A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Sistemas de Informação Prof. Eduardo. Introdução - Sistemas de Informação Segundo CASSARRO: Segundo CASSARRO: Nós, seres humanos, desde as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Sistemas de Informação Prof. Eduardo. Introdução - Sistemas de Informação Segundo CASSARRO: Segundo CASSARRO: Nós, seres humanos, desde as."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Sistemas de Informação Prof. Eduardo

2 Introdução - Sistemas de Informação Segundo CASSARRO: Segundo CASSARRO: Nós, seres humanos, desde as eras pré-históricas, nos organizamos em equipe, com vistas à proteção mútua e obtenção de alimentos – portanto, para nossa sobrevivência, entendo-se por organização a indicação clara das tarefas e atribuições de cada componente do conjunto.Nós, seres humanos, desde as eras pré-históricas, nos organizamos em equipe, com vistas à proteção mútua e obtenção de alimentos – portanto, para nossa sobrevivência, entendo-se por organização a indicação clara das tarefas e atribuições de cada componente do conjunto. Assim, ele também conceitua a empresa: Um agrupamento de seres humanos, uma organização humana, com atribuições de atividades e de responsabilidades entre os vários seres que a constituem, de modo que se possa atingir objetivos predeterminados. Um agrupamento de seres humanos, uma organização humana, com atribuições de atividades e de responsabilidades entre os vários seres que a constituem, de modo que se possa atingir objetivos predeterminados.

3 Introdução - Sistemas de Informação Desde o surgimento da primeira empresa, o homem vem desenvolvendo tecnologias (técnicas, métodos e equipamentos) para suas atribuições. Desde o surgimento da primeira empresa, o homem vem desenvolvendo tecnologias (técnicas, métodos e equipamentos) para suas atribuições. Ex.: nós que empregamos métodos e processos definidos e nos utilizamos de recursos computacionais e mesmo da robótica para melhor desempenho das tarefas.

4 Introdução - Sistemas de Informação Sempre necessitaremos de: Sempre necessitaremos de: - objetivos; - planejamento organizarmos; - AGIR (sem ação não haverá reação, não haverá resultados); - comandar e coordenar as ações; - controlar o desempenho e avaliar resultados obtidos.

5 Introdução - Sistemas de Informação Segundo CASSARRO, toda e qualquer empresa, por menor ou maior que seja, qualquer que seja o seu ramo de atividade é um sistema (ou um macro- sistema). Segundo CASSARRO, toda e qualquer empresa, por menor ou maior que seja, qualquer que seja o seu ramo de atividade é um sistema (ou um macro- sistema). A organização se dá pela colocação do recurso (materiais e humanos) certo no lugar e no tempo certo, segundo determinado plano de ação para atendimento de um dado objetivo. A organização se dá pela colocação do recurso (materiais e humanos) certo no lugar e no tempo certo, segundo determinado plano de ação para atendimento de um dado objetivo. Do ponto de vista do RH isto se realiza pelo cumprimento das seguintes funções: Recrutar, Selecionar, Treinar, Assistir e Avaliar.

6 Introdução - Sistemas de Informação Com isso, um conceito universal, genérico, válido para qualquer sistema físico, material, é o seguinte: Com isso, um conceito universal, genérico, válido para qualquer sistema físico, material, é o seguinte: Sistema é um conjunto de partes e componentes, logicamente estruturados, com a finalidade de atender a um dado objetivo. No campo empresarial: Sistema é um conjunto de funções logicamente estruturadas, com a finalidade de atender a determinados objetivos.

7 Introdução - Sistemas de Informação A empresa é uma estrutura estática, o que movimenta esta estrutura, o que lhe dá dinamismo, é o conjunto de seus sistemas de informações, ou seja, a gama de informações produzidas pelos seus sistemas, de modo a possibilitar o planejamento, a coordenação e o controle de suas operações. A empresa é uma estrutura estática, o que movimenta esta estrutura, o que lhe dá dinamismo, é o conjunto de seus sistemas de informações, ou seja, a gama de informações produzidas pelos seus sistemas, de modo a possibilitar o planejamento, a coordenação e o controle de suas operações.

8 Introdução - Sistemas de Informação As informações compõem um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. As informações compõem um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. Podemos afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoal de alta e média administração, capacitado e motivado a se utilizar destas informações para as suas tomadas de decisões. Podemos afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoal de alta e média administração, capacitado e motivado a se utilizar destas informações para as suas tomadas de decisões.

