A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO 1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A localidade da escola sede, Escola Básica EB 2,3 D. Dinis situa-se na cidade de Leiria, em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO 1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A localidade da escola sede, Escola Básica EB 2,3 D. Dinis situa-se na cidade de Leiria, em."— Transcrição da apresentação:

1

2 I – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO 1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A localidade da escola sede, Escola Básica EB 2,3 D. Dinis situa-se na cidade de Leiria, em Porto Moniz, um dos principais locais de acesso ao centro. um dos principais locais de acesso ao centro. Serve não só a população da cidade, mas também a Serve não só a população da cidade, mas também a da freguesia da Barosa, por decisão do C.A.E. no âmbito d da freguesia da Barosa, por decisão do C.A.E. no âmbito d da distribuição da rede escolar. Leiria é a capital do distrito e sede de um concelho com 29 freguesias. A sua população ronda os habitantes. 29 freguesias. A sua população ronda os habitantes. As actividades económicas predominantes distribuem-se pelos sectores secundário (46%) e terciário (48%). As actividades económicas predominantes distribuem-se pelos sectores secundário (46%) e terciário (48%). Ao sector primário dedicam-se apenas 6% da população activa. Ao sector primário dedicam-se apenas 6% da população activa. A cidade adquiriu um grande incremento económico, e consequentemente sociológico, com o desenvolvimento de algumas indústrias. O crescimento deste sector, em franca expansão desde então, garantiu a Leiria um lugar de destaque na economia portuguesa. Ao concelho pertencem a actualmente 39% das 250 maiores empresas do distrito. No que diz respeito ao domínio da educação, o concelho dispõe de 62 jardins de infância, 122 escolas básicas do 1º ciclo, 7 dos segundo e terceiro ciclos (uma das quais com ensino secundário), 2 escolas básicas integradas, 3 escolas secundárias, 1 Instituto Politécnico com duas escolas superiores e ainda uma Escola Profissional. Relativamente ao ensino privado, existem várias escolas do 1º ciclo, 24 jardins de infância, 13 colégios (estabelecimentos do ensino básico e secundário, dois dos quais na cidade) e ainda dois pólos de instituições de ensino superior. do 1º ciclo, 7 dos segundo e terceiro ciclos (uma das quais com ensino secundário), 2 escolas básicas integradas, 3 escolas secundárias, 1 Instituto Politécnico com duas escolas superiores e ainda uma Escola Profissional. Relativamente ao ensino privado, existem várias escolas do 1º ciclo, 24 jardins de infância, 13 colégios (estabelecimentos do ensino básico e secundário, dois dos quais na cidade) e ainda dois pólos de instituições de ensino superior.

3 II- CONSTITUIÇÃO DO AGRUPAMENTO O agrupamento é constituído por 9 estabelecimentos de educação e ensino, a saber: - Escola Básica EB 2.3 D. Dinis – sede do agrupamento; - Jardins-de-infância: Capuchos e Guimarota; - Escola Básica de 1º Ciclo: Arrabalde, Guimarota, Capuchos, Barosa, Escola Branca(Nº1), Escola Amarela(Nº2) III- CONTACTOS Escola Sede: Escola Básica Integrada da Cordinha - Código: Morada: Rua Dr. João Soares, Porto Moniz, Leria Telefone: FAX: Direcção Regional do Centro Concelho: Leiria

4 Finalidades: O Projecto de Educação para a Saúde pretende ser um projecto transversal, operacionalizado em articulação com outras estruturas da Escola e da Comunidade. Engloba vários projectos que são dinamizados por diversas entidades, sendo os principais: Projecto Viver saudável – Pensar saudável Projecto de Intervenção de Educação Artística Projecto Hora de Pensar Projecto Minisaude O Clube de Saúde prepara e coordena a realização de todas estas actividades.

