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Comunicação Empresarial

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial

2 Comunicação empresarial
Objetivos: Divulgar a missão, visão, valores, políticas e filosofias da organização; Despertar nos públicos externos sentimentos positivos sobre a organização; Valorizar recursos e potenciais humanos da organização;

3 Comunicação empresarial
No âmbito externo, a comunicação empresarial objetiva: fazer conhecer e promover uma empresa, com vistas à obtenção de atitudes favoráveis por parte dos públicos externos.

4 Comunicação empresarial
Canais e problemas Press-release: frieza, ausência de exclusividade, enaltecimento. Entrevistas individuais: distorções, frases fora de contexto. Coletivas: interesses heterogêneos, armadilhas.

5 Comunicação empresarial
Canais e problemas Artigos: pouca leitura, hermetismo conceitual Cursos/eventos para jornalistas: pequeno engajamento, falta de tempo. Almoços: círculos restritos Conversas em off: vazamentos

6 Princípios e valores Verdade - credibilidade
Qualidade dos produtos/serviços Equilíbrio na exposição Rapidez no atendimento Oportunidade Prevenção Cordialidade e respeito Coerência Responsabilidade social

7 Modalidades de comunicação externa
Jornalismo Empresarial Notícia institucional Relações Públicas Propaganda Propaganda Institucional Marketing Social, Cultural e Esportivo Editoração e Identidade Visual

8 Problemas de comunicação externa
Indefinição de objetivos Indefinição de responsabilidades Dimensão da empresa Linguagem Seleção dos meios Publicidade

9 Problemas de comunicação externa
Indefinição de objetivos: ausência de rumo e desperdício de dinheiro Indefinição de responsabilidades: explicitar a responsabilidade pelo projeto Dimensão: como atender públicos de unidades diferentes da empresa?

10 Problemas de comunicação externa
Linguagem: como atender públicos com níveis de linguagem diferentes? Seleção dos meios: análise de custos, operacionabilidade, legibilidade, atualidade, facilidade de difusão, etc Publicidade: NÃO deve-se usar publicidade em publicações da empresa.

11 Comunicação interna O que você faria se o chefe fosse viajar?

12 Endomarketing Surge como elo entre o marketing e os recursos humanos, com função de promover maior integração entre funcionário e empresa. Relações de trabalho: troca, poder, persuasão. Promove a convergência entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais, na busca da eficiência. Mais que instrumento ou mecanismo, é atividade que incorpora elementos como políticas e culturas organizacionais.

13 Endomarketing Marketing interno, in marketing, endomarketing é estar constantemente atraindo, desenvolvendo, motivando e retendo empregados qualificados através de trabalhos que satisfaçam suas expectativas. É, ainda, a filosofia de tratar empregados como clientes preferenciais.

14 Endomarketing Características Objetivos
utilizar instrumentos e técnicas de marketing. voltar-se para o público interno. divulgar a empresa e seus objetivos junto aos trabalhadores. integrar marketing e RH. Objetivos troca, comunicação, valorização e reconhecimento. propiciar a verdadeira parceria entre empresa e empregados.

15 Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer?
Chance de levar uma vida razoável Orgulho com o trabalho e realizações Chance de aprender Respeito e confiança Tratamento justo Controle sobre o que faz Interações agradáveis

16 Políticas e ações implementadas para influenciar comportamentos.
Comunicação Interna Gestão da Comunicação Políticas e ações implementadas para influenciar comportamentos.

17 Comunicação Interna Definição clássica:
É aquela voltada para os empregados (diretoria, gerências, executores), com a intenção de informar e integrar os diversos segmentos aos objetivos e interesses organizacionais. Opera-se por meio de fluxos ascendentes, descendentes, horizontais e/ou transversais. Envolve as chamadas redes formal e informal.

18 Comunicação Interna Comunicação interna pode ser entendida como uma malha ou rede, ou ainda um sistema de canais, veículos, interfaces, enfim, de fluxos informacionais globais dentro de uma organização, que, por sua vez, estrutura os sistemas formais e informais de poder, trabalho, convivência, aprendizado e sociabilidade nas organizações (CAVALCANTE, 2005).

