A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREVENÇÃO EM SAÚDE PREVENÇÃO EM SAÚDE Prof. Arlete Spencer Vanzin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREVENÇÃO EM SAÚDE PREVENÇÃO EM SAÚDE Prof. Arlete Spencer Vanzin."— Transcrição da apresentação:

1 PREVENÇÃO EM SAÚDE PREVENÇÃO EM SAÚDE Prof. Arlete Spencer Vanzin

2 Como Enfermeira atuando no ensino,Pesquisa e extensão nas áreas de enfermagem Saúde Pública e enfermagem do Trabalho, na EE/UFRGS. Organizei a Assistência de enf. na Saúde do Adulto em nível Ambulatorial no HCPA, criando condições para o ensino e a pesquisa,enfocando a prevenção em saúde contribuindo para a capacitação de profissionais nesta área. Numa análise de 15 anos acompanhando 217 diabéticos, com reinternações freqüêntes, após receberem orientações individuais mediante a consulta de enfermagem e em grupos com ênfase nas ações preventivas, não apresentaram complicações sendo desnecessária internações hospitalares subsequentes. A ênfase foi dada em prevenção em saúde. Esta pesquisa culminou coma minha tese de doutorado e livre docente apresentada na UERJ. Foi uma valiosa contribuição científica para o ensino de graduação e pós graduação, beneficiando uma clientela significativa visando a melhoria na qualidade de vida com extensão a família e a comunidade.

3 CAUSAS DE INTERNAÇÕES EVITÁVEIS Segundo a literatura na área da saúde pública 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção primária, através da promoção e proteção específica, ou seja prevenção em saúde. A prevenção inicia-se pela proteção específica da gestante e a seguir a criança especialmente na primeira infância com agentes imunizantes na erradicação ao controle das doenças transmissíveis. Erradicadas varíola, paralisia infantil Controladas diftería, tétano, rubéola, meningite, hepatite, BCG entre outras.

4 Erradicadas ou controladas em extenção universal Identificação precoce de problemas na criança e adolescente, visando a prevenção das cardiopatias, hipertensão arterial, problemas visuais e auditivos, obesidade, dislipidemia entre outros. Identificação precoce de problemas na criança e adolescente, visando a prevenção das cardiopatias, hipertensão arterial, problemas visuais e auditivos, obesidade, dislipidemia entre outros. Educação para a saúde pertinente aos grupos etários. Educação para a saúde pertinente aos grupos etários.

5 Uma alternativa para erradicação ou controle dos problemas de saúde para aumentar a extensão da cobertura da população no controle dos fatores de risco é o Macro Evento. Uma alternativa para erradicação ou controle dos problemas de saúde para aumentar a extensão da cobertura da população no controle dos fatores de risco é o Macro Evento. Trata-se de uma abordagem no ensino da enfermagem que envolve investigação e ações especializadas estimulando a liderança acadêmica no exercício da prevenção em saúde. Trata-se de uma abordagem no ensino da enfermagem que envolve investigação e ações especializadas estimulando a liderança acadêmica no exercício da prevenção em saúde. Num curto espaço de tempo detectam-se problemas de saúde significativos, numa população expressiva, que é estimulada a se conscientizar na melhoria da sua qualidade de vida. Num curto espaço de tempo detectam-se problemas de saúde significativos, numa população expressiva, que é estimulada a se conscientizar na melhoria da sua qualidade de vida. Contribuem também para dispertar a vontade política, estabelecer prioridades e democratizar o conhecimento, despertar no enfermeiro a motivação para uma melhor articulação entre enfermagem e sociedade. Contribuem também para dispertar a vontade política, estabelecer prioridades e democratizar o conhecimento, despertar no enfermeiro a motivação para uma melhor articulação entre enfermagem e sociedade.

6 Num trabalho de campo no maior Colégio Estadual de Porto Alegre, constatamos um percentual de 7% de hipertensão num acompanhamento de 600 alunos do primeiro ano do segundo grau, através de um censo pressório. Num trabalho de campo no maior Colégio Estadual de Porto Alegre, constatamos um percentual de 7% de hipertensão num acompanhamento de 600 alunos do primeiro ano do segundo grau, através de um censo pressório. Dados também encontrados em vários colégios estaduais de primeiro grau de Porto Alegre e grande Porto Alegre com percentual de 5% a 9%. Dados também encontrados em vários colégios estaduais de primeiro grau de Porto Alegre e grande Porto Alegre com percentual de 5% a 9%. Estes dados estão em consonância com a literatura americana que refere de 2% a 12% de hipertensão encontrada na criança e no adolescente. Estes dados estão em consonância com a literatura americana que refere de 2% a 12% de hipertensão encontrada na criança e no adolescente. As crianças e os adolescentes que apresentavam cifras tencionais elevadas eram encaminhadas para confirmação diagnóstica e tratamento. As crianças e os adolescentes que apresentavam cifras tencionais elevadas eram encaminhadas para confirmação diagnóstica e tratamento. As atividades mencionadas são partes das atribuições do enfermeiro que por formação curricular deve enfatizar ações preventivas no exercício do cuidado ao cidadão. As atividades mencionadas são partes das atribuições do enfermeiro que por formação curricular deve enfatizar ações preventivas no exercício do cuidado ao cidadão.