5 Projecto Viver saudável – Pensar saudável Resulta de um protocolo estabelecido desde 2005 com a Escola Superior de Saúde de Leiria. A metodologia utilizada é a formação de pares, entre alunos estagiários de Enfermagem e alunos do 9º ano. As actividades consistem em palestras de 90 minutos com todos os alunos do 9º ano, sobre três temáticas ( duas / tema ): Alimentação e Saúde Estilos de Vida Saudáveis Saúde Sexual e Reprodutiva No final do ano os alunos participam num jogo interactivo, de avaliação da actividade, que este ano vai na 6ª edição – OLIMPÍADAS DA SAÚDE. Visitam também a Escola de Saúde de Leiria

6 Projecto Intervenção de Educação Artística Resulta de um protocolo estabelecido com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais desde A metodologia utilizada é a formação de pares, entre alunos de Educação Social e de Animação Socio-cultural e alunos do 9º e 7º anos. As actividades consistem em dinâmicas de grupo de 90 minutos com todos os alunos do 9º ano, assim como alguns 7º anos. Estas actividades têm como objectivo principal o desenvolvimento de competências psicossociais, permitindo : Facilitar aos alunos o envolvimento em experiências de criação artística e criativa; Facilitar a reflexão sobre problemáticas próximas do quotidiano dos alunos através do uso de linguagens artísticas No final das actvidades será feita uma participação nas Olimpíadas da Saúde - com a apresentação de trabalhos.

7 Projecto Hora de Pensar – Filosofia para crianças e jovens Resulta do estabelecimento de parceria com a Associação Portuguesa para o Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF) desde Resulta do estabelecimento de parceria com a Associação Portuguesa para o Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF) desde Tem como principais objectivos: Tem como principais objectivos: Melhorar o sucesso educativo dos alunos através do desenvolvimento das competências psicossociais – críticas e éticas, reflexão e análise de atitudes e valores, desenvolvimento da sociabilidade e da responsabilidade. Melhorar o sucesso educativo dos alunos através do desenvolvimento das competências psicossociais – críticas e éticas, reflexão e análise de atitudes e valores, desenvolvimento da sociabilidade e da responsabilidade. Facilitar a construção da sua identidade e personalidade, estruturada e organizada em valores éticos fundamentais. Facilitar a construção da sua identidade e personalidade, estruturada e organizada em valores éticos fundamentais. As actividades concretizam-se em sessões de 50 minutos, durante as quais são apresentadas situações –problema, geradoras de debate de ideias, orientado por técnicos da APAEF. A APAEF também realiza formação nesta área com os professores – do 1º, 2º e 3º ciclos, onde estas actividades decorrem.

8 Projecto Minisaude / Saude em Movimento Projecto Minisaude / Saude em Movimento Esta actividade consiste na realização de sessões em formação de pares, entre alunos do 9º ano e alunos do 1º ciclo do Agrupamento. Esta actividade consiste na realização de sessões em formação de pares, entre alunos do 9º ano e alunos do 1º ciclo do Agrupamento. Grupos de alunos de 9º ano utilizam diversos materiais recorrendo ao trabalho de projecto e, com recurso às TIC, preparam actividades sobre temáticas da saúde, tendo como pondo de referência as actividades realizadas pelas Escolas Superiores que com eles trabalham – o objectivo principal é a promoção de estilos de vida saudáveis. Grupos de alunos de 9º ano utilizam diversos materiais recorrendo ao trabalho de projecto e, com recurso às TIC, preparam actividades sobre temáticas da saúde, tendo como pondo de referência as actividades realizadas pelas Escolas Superiores que com eles trabalham – o objectivo principal é a promoção de estilos de vida saudáveis. Grupos de alunos do 9º ano preparam actividades de Educação Física, com recurso a jogos didácticos – o objectivo principal é a promoção do exercício físico e a diminuição do stress. Grupos de alunos do 9º ano preparam actividades de Educação Física, com recurso a jogos didácticos – o objectivo principal é a promoção do exercício físico e a diminuição do stress. Os alunos do 1º ciclo – destinatários destas actividades – realizam trabalhos sobre estas actividades. Os alunos do 1º ciclo – destinatários destas actividades – realizam trabalhos sobre estas actividades.