19 Comunicação Interna A comunicação interna pode ser definida como um conjunto de métodos e técnicas para informar, conscientizar, mobilizar, motivar e transformar o relacionamento nas organizações e seus públicos diretos que afetam seus objetivos sociais e mercadológicos.

20 Comunicação Interna A visão da Escola de Louvaine (Bélgica)
A Comunicação Interna não está limitada ao controle e à gestão dos aspectos operacionais. Propõe uma definição explicativa/interpretativa da comunicação interna como o conjunto contextualizado de comportamentos e opiniões em interação/conflito/embate/diálogo numa dada organização. A organização é um sistema de comunicação.

21 Comunicação Interna Enfoque Operacional:
Centra-se na maneira como as mensagens são transmitidas. Comunicação interna seria o conjunto de dispositivos de informação como as instruções, as ordens, as metas. Esses dispositivos são aspectos constituintes da comunicação e contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais pela disseminação e controle da informação.

22 Comunicação Interna Enfoque integrativo
Nasce do reconhecimento da importância do fator humano no processo produtivo. Assim, a moral e a motivação se constituíram em temas essenciais para a comunicação Comunicação Interna seria o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de motivar e manter uma certa coesão interna em torno de um certo número de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos.

23 Comunicação Interna Erros empresariais Separação produtor/produto
Perda do sentido do trabalho (separação trabalhador/ação). Separação trabalhador/proprietário. Crescimento contínuo/excesso de produção sem planejamento Degradação do ambiente

24 Comunicação Interna É mais importante que SALÁRIO!!
Bom trabalho de comunicação interna 15% querem deixar a empresa; 6% estão insatisfeitos Trabalho de comunicação interna insuficiente 41% pensam em deixar a empresa; 42% estão insatisfeitos Boa assistência e informação para administrar carreira Comunicação interna e assistência insuficientes 48% pensam em deixar a empresa; 50% estão insatisfeitos Bons salários, de acordo com desempenho e contribuições 14% pensam em deixar a empresa; 7% estão insatisfeitos Salários injustos, de acordo com desempenho e contribuições 39% pensam em deixar a empresa; 36% estão insatisfeitos Fonte: Mercer: “People at work” (2002), empregados

25 Comunicação Interna A prática ensinou...
Conheça bem os seus públicos, seja honesto na informação. Nunca subestime o poder da cultura corporativa. Seja agente da mudança e intérprete das culturas organizacionais. Estimule nas pessoas o sentimento de pertencimento. Encoraje o aprendizado e o crescimento contínuo das pessoas. Crie um clima que estimule os desafios e a criatividade. Inspire entusiasmo.

26 Comunicação Interna O que se espera:
Atribuir sentido à vida organizacional. Buscar o equilíbrio entre as necessidades da organização e as de seus principais públicos. Criar e viabilizar rede de comunicação interna (administradores e agentes de comunicação). Mobilizar todos os segmentos organizacionais para uma cultura de diálogo e participação. Criar cultura de colaboração e de compartilhamento de informações em todos os níveis. Fortalecer relações de vínculo e de confiança, por meio do reforço de valores, crenças, ritos e rituais aceitos e compartilhados pela cultura organizacional. Conhecer a direção estratégica e estabelecer vínculos constantes entre objetivos de longo prazo e ações diárias.

27 Comunicação interna estratégica é “pele”. É olho no olho
Comunicação interna estratégica é “pele”. É olho no olho. É colocar a bota no barro.

28 Comunicação Interna - Funções

29 Comunicação Interna - Funções
Investigar Objetivos: Elaborar uma política de “escuta” do clima organizacional. Considerado como fator chave para poder se antecipar a qualquer disfunção, assim como para criar um clima dinâmico por meio da pluralidade de opiniões. Métodos e meios: Auditorias de comunicação e pesquisa. Condições para o êxito: Obter um bom conhecimento prévio da cultura organizacional, da história da organização e seu funcionamento; verificar a capacidade de resposta da organização; comprovar a capacidade que a administração tem de escutar a todos os níveis da organização e de fazer bom uso da informação que recebe; e manter uma relação estreita e constante com os responsáveis pela gestão de pessoal. Fonte: Association Française de Communication Interne

30 Comunicação Interna - Funções
Orientar Objetivos: A capacidade de sensibilizar sobre os diferentes aspectos da empresa é considerada ferramenta de gestão empresarial da comunicação interna. Métodos e medida: Utilizar a experiência na gestão empresarial; dar aos empresários, durante as fases de elaboração e desenvolvimento de ações de comunicação interna, uma finalidade relevante; ser capaz de responder, antes de iniciar uma ação de comunicação, às perguntas”: “que”, “quem”, “quando”, “onde”, “porque?”. Condições para o êxito: A capacidade de decisão e gestão; a capacidade de formar e educar em comunicação; a necessidade de dar importância à comunicação oral e cotidiana.

