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Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)

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Apresentação em tema: "Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)
Disciplina: Gestão de Marketing Prof. Eduardo M. Borba

2 Introdução É uma Tecnologia de Gestão bastante simples e de resultados notáveis, que permite envolver as pessoas, e fazer com que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso da empresa;

3 Introdução É uma opção de Gestão que tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, pelos responsáveis; Toda equipe deve saber o porque está trabalhando e quais são os seus objetivos;

4 Introdução Disseminação da missão, visão, dos valores, da política de qualidade, dos objetivos, metas, planos, programas, instruções de trabalho, problemas, desafios, resultados, inclusive o contábil e financeiro;

5 Introdução Para implementação do OBM é preciso que a empresa esteja organizada, com uma equipe competente, é preciso que o Clima Organizacional seja favorável para que haja cooperação e confiança;

6 Introdução OBM oferece transparência total, nada de esconder cartas na manga, de esconder informações; É importante que haja um Sistema de Gestão Humana, para que cada participante possa ter o retorno justo pela sua contribuição e comprometimento;

7 Introdução OBM foi concebido nos EUA na década de 1980, por um empresário de nome Jack Stack; Porém, foi o livro de Jhon Case publicado em 1995 que a ferramenta adquiriu um formato e conteúdo mais aplicável;

8 Introdução A aplicação do OBM não encontrará disposição dos gestores, devido à desconfiança e ao medo de expor-se à concorrência; Em tempos de mudança, concorrência e pressões ambientais tão intensas é preciso inovar, se diferenciar e trabalhar em equipe;

9 Introdução OBM envolve a equipe com as questões organizacionais em um nível mais profundo, fazendo com que as pessoas se sintam como se fossem os proprietários e, portanto, os grandes responsáveis pela sobrevivência e perpetuação da empresa;

10 Implantação Se faz necessário implementar uma política de premiação totalmente diferente da tradicional; Para obter o comprometimento das pessoas à resolverem problemas e alcançarem os objetivos, a característica de “jogo” é estimulante (desafio, vitória e reconhecimento);

11 Implantação Os 7 erros mais comuns na Implantação do OBM:
1 – Implementar por modismo ou apenas porque a alta gestão mandou; 2 – Deixar de pesquisar ou não levar a sério os Pontos Fortes e Fracos da empresa, e as Ameaças e Oportunidades;

12 Implantação 3 – Não identificar adequadamente quais são os fatores críticos de sucesso para a organização; 4 – Deixar em segundo plano, ou até mesmo esquecer, qual ou quais são os objetivos do negócio; 5 – Tomar por certas informações incompletas ou erradas;

13 Implantação 6 – Ser confuso ou ambíguo na definição dos objetivos a serem atingidos pelos participantes da organização; 7 – Quebrar os paradigmas.

14 Implantação Evitando erros: 1 – Foco nas pessoas;
2 – Minucioso levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa; 3 - Não dispersar dos objetivos do negócio;

15 Implantação 4 – Preferir o certo do que o duvidoso;
5 – Comunicação com a equipe fácil e objetiva; 6 – Abrir a visão para enxergar todas as possibilidades atuais e futuras do negócio; 7 – A delegação real e efetiva de autoridade e responsabilidade;

16 Implantação 8 – Criar canais que favoreçam a discussão das questões importantes; 9 – Motivar as pessoas e reconhecê-las pelo esforço; 10 – Todos os participantes da organização devem ser estimulados a pensar e agir como se fossem os proprietários do negócio; 11 – Criar comissões internas com suas metas e desafios.

17 Disciplina: Gestão de Marketing Prof. Eduardo M. Borba
Reengenharia Disciplina: Gestão de Marketing Prof. Eduardo M. Borba

18 Introdução - Segundo Currid(1995), Reengenharia é o ato de analisar e modificar ao processos da empresa, permitindo a criação de uma nova organização, muito melhor que a antiga;

19 Introdução - Segundo Petrozzo e Stepper(1996) defendem que a Reengenharia é a modificação, ao mesmo tempo, de processos, organizações e sistemas de informações de apoio, com o objetivo de conseguir melhoria, radical, no tempo, na qualidade e na satisfação dos clientes.

20 Introdução As vezes a proposta de Reengenharia é confundida com simples melhoria; Não podemos considerar Reengenharia se os processos foram melhorados, é necessário que tenham sido substituídos por novos processos;

21 Introdução A Reengenharia está fundamentada em 4 termos:
Fundamental: redução ao essencial, o que e por que a empresa trabalha de determinada maneira; Radical: renovação, adoção de novos procedimentos;

22 Introdução - Drástica: despreza o que existe e substitui por novas formas de trabalhar; Processos: foco nos processos e não nas tarefas, o que e por que do processo.

23 Metodologia de Reengenharia

24 A importância A Sony, com a miniaturização de seus componentes;
O Citibank, pioneiro no serviço de caixas eletrônicos; A Ford Brasil com o EcoSport;

25 Liderança de Reengenharia
Petrozzo e Stepper (1996) defendem que a liderança na Reengenharia deve apresentar algumas características indispensáveis: Forte: para superar as dificuldades, coragem para propor eliminação de processos, saber incentivar e motivar as pessoas;

26 Liderança de Reengenharia
- Agressiva: formar equipes adequadas, ter comando, saber disseminar informações; - Comprometida: envolver-se com a proposta, ter ambição de finalizar o projeto, capacidade de superar frustrações;

27 Iniciação; Planejamento; Execução; Controle; Encerramento.
Fases do Projeto Iniciação; Planejamento; Execução; Controle; Encerramento.

28 Por que foi e ainda é criticada
Por sua característica de trazer à tona ineficiências e os responsáveis por elas; Aplicação equivocada da Tecnologia de Gestão como uma oportunidade de fazer demissão em massa.


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