9 Parcerias: São parceiros principais: Escola Superior de Saúde de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria Centro de Saúde Gorjão Henriques Colaboram habitualmente : Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Novo Olhar, ISLA, APAEF, APF, IPJ

10 O Projecto de Educação para a Saúde - Viver saudável – pensar saudável - tenta desenvolver actividades de formação mas também uma componente prática, no sentido de mobilizar activamente a comunidade educativa, e em especial, os alunos, em direcção aos objectivos propostos pelo mesmo. A META É… TODOS CONSTRUIRMOS SAÚDE!

11 OBJECTIVOS -Sensibilizar a comunidade escolar para as questões da saúde física, mental e social; -Sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde; -Sensibilizar para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis; -Promover acções de sensibilização que previnam comportamentos de risco na comunidade; -Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem. -Reflectir sobre as alterações físicas e emocionais vividas pelos rapazes e pelas raparigas durante a - puberdade e a adolescência; -Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a auto-estima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros; - Capacitar o corpo docente de estratégias de intervenção na promoção de estilos de vida saudáveis na comunidade educativa; -Sensibilizar os encarregados de educação para a importância de uma intervenção partilhada e responsável na promoção da saúde dos jovens.;

12 Cursos superiores envolvidos O curso superior de Enfermagem dinamiza palestras sobre 3 temas : Alimentação e Saúde, Estilos de Vida saudáveis e Saúde Sexual e Reprodutiva. O curso superior de Enfermagem dinamiza palestras sobre 3 temas : Alimentação e Saúde, Estilos de Vida saudáveis e Saúde Sexual e Reprodutiva. Os cursos superiores de Educação Social e de Animação Sociocultural dinamizam actividades de desenvolvimento de competências psicossociais, através de dinâmica de grupos, promovendo a diminuição da violência em meio escolar. Os cursos superiores de Educação Social e de Animação Sociocultural dinamizam actividades de desenvolvimento de competências psicossociais, através de dinâmica de grupos, promovendo a diminuição da violência em meio escolar. O curso superior de Exercício e Bem-estar desenvolve actividades de fitness e realiza palestras sobre " Exercício Físico e Saúde ". O curso superior de Exercício e Bem-estar desenvolve actividades de fitness e realiza palestras sobre " Exercício Físico e Saúde ". Estas actividades envolvem todos os alunos de 9º ano e a maioria das turmas de 7º e 8º ano. Estas actividades envolvem todos os alunos de 9º ano e a maioria das turmas de 7º e 8º ano.

13 Colaborações preferenciais : A Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF ) colabora, desde 2008/09 na formação de professores em Filosofia para crianças e jovens e na dinamização de actividades com alunos - projecto Hora de Pensar "- tanto do 1º ciclo, como dos 2º e 3º. A Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF ) colabora, desde 2008/09 na formação de professores em Filosofia para crianças e jovens e na dinamização de actividades com alunos - projecto Hora de Pensar "- tanto do 1º ciclo, como dos 2º e 3º. Este projecto visa desenvolver competências psicossociais dos jovens, o seu espírito critico e uma consciência cívica responsável. Este projecto visa desenvolver competências psicossociais dos jovens, o seu espírito critico e uma consciência cívica responsável.

14 Colaborações preferenciais: A Associação Novo Olhar – associação que trabalha na diminuição do risco na comunidade ( prevenção de comportamentos aditivos ) – que trabalha com os alunos dos 8º e 9º anos, sobre as temáticas de DST,s e prevenção do consumo de substâncias psicoactivas. A Associação Novo Olhar – associação que trabalha na diminuição do risco na comunidade ( prevenção de comportamentos aditivos ) – que trabalha com os alunos dos 8º e 9º anos, sobre as temáticas de DST,s e prevenção do consumo de substâncias psicoactivas. Realiza formações utilizando jogos interactivos e a visualização de filmes seguido de debate de ideias. Realiza formações utilizando jogos interactivos e a visualização de filmes seguido de debate de ideias.

