A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado."— Transcrição da apresentação:

1 Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
Unijuí – Universidade do Noroeste do estado do Unijui – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado. Professor: Dejalma Cremonese. Acadêmico: Vanessa Kemerich Conceito de Ciências Humanas e Sociais – Sofistas. Panambi, 23 de junho de 2008.

2 OS SOFISTAS

3 Quem eram: = Grupo de mestres gregos;
= Educadores – viajavam de cidade em cidade; = Primeiros filósofos do período socrático;

4 Origem do termo “sofista”
“No início do séc. V a.C. o termo "sofista" passa a ser utilizado com o sentido de "homem sábio". É atribuído a poetas, como Homero e Hesíodo, a músicos e rapsodos, a deuses e mestres, aos Sete Sábios, aos filósofos pré-socráticos e a figuras com poderes superiores, como Prometeu. Pelo final do século, o termo "sofista" era aplicado a quem escrevia ou ensinava e que era visto como tendo uma especial capacidade ou conhecimento a transmitir. A sophia era fundamentalmente prática e sobretudo direccionada para a política ou para a arte.”

5 Foco Central de seus ensinamentos:
= Discursos; - Estratégias de argumentação. = Alegavam que podiam melhorar seus discípulos; = Que a “virtude” seria possível de ser ensinada.

6 OBJETIVO DOS SOFISTAS:
“Ensinar a arte de argumentar racionalmente.”

7 Primeiros sofistas conhecidos:
= Protágoras = Górgias = Isócrates “Prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico.”

8 Conseqüência importante:
= abertura da filosofia para todas as pessoas das polis; = antes era uma seita intelectual fechada,formada apenas por nobres.

9 Quem eram seus alunos: = Todos os que desejassem adquirir a superioridade necessária ao triunfo na arena política; = Alunos provinham habitualmente das classes mais abastadas; = Iniciavam o ensino com alunos que tinham cerca de 16 a 18 anos;

10 Pagamentos recebidos:
= cobravam bastante dinheiro; = os preços variavam de sofista para sofista; Protágoras pedia a considerável quantia de dracmas.

11 Para Protágoras os sofistas eram:
“... Aqueles que levam a ciência de em cidade, vendendo-a a retalho, elogiam sempre ao interessado tudo quanto vendem, mas talvez, meu caro, desconheçam o que é que desses artigos que vendem é bom ou mau para a alma...”

12 Para Aristóteles: “Sofistas eram aqueles que faziam dinheiro através de uma "virtude" aparente mas irreal.”

13 Métodos de Ensino: = Salas particulares, na rua ou no ginásio;
= reuniam um grupo de estudantes; = transmitiam o conhecimento e davam a preparação retórica desejada;

14 SOFISTAS SOFISTICADOS

15 A perseguição Os sofistas passaram a ser perseguidos, ameaçados, assassinados, pelos filósofos que acreditavam em uma “verdade universal”

16 Os sofistas e o período Socrático
= Período denominado pela investigação da natureza; = Seguiu-se a esse período uma nova fase filosófica - que foi marcada no inicio pelos sofistas.

17 SOCÁRTES = Seu estilo de vida semelhante aos sofistas;
= Embora não vendia seus ensinamentos; = Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas;

18 EPIDEIXES – exibição pública.
= Os sofistas procuravam estar presentes em: - celebrações festivas; - campeonatos desportivos; - Jogos Pan-Helénicos - Olímpia;

19 Formas que a epideixes podia tomar.
= conferências podiam ser públicas; = podiam ser reservadas a uma escol; = podiam ser simples palestras de propaganda, o que custava apenas 1 dracma; = podiam ser lições técnicas etc...

20 Um dos discursos mais técnico de Isócrates

21 BIBLIOGRÁFIA: Site: - Wikipédia; - Google - Imagens;


Carregar ppt "Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google