A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Luiz Claudio Espírito Santo de Oliveira Validador: Tâmara Bezerra Coordenadora: Marta Nascimento Disciplina Ano Aula número Geografia 05 Tema da Aula Digital Formas de Representação Cartográfica

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Entender as diferentes formas de representar o espaço geográfico como uma visão de mundo e de acordo com o que se deseja informar. Permitir o contato do aluno com as diferentes ferramentas, virtuais ou não, de representação do seu espaço. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Representando o espaço geográfico... Discutimos em aulas anteriores o que é o espaço geográfico e aprendemos também como nos localizar nos diferentes espaços da Terra. Clique no link abaixo e jogue para recordar como é a Rosa-dos-Ventos!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade funciona como uma introdução e revisão para discutir o tema das formas de representação cartográficas, contribuindo para o entendimento da questão da visão espacial, das diferentes formas de se observar e representar o espaço geográfico. É importante o professor frisar que representar o espaço geográfico é uma questão de ponto de vista. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Este Objeto de Aprendizagem é importante para permitir aos alunos que relembrem parte significativa do conteúdo abordado na aula anterior (Rosa dos Ventos – Pontos Cardeais e Colaterais) de maneira lúdica e eficaz. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A organização fica a critério do professor.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você vai conhecer ferramentas que permitem a representação de qualquer lugar da Terra. Ao final da aula você estará pronto para perceber a importância de conhecer e representar o espaço em que vive.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A finalidade dessa atividade é a de orientar os alunos no sentido de que possam identificar os objetivos propostos para a aula, sendo os conteúdos trabalhados em cada uma das atividades fundamentais para que os alunos possam alcançar essa meta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: Cinco minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Quais são as principais formas para representar os espaços geográficos? Até essa aula, você aprendeu que para melhor viver e se deslocar em um lugar, é necessário orientar-se usando seu próprio corpo, sua capacidade de observação e os pontos de referências locais.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui, é muito importante apontar elementos que motivem os alunos no sentido de que possam construir argumentos que os oriente na busca por respostas que deem conta daquilo que foi proposto pela pergunta-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Invista no Objeto de Aprendizagem disponível nesta atividade ( para aguçar a curiosidade deles a respeito do tema proposto pela aula. Tempo de duração da atividade: Cinco minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
É fundamental representar e identificar diferentes espaços geográficos. Precisamos dessas habilidades tanto nos nossos estudos quanto na nossa vida, pois temos que saber nos localizar nos espaços onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos etc. Nesta aula você vai aprender a se localizar no espaço e a representá-lo através de diferentes maneiras.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o aluno deverá ser informado sobre a importância dos conteúdos que serão desenvolvidos no decorrer da aula a fim de que ele possa, ao final da aula, construir uma resposta consistente e que seja adequada àquilo que fora solicitado pela pergunta-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: Cinco minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1ª pergunta São Pontos Cardeais: a) Norte e Leste. b) Sul e Noroeste. c) Sudeste e Sul. d) Norte e Sudoeste.

13 Gabarito comentado do Educoquiz 1
1ª pergunta A opção correta é a letra a). As opções b), c) e d) não respondem adequadamente à questão pelo fato de que reúnem um Ponto Cardeal e um Ponto Colateral.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2ª pergunta São meios que podem ser utilizados para nos orientar no espaço geográfico: a) GPS e televisores. b) Bússolas e astros. c) A Lua e telejornais. d) Televisores e o Sol.

15 Gabarito comentado do Educoquiz 1
2ª pergunta A opção correta é a letra b). As opções a), c) e d) apresentam elementos que não são meios para que possamos nos orientar no espaço geográfico (televisores e telejornais).

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3ª pergunta São Pontos Subcolaterais: Todos os Pontos Colaterais que ficam abaixo do Ponto Cardeal Sul. As direções que se localizam entre dois Pontos Cardeais em sequência. c) Todos os Pontos Cardeais que não são Pontos Ocidentais. d) As direções localizadas entre um Ponto Cardeal e um Ponto Colateral.

17 Gabarito comentado do Educoquiz 1
3ª pergunta A opção correta é a letra d). As opções a), b) e c) apresentam elementos que não respondem corretamente à questão, pois os Pontos Subcolaterais são todos aqueles que se localizam entre um Ponto Cardeal e um Ponto Colateral em sequência (Exemplo: o Ponto Subcolateral Norte-Nordeste – NNE – se localiza entre o Ponto Cardeal Norte e o Ponto Colateral Nordeste).