7

8

9 Dislipidemia Tabagismo Hipertensão Arterial Diabetes Mellitus Obesidade Abdominal Estresse Baixo consumo de frutas e verduras A ERRADICAÇÃO OU CONTROLE DE SETE FATORES DE RISCO Seriam responsáveis pela de 90% (homem) e 94% (mulher) do risco populacional atribuído ao Infarto Agudo do Miocárdio. A OMS revela que 3 fatores de risco Sedentarismo Tabagismo Consumo inadequado de frutas e verduras São responsáveis por 80% das doenças isquêmicas do coração

10 A prevenção é um processo que habilita o indivíduo a auto cuidar-se no sentido de aumentar o controle e melhorar sua saúde. A prevenção é um processo que habilita o indivíduo a auto cuidar-se no sentido de aumentar o controle e melhorar sua saúde. A saúde é resultante das necessidades básicas atendidas. A saúde é resultante das necessidades básicas atendidas. A promoção da saúde, é a ciência e a arte de manter e ou melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas por ações tanto grupais, quanto individuais, através de programas, serviços e práticas. A promoção da saúde, é a ciência e a arte de manter e ou melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas por ações tanto grupais, quanto individuais, através de programas, serviços e práticas. Ricardo de Marchir A qualidade de vida: É a busca do equilíbrio entre a obrigação e o prazer entre o trabalho e a diversão. Elementos ou determinantes do estado de saúde de um povo Biologia Humana Ambiente Estilo de vida Organização de serviço de saúde

11 Construção da Qualidade de Vida Reconhecer a verdade sobre nós mesmos; Compreender quem somos; Compreender quem somos; Como lidamos com os desafios da vida; Como lidamos com os desafios da vida; Como reagimos a perdas e frustrações; Como reagimos a perdas e frustrações; Resulta da competência para encontrar um rumo para a própria vida, buscar o que realmente importa. Resulta da competência para encontrar um rumo para a própria vida, buscar o que realmente importa.

12 Quanto maior a auto-estima melhor a Qualidade de Vida à saúde e consequentemente a longevidade A AUTO-ESTIMA É O ELEMENTO DETERMINANTE: Da eficiência Da eficiência Do bem-estar Do bem-estar Do sentimento de estar feliz Do sentimento de estar feliz

13 Auto-estima forma-se nos primeiros anos de nossa infância, sendo inicialmente muito influenciada pelas opiniões, reações e atitudes de outras pessoas, principalmente de nossos pais. Auto-estima forma-se nos primeiros anos de nossa infância, sendo inicialmente muito influenciada pelas opiniões, reações e atitudes de outras pessoas, principalmente de nossos pais. Este sentimento é composto por um julgamento próprio sobre competência e valor pessoal. Este sentimento é composto por um julgamento próprio sobre competência e valor pessoal. É a soma da autoconfiança e do autorespeito e reflete o julgamento implícito de nossa capacidade de lidar com os desafios da vida e o direito de sermos felizes. É a soma da autoconfiança e do autorespeito e reflete o julgamento implícito de nossa capacidade de lidar com os desafios da vida e o direito de sermos felizes.

14 Assim, auto-estima é a medida deste amor-próprio dedicado a nós mesmos. Este sentimento se revela também através do grau de saúde física, mental e espiritual do indivíduo. Assim, auto-estima é a medida deste amor-próprio dedicado a nós mesmos. Este sentimento se revela também através do grau de saúde física, mental e espiritual do indivíduo. O caminho para conquistar a saúde, o bem-estar, a felicidade e uma maior qualidade de vida é o autoconhecimento. O caminho para conquistar a saúde, o bem-estar, a felicidade e uma maior qualidade de vida é o autoconhecimento.

15 As pessoas que estão de bem com a vida estão alegres e felizes! As pessoas que estão de bem com a vida estão alegres e felizes! A auto-estima é a nossa capacidade de valorizar a nós mesmos A auto-estima é a nossa capacidade de valorizar a nós mesmos A auto-estima é a nossa capacidade de acertar todos os aspectos da vida. A auto-estima é a nossa capacidade de acertar todos os aspectos da vida. A auto-estima melhora a imunologia A auto-estima melhora a imunologia Capacidade de lidar Fracassos Sucessos

16 As empresas estão preocupadas em reduzir as doenças AMAR AMAR CONVIVER CONVIVER LAZER... LAZER... Programas de promoção da saúde. Programas de promoção da saúde. Mudanças de estilo de vida para evitar o tresse Mudanças de estilo de vida para evitar o tresse 53% é o estilo de vida que levamos sem tempo para: 53% é o estilo de vida que levamos sem tempo para: Programas de promoção da saúde. Programas de promoção da saúde. Mudanças de estilo de vida para evitar o tresse Mudanças de estilo de vida para evitar o tresse 53% é o estilo de vida que levamos sem tempo para: 53% é o estilo de vida que levamos sem tempo para:

