dos persas, foi obrigado a lutar contra os gregos e perdeu parte de sua frota e do controle do mar.

25 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios
Quando os persas, 333 a.C., foram derrotados pelos macedônios sob o comando de Alexandre Magno, imperador da Macedônia. As cidades fenícias sob tabela ficaram dominadas por Alexandre, menos a cidade de Tiro, que só foi conquistada depois. Após esses fatos, a Fenícia não conseguiu recuperar seu território de comércio, que passou a ser povoado pelos gregos e egípcios. Portanto, foi com as diversas invasões de diferentes povos no território fenício que se foi pondo um fim, transformando-se essa civilização.

26 Referências bibliográficas
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Referências bibliográficas BRAICK, Patrícia Ramos & MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio, 6º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006. RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 6º ano. 1ed. São Paulo: FTD, 2009. COTRIM, Gilberto. Saber e fazer história: história geral e do Brasil, 6º ano. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

27 Sites acessados na pesquisa http://www.historiamais.com/fenicios.htm
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Fenícios Sites acessados na pesquisa _civilização_fenícia o-fenicia-na-baixa-epoca.html

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 4 Mapa da Fenícia e rotas de comércio / Autor Desconhecido / Ras67 / GNU Free Documentation License 30/08/2012 5 Mapa do Líbano / Hoshie/ United States Central Intelligence Agency's World Factbook / Domínio Público 10 Frédéric Michel / GNU Free Documentation License 17a Baal , Excavations of Claude Schaeffer and Georges Chenet, 1934 / Jastrow / Louvre Museum / Domínio Público 17b Estatua de deusa / Marie-Lan Nguyen / Louvre Museum / Domínio Público 23 Hanay / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google