18 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É chegado o momento de verificar o que seus alunos conhecem a respeito do tema proposto para essa aula. É fundamental trabalhar com eles não apenas a opção que responde corretamente cada questão, mas também o porquê de as outras opções serem consideradas erradas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o link referente ao gabarito existente no alto da atividade. Neste momento, deve ser trabalhada também a questão dos fatores que fizeram com que as outras opções fossem consideradas equivocadas, conforme aludido acima. Tempo de duração da atividade: Cinco a dez minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 14 Checagem ATIVIDADE 15 a 18

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Clique na imagem, observe-a e depois discuta com os seus colegas sobre as questões a seguir! Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí Questões: É recente a necessidade do homem em registrar sua passagem pelos lugares? Qual a importância em se fazer esses registros? Eles auxiliavam na vida prática? De que maneiras e através de que instrumentos os homens podem registrar suas observações? Ao longo do tempo, as representações continuam as mesmas?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A finalidade dessa atividade é a de colocar os alunos para refletir a respeito da importância de os seres humanos registrarem suas observações sobre o espaço geográfico e todas as coisas que o compõem desde os primórdios. É fundamental ressaltar a importância desses registros para a sistematização da prática de atividades diversas por parte das sociedades desde a era pré-histórica. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade mostra um panorama bastante interessante a respeito da importância dos registros realizados há milhares de anos por seres humanos primitivos que habitavam em cavernas ( Tempo de duração da atividade: Cinco a dez minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

22 Atividade 9: Tipos de Representação Cartográfica
A Cartografia é a ciência que produz mapas e outras formas de representação dos diversos espaços geográficos existentes no mundo, sendo, portanto, muito importante quando o assunto é estudar Geografia. As Representações Cartográficas são formas de desenvolver objetos que permitam às pessoas a localização de lugares e objetos existentes nos espaços geográficos representados. Existem Representações Cartográficas por traço (mapas e globo terrestre, por exemplo) e por imagem, como veremos no decorrer desta aula. Observe as imagens ao lado! Mapa da cidade do Rio de Janeiro Planta de um apartamento

23 Atividade 9: Tipos de Representação Cartográfica
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade é fundamental para a coesão desta aula pelo fato de que apresenta conteúdos que são indispensáveis para uma adequada compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. É muito importante que nossos estudantes saibam que existem várias formas de representar os espaços geográficos existentes no mundo. Para cumprir essa finalidade, as próximas atividades possibilitarão um aprofundamento significativo e necessário. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor

24 Atividade 10: Mapas... O que são?
Os mapas são representações de determinados espaços geográficos numa superfície plana. Isto é, os mapas procuram reproduzir os diversos elementos naturais (rios, relevo, climas etc.) e humanos (cidades, agricultura e prédios, por exemplo) em duas dimensões: comprimento e largura. Os mapas são elementos indispensáveis para o estudo e a compreensão de diversos assuntos que estudamos em Geografia. Dependendo da necessidade, os mapas poderão ter temas, como mapas de climas, mapas de relevo etc. Os mapas podem ser muito divertidos também. Clique no link abaixo e descubra como!

25 Atividade 10: Mapas... O que são?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A finalidade desta atividade e das próximas atividades do Segundo Momento desta aula é a de permitir aos alunos que eles consigam identificar e diferenciar as diferentes formas de representação dos espaços geográficos. Nesse sentido, os mapas são a forma mais conhecida e utilizada nos estudos de Geografia. É importante enfatizar que os mapas representam de forma reduzida os espaços e que essa representação é feita em duas dimensões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade é um jogo que permitirá aos estudantes encaixar os estados brasileiros de acordo com a sua forma e região. É necessário que os alunos cliquem nos estados que surgem e mantenha o botão pressionado, arrastando a figura para o local correspondente a ele no mapa ( Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

26 Atividade 11: Globo Terrestre – o mundo ao alcance das mãos!
De todas as formas de representação do nosso planeta, a que mais se aproxima da perfeição é o Globo Terrestre. O Globo Terrestre é uma miniatura do Planeta Terra, em que tudo o que nele existe foi reduzido (teve seu tamanho diminuído). Dessa maneira, todas as pessoas podem estudar melhor o mundo onde vivemos, pois é como se pudéssemos ter o mundo nas nossas mãos. A redução de tamanho do Planeta Terra real para a sua miniatura (Globo Terrestre) é chamada de Escala, sendo este o assunto da nossa próxima aula. Menina estudando Geografia a partir da observação de um Globo Terrestre

