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Desenvolvimento Sustentável Corporativo

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Sustentável Corporativo"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Sustentável Corporativo
MÓDULO 1 – Desenvolvimento Sustentável Corporativo Anderson Cantarino Dsc

2 DESAFIOS DO SÉCULO XXI A humanidade já consome 20% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Se a produção de alimentos e de bens de consumo não for aprimorada, a partir de 2030 haverá uma queda considerável na qualidade de vida. Relatório Planeta Vivo WWF

3 DESAFIOS DO SÉCULO XXI 1. Consumo Mundial
25% da população mundial consomem: 85% dos produtos da madeira; 75% dos metais extraídos; 75% da energia primária produzida; 50% do alimento produzido;

4 DEFINIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“O Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem compremeter a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” (ONU, Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comun, 1987) “É um desenvolvimento com vistas a uma ordem econômica internacional mais justa, incorporando as mais recentes preocupações ambientais, socias, culturais e econômicas.” (Agenda 21, Rio 92) “Um crescimento diferente, ambientalmente prudente, sustentável e socialmente responsável, voltado para uma qualidade de vida superior a eqüitativamente distribuída.” (SACHS, I , 1993) “Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que provê, a todos, os serviços econômicos e ambientais básicos, sem ameaçar a viabilidade dos sistemas natural, social e construído, dos quais estes serviços dependem.”

5 Desenvolvimento Sustentável Responsabilidade Social
Só há um aumento de satisfação das partes interessadas através do crescimento. O crescimento só é contínuo através do desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Sustentável Proteção Ambiental Responsabilidade Social Economia Crescente Saúde e Segurança Meio Ambiente Valores Pessoais Negócios Éticos Fonte: CONOCO REPORT, 2002

6 A EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL
Década Eventos Políticas Ambientais no Brasil 50 Minamata Chuva Ácida Poluição Atmosférica e das Águas 60 - Conferência de Estocolmo Acidente de Seveso Controle de Poluição (Ar/ Águas) Licenciamento Ambiental (SLAP) 70 Acidentes: Bhopal, Chernobyl, Exxon Valdez, Vila Socó Camada de Ozônio Passivos Ambientais (Super Fundo - EUA) Movimento Ambientalista Desenvolvimento Sustentável Política Nacional de Meio Ambiente Estudos de Impacto Ambiental Gerenciamento de Resíduos Padrões de descarte - efluentes 80 Conferência do Rio Aquecimento Global - Efeito Estufa Série ISO 14000 90 Prevenção de Poluição Auditorias Ambientais Lei de Crimes Ambientais Conferência Rio +10 Ratificação Protocolo de kioto Responsabilidade Social Controle de Acidentes Ambientais Retorno de resíduos Séc. XXI

7 EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL
DÉCADA DE 70 FILOSOFIA : PRINCÍPIO CONTROLE FIM DE LINHA PREOCUPAÇÕES: POLUIÇÃO DO AR, ÁGUAS RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS FERRAMENTAS ENGENHEIROS PROJETOS DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO (72) ACIDENTE DE SEVESO (76) FATOS MARCANTES :

8 EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL
DÉCADA DE 80 PLANEJAMENTO FILOSOFIA: PRINCÍPIO : PREOCUPAÇÕES: PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: FERRAMENTAS RECICLAGEM - RECUPERAÇÃO - REDUÇÃO CONTAMINAÇÃO DE SOLOS ACIDENTES TÉCNICOS DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (BIÓLOGOS, GEÓGRAFOS, ETC) POLÍTICOS EIA - RIMA AUDITORIAS ANÁLISE DE RISCOS ATUAÇÃO RESPONSÁVEL BHOPAL (84) CHERNOBYL (86) “NOSSO FUTURO COMUM” (87) EXXON VALDEZ (89) FATOS MARCANTES:

9 EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL
DÉCADA DE 90 GESTÃO FILOSOFIA: PRINCÍPIOS: PREOCUPAÇÕES: PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS FERRAMENTAS: PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO CAMADA DE OZÔNIO AQUECIMENTO GLOBAL BIODIVERSIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRODUTOS ADVOGADOS ECONOMISTAS ADMINISTRADORES SGA SELOS ECOLÓGICOS AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO (92) ISO (96) PROTOCOLO DE KIOTO (97) NOSSO FUTURO ROUBADO (99) FATOS MARCANTES:

10 EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL
Século XXI FILOSOFIA PRINCÍPIOS: PREOCUPAÇÕES: PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS FERRAMENTAS: ESTRATÉGIA E GESTÃO INTEGRADA PRODUÇÃO LIMPA RESPONSABILIDADE SOCIAL CAMADA DE OZÔNIO AQUECIMENTO GLOBAL BIODIVERSIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRODUTOS PROFISSIONAIS COM VISÃO HOLÍSTICA - ECOLÓGICA SGI DESEMPENHO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA RATIFICAÇÃO PROTOCOLO DE KIOTO ÉTICA AMBIENTAL ACIDENTES NO BRASIL FATOS MARCANTES:

