A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação Paralela 2010 Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação Paralela 2010 Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação Paralela 2010 Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela

2 O QUE IRÁ DAR CREDIBILIDADE AO PROFESSOR SÃO OS REGISTROS; SUBSÍDIOS PARA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA.

3 O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste. Madalena Freire REGISTRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA

4 numa primeira fase: registrar suas reflexões sobre o próprio processo de aprendizagem; numa fase posterior: registrar o que está percebendo de mudança na sua prática; entre uma fase e outra: manter debates com colegas (revê o que está fazendo, reorganiza as atividades de ensino). O registro possibilita ao professor:

5 CABE AO PROFESSOR DO ESTUDO DE RECUPERAÇÃO PARALELA Organizar uma boa rotina, pautas de observação e registros constantes do processo de aprendizagem dos alunos de maneira que o leve a :

6 - Compreender os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos. - Procurar estabelecer vínculos positivos e de confiança com os alunos. - Valorizar os saberes dos alunos. -Acolher as ideias, dúvidas e tratar os erros dos alunos como sinais de saberes. - Manifestar confiança na capacidade dos alunos, respeitar às dúvidas, saberes, etc.

7 VÍDEO: O DIÁRIO

8 INSTRUMENTOS DE REGISTRO

9 Análise da Avaliação Tabulação da Avaliação Avaliação Diagnóstica Nomes dos alunos para ERP Encaminhamento Acompanhamento Autoavaliação Síntese Apreciativa INSTRUMENTOS PARA DIAGNÓSTICO, REGISTROS E ACOMPANHAMENTOS

10 SUBSÍDIOS PARA OS INSTRUMENTOS -Eixos Temáticos -Competências do Sujeito: - Matriz de Referência para Avaliação do SARESP MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP + Matemática – Volume Especial + Matemática – Volume 2 + Matemática – Volume 3 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Avaliação Diagnóstica 5ª/6ª série EF Avaliação Diagnóstica 7ª/8ª série EF Avaliação Diagnóstica Ensino Médio

11 EIXOS TEMÁTICOS TEMACONTEÚDO TEMA 1Números, operações e funções TEMA 2Espaço e forma TEMA 3Grandezas e medidas TEMA 4Tratamento da informação

12 COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPOCOMPETÊNCIA GRUPO IOBSERVAR GRUPO IIREALIZAR GRUPO IIICOMPREENDER

13 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO SARESP MATRIZ SARESP.doc MATRIZ SARESP.doc HABILIDADES DO EF e EM MATRIZ DE ESPECIFICAÇÃO Matematica EF e EM.doc

14 MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP VOLUME_ESPECIAL-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_2-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_3-_atividades_e_objetivos[1].doc

15 Apresentação das Fichas de acompanhamento DE - Região São Vicente Recuperação Paralela /02 Registro – EF Registro – EM

16 WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, ANDRÉ, M.; DARSIE, M. M. P. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, Marli (org.) Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, CASTEDO, Mirta L. Uma alternativa de Capacitação Docente para a Alfabetização Inicial. Bogotá, 1993 (mimeo). CASTRO, Edmilson de. A produção do registro do educador: decifrando sinais. In: acesso em 21/01/2010. FREIRE, Madalena. O papel do registro na formação do educador. In: acesso em 20/01/2010 Para saber mais:

17 FREITAS, Alexandre S. Os desafios da Formação de Professores no Século XXI: Telma F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, GÓMEZ, C. M. – O pensamento Prático do Professor – A formação do Professor como Profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, PERRENOUD, Philippe. A Prática reflexiva do professor : profissionalização e razão docente. Porto Alegre: Artmed Editora, NÓVOA, A. (org.)- Os Professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, &tipo=ob&cp=000000&cb=&n1=&n2=Biblioteca%20Virtual&n3=Dicion%E1rio% 20da%20Educa%E7%E3o&n4=&b=s

18 OBRIGADO PCsOP DE MATEMÁTICA: Iara Arakaki & Mutsu-ko Kobashigawa


Carregar ppt "Recuperação Paralela 2010 Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google