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Criatividade em Comunicação UFCD

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Apresentação em tema: "Criatividade em Comunicação UFCD"— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade em Comunicação UFCD - 0437
Formador: Dário Viegas

2 Objectivo Geral Organizar e analisar briefing de comunicação, desenvolvendo planos de comunicação criativos e tendo em conta os objetivos estipulados.

3 Objectivos Específicos
Briefing e o Ad Briefing Eixo da comunicação Conceito ou ideia criativa Criatividade e inspiração Processo criativo Métodos de estimulação da criatividade Avaliação de ideias

4 avaliação Trabalhos (individuais e em grupo)
Assiduidade e participação Projeto final

5 Plataforma de trabalho

6 apresentação Quem são? Donde vêm? Qual a vossa experiência?
Quais as vossas expetativas em relação a esta formação?

7 A COMUNICAÇÃO A comunicação é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir…

8 A COMUNICAÇÃO implica, também, a troca de informações entre um transmissor e um recetor e a perceção do significado entre os indivíduos envolvidos.

9 A COMUNICAÇÃO De uma forma sucinta, pode dizer-se que a comunicação é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema compartilhado (de forma completa ou não), por todos os intervenientes na comunicação.

10 A COMUNICAÇÃO O ato de comunicar desempenha um papel extremamente importante no nosso quotidiano, pois permite-nos interagir com aqueles que nos rodeiam…

11 Diferentes Tipos de Comunicação
Comunicação verbal: É o modo de comunicação mais familiar e mais utilizado, frequentemente. Consiste na utilização da palavra e ocorre sempre de forma voluntária, dividindo-se em: Verbal – Oral: refere-se a esforços de comunicação tais como, conversa entre amigos, dar instruções a colegas, entrevistar um candidato a um emprego, dar uma informação a alguém, entre outras. Verbal – Escrita: refere-se a s, memorandos, cartas, relatórios, normas e procedimentos, entre outros.

12 Diferentes Tipos de Comunicação
Comunicação não-verbal: A comunicação não-verbal é aquela que se refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita. A comunicação não-verbal pode ser involuntária ou propositada. Estabelecemos comunicação de forma não-verbal, através de: - Expressões faciais - Movimentos dos olhos - Movimentos da cabeça - Postura e movimentos do corpo Comportamentos não-verbais da voz (entoação, velocidade, volume, etc) - Aparência (vestuário, penteado, maquilhagem, etc)

13 Diferentes Tipos de Comunicação
Comunicação simbólica: Para além da comunicação verbal e não-verbal, existe um outro tipo de comunicação, que utilizamos no nosso dia-a-dia, em simultâneo, de forma espontânea e propositada. As pessoas utilizam vários símbolos, que podem comunicar muito a outras pessoas e que, normalmente, expressam parte da nossa personalidade, tais como: - O lugar que moramos - As roupas que usamos - O carro que conduzimos - A decoração do nosso local de trabalho.

14 A importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Tal como foi referido, anteriormente, a comunicação é entendida como a transmissão de estímulos e respostas provocadas, através de um sistema completo e parcialmente compartilhado. É todo o processo de transmissão e de troca de mensagens entre seres humanos.

15 Para se estabelecer comunicação, é necessária a existência de determinados elementos, com funções muito específicas: Emissor (quem emite a mensagem) Receptor (quem recebe a mensagem) Mensagem (o que se pretende comunicar) Contexto (meio onde a comunicação decorre) Código (sistema de significados dominados pelo emissor e o receptor) Canal (meio físico pelo qual o sinal é transmitido)

16 A interação entre todos estes elementos, que promove o desenrolar do processo de comunicação, poderá ser representada através do seguinte esquema:

17 Para além dos elementos que pertencem ao esquema anterior, existem mais dois bastante importantes:
- FeedBack: conjunto de sinais percetíveis que permitem conhecer o resultado da mensagem. Consiste em transmitir o efeito da mensagem recebida. Para isso fazemos perguntas e obtemos as respostas, a fim de verificar se a mensagem foi ou não recebida. - Ruído: é todo o fenómeno que perturba de alguma forma a transmissão e a sua perfeita receção ou descodificação por parte do recetor. Se qualquer um dos elementos do esquema em cima falhar, ocorre um ruído.

18 Estilos de Comunicação
AGRESSIVO Tende a agir como uma pessoa reivindicativa face aos outros.. Estas pessoas têm uma grande necessidade de se mostrarem superiores aos outros e, por isso, são excessivamente críticos.

19 Estilos de Comunicação
PASSIVO Em vez de se afirmar tranquilamente, o passivo afasta-se ou submete-se, não age. Porque não se afirma, ele torna-se, geralmente, numa pessoa ansiosa. O passivo não age porque tem medo das deceções. É tímido e silencioso.

