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Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço.

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2 Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço do produto brasileiro no exterior” Algumas matérias já ministradas: “Gestão Estratégica de Negócios”; “Finanças”; “Finanças Internacionais”; “Negócios Internacionais”; “Consultoria Empresarial”; “Tópicos Especiais de Administração – Controladoria”; “Responsabilidade Social das Organizações”; “Formação de Preços de Venda”; ”Economia da Empresa”; “Economia de Mercado”; ”Análise das Demonstrações Financeiras”; “Administração Financeira”; ”Trade Finance”; ”Evolução do Pensamento Estratégico”; “Economia e Gestão do Setor Público”; “Ambiente Econômico Global”, ”Macroeconomia”; “Economia Brasileira”; “Marketing Internacional”; “Teoria dos Jogos aplicada às Relações Internacionais”, “Tópicos Especiais de Administração – Finanças”, “Administração Estratégica”, “Mercado Financeiro”, “Jogos de Empresas”, “Fundamentos da Administração”, “Liderança e Gestão”, “Cenários Econômicos e Tendências”, “Finanças Corporativas”.

3 Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula)

4 Juramento do Administrador
(Resolução CFA no. 201, de ) “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”

5 Oração do Administrador
( , 17:30h) "Senhor, diante das organizações devo ter consciência de minhas responsabilidades como administrador. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho, busco o consenso para alcançar a solução e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, administre o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas“.

6 Ementa A matéria “Administração Estratégica” trata do processo estratégico para a formulação das estratégias organizacionais (corporativas, de negócios e funcionais) a partir de ferramentas e métodos de análise dos ambientes e informações relevantes que afetam o negócio. Trata, também, da implementação das estratégias por meio da definição dos objetivos estratégicos e respectivos indicadores de desempenho, metas e planos de ação, bem como do controle e aprendizado do processo estratégico.

7 Objetivos gerais da matéria
A matéria “Administração Estratégica” contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos Administradores formados pela UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Visão de futuro e pensamento estratégico Orientação para processos Orientação para as necessidades dos Clientes Orientação para resultados Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal

8 Objetivos específicos da matéria
Saber como formular, implementar e controlar as diferentes alternativas estratégicas em ambientes sujeitos a mudanças.

9 Conteúdo programático
1 - Administração Estratégica 2 - Análise do Ambiente Externo 3 - Análise do Ambiente Interno 4 - Formulação das Estratégias Empresariais 5 - Implementação das Ações Estratégicas (desdobramento) 6 – Controle Estratégico

10 Bibliografia básica COSTA, Eliezer Arantes Gestão Estratégica, São Paulo: Editora Saraiva, 2007. FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. SIQUEIRA, João P L ; BOAVENTURA, João M G et all. Estratégia para Corporações e Empresas – Teorias atuais e aplicações. Editora Cengage Learning WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

11 Bibliografia virtual ALDAY, Hernan E. Contreras. Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Revista da FAE v-3, n-2, págs. 9-16, maio-ago Disponível para download em: (acesso em 31 de maio de 2012) BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2007 CERTO, SAMUEL; PETER, J.; MARCONDES, REINALDO; E ROUX, ANA MARIA. Administração Estratégica. São Paulo, Editora Pearson Prentice Hall, 2ª Edição FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Cadernos de Excelência – Liderança e Estratégias e Planos (2006). FNQ. Disponíveis para download em: e

12 Bibliografia complementar
BARNEY, J.B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007 CONTADOR, José Celso. Campos e Armas de Competição – novo modelo de estratégia. São Paulo: Editora Saint Paul, 2008 HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. MINZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookmam, 2000. TZU, Sun. A arte da guerra. 28 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. Além disso, recomenda-se a leitura, de forma periódica e sistemática, de jornais e de revistas de negócios, para uma interpretação da realidade empresarial e dos fatores que influenciam o processo de gestão das organizações.

13 Estratégia de aprendizagem
Aulas expositivas Estudos de Casos Critério de avaliação O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais, sendo que as notas destas avaliações poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos intra e extraclasse, participação em sala de aula, elaboração dirigida de exercícios e outros meios semelhantes. A avaliação de seminários deverá ser realizada individual e explicitamente – com ampla comunicação ao avaliado –, focando sua fluência verbal, argumentação na exposição dos assuntos, respostas às perguntas eventualmente formuladas durante ou após a apresentação, postura diante das dificuldades encontradas e liderança individual no processo de execução do seminário. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.

14 Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação
Fatos e Teorias Competência Motivação Estudante Aprendizagem Aplicação e Resolução de Problemas Competência Motivação Capacidade de Comunicação Professor Objetivos Tipos de Aprendizagem Organização Curso

15 As funções básicas do Professor
Facilitar o processo de aprendizado; Conduzir este processo; Estimular os participantes do processo.

16 As funções básicas do Aprendiz/Administrador
Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado; Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo; Estimular os demais participantes do processo.

17 Para se lembrar sempre... “Aja ou sofra a ação de outros”.
“No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias Para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”. “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência”

18 Nosso desafio “Goethe1 ensinava: ‘Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser’.” STEPHEN R. COVEY 1 WOLFGANG von GOETHE, poeta alemão ( )

19 Ao futuro!!


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