A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imunologia - Imunidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imunologia - Imunidade"— Transcrição da apresentação:

1 Imunologia - Imunidade
Prof. Adriane Martins Dias

2 Imunidade Mediada por Anticorpos
Síntese de anticorpos envolve a cooperação de três tipos celulares: macrófagos, células T auxiliares e células B. Processo: Inicialmente ocorre o processamento pelos macrófagos. Fragmentos antigênicos serão apresentados na superfície celular em associação com as proteínas da classe II do MHC.

3 Estas moléculas irão se ligar a receptores específicos na superfície das células T auxiliares (produzir linfocinas): Interleucina 2 (fator de crescimento de células T), Interleucina -4 (fator de crescimento de células B) e Interleucina-5 (fator de diferenciação de células B). Esses fatores ativam as células B específicas ao antígeno.

4 Células B ativadas proliferam e diferenciam- se para formar células plasmáticas.
Células plasmáticas secretam grandes quantidades de imunoglobilinas (anticorpos).

5 Citocinas Processo de inflamação

6 Citocinas São proteínas secretadas por células não imunes, e principalmente por células imunes, os leucócitos. São responsáveis pelas respostas biológicas das células imunes e estão envolvidos no crescimento, na motilidade, na diferenciação e principalmente na função desempenhada pela célula.

7 As citocinas recebem outra denominação: Interleucinas (IL) são produzidas pelos leucócitos e terem ação sobre outros leucócitos. Interleucinas também agem sobre outras células que não os leucócitos. As citocinas medeiam e regulam as reações imunes e inflamatórias.

8 As citocinas são diferentes, portanto podem compartilhar as mesmas propriedades.
A produção de uma citocina é um evento breve e autolimitado, pois as citocinas não são armazenadas e sua síntese somente ocorre na presença de um fator patogênico. Sua ação é pleiotrópica – tem a capacidade de agir sobre diferentes tipos celulares.

9 A produção de uma citocina pode inibir a produção de outra (antagonismo), em outra situação a produção de uma citocina pode intensificar a ação de outra (sinergismo). A ação de uma citocina pode ser local ou sistêmica, mas a maioria tem ação local. As citocinas podem ser em três categorias básicas de funcionabilidade.

10 A ação das citocinas iniciam-se após a ligação das citocinas aos seus receptores específicos localizados na membrana das células-alvo. Citocinas podem mediar e regular a imunidade inata, a imunidade adaptativa e ainda estimular a hematopoese.

11 Citocinas Ligação das citocinas aos receptores específicos

12 Sistema Imunológico Sistema Imune:
Consiste em barreiras naturais, células e proteínas circulantes que reconhecem patógenos ou substâncias produzidas em infecções e iniciam as respostas que eliminam esses patógeno.

13 Quando um patógeno rompe as barreiras naturais que podem ser classificadas como barreiras físicas e barreiras químicas (pele, mucosas e substâncias antimicrobianas) e entra no tecido ou na circulação, irá estimular uma resposta mediada por células e por fatores solúveis. Resposta é chamada de inflamação.

14 Inflamação: é o recrutamento de leucócitos e o extravasamento de várias proteínas solúveis no local da infecção. Consiste também na ativação de linfócitos B e T para eliminarem o agente infeccioso. As células do Sistema Imune estão presentes no sangue e na linfa como células circulantes, nos órgãos linfóides e estão disseminadas pelos tecidos.

15 Sistema Imune

16 Sistema Imune Características mais importantes do sistema imune: especificidade e memória Especificidade: Capacidade de reconhecer e reagir com determinada molécula; Memória: Capacidade de voltar a reconhecer e reagir rapidamente a essa mesma molécula.

17 As moléculas que são reconhecidas pelo sistema imune são denominadas de antígenos.
Antígeno: substâncias estranhas ao organismo capaz de gerar uma resposta imune.

18 Sistema Imune Sistema Imune é formado por órgãos linfóides primários, ou centrais (timo ou medula óssea) e órgãos linfóides secundários (baço, linfonodos, tecido linfóide associado a mucosas – aparelho digestivo (placas de peyer), aparelho respiratório (tonsilas e adenóides).

19 Sistema Imune

20 Medula Óssea: as células sanguíneas são produzidas no compartimento hematopoiético. Não existe um compartimento ou microrregiões delimitadas para a geração das linhagens celulares. Quando as células são diferenciadas, alcançam os seios vasculares e atravessam as aberturas encontradas no endotélio, caindo na circulação venosa.

21 Linfócitos B: durante o processo de maturação ganham receptores de membrana (BCR B Cell Receptor) e passam por uma etapa denominada seleção negativa. Nesta fase os linfócitos entram em contato com antígenos próprios. Aqueles linfócitos que interagirem com alta afinidade seus receptores com os antígenos – morte celular programada – apoptose.

22 Aqueles que não interagirem terminarão seu processo de maturação e migrarão para os órgãos linfóides secundários. Timo: ocorre a proliferação e diferenciação das células precursoras em linfócitos T. As células precursoras chamadas de pré-T são geradas na medula óssea migram para o timo e ganham receptores e moléculas.

23 Receptor de célula T (TCR T Cell Receptor ) e as principais moléculas são CD4 (T helper) e CD8 (CD cluster of differentiation). Por apresentarem as duas moléculas expressas na sua membrana (CD4 e CD8) os linfócitos T passam a ser denominados duplo positivos. Linfócitos T passam por um processo de seleção natural durante sua maturação no timo, que ocorre em duas etapas.

24 Seleção Positiva: nesta os linfócitos T precisam reconhecer o seu ligante nas células apresentadoras de antígeno (APC - Antigen Presentation Cell). O ligante do TCR chamado complexo de histocompatibilidade principal (MHC -Major Histocompatibility complex). O MHC também é conhecido como antígenos leucocitários humanos (HLA- Human Leucocitary Antigen)

25 Aqueles linfócitos T que reconhecerem por meio de seus TCRs, os MHCs das APCs continuarão seu processo de maturação. Aqueles linfócitos T que não forem capazes de reconhecer entrarão em apoptose. Os linfócitos que sofrem maturação se tornam simples positivos aleatóriamente ( CD4 ou CD8).

26 Seleção Negativa: é importante para determinar a maturação final dos linfócitos T.
Aqueles linfócitos T CD4 ou CD8 que interagirem com alta afinidade sofrerão apoptose. Enquanto aqueles eu não interagirem seus TCRs com os MHCs das APCs terminarão o processo de maturação.

27 Timo

28 Linfonodos

29 Desta forma a resposta imune ocorre frente a estruturas não comuns ao organismo
Linfonodos: gânglios linfáticos se encontram distribuídos ao longos dos vasos linfáticos que drenam as diversas regiões do organismo. Linfa é formada pelo líquido absorvido dos tecidos conjuntivos que servem de sustentação aos vários epitélios de revestimento e aos diversos órgãos.

30 A rede linfática capta as eventuais moléculas estranhas quando presentes no organismo e levam para os linfonodos para promover o encontro do antígeno com os linfócitos T e B imunocompetentes. Baço: órgão importante localizado na região abdominal esquerda superior. Tem a função de eliminar células sanguíneas lesadas e senescentes e controlar as infecções sistêmicas.

31 Todos os antígenos que estejam na corrente sanguínea são captados pelo baço e apresentados para os linfócitos T e B, onde ocorre a resposta imune.


Carregar ppt "Imunologia - Imunidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google