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APRENDIZAGEM MOTORA.

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM MOTORA."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM MOTORA

2 APRENDIZAGEM MOTORA (RIBEIRO et al., 2000)

3 APRENDIZAGEM MOTORA (RIBEIRO et al., 2000)

4 CAPACIDADE DE RETENÇÃO
(Weineck, 1999) O homem assimila do que ele: Ouve % Vê % Vê e ouve % Diz (ele próprio) - 75% Faz (ele próprio) - 90% (RIBEIRO et al., 2000)

5 ASSOCIAÇÃO DO DESEMPENHO COM A APRENDIZAGEM
Aprendizagem Motora - concentrou-se apenas nos resultados motores. Aprendizagem Motora - melhora relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática. Desempenho é definido como uma mudança temporária.

6 LINHAS DE PESQUISA SINGER (1985); MEINEL,SCHNABEL (1976, 1987), entre outros, têm estudado como se desenvolve a aprendizagem motora; ADAMS (1971); MARTENIUK (1976); SCHMIDT (1975, 1988, 1992), têm se preocupado em explicar como se organiza e se controla uma ação motora; (RIBEIRO et al., 2000)

7 TEORIAS DA APRENDIZAGEM MOTORA
Teorias são idéias abstratas sobre a natureza e a causa da aquisição ou modificação do movimento. São baseadas no conhecimento da estrutura e da função do sistema nervoso. Várias abordagens tentaram explicar ao longo dos anos.

8 Principais Teorias Teoria do Circuito Fechado de Adams (1971)
Teoria dos Esquemas de Schmidt (1970) Teoria Ecológica de Karl Newell (1991)

9 TEORIA DO CIRCUITO FECHADO
Em habilidades fechadas, onde o ambiente é previsível, o sistema de feedback pode ser processado pois a detecção e a correção do erro são os elementos principais. (RIBEIRO et al., 2000)

10 A teoria do circuito fechado propõem que dois tipos distintos de memória :
* O traço da memória - utilizado na seleção e na iniciação do movimento (modesto plano motor - detecção). * O traço perceptivo, construído durante um período de prática, tornava-se a referência (dicas) interna da exatidão (correção).

11 MODELO DO CIRCUITO FECHADO
ADAMS (1970) propôs que, após o movimento ser iniciado pelo traço da memória, o traço perceptivo assume e executa um movimento, detectando também os erros. (RIBEIRO et al., 2000)

12 Quais são as implicações da Teoria do Circuito Fechado da Aprendizagem Motora?
Ela sugere que os alunos, quando estão aprendendo uma nova habilidade de movimento, como pegar uma bola, desenvolvem gradualmente, com a prática, um traço perceptível para o movimento que serve de guia para movimentos posteriores. Quanto mais o aluno praticar o movimento específico, mais forte se torna o traço perceptivo.

13 Críticas a teoria. Não pode explicar o desempenho preciso dos movimentos novos ou os movimentos de circuito aberto executados na ausência do feedback sensorial.


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