A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO António Albano Baptista Moreira 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO António Albano Baptista Moreira 1."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO António Albano Baptista Moreira 1

2 Importância do empreendedorismo
Aula 2 – 15/08/2012 OBJETIVOS Filmes Quais os desafios ? Importância do empreendedorismo 2

3 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://opetempreendedorismo.pbworks.com Login e senha Como usar 3

4 Ao final o que levaremos ?
EMPREENDEDORISMO INFORMAÇÕES DA TURMA 4

5 De que se trata ... Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. 5

6 Competências Nº Descrição Nível 01
Entender o conceito de empreendedorismo, sua tipologia, bem como, importância econômica para um país e inovadora para as empresas. F 6

7 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 08/08 Apresentação, formas de avaliação. Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 APRESENTAÇÃO GERALD A DISCILINA DO QUE VAI SER TRATADO, DA METODOLOGIA E DAS AVALIAÇÕES 15/08 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

8 Conteúdo Programático Competência 1 a 3:
Empreendedorismo: conceito, tipos e importância; Fundações do comportamento empreendedor e destruição criativa na Economia Austríaca de Joseph Alois Schumpeter; Dimensões ou fatores do construto comportamento empreendedor e intra-empreendedor; Características comportamentais e atitudinais do empreendedor e intra-empreendedor. 8

9 Material adicional Livros digitalizados Modelo de Plano de negócios 9

10 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc 10

11 Retomando ... Ambiente atual dos negócios 11

12 O que responder Abrir empresa? Terceiro setor? Atitude?
O que é empreendedorismo? Importância do empreendedorismo? Se nasce empreendedor? Um boa idéia é um bom negócio? Processo de empreender? Abrir empresa? Terceiro setor? Atitude? 12

13 O que responder O que é Empreendedorismo
O Empreendedor – importância, características Identificar e auto avaliação empreendedora O que move o empreendedor Oportunidades, identificação, caminho até um negócio Plano de vida Inovação, criatividade, tomada de decisão Plano de negócios 13

14 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO 14

15 Lembrar Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo;
Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer? 15

16 TEMAS A DISCUTIR Introdução / Objetivos.
Qual a situação que vivemos hoje ? O perfil do profissional atual. Realidade das MPE´s. Importância das MPE´s. O que fazer ? Empreendedorismo, o que vem a ser isto? 16

17 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? 17

18 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170
18

19 Mundo dos negócios atual
Globalização dos negócios com crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. 19

20 Humm 20

21 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades 21

22 Empregabilidade Como você esta se preparando para os “Novos tempos”?
(Levar o grupo a refletir por segundos) Nestes novos tempos, estar preparado é fundamental. É importante que haja o entendimento do que é EMPREGABILIDADE que de uma forma mais simples, podemos conceituar como: AGREGAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Temos que focar nossa energia na nossa empresa: EU S/A

23 Conhecimento e informação são essenciais:
Vou fazer um convite a vocês: Convido vocês a embarcarem em um avião, numa longa viagem e na hora do embarque, ouvem da simpática recepcionista ou comissária: Boa tarde cavalheiro (Senhora), seja bem vindo ao vôo 666, temos orgulho em informar que em nossa companhia, temos um elevado índice de sucesso em nossos vôos. Somente 2% dos aviões sofrem acidentes, os demais 98% são bem sucedidos. Você embarcaria nesta?? Esta pequena história é só para reforçar que não há mais espaço para o amadorismo. O mundo exige profissionalismo em tudo que fazemos. Devemos perder a mania de achar que sabemos tudo e nos dispor a aprender e aprender já e de forma rápida. Pense nisto quando fizer seu projeto, montar sua empresa, preparar um trabalho para a faculdade ATUE DESDE JÁ COM CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL

24 A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S
De a as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram empregos. O crescimento de empregos nas MPE foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%. 24

25 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores 25

26 Em número de Funcionários
A IMPORTÂNICA DAS MPE´S Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 500 + Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 500 + 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de fonte - RAIS 26

27

28 A situação hoje O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades RESULTADO 28

29 Na vida pessoal Angústias e depressões;
Agitação, sensação de impotência e falta de controle; Relações humanas desgastadas; Falta de controle da vida pessoal; Desemprego / falta de emprego. 29

30 A situação hoje Globalização dos negócios
Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO 30

31 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano. 31

32 O Ambiente nas PME’s  Falta de Capital de Giro;  Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos :       Falta de Capital de Giro;       Falta de crédito;       Problemas Financeiros;       Maus pagadores;       Falta de Clientes;       Concorrência muito forte;       Instalações inadequadas;       Ponto inadequado;       Carga tributária elevada;       Fala de mão-de-obra qualificada;       Falta de conhecimentos gerenciais;       Recessão econômica no país. 32

33 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 %
Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004 1º Falta de Capital de Giro % 2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % 33