9 Sistemas de Informação É essencial na criação de empresas competitivas É essencial na criação de empresas competitivas É fundamental ter conhecimento de SI e a própria tecnologia envolvida para o sucesso de qualquer profissional É fundamental ter conhecimento de SI e a própria tecnologia envolvida para o sucesso de qualquer profissional Estamos na Era da Informação Estamos na Era da Informação Gerado ou provocado novos modelos empresariais, novos processos de negócios, novos modos de gerir o conhecimento corporativo. Gerado ou provocado novos modelos empresariais, novos processos de negócios, novos modos de gerir o conhecimento corporativo.

10 Sistemas de Informação Integração digital, tanto dentro quanto fora da empresa, do estoque até a sala do presidente, dos fornecedores ao consumidor final, está alterando o modo como organizamos e administramos uma empresa. Integração digital, tanto dentro quanto fora da empresa, do estoque até a sala do presidente, dos fornecedores ao consumidor final, está alterando o modo como organizamos e administramos uma empresa. È impossível desprezar o aspecto tecnológico. È impossível desprezar o aspecto tecnológico. Nas empresas digitais, a informação que dá apoio às decisões empresariais, está à disposição o tempo todo e em qualquer parte da organização. Nas empresas digitais, a informação que dá apoio às decisões empresariais, está à disposição o tempo todo e em qualquer parte da organização.

11 Sistemas de Informação Sistemas e Tecnologias de Informação são componentes vitais quando se pretende alcançar o sucesso de empresas e organizações. Sistemas e Tecnologias de Informação são componentes vitais quando se pretende alcançar o sucesso de empresas e organizações. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e serviços, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho. Esses sistemas podem auxiliar as empresas a estender seu alcance a locais distantes, oferecer novos produtos e serviços, reorganizar fluxos de tarefas e trabalho.

12 Sistemas de Informação Aplicação inteligente e estratégica de TI aos processos empresariais, pode-se alterar profundamente o dia-a-dia de qualquer empresa. Aplicação inteligente e estratégica de TI aos processos empresariais, pode-se alterar profundamente o dia-a-dia de qualquer empresa. TI possui um leque muito grande de possibilidades, que permite às empresas reagir no mercado extremamente competitivo. TI possui um leque muito grande de possibilidades, que permite às empresas reagir no mercado extremamente competitivo.

13 Sistemas de Informação Empresa Tradicional Empresa Digital Empresa Tradicional Empresa Digital Ex: o Wal-Mart Ex: o Wal-Mart - Graças a tecnologia racional de controle de estoques, e em tempo real, permitiu associar preços baixos, lojas bem estocadas, e a racionalização de produtos - Graças a tecnologia racional de controle de estoques, e em tempo real, permitiu associar preços baixos, lojas bem estocadas, e a racionalização de produtos

14 Sistemas de Informação Empresa Tradicional, ou Clássica, como foi afetada nos dias atuais, por quatro principais elementos: Empresa Tradicional, ou Clássica, como foi afetada nos dias atuais, por quatro principais elementos: - Globalização - Era do Conhecimento - Internet - Tecnologia da Informação Várias tecnologias e conceitos foram criados para essa adaptação. Várias tecnologias e conceitos foram criados para essa adaptação.

15 Sistemas de Informação Segundo Laudon(2004), quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial: Segundo Laudon(2004), quatro grandes mudanças de âmbito mundial estão alterando o ambiente empresarial: A primeira delas é a emergência e o fortalecimento da economia global. A primeira delas é a emergência e o fortalecimento da economia global. A segunda é a transformação de economias e sociedades industriais em economias de serviços, baseadas no conhecimento e na informação. A segunda é a transformação de economias e sociedades industriais em economias de serviços, baseadas no conhecimento e na informação. A terceira é a transformação do empreendimento empresarial. A terceira é a transformação do empreendimento empresarial. A quarta é a emergência da empresa digital. A quarta é a emergência da empresa digital.

16 Sistemas de Informação Emergência da economia global, (VALENTE): Emergência da economia global, (VALENTE): O sucesso das empresas que exportam e/ou importam de hoje e do futuro depende de sua capacidade de operar. Hoje, os SI proporcionam a comunicação e o poder de análise de que as empresas necessitam para conduzir o comércio e administrar negócios em escala global. Através dos SI as empresas podem comunicar-se com distribuidores e fornecedores, operar 24 horas por dia em diferentes ambientes nacionais, coordenar equipes de trabalho e atender às necessidades locais e internacionais de divulgação de informações. Dentro deste cenário de desafios poderosos SI contribuem para que as empresas tenham respostas rápidas.

