A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Comunicação Institucional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Comunicação Institucional"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Comunicação Institucional
FACOM 2011 Plano de Curso

2 Laboratório de Comunicação Institucional 2011 – Plano de Trabalho
Calendário geral Calendário do Módulo Teoria/Projeto Ementa Objetivos Conteúdo Operacionalização Bibliografia

3 Calendário Lab. de C.I. 2011 Teoria/Planejamento Rosane Steinbrenner
Apresentação Projeto/ Seleção Mídia Rádio Maria de Fátima WEB Kelly Kalinka Impresso Kelyy Kalinka TV Maria de Fátima Apresentação dos produtos F Feriado

4 Módulo 1: Teoria/Planejamento (tuma 10 e 20) Profª: Rosane Steinbrenner
Semana Calouro 14 a 23 Teoria C.I. 28 a Planejamento e elaboração de Planos de Comunicação. Apoio: Oficina de Criação Palestra: . Finalização e Apresentação projetos Seleção por BANCA

5 EMENTA Disciplina de caráter teórico-prático, cuja proposta é promover a compreensão, a discussão crítica e o domínio dos principais conceitos, mecanismos e ferramentas da comunicação nas organizações, segundo o paradigma da comunicação integrada e estratégica. Pelo empirismo orientado, pretende-se gerar capacidade de trabalho em equipe na execução de tarefas exigidas pela área em qualquer espécie de ambiente organizacional.

6 Objetivos do Laboratório de C.I.
Garantir aos alunos os conhecimento necessários para: refletir criticamente sobre as práticas profissionais no campo da comunicação institucional; elaborar planos, projetos ou programas de comunicação institucional a partir do paradigma da comunicação integrada e estratégica nas organizações; executar os produtos de comunicação planejados, nas várias mídias ofertadas.

7 Operacionalização Após a revisão das principais teorias, conceitos e ferramentas da Comunicação Institucional, serão desenvolvidos, sob a orientação e o apoio de professores de ambas as especialidades (JOR e PP), projetos de comunicação integrada, considerando a execução de produtos em mídias diversas (rádio, tv, impresso, web). Ao final do semestre o laboratório deverá ter produzido e arte-finalizado um projeto de comunicação institucional.

8 Conteúdo 1 Teoria: Comunicação Institucional na sociedade contemporânea História e definições de C.I. Principais conceitos e categorias: organização, instituição, globalização, sociedade em rede, novos atores sociais, notícia institucional, comunicação pública, assessor & gestor, crise. Principais paradigmas: comunicação estratégica, integrada, ética. Planejamento em comunicação organizacional : definição e etapas da construção de políticas, planos, projetos e programas de comunicação institucional.

9 Conteúdo 2 Elaboração e execução de planos de comunicação integrada
levantamento de cenário (brifing) diagnóstico discussão elaboração apresentação

10 Bibliografia básica- Leitura obrigatória
CURVELLO,João José A.. A Comunicação e as organizações. In: Autopoiese, sistema e identidade: A comunicação organizacional e a construção de sentido em um ambiente de flexibilização nas relações de trabalho. Tese de doutorado. Universidade São Paulo, abril de Pp. 60 – 78. Disponível em: DUARTE, Jorge (Org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2.ed. São Paulo: Atlas,  Pp- KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento estratégico direcionado para a comunciação organizacional. In: Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, Pp ALMEIDA, Ana Luisa de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis.In Margarida M. Krohling Kunsch (org.).Comuniciaão organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Volume 2. São Paulo: Saraiva, Pp MATUS, C. Adeus, senhor Presidente. São Paulo: Litteris, 1989. OLIVEIRA, Ivone de Lourdes, PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações. 2º ed. São Paulo: Paulus, 2008. VALENTE, Celia e NORI, Walter. Portas Abertas - A experiência da RHODIA: novos caminhos da comunicação social em empresas modernas. São Paulo: Circulo do Livro,


Carregar ppt "Laboratório de Comunicação Institucional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google