27 Atividade 11: Globo Terrestre – o mundo ao alcance das mãos!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, continuamos a apresentar as principais formas de representação dos espaços geográficos existentes no nosso planeta. O Globo Terrestre é a forma de representação mais popular, principalmente entre as crianças e jovens. Duas ações poderiam ser desenvolvidas para aguçar nos estudantes o gosto por essa importantíssima ferramenta geográfica de estudo: o acesso ao Google Earth e o manuseio do próprio Globo Terrestre na sala de aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

28 Atividade 12: Estudando relevos e construções... Cartas Topográficas
As cartas topográficas são formas de representação dos espaços geográficos que contêm dois tipos de informação: os elementos humanos (traçado das estradas, a localização de bosques, edifícios etc.) e os elementos naturais (rios, lagos e relevos). A principal diferença das cartas topográficas para os mapas é o fato de que as cartas topográficas sempre representam espaços geográficos menores e apresentam de forma mais clara os elementos existentes na paisagem. As cartas topográficas têm uma finalidade essencialmente prática e devem permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos existentes na paisagem do espaço representado. As cartas topográficas são muito utilizadas por militares, escoteiros e aventureiros, pois permitem a identificação de trilhas, riachos etc. Clique na carta topográfica acima para ampliá-la! Identifique um elemento natural e um elemento humano representados na carta topográfica!

29 Atividade 12: Estudando relevos e construções... Cartas Topográficas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui, abordamos as cartas topográficas, que são mais uma forma de representar os espaços geográficos. As cartas topográficas podem ser muito úteis em atividades para a fixação de conteúdos, pois permitem um trabalho mais concreto, fundamental para uma melhor assimilação de conceitos na faixa etária correspondente ao 6º ano, como a construção de maquetes e de perfis topográficos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade é uma imagem de carta topográfica em que os estudantes deverão identificar um elemento humano e um elemento natural nela representada. Se a atividade for realizada em sala de aula, promova um questionamento coletivo a fim de que os alunos apontem o que foi solicitado. Hill = morro e Village = aldeia ( Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

30 Atividade 13: Sobre Plantas e Croquis...
Exemplo de um Croquis Croquis é uma palavra com origem francesa que significa “rabisco” ou “esboço”. São muito utilizados por profissionais como os Geógrafos e os Arquitetos quando estes iniciam projetos relacionados à organização de determinados espaços geográficos. As Plantas são formas de representação dos espaços geográficos que tem a finalidade de mostrar para as pessoas que as veem todos os recursos e funções que estarão disponíveis no espaço quando ele tiver sido construído. É muito comum vermos plantas de apartamentos e de condomínios, por exemplo. Assista ao vídeo e veja uma Planta animada!

31 Atividade 13: Sobre Plantas e Croquis...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nosso objetivo aqui será o de mostrar aos alunos dois tipos de representação espacial praticamente iguais: os Croquis (em português, croqui) e as Plantas. O mais importante a ser mencionado é o fato de que ambos são utilizados para representar pequenos espaços geográficos que possuem muitas funções e recursos, como os Shopping Center os apartamentos e os condomínios. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade é um vídeo em que uma planta animada é apresentada. Compare o conteúdo do vídeo com a imagem do croqui. Questione os estudantes para saber se eles já viram alguma planta ou se já pesquisaram a localização de alguma loja em shoppings ( Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

32 Atividade 14: Maquetes não são brinquedos!
Maquete do Pão de Açúcar Pão de Açúcar real Na última atividade, estudamos os croquis e as plantas. Assim como os mapas e as cartas topográficas, croquis e plantas são representações de espaços geográficos em duas dimensões (bidimensionais), pois são representados com comprimento e largura. As maquetes em muito se parecem com as cartas topográficas, com os croquis e com as plantas pelo fato de que representam determinados espaços geográficos, indicando a localização dos elementos existentes nas suas paisagens. A grande diferença das maquetes é que elas são construídas em três dimensões (tridimensionais). Além da largura e do comprimento, existentes nas outras formas de representação dos espaços geográficos, as maquetes também possuem altura.