31 Comunicação Interna - Funções
Informar Objetivo: Conceber uma política de informação escrita, oral e audiovisual para dar resposta às necessidades de informação do público interno. Métodos e medidas: Definir condições precisas para cada suporte afirmativo; organizar e hierarquizar a coleta, seleção e validação de informes; avaliar o impacto e o efeito das ações de informação. Condições para o êxito: Possuir um bom conhecimento do ambiente da empresa (cultura, posicionamento, imagem interna e externa); dominar as técnicas ligadas à gestão da informação; e ter boa relação com os meios de comunicação a fim de assegurar uma difusão de informação coerente.

32 Comunicação Interna - Funções
Animar e coordenar Objetivo: Constituir redes de colaboradores com fins informativos, de conhecimento do clima social e do ambiente de trabalho. Métodos e medidas: Eleger e identificar os colaboradores colocando a sua disposição a informação necessária e a metodologia adequada; manutenção, formação e avaliação da eficácia de seus resultados. Condições para o êxito: Organizar encontros entre colaboradores para evitar isolamento; reconhecer suas aptidões para poder oferecer as missões mais adequadas; revisar o uso da informação transmitida na empresa.

33 Comunicação Interna - Funções
Organizar campanhas Objetivo: Mobilizar um grupo de trabalhadores com a missão de organizar campanhas ou reuniões de Comunicação Interna. Métodos e medidas: Elaborar documentação com toda a informação necessária para transmitir (objetivos perseguidos, mensagens emitidas, orçamentos, etc.); saber organizar as campanhas (eleição do lugar, do diretor, trabalho orçamentário e logístico, etc.); medir o efeito e o impacto. Condições para o êxito: Vigiar o efeito que se pode ter, sem esquecer uma coordenação e cooperação entre a área de Comunicação Interna e os responsáveis pela campanha.

34 Comunicação Interna - Funções
Formar Objetivo: Favorecer o aperfeiçoamento e as capacidades de comunicação dos membros responsáveis pela comunicação interna. Métodos e medidas: Pensar em um número determinado de responsáveis para cada ação de formação (objetivos, tipos de público, projetos pedagógicos, planos, etc.); é imprescindível que os membros conheçam as técnicas, estratégias e políticas de comunicação, além de contribuir para uma boa formação; é necessária uma mudança efetiva de práticas profissionais coletivas. Condições para o êxito: A definição de objetivos de formação deve vir sempre acompanhada de uma concretização profunda de todos os interesses dos trabalhadores (recursos humanos, salários, gestão empresarial, etc.); permanecer particularmente atento à relação entre os objetivos perseguidos e os meios de comunicação usados para alcançá-los.

35 Comunicação Interna - Funções
Escutar e compreender o corpo organizacional (conversas formais e informais); Elaborar e fazer circular a informação (política de comunicação e suportes e meios de informação); Gerenciar a equipe (animar e liderar).

36 Comunicação Interna - Problemas
63% - Resistência e falta de apoio, reconhecimento ou engajamento da alta direção e presidência 19% - Verba insuficiente 11% - Resistência dos funcionários/colaboradores 5% - Falta de profissionais qualificados

37 Comunicação Interna - Benefícios
Motivação – satisfação – produtividade. Interação – colaboração (chefias, presidente, sociedade). Evita boatos. Contribui para imagem positiva da organização.

38 O império da informação: um empregado informado é um empregado motivado e produtivo. Eficácia organizacional: 97 % dos empresários esperam obter resultados com a comunicação.

39 Planejamento em Comunicação
O que quero comunicar? Com que intenção? Para quem? Utilizando qual meio? Roteiro: o que quero falar; qual o meu objetivo; para quais públicos vou falar e; quais ações de comunicação vou realizar para isso.