15 Colaborações preferenciais: O Centro de saúde Gorjão Henriques colabora também activamente nas actividades, em especial na realização de rastreios e sessões de sensibilização sobre Higiene Oral e Alimentação saudável na " Semana da Saúde ", no âmbito do Dia Mundial da Saúde. O Centro de saúde Gorjão Henriques colabora também activamente nas actividades, em especial na realização de rastreios e sessões de sensibilização sobre Higiene Oral e Alimentação saudável na " Semana da Saúde ", no âmbito do Dia Mundial da Saúde. A óptica Alípios ( Leiria ) colabora em rastreios da visão. A óptica Alípios ( Leiria ) colabora em rastreios da visão. O ISLA tem colaborado através de actividades do seu departamento de Psicologia. O ISLA tem colaborado através de actividades do seu departamento de Psicologia.

16 Recursos Biblioteca e mediateca escolar Biblioteca e mediateca escolar Materiais audio-visuais - video-projectores, gravador de video e CD Materiais audio-visuais - video-projectores, gravador de video e CD Máquina de filmar, máquina fotográfica, gravadores, Máquina de filmar, máquina fotográfica, gravadores, sistema de som, instrumentos musicais, sistema de som, instrumentos musicais, computadores, impressoras, computadores, impressoras, jogos didáctivos jogos didáctivos materiais de pintura e desenho, educação física materiais de pintura e desenho, educação física videos, CD,s, filmes videos, CD,s, filmes

17 Planificação Anual do Projecto de Educação para a Saúde Dia/Mês Temas/ActividadesActividades/Dinamizadore s Destinatários Novembro Actividade dinamização sobre SIDA Comemoração do Dia Mundial de Luta contra a SIDA Jogo inter-activo sobre SIDA Dinamização por técnicos da Associação Novo Olhar – Leiria Sessão de sensibilização sobre VIH – SIDA – Dinamização pela Associação ABRAÇO 8 e 9º Ano Semana da Saúde Palestra sobre Afectos e Sexualidade Palestra dinamizada em colaboração com a Associação de Pais Dinamizador a convidar pela Associação Encarregados de Educação 17Novembro Comemoração do Dia do Não Fumador Afixação de cartazes na escola, com distribuição de panfletos, de forma a sensibilizar a comunidade escolar para importância de levar uma vida saudável sem tabaco. Comunidade Escolar

18 Ao longo do ano Exposição de trabalhos sobre temas de saúde Comemoração de dias temáticos Dinamização a cargo de alunos de 5º ao 9º ano em área de projecto Comunidade escolar Ao longo do ano Saúde em Movimento MINISAUDE Actividades de sensibilização para a importância de estilos de vida saudáveis Dinamização a cargo de alunos do 9º ano em área de projecto Escolas EB1 Novembro / Dezembro Alimentação e Saúde Palestras sobre Alimentação e Saúde Dinamização a cargo de alunos finalistas de enfermagem da ESSL-IPL Alunos de 9º ano Fevereiro /Janeiro Estilos de Vida saudáveis / prevenção de comportamentos aditivos Palestras sobre estilos de vida saudáveis / prevenção do risco Dinamização a cargo de alunos finalistas de enfermagem da ESSL-IPL Alunos de 9º ano

19 Janeiro / Fevereiro Saúde Sexual e Reprodutiva Palestras sobra Saúde Sexual e Reprodutiva Dinamização a cargo dos alunos finalistas de Enfermagem da ESSL-IPL Alunos de 9º ano Semana da Saúde Atelier de Saúde Conjunto de rastreios à comunidade educativa Dinamização do Centro de Saúde Drº Gorjão Henriques Alunos do 2º, 3ºciclos. Comunidade educativa 2º Periodo 2º Periodo Visita ao Laboratório de Saúde Pública Centro de Saúde Drº Gorjão Henriques Acção de sensibilização para a importância de uma vigilância sanitária correcta para a promoção da saúde. Conhecimento do funcionamento de um Centro de Saúde Alunos do 9º ano Maio Visita à Escola Superior de Saúde de Leiria Acção de sensibilização para a importância da Escola de Saúde na promoção da saúde local. Conhecimento do funcionamento da escola de saúde. Sensibilização para profissões na área de saúde Alunos de 9º ano