34 Razões da Mortalidade das Empresas
1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA 34

35 Razões da Sobrevivência das Empresas
1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA 35

36 E AGORA JOSÉ ? 36

37 O QUE FAZER ENTÃO ? Inovação; Rapidez; Atendimento; Associativismo.
Incubação; Cooperativismo; Empreendedorismo; Empregabilidade; Vantagens, diferenciais competitivos. 37

38 DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA :
Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução. 38

39 Ambiente favorável (Mercado incluído)
Gestão (Planejamento Inicial e continuidade) Conhecimento do ramo Empreendedorismo 39

40 As 3 funções do empresário
Gestor / Administrador Técnico Empreendedor 40

41 A Gestão Objetivos: Estratégia; Diferencial; Planejamento; Controle;
Padrões; Informações / Apoio; Melhoria contínua. 41

42 A Técnica Inovação; Qualidade; Padrões; Continuidade e melhoria. 42

43 PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO ?
Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Só os empreendedores triunfarão. Auto-realização pessoal. Empregabilidade. 43

44 Se nasce empreendedor; Empreendedorismo é montar empresa;
MITOS / VERDADES Se nasce empreendedor; Empreendedorismo é montar empresa; Empreendedorismo é sorte; Empreendedorismo pode ser desenvolvido; Só os empreendedores triunfarão. 44

45 Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito;
Empreendedorismo - definições Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito; Como atitude de vida. 45

46 EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER.
O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação. A arte do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”. 46

47 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento. 47

48 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos. 48

49 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos. 49

50 Amplie sua visão de mundo Descubra no que você é bom, ...MESMO!
Busque as informações necessárias Saiba onde elas estão Quem poderá ajudá-lo ? Que recursos você precisa ? 50

51 Se acomodar Fazer acontecer 51

52 Manuais Intelectuais Emocionais Esportivas Comunicação
52

53 EMPREENDEDOR Talento Criatividade Competência + 53

54 O que é Empregabilidade ?
Competência profissional Adequação profissional Idoneidade Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos Saúde física e mental Objetivos claros Plano de vida 54

55 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão 55

56 Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação
Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina 56

57 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias; 57

58 É preciso dar sentido a tudo isto.
E principalmente ... É preciso dar sentido a tudo isto. Achar um motivo. 58

59 O Sebrae há muitos anos vem debatendo a questão do
(Saudação inicial) O Sebrae há muitos anos vem debatendo a questão do empreededorismo, seu entendimento e aplicação. “Ser Empreendedor”, esta palestra tem como objetivo, mostrar os diversos caminhos que você, deverá tomar ao decidir montar seu negócio ou atuar como empreendedor em suas ações. Mostrar que o Sebrae tem diversos produtos no Segmento dos FUTUROS EMPRESÁRIOS, para preparar e desenvolver as habilidades e a capacidade dos interessados em montar seus negócios Mostrar o Folder do Sebrae para FUTUROS EMPRESÁRIOS Para aquelas pessoas que já tem definido seu ramo de negócio, o Sebrae oferece o PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS, um conjunto de Palestras e Assessorias, para auxilia-los a abri seu negócio. (Mostrar Folder do PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná

60 OBSERVAÇÕES “Não há desemprego. O que está desaparecendo
é o emprego propriamente dito.” William Bridges Fonte: IBGE “Somente 50% dos empregos no Brasil são formalizados com 'carteira assinada'. Entre 1980 e 1994, o trabalho por 'conta própria‘ cresceu 37,38%.”

61 Processo aprendizagem
Fechar os conceitos Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente? 61

62 Tenha a consciência de que é você que construirá o seu
futuro e estará também influenciando o futuro das pessoas que te rodeia.

63 (antes de mostrar a última TP)
Bem, estamos encaminhando para o final e queremos deixar alguns pontos de reflexão: A maior das revoluções começa em você, iniciando com o processo de ASSUMIR a responsabilidade pelo seu futuro. Vamos agora fazer um exercício para encerrarmos a Palestra. ( Vivência do Alvo: ) Solicite a todos que em pé fechem os olhos; dê as seguintes instruções: De olhos fechados imaginem que vocês estão com um arco e flecha nas mãos. Estiquem a flecha no arco. Agora, mirem para o Norte e lance a flecha. Agora abram os olhos e percebem> Neste momento, as pessoas estarão em posições diferentes. Perguntar: O que aconteceu?? Surgiram vários nortes? Mensagem (mostrando a TP): Não importa qual é o seu norte, porém defina e tenha claro para você perseguir arduamente: com muita paixão, percebendo sempre em mente o seu alvo e buscar acertá-lo sempre... (despedida final)

64 64

65 Pedra Filosofal Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança, Colombina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão na superfície lunar. Pedra Filosofal Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento.

66 Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança. In Movimento Perpétuo, 1956

67 SUCE$$!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol,
Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody SÓ OS EMPREENDEDORES TRIUNFARÃO !!! 67

68 Qual o seu sonho? Vale a pena empreender? Baixar o livro 68

69 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar 69

70 70

71 Obrigado 71

72 BOA NOITE OBRIGADO !!!! 72


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO António Albano Baptista Moreira 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google