33 Atividade 14: Maquetes não são brinquedos!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade As maquetes são excelentes formas de representação espacial, pois permitem às pessoas que as veem uma perfeita noção da organização do espaço. Para os alunos, as maquetes também são especiais, pois é comum elas despertarem muito interesse e curiosidade neles. É fundamental ressaltar que as maquetes são formas tridimensionais de representação dos espaços, enquanto os mapas, as plantas e as cartas topográficas são bidimensionais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
1ª pergunta Sobre os mapas, é correto afirmar que: a) São representações de determinados espaços geográficos numa superfície plana. b) São plantas de determinados espaços geográficos localizados em cidades. c) São cartas topográficas que representam apenas formas de relevos e rios. d) São croquis desenhados por arquitetos para permitir uma melhor visualização dos espaços.

35 Gabarito comentado do Educoquiz 2
1ª pergunta A opção correta é a letra a). As opções b), c) e d) não respondem adequadamente à questão pelo fato de que apresentam características de outras formas de representação espacial, como as plantas, cartas topográficas e croquis.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2ª pergunta Sobre os Globos Terrestres, é correto afirmar que: a) É um brinquedo educativo muito interessante que ajuda nos estudos de Geografia. b) É uma miniatura do Planeta Terra, em que tudo o que nele existe foi reduzido. c) É uma maquete do Planeta Terra, pois possibilita uma visualização em três dimensões. d) É uma carta topográfica pelo fato de representar com perfeição as formas de relevo.

37 Gabarito comentado do Educoquiz 2
2ª pergunta A opção correta é a letra b). O erro na opção a) tem relação com o fato de que os Globos Terrestres não serem brinquedos e sim uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estudos geográficos; Na opção c), o erro se deve ao fato de os Globos Terrestres não serem maquetes do Planeta Terra e não apresentarem visualização em três dimensões; Por fim, o erro verificado na opção d) tem a ver com o fato de as cartas topográficas serem uma outra modalidade de representação de espaços geográficos, além de não permitirem uma representação perfeita das formas de relevo.

38 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3ª pergunta Quais é a principal diferença existente entre os mapas e as cartas topográficas? É o fato de que as cartas topográficas sempre representam espaços geográficos maiores e apresentam de forma menos clara os elementos existentes na paisagem. É o fato de que os mapas sempre representam espaços geográficos menores e apresentam de forma bem mais clara os elementos existentes na paisagem. c) É o fato de que os mapas sempre representam espaços geográficos maiores e apresentam de forma muito mais clara os elementos existentes na paisagem. d) É o fato de que as cartas topográficas sempre representam espaços geográficos menores e apresentam de forma mais clara os elementos existentes na paisagem.

39 Gabarito comentado do Educoquiz 2
3ª pergunta A opção correta é a letra d). As opções a), b) e c) apresentam elementos que não respondem corretamente à questão, pois as cartas topográficas sempre representam espaços geográficos menores e apresentam de forma mais clara os elementos existentes na paisagem.

40 Atividade 18: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4ª pergunta A principal diferença existente entre as plantas e as maquetes é? As maquetes são bidimensionais enquanto as plantas são projetadas em três dimensões. As plantas são tridimensionais enquanto as maquetes são projetadas em duas dimensões. c) As plantas são projetadas em duas dimensões enquanto as maquetes são tridimensionais. d) As maquetes são projetadas em duas dimensões enquanto as plantas são tridimensionais.

41 Gabarito comentado do Educoquiz 2
4ª pergunta A opção correta é a letra c). As opções a), b) e d) apresentam elementos que não respondem corretamente à questão, pois as plantas são formas de representação dos espaços geográficos elaboradas em duas dimensões (bidimensionais), enquanto as maquetes representam espaços em três dimensões (tridimensionais).

42 Atividades 15 a 18: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É chegado o momento de verificar o que seus alunos conhecem a respeito do tema proposto para essa aula. É fundamental trabalhar com eles não apenas a opção que responde corretamente cada questão, mas também o porquê de as outras opções serem consideradas erradas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o link referente ao gabarito existente no alto da atividade. Neste momento, deve ser trabalhada também a questão dos fatores que fizeram com que as outras opções fossem consideradas equivocadas, conforme aludido acima. Tempo de duração da atividade: Cinco a dez minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

43 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 19 a 24 Checagem ATIVIDADE 25 a 29

44 Atividade 19: Projeções Cartográficas
Vimos durante o Segundo Momento desta aula que o Globo Terrestre é a forma de representação dos espaços geográficos que mais se aproxima da perfeição. Agora, aprenderemos que os Globos Terrestres são também importantíssimos para a produção de mapas... Nesta atividade e nas duas próximas aprenderemos a respeito das principais Projeções Cartográficas. Os mapas são representações de espaços geográficos em superfícies planas, como folhas de papel. Para que os mapas fiquem planos, um Globo Terrestre é envolvido por uma folha de papel e o molde desse globo é retirado. Existem três tipos principais de Projeções Cartográficas: as Projeções Cilíndricas, as Projeções Cônicas e as Projeções Planas.