40 Planejamento em Comunicação

41 Comunicação Interna - Meios
Eventos Murais Intranet Newsletter Carta Reuniões Cartilhas Jornal Rádio Televisão Internet

42 Comunicação Interna - Meios
Comunicação oral (face a face) Balcão de informações - portaria Palestras, reuniões (informar e identificar necessidades e expectativas) Eventos culturais/esportivos Política de portas abertas Visitas ao chão de fábrica, café-com-presidente, happy hour

43 Comunicação Interna - Meios
Comunicação escrita Quadro de avisos, mural Jornal/revista – fotos Documentos oficiais (ofício, circular, prestação contas, etc).

44 Comunicação Interna - Meios
Comunicação eletrônica Intranet Internet Newsletter

45 Comunicação Interna - Meios
Comunicação visual Cartazes, camisas, bottons, bonés (campanhas motivacionais) Ambiente/decoração/layout, cores, sinalização interna Identidade visual (fardamento-toga, timbres, logos, etc.)

46 Comunicação Interna - Meios
Comunicação sonora Sistema de som (rádio – avisos – programas) Telefone

47 Comunicação Interna - Meios
Comunicação audiovisual Telão TV

48 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Ruído: tudo que dificulta a comunicação, interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem. Canal (meios de comunicação): suporte material que veicula uma mensagem de um emissor a um receptor. Código: conjunto de signos relacionados que formam a mensagem (escrita, por exemplo). Codificação: ato de transformar uma mensagem em linguagem.

49 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Decodificação: interpretação de uma mensagem. Signos: uma convenção social e arbitrária, constituída pela combinação de um conceito e uma imagem. Linguagem: Qualquer sistema de signos capaz de servir à comunicação entre os indivíduos. Língua: produto social da faculdade da linguagem de uma sociedade. Conjunto de convenções adotadas pela sociedade para permitir o exercício da linguagem.

50 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR + MENSAGEM + RECEPTOR + FEEDBACK = COMUNICAÇÃO EMISSOR + MENSAGEM + RECEPTOR = INFORMAÇÃO “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”. (Peter Drucker)

51 FEEDBACK FEEDBACK = Informação direta e clara que o indivíduo obtém sobre a eficácia de seu desempenho na execução das atividades inerentes ao cargo que ocupa. (Stephen P. Robins)

52 FEEDBACK – MITO E REALIDADE
FEEDBACK É IGUAL À AVALIAÇÃO: MITO. (Feedback é o resultado da percepção de alguém sobre o comportamento do outro. Avaliação reflete um juízo de valor, visto a comparação que se faz entre o que ou quem está sendo avaliado com um parâmetro de referência).

53 FEEDBACK – MITO E REALIDADE
FEEDBACK É IGUAL A VERDADE ABSOLUTA: MITO. (A percepção é subjetiva e, por isso, algo que é fruto dela nunca será uma verdade absoluta. Utilizamos balizadores para nos orientar no processo de observação).

54 FEEDBACK – MITO E REALIDADE
FEEDBACK É IGUAL À ASSERTIVIDADE: REALIDADE. (Um feedback dado com assertividade traduz a percepção de quem o dá, de forma autêntica, pontual e direta, pautado na sinceridade e cortesia).

55 FEEDBACK – MITO E REALIDADE
RECEBER FEEDBACK É IGUAL A OUVIR CALADO: MITO. (Quem dá feedback deve deixar aberto o canal de diálogo para que o outro tenha a oportunidade de falar também).

56 FEEDBACK – DÁ VIDA À COMUNICAÇÃO
A COMUNICAÇÃO SEM RETORNO É FALHA, NÃO SE TORNANDO UM PROCESSO, POIS DEIXA DE SER ALIMENTADA. A MANUTENÇÃO DOS RELACIONAMENTOS DEPENDE DESSE RETORNO.

57 FEEDBACK – DÁ VIDA À COMUNICAÇÃO
AS PESSOAS PRECISAM SABER COMO SÃO PARA PODER INVESTIR EM SUAS MELHORIAS E, ASSIM, ABANDONAR AS PRÁTICAS QUE NÃO CONTRIBUEM COM O SEU CRESCIMENTO E REFORÇAR OS SEUS PONTOS FORTES.