20 Estilos de Comunicação
MANIPULADOR O manipulador não se implica nas relações interpessoais. Esquiva-se aos encontros e não se envolve diretamente com as pessoas, nem nos acontecimentos. O seu estilo de interação caracteriza-se por manobras de distração ou manipulação dos sentimentos dos outros.

21 Estilos de Comunicação
ASSERTIVO As pessoas assertivas são capazes de defender os seus direitos, os seus interesses e de exprimir os seus sentimentos, os seus pensamentos e as suas necessidades de forma aberta, direta e honesta. Estas pessoas para afirmarem os seus direitos, não pisam os direitos dos outros. A pessoa assertiva tem respeito por si própria e pelos outros, está aberta ao compromisso e à negociação. Aceita que os outros pensem de forma diferente de si: respeita as diferenças e não as rejeita.

22 BRIEFING “ Chama-se briefing às informações preliminares que contêm todas as instruções que o cliente fornece à empresa para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e conjuntamente com as informações de pesquisas que se esboça o planeamento publicitário. O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente”. (S’antanna, 1989: 109)

23 Objetivos do Briefing Encontrar e organizar a informação: a função do briefing é reunir as informações necessárias para a Acão publicitária; Organizar e disponibilizar as informações certas para a equipa envolvida no trabalho. O briefing serve como um centralizador físico dessas informações.

24 Objetivos do Briefing Fundamentar e sustentar a Acão publicitária: o desenvolvimento da Acão publicitária deve fundamentar- se em informações razoavelmente precisas. Inspirar e alimentar ideias e soluções criativas: a criação pode e deve utilizar as informações do briefing como inspiração criativa através, por exemplo, de associação de ideias (brainstorming).

25 Modelo de briefing criativo
Nome da empresa: Nome do projeto ou campanha: Data de realização: Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade): Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar) Objetivos do negócio:

26 Modelo de briefing criativo
Objetivo desta comunicação: Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto) Estratégia: Público alvo: Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso público alvo a agir da maneira como desejamos?)

27 Modelo de briefing criativo
Vantagem competitiva circunstancial: (porque considerariam os clientes o nosso produto ou serviço em detrimento de outros?) Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.) Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?) Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, burocracia legal, etc)

28 Modelo de briefing criativo
Orçamento:. Datas chave: Conceitos criativos apresentados pela empresa: Participantes na elaboração do documento: (identificação de todos os envolvidos)

29 Trabalho #1 Pensar e estruturar o projeto a trabalhar ao longo do módulo Fazer o 1º briefing para uma campanha de comunicação Pode ser individual ou em grupo Pode ser um projeto empresarial ou pessoal

30 O facebook Enquanto ferramenta de comunicação, o facebook permite uma dimensão de relacionamento bidireccional que passou a ser, assumidamente, um conceito “standard” entre as marcas e as suas audiências em qualquer plataforma de media social. veio trazer um significado muito particular ao envolvimento (Engagement) que é gerado através desta relação, como o principal elemento que justifica tudo o que se faz, e tudo aquilo que se tem feito, em matéria de investimento nas redes sociais.

31 O facebook E como se define um bom conteúdo?
qual é o segredo para construir uma base de fãs comprometida com a sua página no facebook? Os utilizadores gostam da a sua página, comentam e compartilham suas publicações porque querem, ou porque oferecemos alguma recompensa? O segredo é a qualidade do conteúdo! E como se define um bom conteúdo?

32 Isto inclui todo tipo de conteúdos
O facebook Bom conteúdo combina os interesses e situações do dia-a-dia de um público-alvo. é relacionável com quotidiano, e solicita uma resposta pessoal quase que de imediato. Isto inclui todo tipo de conteúdos fala sobre assuntos interessantes e pede a opinião dos utilizadores. É como se fosse um playground onde as pessoas vão à procura algo interessante e socializam com amigos.

33 TIPOS DE Conteúdos Imagens únicas Publicações no Facebook que contém uma imagem individual geram 120% a mais de engadgemnt do que uma publicação sem imagem. Fotos são de fácil envolvimento e compreensão, tornando-as a ferramenta mais eficazes de marketing de conteúdo. também permitem que se ocupe uma boa parcela do feed de notícias de um utilizador, impulsionando a atenção que se recebe.

