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EMPREENDEDORISMO Prof. Ana Paula da Silva Doutoranda Engenharia de Produção (UNIMEP-SP) Mestre Engenharia de Produção (PUCPR) Pós-Graduada Engenharia de.

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1 EMPREENDEDORISMO Prof. Ana Paula da Silva Doutoranda Engenharia de Produção (UNIMEP-SP) Mestre Engenharia de Produção (PUCPR) Pós-Graduada Engenharia de Produção (UNIUV) Graduada Economia (UNIUV)

2 Por quê é um tema importante? Empreendedorismo (entrepreneurship) É possível ensinar a alguém como ser empreendedor?

3 Uma pessoa que cria uma empresa, qualquer que seja ela Uma pessoa que compra uma empresa já estabelecida e introduz inovações, assumindo riscos e agregando valor Um funcionário que identifica ou cria um novo negócio, introduz inovações em sua organização, gerando vantagem competitiva e valor para os acionistas Empreendedor

4 Tipos de Empreendedores: na visão de Dornelas (2007) Empreendedor Nato Empreendedor que Aprende Empreendedor Corporativo Empreendedor Social Empreendedor Serial Empreendedor por necessidade Empreendedor Herdeiro Empreendedor Normal

5 O empreendedor na ótica de Louis Filion visões concebe desenvolve realiza

6 Necessidade de realização; Disposição para assumir riscos; Autoconfiança. Características do Empreendedor, segundo Chiavenato (2008).

7 Características dos Empreendedores de sucesso, conforme Dornellas (2007). Características relacionadas a realização: Busca de oportunidades e iniciativas; Correr riscos calculados; Exigir qualidade e eficiência; Persistência; Comprometimento. Características relacionadas ao planejamento: Busca de informações; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemático. Características relacionadas ao poder: Persuasão e redes de contato; Independência e autoconfiança.

8 Weltanschauung: percepção do mundo Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?

9 Dicas valiosas de empreendedor para empreendedor Conselhos de empreendedores de sucesso para aqueles que pretendem empreender.

10 onde investir a energia novas fontes de lucro gerenciamento racionalização de custos flexibilidade inovação integração conhecimento é chave relacionamento qualidade da experiência amplitude cobertura influência implicações no negócio transformação do negócio necessidades crescimento e lucratividade rapidez e prontidão lealdade dos clientes rede de parceiros

11 Weltanschauung Compreensão do setor de negócios Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação Relacionamento Liderança

12 “Imagem projetada no futuro do lugar que se quer ser ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo” Visão

13 Estágios da Visão Complementar: atividades de gestão para sustentar a Central Central: consolidação de uma ou mais Emergentes Emergentes: idéias de produtos e serviços que queremos lançar

14 Auto-avaliação: descrição das ws-chave; energia; liderança; auto-conceito; autonomia; exame dos pontos fortes e fracos Origem e desenvolvimento da visão Descrição dos modelos empresariais preferidos Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio Descrição das visões emergentes Descrição de uma visão central

15 relações visões ações Ligações entre os sistemas

16 Níveis de relações Primário: familiares. Ligações em torno de mais de uma atividade. Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. Terciário: cursos. Livros, viagens, congressos, feiras e exposições industriais.

17 O sistema de Relações relações familiares externasinternas direçãoparescolegasoutros superiores subordinados esportivas ideológicassociaispolíticasreligiosasprofissionaispessoais próximosimediatosafastados

18 Pergunta Qual a diferença entre visão e sonho?

19 Pergunta Qual a diferença entre empreendedor e administrador?

20 O empreendedor e as combinações entre visão e relações relações visão administrador peq.empresa empreendedor méd. empresa empreendedor gde.empresa sonhador cortesão ++ --

21 Administrador x Empreendedor Faz certo as coisas Eficiência Gerencia Baseado em controles Ênfase na tática, estrutura e sistemas Curto prazo Como e quando Busca previsibilidade Evita riscos Ocupa um cargo Relógio Faz as coisas certas Eficácia Inovação Baseado na confiança Ênfase na filosofia, valores essenciais, metas compartilhadas Longo prazo O quê e por quê Busca mudanças Corre riscos Lidera Bússola Fonte: W.Bennis, R.Towsend, J.Kotter, J.Katzenbach, S.Covey, e outros

