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Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos

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Apresentação em tema: "Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
Josianne da Silva Fornaziero Paulo Ferreira da Silva Junior

2 CONTROLE

3 Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

4 Planejamento Organização Direção
O Controle dentro do processo administrativo: Planejamento Organização Direção Controle - Definir os padrões de desempenho - Monitorar o desempenho. - Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos. - Efetuar ação corretiva para assegurar os objetivos desejados. É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária. O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.

5 Conceito de Controle Apalavra controle pode assumir vários e diferentes significados,quando se fala de controle pensa – se em significados regular, conferir ou verificar. Contudo, sob um ponto de vista mais amplo, os três significados mais comum do controle são:

6 Controle Coercitivo

7 É o chamado controle social aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas .

8 Controle automático de regulação

9 O mecanismo de controle detecta possíveis irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar a normalidade.

10 Controle administrativo:

11 É o controle como parte do processo administrativo
É o controle como parte do processo administrativo . Como planejamento, a organização e a direção.

12 O controle nos três níveis da organização:
Nível Organizacional Tipo de Planejamento Conteúdo Tempo Amplitude Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo Prazo Macro-orientado. Aborda a organização como um todo. Intermediário Tático Menos Genérico e Mais Detalhado Médio Prazo Aborda cada unidade organizacional em separado. Operacional Detalhado e Analítico Curto Prazo Micro-orientado. Aborda cada operação em separado. Assim, quando falarmos de controle, queremos dizer que o nível institucional efetua o controle estratégico, o nível intermediário faz os controles táticos, e o nível operacional os controles operacionais, cada qual dentro de sua área de competência.

13 Os três níveis de controle:
Controle estratégico Direciona ao longo prazo Preocupação com o futuro Aborda toda a organização Controle tático Direciona ao médio prazo Aborda cada departamento, ou unidade organizacional. Focaliza a articulação interna Controle operacional Direciona ao curto prazo Focaliza cada processo Ênfase na eficiência

14 Os controles organizacionais

15 Em todas as organizações a administração cria mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis da vida organizacional, em geral os controles organizacionais servem para:

16 Em todas as organizações a administração cria mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis da vida organizacional, em geral os controles organizacionais servem para: Padronizar o desempenho,qualidade dos produtos ou serviços. proteger as organizacionais Limitar a quantidade de autoridade Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas Prevenir para garantir o alcance dos objetivos organização.

17 O Processo do Controle

18 O controle consiste basicamente de um processo que guia a atividade exercida para um fim determinado. O processo de controle apresenta etapas ou fases: Estabelecer objetivos e padrões de desempenho Avaliar o desempenho atual Comparar o desempenho atual com os objetivos ou padrões Adotar a ação corretiva necessária

19 O processo de controle se caracteriza pelo seu aspecto cíclico e repetitivo. Na verdade, o controle deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influência pelas demais.

20 Estabelecimento de objetivos ou padrões

21 O primeiro passo do processo de controle é estabelecer os objetivos ou padrões que se deseja alcançar. Padrões de quantidade Padrões de qualidade Padrões de tempo Padrões de custo

22 O flexitime

23 Um dos controles organizacionais mais antipáticos é a obediência ao horário de trabalho, do pessoal. Muitas empresas estão adotando a flexibilização da jornada de trabalho,a utilização de bancos de horas, e de sistemas pessoais de administração do horário: os chamados flexitimes

24 Característica do controle

25 O administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes, aspectos: Orientação estratégica para resultados Compreensão Orientação rápida para as exceções

26 Planejamento de requisitos de materiais

27 O planejamento de requisitos de matérias (PRM), é um sistema integrado de planejamento de controle de estoque que se aplica a operações muito complexas de manufatura e de serviços.

28 O controle de qualidade

29 O controle de qualidade envolve processos de verificação de materiais, produtos e serviços para assegurar que eles alcancem elevados padrões. O controle de qualidade melhora a produtividade pela redução do desperdício no lado do insumo e pela redução das rejeições no lado dos resultados finais.

30 Administração de hoje

31 Algumas empresas atraem e retêm cliente através de um trabalho de elevada qualidade a um preço não necessariamente mais baixo. Elas visam obter alta margem De lucro em cada produto. Destacando dois fatores críticos de sucesso: A elevada qualidade do produto (utilizando pessoal altamente capacitado, maquinas acabamento fino). O atendimento personalizado e sofisticado ao cliente.

32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.


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