A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gustavo Toshiaki Fujita(07088-4) Ricardo Gomes Azevedo(07226-4) Bernardo Samu Brito(05022-4)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gustavo Toshiaki Fujita(07088-4) Ricardo Gomes Azevedo(07226-4) Bernardo Samu Brito(05022-4)"— Transcrição da apresentação:

1 Gustavo Toshiaki Fujita( ) Ricardo Gomes Azevedo( ) Bernardo Samu Brito( )

2 Onde começar Como começar Como evitar erros A grande finalidade do conhecimento não é conhecer, mas agir. -Thomas Henry Huxley

3 Gestão do Conhecimento Bom senso é fundamental Baseia-se em recursos existentes Ampliação dos recursos Baixo custo

4 Barato e Idéias fácil obtenção Implementação Custo alto e difícil obtenção

5 Início do gerenciamento do conhecimento Divulgar (Muita Expectativa) Realizar (Pouca Expectativa) Realizar Divulgar Ao invés do tradicional: No gerenciamento de conhecimento prega- se:

6 Gestão do Conhecimento Foco : Problemas cruciais para empresa, mas se estes forem muito grandes ou difíceis de resolver, ataque-os por partes Soluções se tornarão mais óbvias

7 Começando pela Tecnologia Iniciar uma organização pela tecnologia Tecnologia é fundamental para sustentar

8 Andersen Consulting Utilização da plataforma Lotus Notes com sistema Knowledge Exchange e aplicativos como ferramentas Office da Microsoft

9 Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas Compartilhamento das melhores práticas Texas instruments 1994 – Jerry Junkins Esforços iniciais – aumento na capacidade Escritório de melhores práticas Sistema de cartões – encontrar quem sabe Prêmio anual Não Foi inventado aqui, mas fui eu que consegui – 1 bilhao de dolares

10 Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas Apesar do sucesso é limitante Clientes Produtos Área técnica Armazenagem do conhecimento tácito

11 Começando pelo Aprendizado Organizacional Métodos: Pensar na organização como um sistema Construir e facilitar comunidades de aprendizado e prática Concentrar-se em desenvolvimento pessoal Criar estruturas orgnizacionais menos hierárquicas Planejar o uso de cenários Poucas iniciativas (Coca Cola) É importante, porém insuficiente

12 Começando pelo processo decisório Pouco adotado Se o conhecimento não melhora o processo decisório, porque geri-lo? Conhecimento Decisões esp. O custo do conhecimento se equivale ao custo da estupidez.

13 Começando pelo processo decisório Exército dos EUA Revisão das ações (AAR) – aprender pela experiência Separar AAR dos processos de aval. Carreira GM Entrevistando gerentes Sem problemas políticos

14 Começando pela contabilidade Contabilidade é um reflexo do ativo intelectual Skandia – Leif Edisson Reunir esforços com outras empresas Área não recomendada como ponto de partida.

15 Ciladas da Gestão do Conhecimento BOM SENSO X CILADAS -Expressões Perigosas:

16 Se construirmos... IDÉIA: construir um SI para armazenar e distribuir conhecimento. CILADA: foco excessivo na tecnologia. Quando as empresas tiram os olhos do conhecimento, elas caem na tecnologia porque ela é mais fácil de comprar, implementar, mensurar.

17 Vamos colocar o Manual do Funcionário On-Line! IDÉIA: usar a intranet para divulgar informações não pertinentes à área do conhecimento. CILADA: perder força no veículo de comunicação. Usemos as tecnologias que deflagaram a ascenção da gestão do conhecimento para armazenar e disseminar conhecimento que tenha valor agregado, seja recheado de insight e induza à sabedoria

18 Ninguém ousa chama-lo de Conhecimento IDÉIA: receio de usar a palavra conhecimento. CILADA: perda do valor do conhecimento. - é necessário reconhecer a idéia maior por traz da gestão do conhecimnto: Aquilo que as pessoas sabem e podem aprender é mais valioso que qualquer outro recurso empresarial.

19 Todos são Gerentes do Conhecimento IDÉIA: limitar investimentos na infra-estrutura, já que deveria ser o trabalho de todos criar, compartilhar e usar o conhecimento. CILADA: A gestão do conhecimento não terá sucesso se não houver trabalhadores e gerente cujo principal trabalho envolva extrair e editar o conhecimento daqueles que o têm, facilitar redes do conhecimentoe implantar e gerir infra-estruturas de tecnologia do conhecimento.

20 Acesso Restrito IDÉIA: foco em criar melhor acesso ao conhecimento. CILADA: Melhor acesso não aumenta a chance das fontes do conhecimento serem consultadas. O conhecimento está fortement associado à hierarquia. A gestão do conhecimento é um empreendimento altamente político. A questão de dar acesso deve ser tratada com extrema cautela.

21 Considerações Finais GESTÃO DO CONHECIMENTO -Bom Senso e fundamentos gerenciais. Uma tensão saudável entre conhecimento e ação é a chave do sucesso organizacional.


Carregar ppt "Gustavo Toshiaki Fujita(07088-4) Ricardo Gomes Azevedo(07226-4) Bernardo Samu Brito(05022-4)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google