45 Atividade 19: Projeções Cartográficas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui, começamos a trabalhar com conceitos mais complexos. Não podemos nos esquecer de que são alunos de 6º ano e que ainda possuem bastante dificuldade para absorver conteúdos que requeiram abstrações. Sugerimos para esta e as próximas duas atividades a utilização de um Globo Terrestre e de um mapa mundi, pois eles serão importantes para ajudar os estudantes a compreenderem os conteúdos propostos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

46 Atividade 20: Projeções Cilíndricas: Mercator e Peters
As Projeções Cilíndricas são produzidas quando uma folha de papel é colocada em volta de um Globo Terrestre, formando um cilindro. A partir disso, um molde é formado e o mapa é produzido. Existem vários tipos de Projeções Cilíndricas, sendo duas as mais conhecidas e utilizadas: As projeções de Mercator e de Peters. Na Projeção Mercator, os continentes possuem suas formas bem próximas da realidade. No entanto, ocorrem distorções nos tamanhos. Quanto mais afastado da Linha do Equador, mais esticados são os continentes. A Projeção Peters é a aquela em que os continentes mais se aproximam de seu tamanho correto. No entanto, eles parecem que foram esticados. Isso ocorre porque a Projeção Peters é mais alongada próxima da Linha do Equador e achatada próxima dos polos. Clique na imagem abaixo e veja as projeções Mercator e Peters! Compare as formas da África nas duas projeções! Notou alguma diferença? Qual(is)?

47 Atividade 20: Projeções Cilíndricas: Mercator e Peters
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos conhecerão as duas projeções cilíndricas mais conhecidas e utilizadas do mundo: Mercator e Peters. A sugestão aqui se baseia no fato de que elas representam o mesmo espaço (mapa mundi), mas foram produzidas a partir de técnicas diferentes. É importante ressaltar que as duas projeções são corretas, muito embora a Projeção Mercator seja a mais difundida e utilizada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade é uma imagem que mostra as projeções de Mercator e de Peters. Instigue os alunos no sentido de que eles observem as formas da África nos dois mapas e que, a partir disso, que eles comparem as formas para melhor compreender suas diferenças ( Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

48 Atividade 21: Projeção Cônica
Na Projeção Cônica, envolvemos parte do Globo Terrestre com uma folha de papel com uma forma de cone. Esse tipo de projeção é ideal para a construção de mapas que mostrem apenas uma determinada região, ao contrário das Projeções Cilíndricas que são ideais para mapas mundi. Ocorrem distorções na parte mais estreita do cone (o tamanho da área representada é reduzido) e na parte mais larga do cone (há um aumento do tamanho). A parte central do cone é a que possui menos distorção, apresentando tamanhos mais proporcionais à realidade representada. Observe a imagem ao lado!

49 Atividade 21: Projeção Cônica
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Trabalharemos agora com a Projeção Cônica. Enfatize com os alunos que esse tipo de projeção é elaborado a partir de um cone de papel em volta de um Globo Terrestre. O molde desse cone parte de um dos polos na direção da Linha do Equador, como muito bem mostra a imagem disponível na atividade. Por essa razão, a projeção Cônica é ideal para a produção de mapas regionais, como a América do Norte que é mostrada na atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

50 Atividade 22: Projeção Plana
A Projeção Plana (também conhecida como Azimutal) é aquela em que uma folha de papel é colocada num dos lados do Globo Terrestre, sendo apenas esse lado utilizado como molde para a elaboração do mapa. Geralmente, a Projeção Plana é utilizada a partir de um dos polos (norte ou sul) para que os mapas sejam produzidos. A ONU (Organização das Nações Unidas), instituição internacional que visa o entendimento e a cooperação entre todos os países do mundo, possui como logo uma Projeção Plana. Observe as imagens ao lado! Brasil

51 Atividade 22: Projeção Plana
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Encerrando a apresentação dos principais tipos de projeções cartográficas, esta atividade trabalha com a Projeção Plana ou Azimutal. Aqui, é importante mostrar aos alunos que esse tipo de projeção ocorre com uma folha de papel colocada em posição reta em relação a algum ponto do Globo Terrestre, capturando as informações para a formação do mapa correspondente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

