A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES MÓDULO II – Conciliação e suas Técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES MÓDULO II – Conciliação e suas Técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES MÓDULO II – Conciliação e suas Técnicas

2 Etapas da sessão de Conciliação Preparação Introdução Escuta Empática Negociação Conclusão

3 ESTÁGIOS DA CONCILIAÇÃO 1.Preparando-se para a Conciliação Estudo do caso, seleção do material e interação com a equipe Estruturação do local Preparando-se para a sessão de conciliação 2. Iniciando a Conciliação Apresentações Solicitação dos documentos Explicação sobre o Juizado e sobre a dinâmica da sessão de conciliação: tentativas de acordos + benefícios da conciliação Explicação do papel do conciliador: um facilitador não um juiz Fixação das regras do diálogo: respeito recíproco, escutar sem interrupções, sigilo.

4 3. Momento da escuta: Reunindo informações Declarações das partes. Formulação de perguntas pelo conciliador com objetivo de entender o conflito. Delimitar os pontos que serão negociados. Escutando ativamente – recontextualizar. Utilizar-se do resumo para finalizar esse estágio. 4. Negociando questões e interesses Fixação dos pontos controvertidos – fragmentação. Levantar proposta das partes (antes de sugerir). Enfoque nos interesses / separar as pessoas do problema. Enfoque prospectivo e invenção de opções de ganhos mútuos / salientar as vantagens da conciliação - MAPAN. ESTÁGIOS DA CONCILIAÇÃO

5 5. Aproximando-se do acordo Testando soluções. Confirmação do acordo ou, em caso de impasse, discussão dos passos a serem seguidos. Redação preliminar atenta para os requisitos essenciais do acordo: 1)Quem? 2)O quê foi acordado? 3)Por que? 4) Quanto? (valor ou delimitação do objeto) 5) Quando (vencimento da obrigação)? 6) Como e onde será o cumprimento? 6. Encerrando a sessão Leitura e assinatura do termo. Explicação do valor do acordo. Orientações finais. Parabeniza e se despede das partes.

6 Técnicas de Conciliação 1. Rapport – criar um ambiente de confiança favorável à conversa respeitosa (primeiros minutos de uma conciliação – credibilidade); 2. Escuta ativa – atenção e valorização do que é dito, evitando interrupções – redefinição e clarificação do conflito com a identificação das questões e interesses

7 Técnicas de Conciliação 3. Resumo e recontextualização - recontar a história com ênfase nos pontos positivos (ex. Deixe-me ver se compreendi o que vocês disseram...) 4. Separar as pessoas do problema - Reconheça e compreenda as emoções e percepções das partes, buscando promover uma comunicação eficaz, separando a substância da negociação (conteúdo) da relação existente entre elas.

8 Técnicas de Conciliação 5. Concentre-se nos interesses, não nas posições – os interesses definem o problema e dão as razões das posições tomadas. 6. Invente opções de ganhos mútuos – aumente o leque de possibilidades antes de escolher e procure facilitar a decisão do outro 7. Insista em critérios objetivos - a negociação não pode se transformar numa guerra de vontades. É necessário criar padrões externos aceitáveis racionalmente.

9 Técnicas de Conciliação 8. Inversão de papéis – auxilie no reconhecimento recíproco dos interesses das partes. 9. Fragmentação – trabalhe as questões complexas separando-as em tópicos, dos mais simples aos mais complicados. 10. Enfoque prospectivo – auxilie as partes a olhar para o futuro, para o que pode ser feito, evitando que a sessão de conciliação se resuma ao remoer de questões passadas.

10 As técnicas são ferramentas que podem alterar o curso da conciliação e a percepção de satisfação das partes quanto aos serviços prestados.

11 AZEVEDO, André Gomma (org.) Manual de Mediação Judicial. Brasília/DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, FISHER, Roger,URY, William & PATTON, Bruce. Como Chegar ao Sim. Rio de Janeiro: Imago Editora, SALES, Lília Maia de Morais. Justiça e Mediação de Conflitos. Belo Horizonte: Del Rey, SERPA, Maria de Nazareth. Teoria e Prática da Mediação de Conflitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, SIX, Jean-François. Dinâmica da Mediação. Belo Horizonte: Del Rey, 2001, p TAVARES, Fernando Horta. Mediação e Conciliação. Belo Horizonte: Mandamentos, Bibliografia sugerida:


Carregar ppt "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES MÓDULO II – Conciliação e suas Técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google