58 FEEDBACK – DÁ VIDA À COMUNICAÇÃO
O FEEDBACK EFICAZ PROMOVE MUDANÇA DE ATITUDE E AJUDA A PESSOAS E GRUPOS A MELHORAREM SEUS DESEMPENHOS E, ASSIM, ALCANÇAREM SEUS OBJETIVOS, SUAS METAS.

59 DAMOS FEEDBACK PARA Aprovar ou reprovar a mensagem recebida;
Revelar entendimento e compreensão da mensagem enviada; Demonstrar inteligência e habilidade; Expressar consideração e apreço; Repreender ou elogiar o interlocutor; Desabafar e sentirmo-nos aliviados; Ajudar outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva.

60 DIFICULDADES EM RECEBER FEEDBACK
DESPREPARO FALTA DE ABERTURA PARA O DIÁLOGO AS PESSOAS TENDEM A PERCEBER APENAS O QUE LHES CONVÊM REJEIÇÃO À MENSAGEM DISTORÇÃO DA MENSAGEM JULGAMENTOS E PRECONCEITOS NÃO PEDIR ESCLARECIMENTOS NA DÚVIDA

61 DIFICULDADES EM DAR FEEDBACK
DESCONHECIMENTO DO ASSUNTO INEXISTÊNCIA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO FALTA DE AMBIENTE FAVORÁVEL AO DIÁLOGO INCOMPREENSÃO DO RECEPTOR- LINGUAGEM DIFICULDADES EM EXPRESSAR-SE INABILIDADE PARA PERCEBER O MOMENTO MEDO DE MAGOAR E DESAPONTAR O OUTRO RECEIO DE RECEBER PUNIÇÕES, RETALIAÇOES. TEMOR DE SER MAL INTERPRETADO.

62 REAÇÕES AO FEEDBACK POSITIVAS:
ESCUTAR COM ATENÇÃO; TRATAR O RETORNO COMO SINAL DE AMIZADE; MOTIVAR- SE PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO; SENTIR-SE UMA PESSOA VALORIZADA.

63 REAÇÕES AO FEEDBACK NEGATIVAS: RECEPÇÃO SELETIVA DA MENSAGEM; FALTA DE CONFIANÇA; NEGAÇÃO DA VALIDADE DOS DADOS APRESENTADOS; JUSTIFICATIVAS DO COMPORTAMENTO; APONTAR ERROS DE QUEM ESTÁ FORNECENDO O FEEDBACK.

64 A IMPORTÂNCIA DO OUVIR OUVIR É UM ASPECTO FUNDAMENTAL PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS (Richard Bierck). INCAPACIDADE DE ESCUTAR: CAUSA DE FRACASSOS QUASE NUNCA ADMITIDA/PERCEBIDA NAS EMPRESAS. Todos devem ouvir e se fazer ouvir: presidente, diretores, gerentes, colaboradores em geral. OUVIR BEM REQUER DISCIPLINA - MUDANÇA DE MODELO MENTAL.

65 COMO AS PESSOAS PROCESSAM O QUE OUVEM
Apenas ouvindo Repetindo o que ouvem Fazendo anotações Em pé ou sentadas Gostam de telefone Preferem conversas ao vivo

66 DICAS PARA MELHORAR A ATENÇÃO AO OUVIR
Procure um lugar tranqüilo (fuja dos telefones e s). Chegue cedo às reuniões, mesmo que seja alguns minutos. (Quanto menor o estresse, maior a capacidade auditiva) Num diálogo, observe quem está falando mais e invoque o silêncio para ouvir melhor. Determine-se a não se dispersar. Escutar é só uma parte do papel do ouvinte.

67 COMO RETEMOS A INFORMAÇÃO
20% do que ouvimos. 30% do que vemos. 50% do que vemos e ouvimos. Exemplo: retemos cerca de 50% da informação emitida pela televisão, porque vemos e ouvimos simultaneamente.

68 COMO GASTAMOS NOSSO TEMPO
45% PARA ESCUTAR 30% PARA FALAR 16% PARA LER 9% PARA ESCREVER APESAR DE DEDICARMOS 45% DO NOSSO TEMPO PARA ESCUTAR, GASTAMOS APENAS 25% COM O ATO DE OUVIR.