52 Atividade 23: Aerofotogrametria e Fotointerpretação
Bem, antes de mais nada, vamos entender os significados das enormes e estranhas palavras que dão nome a esta atividade. Aerofotogrametria é uma técnica que combina a utilização de aviões e máquinas fotográficas com alta definição para fotografar determinados espaços geográficos de forma contínua em linha reta durante determinado período de tempo. Fotointerpretação é a análise e interpretação das imagens obtidas durante a aerofotogrametria para a elaboração de mapas, cartas topográficas etc. Avião realizando aerofotogrametria Fotografias superpostas que serão utilizadas na etapa de fotointerpretação

53 Atividade 23: Aerofotogrametria e Fotointerpretação
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade tem uma função muito importante que é a de mostrar para os alunos que é possível produzir formas de representação cartográfica a partir da utilização de tecnologias mais avançadas. Vimos no início do Segundo Momento desta aula que existem duas maneiras para produzir representações cartográficas: por traço, como os mapas, globos terrestres e cartas topográficas; e por imagem, como é o caso da Aerofotogrametria e da Fotointerpretação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

54 Atividade 24: Sensoriamento Remoto
Na atividade anterior conhecemos o significado de duas palavras complicadas e vimos que elas se relacionam à possibilidade de desenvolver formas de representação de espaços geográficos por imagem. A Aerofotogrametria e a Fotointerpretação utilizam fotografias aéreas para representar espaços geográficos. O Sensoriamento Remoto é uma evolução dessa tecnologia. Nesse processo, são captadas imagens de satélite e, a partir delas, são produzidos programas de computador e sites com mapas e cartas topográficas digitais. No Sensoriamento Remoto, satélites captam informações da Terra e estas são utilizadas para a elaboração de mapas, cartas topográficas etc.

55 Atividade 24: Sensoriamento Remoto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade continua a abordar a utilização de tecnologias para a produção de representações cartográficas. Neste caso, os aviões e câmeras fotográficas são substituídos por satélites e computadores. O Sensoriamento Remoto é o que há de mais avançado no que tange à produção de representações cartográficas. Incentive os alunos a acessar sites como o Google Earth para que eles conheçam melhor alguns produtos elaborados a partir de técnicas de Sensoriamento Remoto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade, mas, caso o(a) Professor(a) deseje ou necessite de algum para melhor trabalhar o conteúdo proposto, solicitamos que avalie a qualidade do material (referencial teórico, qualidade de imagem e som, além de adequação ao conteúdo e à faixa etária dos alunos). Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
1ª pergunta Sobre ao tipos de Projeção Cartográfica, existe(m): Três tipos de projeções: Plana, Cilíndrica e Cônica. Dois tipos de projeções: Cilíndrica e Cônica. Apenas um tipo de projeção: Cilíndrica. Quatro tipos de projeções: Plana, Cilíndrica, Azimutal e Cônica.

57 Gabarito comentado do Educoquiz 3
1ª pergunta A opção correta é a letra a). Opção b) – Existem três tipos de projeções cartográficas. Ficou faltando mencionar as projeções planas; Opção c) – Existem três tipos de projeções cartográficas. Ficaram faltando mencionar as projeções planas e as projeções cônicas; Opção d) – Existem três tipos de projeções cartográficas. As projeções azimutais significam a mesma coisa que as projeções planas.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2ª pergunta Sobre as Projeções Cartográficas, é correto afirmar que as principais Projeções Cilíndricas são: Mercator e a Azimutal. Mercator e a de Peters. Peters e a Azimutal. Peters e a Plana.

59 Gabarito comentado do Educoquiz 3
2ª pergunta A opção correta é a letra b). Opção a) – As principais projeções cartográficas cilíndricas são a de Mercator e a de Peters; Opção c) – As principais projeções cartográficas cilíndricas são a de Mercator e a de Peters; Opção d) – As principais projeções cartográficas cilíndricas são a de Mercator e a de Peters.

60 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3ª pergunta A respeito das Projeções Cônicas, é correto afirmar que elas são o tipo ideal para a construção de: Mapas que mostram o mundo inteiro, como os Mapas-Múndi. Mapas que mostrem os polos, como o logo/símbolo da ONU. Mapas que mostrem apenas uma determinada região. Mapas que mostrem duas ou mais regiões ao mesmo tempo.

