A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Operacional 7º Período de Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Operacional 7º Período de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Operacional 7º Período de Administração
FAMA – Faculdade de Mantena Prof. Rubens Francisco Gomes

2 Kit Aluno Apostila de Matemática – revisão de álgebra linear
Apostila de Matrizes – revisão de matrizes Apostila de P.O. UERJ Apostila de P.O. Software PO da UERJ Software Excel – com função Solver instalada. Obs: O professor disponibilizará o material para o aluno.

3 Plano de curso 1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL
1.1 O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional 1.2 Modelagem 1.3 Estrutura de Modelos Matemáticos 1.4 Técnicas Matemáticas em Pesquisa Operacional 1.5 Fases do Estudo de Pesquisa Operacional 1.6 Exercícios

4 Plano de curso 2. ÁLGEBRA LINEAR
2.1 Vetores 2.2 Matrizes 2.3 Sistemas de Equações Lineares 2.4 Exercícios

5 Plano de curso 3. PROGRAMAÇÃO LINEAR
3.1 Definição 3.2 Formulação de Modelos 3.3 Exercícios Solução Gráfica 3.3.2 Solução com o software PO da UERJ 3.6.3 Solução com o Excel – função Solver

6 Plano de curso 4. O PROBLEMA DE TRANSPORTE
4.1 Um Exemplo de Problema de Transporte 4.2 Problema Clássico de Transporte 4.3 Método de Stepping-Stone 4.4 Dificuldades do Problema de Transporte 4.5 Solução usando o software PO da UERJ

7 Plano de curso 5 INTRODUÇÃO À SIMULAÇÃO
5.1 Vantagens e Desvantagens da Simulação 5.2 Áreas de aplicação 5.3 Tipos de Modelos 5.4 Modelos Discretos e Contínuos

8 Plano de curso 5 INTRODUÇÃO À SIMULAÇÃO
5.5 Exemplos de modelos de Simulação 5.5.1 Quebra de rolamentos 5.5.2 Fila com uma estação de serviço 5.5.3 Exercícios no Software PO – UERJ Um software para simular filas de espera Alguns exemplos usando o programa “Simulação”

9 Plano de curso 6. ANÁLISE DE REDES
6.1 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos 6.2 Problemas de Fluxo Máximo e Problema de Caminho Mínimo 6.2. Redes - PERT/CPM

10 Plano de curso 6.2. REDES - PERT/CPM 6.2.1 O problema do Fluxo Máximo
6.2.2 Formulação como um modelo clássico de P.Linear 6.2.3 Técnica da Rotulação Fluxo máximo em redes com arcos não direcionados Adaptação para uso da Técnica de Rotulação 6.2.5 O problema do caminho mínimo Formulação como um modelo clássico de P.Linear Etapas do algorítimo de Dijkstra Árvore de Tamanho Mínimo Etapas do algorítimo para encontrar a árvore do tamanho mínimo 6.2.8 Exercícios

11 Plano de curso 6.3 PERT/CPM 6.3.1 Construção da Rede
Representação gráfica da Rede Representação das Atividades Complicação na Construção da Rede 6.4 Determinação do Caminho Crítico 6.5 O Modelo PERT 6.5.1 Problemas do modelo PERT 6.6 O Modelo CPM 6.6.1 Relação entre Durações/Custos Normal e Acelerado 6.6.2 Compressão da Rede 6.6.3 Duração ótima para o projeto 6.6.4 Resolvendo por Programação Linear 6.7 Exercícios

12 Plano de curso Bibliografia
Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo, PESQUISA OPERACIONAL para Decisão em Contabilidade e Administração. Contabilometria, Editora Atlas - 1ª Edição (2004) - 3ª Tiragem. Afrânio Carlos Murolo, Ermes Medeiros da Silva, Elio Medeiros da Silva e Valter Gonçalves, PESQUISA OPERACIONAL PARA OS CURSOS DE: ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Editora Atlas - 3ª Edição (1998) - 10ª Tiragem. Mauricio Pereira dos Santos, Pesquisa Operacional, Departamento de Matemática Aplicada - Instituto de Matemática e Estatística – UERJ, Copyrightc°2.003 por Mauricio Pereira dos Santos, versão digital Prof. Erico Fagundes Anicet Lisboa, M. Sc. Versão digital disponível na internet Ellenrider, Alberto Von, Pesquisa Operacional, Departamento de Organização Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, 1971, Almeida Neves – Editores Ltda Rio de Janeiro Shamblin, James E., G.T. Steves Jr., Pesquisa Operacional : uma abordagem básica; tradução de Carlos Roberto Vieira de Araújo. – São Paulo: Atlas, 1979.

13                                     PESQUISA OPERACIONAL para Decisão em Contabilidade e Administração. Contabilometria Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo 1ª Edição (2004) - 3ª Tiragem R$ 68,00    PESQUISA OPERACIONAL PARA OS CURSOS DE: ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Afrânio Carlos Murolo, Ermes Medeiros da Silva, Elio Medeiros da Silva e Valter Gonçalves 3ª Edição (1998) - 10ª Tiragem R$ 40,00    

14 Função Linear Função do 1° Grau
Denominamos função do primeiro grau a qualquer função f: R® R, tal que: f(x) = ax + b (com a ¹ 0) O gráfico de uma função do 1° grau é sempre uma reta inclinada que encontra o eixo vertical quando y = b.

15 Função Linear O valor constante b da expressão ax + b é chamado coeficiente linear. O coeficiente a da expressão ax + b é chamado coeficiente angular e está associado ao grau de inclinação que a reta do gráfico terá (na verdade o valor de a é igual à tangente de um certo ângulo que a reta do gráfico forma com o eixo horizontal).

16 Função Linear Se a > 0 a função será crescente, ou seja, quanto maior for o valor de x, maior será também o valor correspondente de y e o gráfico vai ficando mais alto para a direita.

17 Função Linear

18 Função Linear Se a < 0 a função será decrescente, o u seja, quanto maior for o valor de x, menor será o valor correspondente de y e o gráfico vai ficando mais baixo para a direita.

19 Função Linear

20 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Um sistema de equações com duas variáveis, x e y, é um conjunto de quações do tipo: ax + by = c (a, b, c Î R) ou de equações redutíveis a esta forma.

21 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Exemplo:

22 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Resolver um sistema significa encontrar todos os pares ordenados (x; y) onde os valores de x e de y satisfazem a todas as equações do sistema ao mesmo tempo.

23 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Exemplo: No sistema indicado no exemplo anterior, o único par ordenado capaz de satisfazer às duas equações simultaneamente é: (x; y) = (2; 1) Ou seja, x = 2 e y = 1

24 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Resolução algébrica Dentre os vários métodos de resolução algébrica aplicáveis aos sistemas do 1° grau, destacamos dois: • método da adição • método da substituição Para exemplifica-los, resolveremos o sistema seguinte pelos dois métodos:

25 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Resolução algébrica Para exemplifica-los, resolveremos o sistema seguinte pelos dois métodos:

26 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Resolução gráfica

27 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Resolução gráfica Se as retas forem concorrentes o sistema terá uma única solução. Será um sistema possível e determinado.

28 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
2°) Retas Paralelas Coincidentes Se as retas forem coincidentes o sistema terá infinitas soluções. Será um sistema possível mas indeterminado.

29 SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
3°) Retas Paralelas Distintas Se as retas forem paralelas e distintas o sistema não terá qualquer solução. Será um sistema impossível.


Carregar ppt "Pesquisa Operacional 7º Período de Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google