Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGlória Kátia Caiado Martinho Alterado mais de 9 anos atrás
1
Proposta de Dissertação A percepção da comunidade sobre a contribuição econômica e social de uma empresa de comunicações para o desenvolvimento regional: O caso da RBS TV Uruguaiana Ltda na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul Mestrando: Clodovi Bortolon Orientador: Prof. Henrique Freitas PPGA - UFRGS
2
Agenda Tema e Justificativa Objetivos do Trabalho Metodologia de Pesquisa Organização Estudada Contribuições PPGA - UFRGS
3
Tema e Justificativa Os benefícios e contribuições das pequenas empresas de comunicação para a comunidade; A necessária adequação de “uma” empresa de comunicações ao “modelo” que atenda os anseios da sociedade no âmbito econômico e social. PPGA - UFRGS
4
Objetivos Objetivo Geral Verificar como a comunidade percebe um veículo de comunicação no desenvolvimento de uma economia regional, independentemente das pesquisas corporativas. PPGA - UFRGS
5
Objetivos Específicos a) Coletar dados que possam servir para aproximar uma organização prestadora de comunicações da comunidade que atende; b) Identificar expectativas da comunidade com relação às ações comerciais e institucionais onde a organização possa se fixar; c) Adequar, a partir dos dados coletados, a gestão da organização. PPGA - UFRGS
6
Método Estudo de caso mediante a coleta de dados através de uma Survey de natureza exploratória aplicada numa amostra representativa da população. PPGA - UFRGS
7
Survey exploratória Survey exploratória Resultado Desenho da Pesquisa - I Audiência Relação com o mercado Relação com o mercado Resultados Econômicos Resultados Econômicos Percepção da comunidade Goodwill Qualidade e Tecnologia Qualidade e Tecnologia Reconhecimento Integrada ao mercado Integrada ao mercado Pesquisa Formal Pesquisa Formal Outros gestores Outros gestores Gestão Administrativa
8
Processo de identificação que possibilitará avaliar a verdadeira “missão” da organização sob a ótica da comunidade. Survey exploratória Survey exploratória Desenho da Pesquisa - II Resultado
9
Audiência Relação com o mercado Relação com o mercado Resultados Econômicos Resultados Econômicos Percepção da comunidade Gestão Administrativa Goodwill Qualidade e Tecnologia Qualidade e Tecnologia Reconhecimento Integrada ao mercado Integrada ao mercado Economicamente rentável Economicamente rentável Pesquisa Formal Pesquisa Formal Survey exploratória Survey exploratória Outros gestores Outros gestores Desenho da Pesquisa - III Resultado
10
A Organização Estudada RBS TV Uruguaiana Ltda. 24 funcionários 650 clientes ativos Faturamento 1.680 mil/ano* Atende 8 municípios da Fronteira Oeste RS População total 355 mil habitantes Domicílios com TV 63 mil Renda “per capta” 6.550,00 /ano Valores em reais
11
Supervisão: Rede e Anatel Supervisão: Rede e Anatel Cliente Goveno Comunidade Cliente Goveno Comunidade Operações Internas: Adm/Fin. Operac. Técnicas,... Operações Internas: Adm/Fin. Operac. Técnicas,... Marketing Social Estratégias Sociais Estratégias Comunitárias Estratégias Comunitárias POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO POSICIONAMENTO DA EMPRESA NO MERCADO Índice de audiência Empresa em Rede Empresa Participativa Localísmo Estratégias Econômicas Resultados Econômicos Rentabilidade Relação com a Comunidade Desenho das ações na organização
12
Contribuições Para a organização: Dar subsídios para redirecionar os negócios tendo em vista a atenção ao telespectador, ao cliente e à comunidade; Avaliar tendências para uma programação local ou em rede nacional; Melhorar a performance econômica. Para a sociedade: Possibilitar a comunicação do indivíduo com o seu mundo;* Dedicação ao fomento econômico e a atenção social. Pessoais: Compreender o “fascínio” que a Televisão exerce sobre as pessoas; Entender melhor este tipo de organização; Agregar conhecimento e aprendizado. * Ideário RBS
13
Contribuições - Resumo Ações Coletar informações Subsídios Avaliar dados Avaliar dados Aprendizado Posicionamento da empresa no mercado Adaptado de SUSMAN & EVERED 1978
14
Finalização “De todas as coisas que todas as pessoas fazem todo o tempo, talvez nenhuma seja tão prazerosa, envolvente, estimulante e recompensadora quanto ver TV”* Por que razão ? *Eduardo Correa. Revista Mercado Global 09/2000 p.70
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.