17 Como o estresse compromete a qualidade de vida? É preciso ter a sabedoria e a inteligência para conviver com ele em equilíbrio. É preciso ter a sabedoria e a inteligência para conviver com ele em equilíbrio. O estresse é uma síndrome dos tempos atuais, exige capacidade de adaptação. O estresse é uma síndrome dos tempos atuais, exige capacidade de adaptação. O que compromete mais a nossa vida: acidente, assalto, medo, trânsito, homicídio. O que compromete mais a nossa vida: acidente, assalto, medo, trânsito, homicídio. O mínimo é ser feliz O mínimo é ser feliz

18 Sintomas de Estresse Ansiedade Ansiedade Desânimo Desânimo Distúrbio do sono Distúrbio do sono Baixa auto- estima Baixa auto- estima Cansaço mental Cansaço mental Sedentarismo Sedentarismo Disfunção sexual Disfunção sexual Hipertensão Hipertensão Cefaléia Cefaléia Sentimento de solidão Sentimento de solidão Depressão Depressão Distúrbio alimentar Distúrbio alimentar Constipação Constipação Queda de cabelo Queda de cabelo Má digestão Má digestão Diminuição do libido Diminuição do libido Dores nas costas Dores nas costas Irritabilidade Irritabilidade

19 SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE Além dos estressores referidos são: Além dos estressores referidos são: Exigências e pressão no trabalho, Exigências e pressão no trabalho, Condições precárias de trabalho, Condições precárias de trabalho, Doença na família e relações conflitantes, Doença na família e relações conflitantes, Traição no casamento, Traição no casamento, Subemprego, Subemprego, Falta de reconhecimento, Falta de reconhecimento, Dívidas, Dívidas, Baixa auto-estima Baixa auto-estima Além dos estressores referidos são: Além dos estressores referidos são: Exigências e pressão no trabalho, Exigências e pressão no trabalho, Condições precárias de trabalho, Condições precárias de trabalho, Doença na família e relações conflitantes, Doença na família e relações conflitantes, Traição no casamento, Traição no casamento, Subemprego, Subemprego, Falta de reconhecimento, Falta de reconhecimento, Dívidas, Dívidas, Baixa auto-estima Baixa auto-estima

20 Agravantes da Qualidade de Vida Riscos auto-impostos Fumo Fumo Álcool Álcool Drogas Drogas Incapacidade para agir no controle da dependência destas drogas Ø Dar uma parada e refletir sobre o comprometimento da Qualidade de Vida.

21 Prevenção é saúde Viver sem estresse é tarefa impossível. Viver sem estresse é tarefa impossível. Viver significa aprender a coexistir com o estresse. Apenas a morte nos libera do estresse.Haus Selye Viver significa aprender a coexistir com o estresse. Apenas a morte nos libera do estresse.Haus Selye Direcione sua energia para aprender a gerenciá-lo para viver com mais eficácia e vigor. Viver sem estresse é tarefa impossível. Viver sem estresse é tarefa impossível. Viver significa aprender a coexistir com o estresse. Apenas a morte nos libera do estresse.Haus Selye Viver significa aprender a coexistir com o estresse. Apenas a morte nos libera do estresse.Haus Selye Direcione sua energia para aprender a gerenciá-lo para viver com mais eficácia e vigor.

22 O SEGREDO DA FELICIDADE Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford da Inglaterra que estudaram durante 15 anos o segredo da felicidade consiste em: Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford da Inglaterra que estudaram durante 15 anos o segredo da felicidade consiste em: Fazer programas simples Praticar esportes Praticar esportes Ter muitos amigos Ter muitos amigos Fé e freqüentar igrejas Fé e freqüentar igrejas Casamento estável Casamento estável Fidelidade conjugal Fidelidade conjugal Trabalhar muito, prazerosamente. Trabalhar muito, prazerosamente. Concluindo: Trabalho, esporte, fidelidade, fé e lazer coroados pelo prazer, são pontos chaves para atingirmos a Felicidade. Concluindo: Trabalho, esporte, fidelidade, fé e lazer coroados pelo prazer, são pontos chaves para atingirmos a Felicidade.

23 A Enfermagem é uma das profissões que tem como objetivo o cuidado do ser humano, com papel importante na valorização da qualidade de vida, resultante das ações preventivas em saúde. A Enfermagem é uma das profissões que tem como objetivo o cuidado do ser humano, com papel importante na valorização da qualidade de vida, resultante das ações preventivas em saúde.


Carregar ppt "PREVENÇÃO EM SAÚDE PREVENÇÃO EM SAÚDE Prof. Arlete Spencer Vanzin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google