22 Estudo das oportunidades A flecha lançada A palavra pronunciada A oportunidade perdida Três coisas que nunca voltam atrás: Provérbio chinês

23 Como identificar uma idéia que pode dar origem a uma oportunidade? Idéias são diferentes de oportunidades

24 Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço Ela tem: Algo de novo Atende um nicho de mercado Tem potencial para gerar lucro É baseada em necessidades insatisfeitas Surge em um momento propício para quem vai se beneficiar dela

25 Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, ws, energia, liderança, sonhos,...) Avaliação das oportunidades Se confrontada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitos de tecnologia, etc...) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade

26 Para analisar as oportunidades de mercado deve-se levar em consideração:  Viabilidade de mercado;  Concorrência;  Controle governamental;  Investimento inicial e de retorno.

27 Empreendedorismo no Brasil: suas maiores deficiências Políticas públicas O Brasil está na 119 posição em uma relação entre 155 países

28 Empreendedor Corporativo O empreendedor corporativo é considerado como um indivíduo que gera novas formas de se tomar decisões estratégicas e estruturais na organização. Dornellas (2003).

29 ESTRATÉGIA ESTRUTURA A estratégia inclui as competências chave da organização A estrutura é a forma pela qual a organização implementa sua estratégia

30 Oportunidade RecursosEquipe Liderança Criatividade “business plan” Comunicação

31 Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis Sustentabilidade é a característica que permite ao negócio a satisfação das atuais necessidades sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas necessidades. Lam (2005) Earth University, da Costa Rica.

32 O conceito de sustentabilidad e no negócio se fundamenta em: as atividades humanas não comprometam as futuras gerações; os ecossistemas globais sejam produtivos e protegidos, e as condições climáticas, estáveis e seguras; a população humana esteja dentro da capacidade de carga do planeta; todas as regiões do mundo tenham garantia de alimento.

33 Manejo dos resíduos ConsumidorDistribuição Extração da matéria-prima Desenho da matéria-prima Desenho do produto Manufatura Chaves da Sustentabilidade

34 Empreendedor Tecnológico A inovação tecnológica é desenvolvida por um conjunto de atividades que determinam em um período, a introduzir com êxito uma idéia em forma de produtos novos ou melhorados.

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38 O Empreendedor e a Tecnologia na Indústria Até 1990 as empresas contavam com ambiente protegido, o que não proporcionou incentivo para que investissem em tecnologia. Na década de 90, houve abertura de mercado e foi inserida a concorrência com novas empresas. Entretanto, a recessão e inflação dificultaram os investimentos. A estabilização econômica, a partir de 1994, proporcionou crescimento substancial nos dois anos seguintes. Essas condições econômicas, e a liberação do fluxo de capital, atraíram investimentos e, particularmente, fusões e aquisições das companhias locais. A maior competição forçou as companhias a se reestruturarem para que pudessem sobreviver.

39 O Empreendedor e a Tecnologia no Produto para Exportação Observa-se que os setores que concentram maior esforço tecnológico, ou sejam, empregam maior número de funcionários nas atividades de P&D são os setores de computadores, materiais eletrônicos e telecomunicações e transportes (aviação, ferroviária e marítimo).

40 Empreendedor e a Cooperação Cooperar para Competir Fornecedor; Preço; Qualidade do Produto; Competitividade.

41 Empreendedor e a Cooperação Parcerias Com governo; Com fornecedor; Com clientes; Entre empresas;

42 “Education is the only ticket to success in a knowledge-based society. Education is the ‘big game’ in the globally interdependent economy. Period.” Tom Peters Liberation Management

43 Paixão pelo produto ou serviço Erros a evitar Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Muito tarde ou muito cedo Não reconhecer ou evitar a concorrência Preço baixo como estratégia de entrada Desejo ou necessidade de lucro rápido

44 Empreendedor sofre! “Tudo que podia ser inventado já foi inventado.” Charles H. Duell, comissário do serviço de patentes EUA, 1899 “ A televisão não será capaz de se manter no mercado depois dos primeiros seis meses de funcionamento. As pessoas vão se cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites.” Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 “O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota maior que 5 a idéia deveria ser viável.” Examinador de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. Mais tarde, Smith fundou a Fedex.

45 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO Prof. Ms. Ana Paula


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