11 ESTRATÉGIA GESTÃO INTEGRADA
A INDÚSTRIA E O MEIO AMBIENTE RECICLAGEM RECUPERAÇÃO - REDUÇÃO (DÉCADA DE 80) CONTROLE DE FIM DE LINHA (DÉCADA DE 70) PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO (DÉCADA DE 90) ESTRATÉGIA GESTÃO INTEGRADA SÉCULO XXI

12 ESTRATÉGIA Para se tornar uma referência de SMS no setor, a empresa precisa, no curto prazo, atingir a conformidade de suas operações e adicionar valor ao negócio Além da Conformidade Objetivos Estratégicos Imagem Crescimento Diferenciação no mercado Inovação Foco futuro Gerir os riscos Influenciar na legislação Conformidade Eficiência operacional Atingir padrões de segurança Obter licenças para operar Atender legislação Custo Qualidade Serviço Foco atual Valor para o SMS Valor para o negócio

13 Mudança de Paradigma FUNÇÃO SEGURANÇA Antigo paradigma Novo paradigma
custo/problema proteção do patrimônio responsabilidade do profissional de segurança somente para empregados próprios análise das causas imediatas Análise de aspectos de saúde desvinculados dos aspectos de segurança e de meio ambiente investimento/ganho qualidade de vida/proteção do homem todos são responsáveis pela segurança empregados próprios + contratados +comunidades análise das causas de forma abrangente Integração da saúde na gestão ambiental e de segurança

14 Mudança de Paradigma FUNÇÃO SAÚDE Antigo paradigma Novo paradigma
ausência de doença custo programas com foco em prevenção indicadores reativos (absenteísmo, afastamento) envolvimento exclusivo na assistência ao acidentado foco empregado abrangência empregado impacto dos riscos à saúde na unidade foco em EPI/EPC prevenção e promoção da saúde. Bem estar físico, social e mental promovendo qualidade de vida benefício programas com foco em prevenção e educação indicadores pró-ativos (colesterol, hipertensão, motivação, ergonomia) envolvimento também na análise dos acidentes foco família abrangência força de trabalho impacto dos riscos à saúde abrangendo a comunidade foco em mudança de procedimentos

15 MUDANÇA DE PARADIGMA FUNÇÃO MEIO AMBIENTE Antigo paradigma
Novo paradigma Meio ambiente como atividade realizada por exigência legal Postura reativa (remediação) Preocupação com o patrimônio e com ser humano, relegando o impacto ambiental Visão intra muros Produção e lucro Desempenho ambiental por atendimento exclusivo a padrões legais Empresa fechada Meio ambiente como parte do negócio e fator de sobrevivência Postura pró-ativa e preventiva Preocupação quanto aos aspectos humano, patrimonial e ambiental Transparência (relatório ambiental) Desempenho ambiental cobrado pela sociedade e pelo mercado e estabelecimento de metas e indicadores ambientais Empresa ambientalmente correta (processos ecoeficientes e ecoprodutos) Parcerias com partes interessadas (articulação) Empresa cidadã, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

16 As mudanças no ambiente - Desenvolvimento Sustentável
… e o Índice de Sustentabilidade Dow Jones já demonstra o benefício financeiro para as indústrias que se utilizam de programas de sustentabilidade As ações das empresas que incorporaram o conceito de sustentabilidade tiveram uma valorização superior às ações de outras empresas 45% 23%

17 EXPANSÃO DO VERDE 15.000 ONGs NO MUNDO 50 MILHÕES DE ASSOCIADOS
PRINCIPAIS ONGs GREENPEACE FRIENDS OF THE EARTH (FOE) WORLD WILDLIFE FUND (WWF) ORÇAMENTO ANUAL DAS TRÊS MAIORES ONGs US$ 400 MILHÕES CREDIBILIDADE DAS DECLARAÇÕES INDÚSTRIA % ONGs 66%

18 EXPANSÃO DO VERDE Nos Estados Unidos, os consumidores verdes representam 37% da população, enquanto em países Europeus, como Suíça, Alemanha e Inglaterra, já são 50%. Na Inglaterra, dois de cada cinco cidadãos vão ao supermercado com uma lista de produtos verdes à mão. As estratégias de marketing adotadas pelas empresas estão sendo moldadas visando à melhoria da imagem, por meio da criação de novos produtos ‘verdes’ e de ações voltadas para a proteção ambiental (Souza, 1993)

19 EXPANSÃO DO VERDE A consciência ecológica por parte das empresa resultou, também, na mitificação do conceito de qualidade de produto, que agora precisa ser ecologicamente viável. Estudo americano concluiu que, no primeiro semestre de 1990, 9,2% dos produtos introduzidos no mercado eram anunciados verdes, enquanto em 1989 estes constituíam apenas 0,5%. A prevenção meio ambiente converteu -se em um dos fatores de maior influência da década de 90, com grande rapidez de penetração de mercado . Assim, as empresas começam a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo aumentar a lucratividade de seus negócios


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