17 Sistemas de Informação Transformações das economias industriais, (VALENTE): Transformações das economias industriais, (VALENTE): Nessa nova economia, o conhecimento e a informação são os principais ingredientes para a criação de riqueza. Na economia baseada em conhecimento e informação, a tecnologia e os SI adquirem grande importância. Os SI são necessários para otimizar os fluxos de informação e de conhecimento dentro da organização e para auxiliar a administração a maximizar os recursos de conhecimento da empresa. Como a produtividade dos colaboradores depende da qualidade dos sistemas que usam, as decisões da administração sobre a tecnologia de informação são muito importantes para a prosperidade e a sobrevivência da empresa. Nessa nova economia, o conhecimento e a informação são os principais ingredientes para a criação de riqueza. Na economia baseada em conhecimento e informação, a tecnologia e os SI adquirem grande importância. Os SI são necessários para otimizar os fluxos de informação e de conhecimento dentro da organização e para auxiliar a administração a maximizar os recursos de conhecimento da empresa. Como a produtividade dos colaboradores depende da qualidade dos sistemas que usam, as decisões da administração sobre a tecnologia de informação são muito importantes para a prosperidade e a sobrevivência da empresa.

18 Sistemas de Informação Transformação da empresa comercial – esta transformação tem ocorrido nas possibilidades de organização e administração da empresa tradicional. Transformação da empresa comercial – esta transformação tem ocorrido nas possibilidades de organização e administração da empresa tradicional. A empresa tradicional possui uma característica hierárquica, centralizada e estruturada de especialistas; A empresa tradicional possui uma característica hierárquica, centralizada e estruturada de especialistas; A empresa atual possui agrupamento achatado (menos hierárquico), descentralizado e flexível de generalidades que dependem de informações quase instantâneas. Recorre-se ao conhecimento, à aprendizagem e à tomada de decisões. A TI que possibilita esse estilo de administração. A empresa atual possui agrupamento achatado (menos hierárquico), descentralizado e flexível de generalidades que dependem de informações quase instantâneas. Recorre-se ao conhecimento, à aprendizagem e à tomada de decisões. A TI que possibilita esse estilo de administração.

19 Sistemas de Informação A Empresa digital emergente (VALENTE): A Empresa digital emergente (VALENTE): É aquela em que praticamente todos os relacionamento empresariais significativos com clientes, fornecedores e colaboradores são habilitados e mediados digitalmente. É aquela em que praticamente todos os relacionamento empresariais significativos com clientes, fornecedores e colaboradores são habilitados e mediados digitalmente. A informação está disponível a qualquer hora e lugar.A informação está disponível a qualquer hora e lugar. Se distinguem pela dependência quase total de um conjunto de TI´s.Se distinguem pela dependência quase total de um conjunto de TI´s. Para os gerentes de empresas desse tipo, a TI não é simplesmente útil, viabilizadora, mas sim o cerne da empresa, a ferramenta primordial de administração.Para os gerentes de empresas desse tipo, a TI não é simplesmente útil, viabilizadora, mas sim o cerne da empresa, a ferramenta primordial de administração.

20 Objetivo e Foco dos SI Segundo REZENDE, os SI independentemente de seu nível ou classificação, têm como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa. Se os SI não se propuserem a atender a esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. Várias são as experiências negativas de investimentos em SI que não contribuíram da forma esperada. Sendo assim, é preciso planejamento, organização e qualidade nos SI para atender a expectativa da organização.

21 Objetivo e Foco dos SI O foco dos SI deve estar direcionado para o negócio empresarial. O foco dos SI deve estar direcionado para o negócio empresarial. Este foco está intimamente relacionado com os quesitos de qualidade, produtividade, rentabilidade, perenidade e competitividade empresarial. Este foco está intimamente relacionado com os quesitos de qualidade, produtividade, rentabilidade, perenidade e competitividade empresarial.


Carregar ppt "Introdução Sistemas de Informação Prof. Eduardo. Introdução - Sistemas de Informação Segundo CASSARRO: Segundo CASSARRO: Nós, seres humanos, desde as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google