20 2º Periodo 2º Periodo Sexualidade / Alterações morfológicas da Puberdade / Cuidados de Higiene Actividade realizada pela Empresa Ausónia, - A adolescência e Tu - com dinamização a cargo de uma técnica especializada 8º Anos 1º / 2º / 3º Periodo Diminuição da violência em meio escolar / gestão de conflitos Actividades de dinâmica de grupos dinamizadas por alunos / professores da Escola Superior de Educação de Leiria – formação de pares 7º / 9º anos 1º periodo Alterações na adolescência, educação para os valores, educação sexual Acção de formação para pais e encarregados de educação sobre a importância dos afectos no crescimento e na educação sexual dos jovens Dinamização a cargo da APF Pais e encarregados de educação Semana da Saúde Palestra Exercício Físico e Saúde Masterclass de Fitness Palestras dinamizadas por professores e alunos do curso de Desporto da ESEL, e Masterclass de Fitness, de forma a sensibilizar para a importância da actividade física para a promoção da saúde Alunos do 3º ciclo

21 Janeiro / Fevereiro Saúde Sexual e reprodutiva Palestras sobre Saúde sexual e reprodutiva Dinamização por alunos de enfermagem da ESSL-IPL Alunos do 9º ano 2º Período Dia dos Afectos Actividades de sensibilização para os relacionamentos saudáveis Dinamização a cargo de professores e alunos da ESECS Comunidade escolar 1º Período Filosofia para crianças e jovens Hora de Pensar Hora de Pensar Demonstração de actividades práticas de Filosofia para crianças e jovens a dinamizar pela APAEF em colaboração com o Agrupamento Alunos do Agrupamento 1º ciclo / 2º ciclo 1º ciclo / 2º ciclo Semana da Saúde Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Demonstração de 1ºs Socorros e Suporte Básico de Vida, dinamizada pela Cruz Vermelha Portuguesa em colaboração com o Agrupamento Colaboram os professores de Educação Física Alunos do 3º ciclo Maio Maio 6ªs Olimpíadas da Saúde Jogo interactivo de avaliação das actividades com a Escola Superior de Saúde de Leiria Dinamização do Agrupamento e da ESSL- IPL Comunidade escolar Alunos do 9º ano

22 Olimpíadas da Saúde As Olimpíadas da Saúde são um jogo interactivo totalmente concebido pela parceria entre o Agrupamento de Escolas D. Dinis e a Escola Superior de Saúde de Leiria. Realiza-se desde No ano lectivo de 2007 / 2008 contou com a participação dos outros Agrupamentos de Escolas de Leiria. Trata-se de uma actividade de avaliação do projecto Viver saudável – Pensar saudável Nele concorrem equipas representantes de todas as turmas de 9º ano, as quais têm de pôr à prova os conhecimentos adquiridos sobre três temáticas de saúde: Alimentação saudável Alimentação saudável Estilos de vida saudáveis Estilos de vida saudáveis Saúde Sexual e Reprodutiva Saúde Sexual e Reprodutiva O jogo realiza-se na ESSL –IPL e tem a dinamização conjunta de alunos e professores de ambas as instituições No final há prémios para as equipes vencedoras e diplomas para todos. A avaliação feita por representantes de instituições de saúde locais é positiva. A DREC e a DGIDC têm dado o seu apoio a esta actividade. A DREC e a DGIDC têm dado o seu apoio a esta actividade.