69 O QUE DIFICULTA O ATO DE OUVIR
DESTACAR APENAS OS VALORES E COSTUMES PESSOAIS, ESQUECENDO OS DO OUTRO. COMPORTAMENTOS DE INTERRUPÇÃO AO OUTRO OU TIRAR CONCLUSÕES PRECIPITADAS. AMBIENTE FÍSICO INADEQUADO. ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO. TIMIDEZ EXCESSIVA. PESSIMISMO. ASSUNTOS DESAGRADÁVEIS. ARROGÂNCIA.

70 O QUE FACILITA O ATO DE OUVIR
O SILÊNCIO. PERCEBER ALÉM DAS PALAVRAS. LER AS ENTRELINHAS. INDAGAR, SE NECESSÁRIO. O RESPEITO PELO OUTRO. A EMPATIA. CONCENTRAÇÃO. OBSERVAR O OUTRO ATENTAMENTE. EDUCAÇÃO, CORDIALIDADE, SIMPATIA. EQUILÍBRIO. IMPARCIALIDADE.

71 MUITO IMPORTANTE PRIMEIRO ESCUTE. DEPOIS OUÇA.
E SÓ EM SEGUIDA FALE COM O SEU INTERLOCUTOR. ASSIM, DIFICILMENTE VOCÊ CHEGARÁ A CONCLUSÕES PRECIPITADAS.

72 RAIVA – COMO ADMINISTAR
RECONHEÇA A RAIVA ADMINISTRE OS SINTOMAS (Cuide da pressão) SEJA PRAGMÁTICO (Qual a sua melhor alternativa para lidar com o problema?) CONFIE NUM AMIGO NÃO TOME DECISÕES COM RAIVA

73 NÍVEIS DE ATENÇÃO ALHEIO – Menor nível. Assunto passa despercebido. “Sobre o que você estava falando mesmo”? INDIFERENTE – Consegue escutar sem prestar a devida atenção. “É, você tem razão... Que horas são?” DISTRAÍDO – Ouve, mas não entende o sentido mais profundo. “Pode repetir o que você acabou de falar”? CONCENTRADO – Está totalmente envolvido no processo de comunicação. “Estimula o seu interlocutor acenando com a cabeça afirmativamente, faz observações do tipo: continue, muito interessante!”

74 PARA SABER FALAR É PRECISO SABER ESCUTAR.
PARA PENSAR SEMPRE PARA SABER FALAR É PRECISO SABER ESCUTAR. (Plutarco, filósofo grego)

75 COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
EXPRESSÕES FACIAIS, GESTOS, LINGUAGEM CORPORAL, ATOS, SORRISO, APERTO DE MÃO, ABRAÇO ETC. – Num encontro face a face, tudo isso transmite tanta informação quanto a linguagem falada. “Aquilo que você é, fala tão alto que não consigo ouvir o que você me diz”. (Ralph Waldo Emerson) Nossas atitudes precisam refletir nossas palavras, se quisermos que acreditem em nós.

76 COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL
A sinalização não-verbal que transmitimos é quase sempre inconsciente e não tem controle voluntário: - Dilatação da pupila quando gostamos do que está acontecendo. - Rosto ruborizado quando sentimos vergonha. - Brilho nos olhos quando estamos felizes. Um profundo conhecimento da linguagem corporal é imprescindível para o sucesso dos relacionamentos interpessoais, seja no mundo empresarial ou no âmbito pessoal. Porém, boa parte de nossa compreensão da linguagem corporal é instintiva e, muitas vezes, nos equivocamos.

77 ALGUMAS ATITUDES QUE EMPERRAM A COMUNICAÇÃO
BOCEJOS OLHAR VÁRIAS VEZES PARA O RELÓGIO OLHAR DESATENTO BRINCAR COM ALGO À SUA VOLTA DISTRAIR-SE COM SITUAÇÃO PARALELA FICAR RABISCANDO OU DESENHANDO COCHILAR DURANTE UMA CONVERSA DESCONTRAÇÃO EXAGERADA ASSOBIAR OU CANTAROLAR ANDAR DURANTE A FALA DE ALGUÉM FALTA DE CORTESIA OU INDELICADEZA

