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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS – IECOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS – IECOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Docente: Profª Drª Sandra Bastos Discentes: Fábio Silva da Silva Flávia Cardoso Jamerson Jean da Silva e Sousa Julio Cezar Souza da Silva Wellington Raimundo Furtado da Silva Júnior BRAGANÇA – PA 2015

2 Título: EDUCAÇÃO SEXUAL

3 EDUCAÇÃO SEXUAL: U m estudo sobre sexualidade abrangendo questões de Gênero no ambiente escolar.

4 INTRODUÇÃO Nos dois últimos séculos, a sexualidade tornou-se objeto privilegiado do olhar de cientistas, religiosos, psiquiatras, antropólogos, educadores, passando a se constituir como uma “questão”.(FOCAULT,1993). Desde o início, a instituição escolar exerceu uma ação distintiva. Ela se incumbiu de separar os sujeitos — tornando aqueles que nela entravam distintos dos outros, os que a ela não tinham acesso. Ela dividiu também, internamente, os que lá estavam, através de múltiplos mecanismos de classificação, ordenamento, hierarquização; também se fez diferente para os ricos e para os pobres e ela imediatamente separou os meninos das meninas. (LOURO G, 2007).

5 JUSTIFICATIVA Falar de sexualidade na escola significa um grande desafio, visto que as diversas esferas sociais são constituídas de partes importantes que possuem seus próprios argumentos a respeito do sexo e sexualidade, como a igreja por exemplo. De acordo com Fúlvia Rosemberg (1985) a igreja Católica constitui um dos freios mais poderosos até a década de 60, para que a educação sexual formal penetrasse no sistema escolar brasileiro. Ainda segundo Fúlvia (1985) publicavam livros de orientação que transmitiam uma imagem pecaminosa da manifestação da sexualidade.

6 OBJETIVO GERAL Trabalhar, com base investigativa a orientação sexual, objetivando discutir preconceitos e gênero, com foco em adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS > Trabalhar dentro da aula de biologia os assuntos: > Noção sobre orientação sexual > Introdução a gêneros > Discussão sobre sexualidade

8 METODOLOGIA Pesquisa-ação Este estudo se pautará em uma Pesquisa-ação. Segundo Ferraz e Roberto (1985) é o envolvimento dos grupos sociais no processo de tomada de decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito, com vistas à transformação social, não se tratando, portanto, de uma simples consulta popular, mas sim do envolvimento dos sujeitos da pesquisa em um processo de reflexão, análise da realidade, produção de conhecimentos e enfrentamento dos problemas.

9 Aluno:  Discutir o que os alunos entendem por sexualidade, gênero e preconceitos;  Verificar a sua familiaridade com tecnologias informacionais, como a internet, onde se encontra a maioria dos assuntos do contexto de sexualidade;  Aplicação de questionário aos alunos a fim de coletar informações sobre seu entendimento a cerca do que perceberam no que foi exposto em sala de aula dentro da aula de biologia. Professor:  Propiciar aos professores dos alunos com base em debate e discursões:  O que pensam sobre sexualidade entre adolescentes;  Postura diante desses assuntos, quando surgem em sala de aula;  Que medidas pensam em tomar para tratar o assunto de sexualidade em sala de aula;  Sensibilizar os professores do quanto é importante incorporar essa temática, de uma forma mais didática, dentro do universo escolar, em especial, nas aulas de biologia. ETAPAS

10 ETAPA 1: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DESCRIÇÃOPERÍODO Pesquisar referencial teórico a respeito do conteúdo curricular aplicado nas escolas (PCN’s). 15 DIAS (1° ao 15°dia) ETAPA 2: PLANEJAMENTO Reconhecimento do espaço a ser trabalhado. Elaborar atividades pedagógicas, a partir dos conhecimentos construídos na etapa anterior: produção de cartazes e apresentações em Slides. 15 DIAS (16° ao 30° dia) ETAPA 3: EXECUÇÃO Realização de visitações e debates 1 vez por semana em sala de aula. Coleta de dados por meio de questionário Implementar as atividades anteriores junto com o professor de biologia. 45 DIAS (31° ao 75° dia) ETAPA 4: AVALIAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO PROJETO Avaliar as atividades através de questionário final e roda de conversa para troca de Experiências e conhecimentos adquiridos entre os educadores e alunos. 15 DIAS (76° ao 90° dia) DURAÇÃO DO PROJETO 3 MESES CRONOGRAMA

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBERTO. Jean Piaget; Coleção Pensadores. Ed. Massangana. Recife, p. 12. Fevereiro. 2010. Acesso em 25 de maio de 2015. ENGEL. Pesquisa-ação. Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000. Ed. UFPR. Acesso em Acesso em 25 de maio de 2015. FERRAZ, TOLEDO. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Rio de Janeiro, p. 2. 1985. Acesso em 25 de maio de 2015. http:Portal.mec.gov.br/pcns...acesso em 06/05/2015 às 21:43 LOURO, Guacira Lopes Gênero, sexualidade e educação. Guacira Lopes Louro - Petrópolis, RJ Uma perspectiva pós-estruturalista /: Vozes, 1997 RIBEIRO. Educação Sexual: Educação Sexual e Metodologia. Acesso em 5 de maio de 2015. ROSEMBERG. Educação Sexual na escola – A Educação da Mulher no Brasil. São Paulo (53): 11-19. p. 12. maio de 1985. Acesso em Acesso em 5 de maio de 2015. TRIPP. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Universidade de Murdoch. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Acesso em 5 de maio de 2015.


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