23 Avaliação Um projecto não se executa por si mesmo, é necessário que todos os intervenientes acompanhem a realização das actividades previstas, que a comunidade funcione como um todo. Um projecto não se executa por si mesmo, é necessário que todos os intervenientes acompanhem a realização das actividades previstas, que a comunidade funcione como um todo. A Avaliação será feita ao longo do ano, no final de cada actividade, através de várias formas consoante as actividades – questionários, diálogo aberto com a comunidade envolvida. A Avaliação será feita ao longo do ano, no final de cada actividade, através de várias formas consoante as actividades – questionários, diálogo aberto com a comunidade envolvida. As Olimpíadas da Saúde constituem a actividade – final de avaliação do projecto Viver saudável – pensar saudável, o qual existe desde 2004, através do estabelecimento de um protocolo entre o Agrupamento D. Dinis e a Escola Superior de Saúde de Leiria. As Olimpíadas da Saúde constituem a actividade – final de avaliação do projecto Viver saudável – pensar saudável, o qual existe desde 2004, através do estabelecimento de um protocolo entre o Agrupamento D. Dinis e a Escola Superior de Saúde de Leiria. A Avaliação também terá em conta a forma e o dinamismo com que colaboraram as entidades exteriores que participam no projecto – Escola Superior de Saúde Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, Centro de Saúde Gorjão Henriques A Avaliação também terá em conta a forma e o dinamismo com que colaboraram as entidades exteriores que participam no projecto – Escola Superior de Saúde Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, Centro de Saúde Gorjão Henriques Pretende-se com a Avaliação a construção de mecanismos de auto-correcção do projecto de promoção de saúde do Agrupamento. Pretende-se com a Avaliação a construção de mecanismos de auto-correcção do projecto de promoção de saúde do Agrupamento. Será elaborado pela coordenadora de saúde um relatório final de todas as actividades realizadas Será elaborado pela coordenadora de saúde um relatório final de todas as actividades realizadas

24 Olimpíadas da saúde

25 Metodologia Os temas são trabalhados, ao longo do ano lectivo, em especial pelos Directores de turma em Formação Cívica, pelos professores de Área de Projecto, pelos professores de Educação Física – estes últimos fazem também a aplicação do programa Fitnessgram, a sua monotorização, e ainda o acompanhamento das actividades realizadas com o curso de Desporto da Escola Superior de Educação de Leiria Os temas são trabalhados, ao longo do ano lectivo, em especial pelos Directores de turma em Formação Cívica, pelos professores de Área de Projecto, pelos professores de Educação Física – estes últimos fazem também a aplicação do programa Fitnessgram, a sua monotorização, e ainda o acompanhamento das actividades realizadas com o curso de Desporto da Escola Superior de Educação de Leiria As actividades propostas procuram ser de carácter diversificado : palestras, formação de pares, dinâmica de grupos, ateliers, acções de formação, jogos interactivos, visitas de estudo, actividades físicas diversas, exposições, debates. As actividades propostas procuram ser de carácter diversificado : palestras, formação de pares, dinâmica de grupos, ateliers, acções de formação, jogos interactivos, visitas de estudo, actividades físicas diversas, exposições, debates.

26 Demonstração de 1ºs Socorros e Suporte Básico de Vida Na Semana da Saúde a Cruz Vermelha Portuguesa vem à escola fazer uma demonstração de 1ºs Socorros e suporte básico de vida. Decorre no Pavilhão Gimnodesportivocom a colaboração dos professores de Educação Física. Destinam-se aos alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade. Destinam-se aos alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.

27 O Projecto está em continuidade até ao final do ano lectivo, com a realização das actividades inseridas na planificação supracitada. Entende-se como um projecto dinâmico, que pode ainda incluir actividades que se verifiquem ser oportunas, e que traduzam o intercâmbio entre a escola e a comunidade em que se insere. Entende como principais parceiros os pais e encarregados de educação dos alunos, como principais agentes de mudança. A coordenadora de saúde - Celeste Tavares


Carregar ppt "I – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO 1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A localidade da escola sede, Escola Básica EB 2,3 D. Dinis situa-se na cidade de Leiria, em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google