61 Gabarito comentado do Educoquiz 3
3ª pergunta A opção correta é a letra c). Opção a) – Na verdade, é o tipo de projeção é ideal para a construção de mapas que mostrem apenas uma determinada região; Opção b) – Na verdade, é o tipo de projeção é ideal para a construção de mapas que mostrem apenas uma determinada região; Opção d) – Na verdade, é o tipo de projeção é ideal para a construção de mapas que mostrem apenas uma determinada região.

62 Atividade 28: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4ª pergunta Quais são os equipamentos mais importantes para a realização das atividades de Aerofotogrametria e Fotointerpretação? Automóveis e câmeras fotográficas digitais. Satélites e câmeras fotográficas analógicas. Asa Delta e câmeras fotográficas com alta definição. Aviões e câmeras fotográficas com alta definição.

63 Gabarito comentado do Educoquiz 3
4ª pergunta A opção correta é a letra d). Opção a) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Aerofotogrametria e Fotointerpretação são os aviões e câmeras fotográficas com alta definição; Opção b) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Aerofotogrametria e Fotointerpretação são os aviões e câmeras fotográficas com alta definição; Opção c) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Aerofotogrametria e Fotointerpretação são os aviões e câmeras fotográficas com alta definição.

64 Atividade 29: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5ª pergunta Quais são os equipamentos mais importantes para a realização das atividades de Sensoriamento Remoto? Aviões e celulares. Satélites e computadores. Satélites e televisores. Aviões e computadores.

65 Gabarito comentado do Educoquiz 3
5ª pergunta A opção correta é a letra b). Opção a) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Sensoriamento Remoto são os satélites e os computadores; Opção c) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Sensoriamento Remoto são os satélites e os computadores; Opção d) – Os equipamentos utilizados para os trabalhos de Sensoriamento Remoto são os satélites e os computadores.

66 Atividades de 25 a 29: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É chegado o momento de verificar o que seus alunos conseguiram apreender dos conteúdos trabalhados nas atividades de 18 a 24 desta aula. É fundamental trabalhar com eles não apenas a opção que responde corretamente cada questão, mas também o porquê de as outras opções serem consideradas erradas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o link referente ao gabarito existente no alto da atividade. Neste momento, deve ser trabalhada também a questão dos fatores que fizeram com que as outras opções fossem consideradas equivocadas, conforme aludido acima. Tempo de duração da atividade: Dez a quinze minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planejou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

67 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADES 30 e 31

68 Atividade 30: Você está sendo desafiado
Assista ao vídeo e aprenda a traçar um perfil topográfico! Nesta aula, já estudamos a respeito das Cartas Topográficas. Os relevos representados nas Cartas Topográficas são divididos em degraus conhecidos como Curvas de Nível. A partir das Curvas de Nível, é possível realizar vários trabalhos e análises geográficos como a produção de maquetes de relevo, traçar perfis topográficos, verificar a declividade dos relevos etc. Clique na imagem ao lado para ampliá-la e trace um perfil topográfico do relevo representado!

69 Atividade 30: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O desafio desta atividade dá aos alunos a possibilidade de aplicar os novos conhecimentos aprendidos nesta aula de forma prática e divertida. Durante a aula, mencionamos algumas particularidades inerentes aos alunos de 6º ano no que se refere à pouca capacidade deles para a realização de atividades mais abstratas. Tendo em vista isso, esta atividade-desafio propõe que os alunos tracem um perfil topográfico a partir das informações contidas numa Carta Topográfica. Sugerimos que a imagem com as curvas de nível seja ampliada e impressa para ser entregue aos estudantes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O OA desta atividade é um vídeo que orienta a respeito das curvas de nível e também auxilia na produção de perfis topográficos. Sugerimos que os alunos sejam divididos em trios ou quartetos para um melhor aproveitamento da atividade ( Para imprimir o mapa, acesse: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A organização da sala de aula fica a critério do professor.

70 Atividade 31: Você está sendo desafiado
Construindo paisagens Na atividade 14 desta aula, vimos que a construção de maquetes é uma das formas de representarmos um espaço geográfico. Aliás, é uma forma muito interessante e que pode ser bastante divertida também. Para construir uma maquete a partir do mapa ao lado, os estudantes deverão ter a mão 10 cópias do mapa, uma placa de isopor com 50mm de espessura (base), uma placa de isopor com 10mm (camadas), cola para isopor, papel crepon (marrom ou preto), tesoura e estilete. Siga as orientações do(a) seu(sua) Professor(a), divirta-se e aprenda! Clique no mapa acima para ampliá-lo e imprimi-lo!

