A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Me Camila Mantoani

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Me Camila Mantoani"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Me Camila Mantoani
Disciplina: Anatomia dos Sistemas AULA 1: SISTEMA NERVOSO: introdução à estrutura, função do tecido nervoso, embriologia e divisões de organização geral e do Sistema Nervoso Central Profª Me Camila Mantoani

2 Sistema Nervoso Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo, através de informações diretas de seus elementos morfofuncionais principal: NEURÔNIOS Capacidade de interpretar e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estímulos aplicados à superfície do corpo. Funções dependentes da vontade. Ex: caminhar (ato voluntário) Independentes da vontade/ consciência. Ex: secreção salivar HOMEM: máximo desenvolvimento do sistema nervoso alcançado na escala zoológica resposta por fenômenos psíquicos altamente elaborados!

3 Divisão do Sistema Nervoso
Divisão topográfica e funcional. duas partes fundamentais: SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)

4 Divisão do Sistema Nervoso
SNC porção receptora de estímulos, de comandos e desencadeadora de respostas. SNP constituído pelas vias que conduzem os estímulos ao SNC ou levam até os órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central.

5 Encéfalo * Sistema Nervoso CENTRAL Medula Espinhal PERIFÉRICO Nervos
Cranianos Espinhais Gânglios Sensitivos Viscerais (SNA)

6 SNC Encéfalo Telencéfalo Diencéfalo Tronco Encefálico Mesencéfalo
Ponte Bulbo Cerebelo

7 Cerebelo Telencéfalo Diencéfalo Mesencéfalo Ponte Bulbo
Medula Espinhal

8

9 SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

10 Origem embriológica: O SNC origina-se no TUBO NEURAL que, na sua extremidade cranial, apresenta 3 dilatações chamadas vesículas primordiais: PROSENCÉFALO (vesícula rostral) MESENCÉFALO (vesícula medial) ROMBENCÉFALO (vesícula caudal) O restante do tubo é a MEDULA PRIMITIVA.

11 PROSENCÉFALO: porções laterais aumentam e recobrem a porção central, originando o TELENCÉFALO e o DIENCÉFALO. MESENCÉFALO: desenvolve-se sem subdividir-se e sua luz permanece como um canal estreitado. ROMBENCÉFALO: subdivide-se em METENCÉFALO e MIELENCÉFALO.

12

13

14

15 TELENCÉFALO e DIENCÉFALO: originam o CÉREBRO.
Destas transformações das vesículas primordiais, originam-se as partes mais importantes do SNC: TELENCÉFALO e DIENCÉFALO: originam o CÉREBRO. *Os hemisférios cerebrais são de origem telencefálica MESENCÉFALO: permanece com a mesma denominação, como uma parte do SNC. METENCÉFALO: origina o CEREBELO e a PONTE. MIELENCÉFALO: origina o BULBO. O restante do tubo neural primitivo, origina a medula primitiva e esta, a MEDULA ESPINHAL.

16 TRONCO ENCEFÁLICO: constituído pelo conjunto formado pelo mesencéfalo, a ponte e o bulbo.
Somente um corte mediano, que separa os hemisférios cerebrais, pode demonstrar a presença das estruturas que constituem o diencéfalo.

17

18

19 Ventrículos cefálicos e suas comunicações:
Nas transformações sofridas pelas vesículas primordiais, a luz do TUBO NEURAL primitivo permanece e aparece dilatada em algumas das subdivisões das vesículas, constituindo os chamados VENTRÍCULOS, que comunicam-se entre si. VENTRÍCULOS LATERAIS (direito e esquerdo): luz do telencéfalo. III VENTRÍCULO: luz do diencéfalo. Comunica-se livremente com os ventrículos laterais, através do forame interventricular. AQUEDUTO CEREBRAL: luz do mesencéfalo (canal estreitado). Comunica o III e o IV ventrículo. IV VENTRÍCULO: luz do rombencéfalo. Continuado pelo canal central medular e comunica-se com o espaço subaracnóide.

20

21

22

23 Meninges Lâminas ou membranas de tecido conjuntivo, que envolvem e protegem o ENCÉFALO e a MEDULA ESPINHAL.

24

25 Meninges A DURA-MÁTER é a mais espessa e a PIA-MÁTER, a mais fina.
A PIA-MÁTER está intimamente aplicada ao encéfalo e à medula espinhal. Entre as duas, está a ARACNÓIDE, da qual partem fibras delicadas em direção à pia-máter. ESPAÇO SUBDURAL – espaço capilar que separa a aracnóide da dura-máter. ESPAÇO SUBARACNÓIDE – espaço capilar que separa a aracnóide da pia-máter. Líquido cérebro-espinhal ou LÍQUOR

26

27

28 Líquor Função principal: PROTEÇÃO do SNC. Líquido cérebro-espinhal;
Líquido circulante no espaço subaracnóide e nos ventrículos; Composição química pobre em proteínas; produzido nos plexos corióides, situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículos; Função principal: PROTEÇÃO do SNC.

29

30


Carregar ppt "Profª Me Camila Mantoani"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google