A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localização de Empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localização de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Localização de Empresas
Introdução Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento. (Moreira, 2000: 175). A seleção do local para a implantação de uma empresa, fábrica ou depósito de produtos é uma decisão ligada à estratégia empresarial. (Martins, 2006:90).

2 Localização de Empresas
Globalização: A concorrência acirrada. Empresas transnacionais. Globalização para buscar a competitividade. Empresas industriais e serviços.

3 Importância localização
Decisão estratégica; Nada pode ser negligenciado; Aspectos negativos devem receber mesma atenção que os aspectos positivos; Empresas tem suas particularidades, portanto questões específicas de localização; Tanto para empresas novas como ampliação.

4 LOCALIZAÇÃO Duas categorias de estímulo que influenciam nas decisões de localização das organizações: Alterações na demanda de bens ou serviços. Alterações de ofertas de insumos para a operação.

5 LOCALIZAÇÃO Objetivos da decisão de localização: atingir o equilíbrio entre três subobjetivos relacionados: Custo espacialmente variável com a localização (espacialmente variável significa que algo se altera com a localização geográfica). Serviço que a operação é capaz de prestar ao seu cliente. Receita potencial da operação.

6

7 Opções básicas para empresas em operação
Expandir a instalação já existente: Viável se houver espaço disponível. Adicionar nova unidade retendo as demais que já estão em operação: verificar impacto sobre o sistema total em termos de custo/benefício com a abertura. Fechar uma unidade e abrir outra: balancear os custos de abrir e os custos de fechar.

8 Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização
Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico

9 Localização de Empresas
O cenário da Localização Nenhum fator pode ser desprezado. Capacidade necessária. Quando é necessária. A localização dessa capacidade.

10 Localização de Empresas
A) determinar a forma de medir a capacidade necessária; B) Determinar a demanda para os próximos anos; C) Determinar a capacidade de instalar; D) Desenvolver as alternativas; E) Avaliar as alternativas; F) Decidir qual melhor alternativa.

11 Fatores importantes para decisão de localização
Fatores quantitativos (fatores quantificáveis ou objetivos): podem ter seus custos medidos ou quantificados. Ex. custo de pessoal, custo de terreno e construção, equipamentos, transporte, água energia, gás, taxas e impostos.

12 Fatores importantes para decisão de localização
Fatores qualitativos (fatores não quantificáveis ou subjetivos): não são passíveis de ser quantificados. Ex. atitude do pessoal, dos sindicatos e da comunidade, restrições ambientais e governamentais, qualidade de vida, etc.

13 Exemplos de Fatores Determinantes na Localização
Localização das matérias-primas; Disponibilidade de Mão de Obra; Nível salarial e sindicatos; Disponibilidade de transporte; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Incentivos fiscais

14 determinantes na localização
Exemplos de Fatores determinantes na localização Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos

15 determinantes na localização
Exemplos de Fatores determinantes na localização Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência

16 Localização de Empresas
FATORES QUE INFLUENCIAM NA LOCALIZAÇÃO EMPRESAS DE SERVIÇOS: Rede de transporte; Rede de comunicações; Proximidade com o mercado; Facilidade de comunicação com os clientes; Localização dos concorrentes.

17 LOCALIZAÇÃO (VAREJO) “Há três coisas importantes em vendas no varejo: localização, localização e localização.” Lord Seif DECISÃO SOBRE LOCALIZAÇÃO INTERFEREM NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E NA HABILIDADE DE ATENDER O CLIENTE (CUSTOS E RECEITAS).

18 Localização de Empresas
FATORES QUE INFLUENCIAM NA LOCALIZAÇÃO EMPRESAS INDUSTRIAIS: Fatores de pessoal; Proximidade com mercados consumidores e rede de transportes; Qualidade de vida e serviços; Materiais e fornecedores; Serviços Públicos; clusters, custo terreno, custo da construção, etc.

19 Cluster como Fator Competitivo
Outros tipos de localização Condomínio industrial Consórcio modular APLs Cooperativas Empresa virtual

20 Opções de Localização quando capacidade adicional e necessária:
Não fazer nada: ajuste interno. Expandir a atual instalação. Adicionar nova fábrica. Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.

21 Métodos Quantitativos de Localização Industrial
Centro de Gravidade Momentos Ponto de Equilíbrio Avaliação de Fatores (Busca minimizar custo transporte). (Busca minimizar custo transporte, ponderando um determinado centro (cidade) contra as demais em uma região geográfica). (São comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação – custos fixos + mais custos variáveis). (Identifica critérios determinantes para a decisão de localização – avalia fatores qualitativos).

22

23

24

25 Métodos avaliação de fatores
Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): Fator Peso A B C D Restrições ambientais Disp de mão de obra Sist de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas

26 Escolher C (MARTINS, LAUGENI, 2005).


Carregar ppt "Localização de Empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google