34 TIPOS DE Conteúdos dicas . Chame a atenção do seu público utilizando imagens simples com um ponto de destaque . Imagens com cores saturadas também ficam em destaque num site com o fundo branco. . Para maximizar este tipo de publicação, podemos incluir um texto relevante para ajudar a contar uma rápida História. ex

35 TIPOS DE Conteúdos Álbuns de fotos Publicações no Facebook que incluem um álbum de fotos gera mais de 180% em engadgement do que aqueles sem. Álbuns de fotos são uma boa opção para promover conteúdo de eventos, novas linhas de produtos e galerias de fotos relacionadas à marca. Estes álbuns permitem que se publique múltiplas peças de conteúdo de uma vez só sem incomodar utilizadores com múltiplas publicações, fazendo com que cada post possa gerar interesse nos utilizadores s de uma vez só. ex

36 TIPOS DE Conteúdos Vídeo Publicações no Facebook que incluem um vídeo geram 100% de engadgement do que a média. Quando publicar um vídeo, siga as seguintes regras: • Mantenha-o curto • Mantenha-o simples Os Vídeos são ótimos para mostrar os bastidores da sua empresa, tutoriais e eventos ex

37 TIPOS DE Conteúdos Texto Textos curtos são os ideais. Publicações que possuem entre 100 e 250 caracteres (menos que 3 linhas de texto) conseguem 60% a mais de likes, comentários e partilhas que textos longos. Os melhores tipos de texto são aquelas publicações ‘Complete a frase’. Podemos também fazer perguntas de resposta multipla para que os fãs respondam na seção de comentários. Este tipo de texto gera 90% a mais de engadgemnt que a média

38 TIPOS DE Conteúdos Texto Quando publicar links para conteúdo de outros meios, recomenda-se: • Manter o link curto • Fazer uma referência clara ao link e dentro dos primeiros 90 caracteres do post • Usar uma imagem para chamar a atenção

39 CRIANDO UMA Agenda Quando executamos qualquer plano de marketing de conteúdo, ter uma agenda - e manter-se fiel a ela é fundamental. Nesse sentido, temos duas práticas a ter em consideração: Publicar regularmente. “Publicar pelo menos cinco vezes por semana para chamar a atenção dos fãs. A Consistência também é fundamental. Por exemplo, anunciar novos produtos no mesmo dia todas as semanas para que os seus fãs saibam o que esperar.”

40 CRIANDO UMA Agenda 2. Publicar no melhor horário para o mercado-alvo.
“vocês sabem o que é melhor para o vosso negócio, e podem utilizar o Facebook Page Insights para saber o como tem funcionado a vossa comunicação(por exemplo, experimentando publicar em diferentes horas do dia e vendo quando conseguimos o maior nível de engagement). Os restaurantes, por exemplo publicam entre as 7 da manhã e meio-dia, quando as pessoas estão planeando o dia.

41 Exercício 2 . Criar uma página de facebook do projeto a trabalhar . Identificar e caracterizar os principais grupos a atingir . Definir as principais tipologias de conteúdos a publicar e justificar a sua pertinência de acordo com os grupos a atingir . Definir uma agenda mensal de publicações

42 EIXO DA COMUNICAÇÃO Motivação que leva o consumidor à compra e que a comunicação explora; é a componente central em torno da qual a mensagem deve girar e ser construída. Explorando o sentimento que leva o consumidor a aderir a uma marca, a publicidade diz aquilo que o consumidor quer ouvir ou para que está predisposto, sendo o eixo que define a satisfação da necessidade.

43 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
Porque é a Criatividade é tão importante? Será que todos nós somos criativos? É algo que nasce connosco ou se aprende? Pode ser cultivada, incentivada? Podemos ser criativos numa empresa pouco criativa? O que é afinal Criatividade?

44 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
Não há um consenso sobre este conceito, apenas uma imensidão de divergências de opiniões e teorias. Não existe uma concordância se a criatividade seria um aspeto distinto da inteligência ou uma faceta desta não explorada. Há ainda a questão da relatividade.

45 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
O que é criativo hoje pode não o ser em outro momento. Também diferentes níveis de criatividade têm sido apontados, discriminando-os como mais ou menos elevados.

46 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
Um dos pontos que parecem ser comuns à maioria das teorias é o fato de que a criatividade "implica a emergência de um produto novo, seja uma ideia ou invenção original, seja a reelaboração e aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes.

47 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
Também presente em muitas das definições propostas é o factor relevância, ou seja, não basta que a resposta seja nova; é também necessário que ela seja apropriada a uma dada situação."

48 A CRIATIVIDADE / IDEIA CRIATIVA
A criatividade (ou invenção) é um processo mental que envolve a criação de ideias ou conceitos, ou novas associações entre as existentes ideias e conceitos.

49 O PROCESSO CRIATIVO Algumas pessoas vêem a criatividade como uma actividade relativamente não estruturada de pular em torno de ideias até se deparar com a ideia certa. Embora isto funcione para algumas pessoas, muitas situações da vida real requerem uma abordagem mais estruturada. A liberdade para experimentar é essencial para a criatividade, como também alguma disciplina para assegurar objectividade e consistência.

50 O PROCESSO CRIATIVO Seja qual for o nível de estruturação adotado, o processo criativo fundamenta-se em três princípios: Atenção, Fuga e Movimento. Atenção: concentre-se na situação ou problema; Fuga: escape do pensamento convencional; Movimento: dê vazão à sua imaginação.

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