78 BASES PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO
SAIBA O QUE VAI DIZER (Reflita sobre o tema, faça um roteiro da fala) A QUEM VAI SE DIRIGIR? (Adeque o conteúdo ao perfil do público-alvo) DETERMINE SEU OBJETIVO (Meta) CONSULTE OUTRAS PESSOAS (Busque a cumplicidade de amigos e profissionais confiáveis) SAIBA COMO DIZER (Método) ANALISE SUAS AÇÕES (Exemplo é vital) BUSQUE COMPREENSÃO (Faça-se compreendido e compreenda, também) COMPARTILHE (Não sonegue informação)

79 BASES PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO
EXERCITE O FEEDBACK (Forneça e peça) ANALISE AS CRÍTICAS (Seja humilde) EVITE TERMOS TÉCNICOS (Gírias e jargões) MOSTRE-SE INTERESSADO (Comprometa-se) SEJA CLARO E OBJETIVO (Não faça rodeios) SAIBA OUVIR (Atenção para com o seu interlocutor)

80 TORRE DE BABEL Babel = Confusão. (Na Bíblia, vários idiomas que não permitiam o entendimento entre as pessoas que construíam a torre na Babilônia). Diversidade de culturas se complementando através do relacionamento humano. Possibilidade de diferentes pontos de vista, opiniões, comportamentos, necessidades e tendências. Diversidade humana = Riqueza da Vida. Pela comunicação não-verbal nos fazemos entender em qualquer parte da terra. Com a mesma facilidade, nos desentendemos pelos mais variados motivos e, assim, temos como resultado a violência, a intolerância, as guerras. Só através de uma comunicação sem complicação poderemos resolver tais questões.

81 PARA REFLETIR “Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que às
vezes ele se transforma na mais perfeita das respostas ”. (Fernando Pessoa)

82 INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO – A “Arte de Escrever” Mundo e Linguagem – inseparáveis. Falar: uma maneira de estar vivo. Linguagem: Capacidade que permite aos indivíduos a comunicação dos seus pensamentos, sentimentos e desejos, muitas vezes tendo que seguir regras. Requer: Clareza, objetividade, correção em relação à língua, especificidade, concisão, elegância, coerência.

83 INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO
CORRESPONDÊNCIA: comunicação escrita, estabelecida entre pessoas, físicas ou jurídicas, tratando de assuntos de mútuo interesse. Pode ser: - Particular: entre pessoas físicas. - Oficial: entre órgãos da administração direta ou indireta, do serviço público civil ou militar, no âmbito municipal, estadual ou federal. - Empresarial: utilizada por empresas de todos os ramos de atividades para se comunicarem com outras empresas ou pessoas físicas.

84 ALGUNS INSTRUMENTOS Ata: requer livro com termo de abertura e de encerramento. (resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião). Atos Administrativos: decisões baixadas pela administração (Portaria, Ordem de Serviço). Carta Comercial: tradicionalmente utilizada pela indústria e pelo comércio, para comunicações externas às empresas. Carta Circular: Circular Interna – CI – utilizada pelas empresas em geral nas suas comunicações internas.

85 ALGUNS INSTRUMENTOS Memorando: para comunicações internas.
Ofício: para comunicações externas. Contrato: acordo entre duas ou mais partes. Contrato Social: instrumento de constituição de empresas, sob regime de sociedade. Distrato Social: instrumento de dissolução das sociedades.

86 ALGUNS INSTRUMENTOS Declaração: assemelha-se a um atestado.
Edital: instrumento de notificação pública, divulgado através de veículos com fácil acesso aos interessados. Parecer: análise de um caso, podendo ser técnico, administrativo ou científico. Relatório: utilizado para exposição de resultados de atividades diversas.

87 ALGUNS INSTRUMENTOS Requerimento: usado por P.F ou P.J. para requerer algo a que se tem direito. correspondência eletrônica. (cuidado com vírus). Mala Direta: utilizada para apresentações, felicitações etc a um grupo de pessoas. (Cuidado com endereços e nomes incorretos). Intranet: rede interna de computadores. Internet: rede mundial de computadores.

88 ALGUNS INSTRUMENTOS Clipping: conjunto de recortes de notícias divulgado internamente pelas empresas. Jornal Interno: periódico interno, publicado por empresas diversas. Universidade Corporativa: veículo interno para formação dos colaboradores das empresas, via Intranet ou Internet, com senha pessoal de acesso. cursos de graduação, pós-graduação, especialização e técnicos.


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