71 Atividade 31: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade é muito importante e bem menos complexa do que pode parecer a primeira vista. Sugerimos que ela seja feita em grupos com, no máximo, quatro alunos. Uma cópia do mapa deverá ser colada no isopor base. As outras cópias deverão servir como camadas do relevo. Para tanto, cada cópia deverá ser colada no isopor mais fino. Após isso, o molde dessa camada (50, 100, 150 etc.) deverá ser cortado com o estilete e colado sobre a base no local destinado à camada (exemplo, o molde já recortado da camada 50 deverá ser colado sobre a camada 50 no isopor base). Por fim, cole o papel crepon e dê molde para formar o relevo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há um OA nesta atividade. No entanto, este é o link para o mapa: Assista ao vídeo para aprender a fazer maquetes ( Tempo de duração da atividade: 40 minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planejou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

72 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 32 Resumo ATIVIDADE 33 Próximo tema ATIVIDADE 34

73 Atividade 32: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu muito mais a respeito das formas de representação cartográfica dos espaços geográficos, elabore um resumo com até 10 pontos que você estudou nesta aula, na ordem em que você aprendeu. Fonte styx.nied.unicamp.br Maquete de uma forma de relevo feita em isopor e coberta por massa corrida

74 Atividade 24: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, os alunos deverão produzir um resumo que contenha no máximo dez pontos abordados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Oriente, se houver necessidade, seus alunos no sentido de que eles possam produzir o resumo proposto pela atividade. Tempo de duração da atividade: Quinze a vinte minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

75 Atividade 33: Educossíntese
Quais são as principais formas para representar os espaços geográficos? Tipos de representação Mapas Globo Terrestre Carta Topográfica Plantas e Croquis Maquetes Projeções Cartográficas Aerofotogrametria e Fotointerpretação Sensoriamento Remoto Conhecendo as Curvas de Nível Veja se você citou em seu resumo ao menos cinco dos 10 pontos apresentados ao lado. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles. Clique aqui e veja um resumo daquilo que vimos de mais importante na aula. 1º MOMENTO 2º MOMENTO 3º MOMENTO 4º MOMENTO 5º MOMENTO

76 Atividade 33: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui, os alunos deverão comparar o resumo por eles produzidos na atividade anterior com a Educossíntese a fim de que possam identificar se os pontos por eles escolhidos tem relação com aquilo que foi trabalhado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem nessa atividade. Há apenas um link ( para uma seleção de conteúdos trabalhados durante a aula e que ajudarão os alunos a verificar se os resumos por eles produzidos estão coerentes com os principais temas trabalhados na aula. Tempo de duração da atividade: Dez a quinze minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

77 Atividade 34: Na próxima aula...
Qual é a importância das escalas para os estudos geográficos? Na próxima aula iremos conhecer as Escalas e a sua importância para os estudos relacionados à Geografia. Como representar espaços geográficos enormes numa simples folha de papel? Reflita sobre tudo isso! Faça uma pesquisa sobre o assunto e descubra do que é capaz! Escala Geográfica apresentada num mapa

78 Atividade 34: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegando ao final da aula, o aluno deverá começar a refletir a respeito dos contrastes relacionados ao continente asiático. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Esta atividade não possui um OA específico. Caso sinta a necessidade de trabalhar com algum recurso extra, tenha o cuidado de verificar a sua adequação para a faixa etária, coerência com o tema e correção conceitual. Tempo de duração da atividade: Dez a quinze minutos. Organização da sala de aula: A cargo do(a) Professor(a), de acordo com o que planeou para a sua aula e com a realidade existente no espaço onde ela ocorrerá.

79 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Existem duas excelentes atividades complementares que podem ser realizadas com os alunos para uma melhor fixação de conteúdos relacionados às formas de representação cartográfica. É importante lembrar que essas atividades contribuem para uma melhor assimilação de outras habilidades relacionadas à alfabetização cartográfica dos estudantes. São elas: Elaboração de mapas mentais (saiba mais: Carta Enigmática (saiba mais: ) PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Os alunos poderiam elaborar Mapas Mentais e Cartas Enigmáticas baseados nos seus conhecimentos a respeito dos bairros onde residem. Dessa forma, estariam utilizando seu próprio referencial espacial para a elaboração de importantes ferramentas para a representação do espaço geográfico onde vivem, fato que, por si só, enriquece significativamente os trabalhos.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google