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O 1º império português: O IMPÉRIO DO ORIENTE

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Apresentação em tema: "O 1º império português: O IMPÉRIO DO ORIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 O 1º império português: O IMPÉRIO DO ORIENTE

2 E o sumário para esta exposição é:

3 1. Necessidades da EXPANSÃO PORTUGUESA no inicio do século XV.
2. PORTUGAL e as CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS , humanas, políticas, técnicas e científicas.

4 No século XIV o mundo era em grande parte desconhecido...

5 O DESCONHECIDO Até ao século XV a imaginação dos mercadores e aventureiros criaram muitas lendas sobre o mundo que não conheciam. Diziam, por exemplo, que os navios que se aventurassem para o sul, ao longo da costa africana, seriam engolidos pelo MAR TENEBROSO.

6 Nesta zona, grandes ondas e monstros marinhos afundavam os barcos.
O mar ardia como fogo e o calor era tanto que os homens brancos ficavam negros. Viam ainda seres fantásticos, com um só olho, com cabeça de cão, sem cabeça, com uma só perna que atacavam quem se aproximasse.

7 ... a crise económica, social e política lançou a Europa e também PORTUGAL na descoberta de novos produtos para o comércio e nova fontes para fazer dinheiro.

8 Necessidades da EXPANSÃO PORTUGUESA no inicio do século XV
Necessidade de cereais para conseguir alimentar a população que passava fome. Estes cereais eram abundantes no Norte de África pois a terra era fértil e o clima bom para o cultivo dos cereais, em particular o trigo. Assim se programou a conquista de Ceuta em 1415. Necessidade de OURO pois o crescimento da importações exigiam cada vez mais ouro para fazer moeda e os pagamentos Necessidade de ESPECIARIAS pois era preciso ter acesso direto ás especiarias e produtos de luxo do ORIENTE e para isso era preciso chegar às zonas de origem e afastar os muçulmanos que dominavam esse comércio muito bem pago e caro na EUROPA

9 trigo

10 ouro

11 especiarias

12 IMPORTAÇÃO: é a compra de produtos ao estrangeiro, quer dizer aos outros países . Produtos, como por exemplo: o trigo, os tecidos, os sapatos, as especiarias, etc.

13 PORTUGAL, tinha CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS
graças à sua posição geográfica; bons portos de mar ; localização estratégica;

14 Porto de Lisboa

15 PORTUGAL, tinha CONDIÇÕES HUMANAS
A existência de marinheiros experientes familiarizados com o mar, devido ao comércio de longa distância e à pesca.

16 PORTUGAL, tinha CONDIÇÕES POLÍTICAS
D. João I tinha assinado a paz com Castela; D. João I tinha iniciado uma nova dinastia, a de AVIS, precisando mostrar que era de fato o rei escolhido por todos os portugueses; Precisava recompensar os nobres e os burgueses que tinham ficado do seu lado.

17 PORTUGAL, tinha CONDIÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS
Conheciam desde o século XIV : o astrolábio, a bússola, o quadrante e a carta portulano;

18 Carta portulano

19 Um portulano (do latim "portus", porto), ou portolano, é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII ou posterior.

20 praticavam a navegação astronómica ( em alto mar com a observação dos astros);

21 Ensaiar e aperfeiçoar instrumentos náuticos
Suspendia-se o astrolábio pelo anel, movendo-se a mediclina até que um raio de sol atravessasse as duas pínulas. Esta prática era chamada «pesar o sol». A mediclina indicava a altura do sol o que, com a consulta das tabelas de declinação, permitia achar a latitude do lugar. Astrolábio náutico Astrolábio náutico

22 Quadrante Bússola Balestilha Compasso Fio-de-prumo

23 Praticavam o bolinar ( navegar contra os ventos contrários, graças ao uso da vela triangular) ;

24 BOLINAR

25 aperfeiçoaram a CARAVELA, equipando-a com um leme fixo à popa e velas triangulares;

26 Vantagens da CARAVELA

27 A caravela foi o utilizada pelos portugueses durante o início dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. Podia levar cerca de 40 homens mais os tripulantes, homens de manobravam e mantinham em funcionamento o barco. Era rápida e fácil de manobrar e, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Podia movimentar cerca de 50 toneladas. Utilizava velas triangulares que podiam movimentar-se contra o vento, isto é podia bolinar. Adicionando artilharia, a caravela transformou-se num navio mercante que levava homens e mercadorias e que podia navegar até mesmo para regiões de ventos desconhecidos. A grande vantagem da caravela era a sua agilidade, numa época em que os árabes e os piratas bloqueavam todas as rotas que ligavam a Europa com o Oriente.

28 A popa ou ré é a seção traseira de um barco.
Por razões funcionais a popa sempre foi a localização do aparelho de manobra do navio, em especial do leme e da respetiva roda do leme, que antes do desenvolvimento das tecnologias de movimento hidráulico não podiam ser manobrados de muito longe.

29 O leme é um dispositivo de controlo da direção de embarcações ou aeronaves, ISTO É PERMITE CONTROLAR A NAVEGAÇÃO e a possibilidade de um navio mudar de rumo ou direção. Leme normalmente preso ao casco da embarcação na zona da popa, alinhado com a quilha.

30

31 A Caravela 4 Convés (pavimento entre a proa e o castelo da popa)
1 Quilha 2 Casco 3 Porão (interior do casco) 4 Convés (pavimento entre a proa e o castelo da popa) 5 Proa 6 Popa ou Ré 7 Castelo da Popa 8 Tolda (pavimento do castelo da popa) 9 Mastro grande 10 Verga 11 Vela Latina grande 12 Leme 13 Amarras 14 Âncora 15 Cabos 16 Amurada 17 Mastro de mezena 18 Vela Latina da mezena

32 tinham bons conhecimentos de calculo matemático e de astronomia;

33 1415 - Conquista de Ceuta é o inicio desta EXPANSÃO.
... Portugal foi o primeiro país Europeu a lançar-se nessa aventura de DESCOBRIR E EXPANDIR OS SEUS TERRITÓRIO. Conquista de Ceuta é o inicio desta EXPANSÃO.


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