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PLANEJAMENTO E GESTÃO DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE MUDANÇAS ELABORAR O PLANO EXECUTAR, ACOMPANHAR, REVER CONSTRUIR O FUTURO.

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2 PLANEJAMENTO E GESTÃO DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE MUDANÇAS ELABORAR O PLANO EXECUTAR, ACOMPANHAR, REVER CONSTRUIR O FUTURO

3 PLANEJAMENTO E GESTÃO DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE MUDANÇAS UMA VISÃO GERAL COM PERSPECTIVA PESSOAL UM TRABALHO COLETIVO, INADIÁVEL, PERMANENTE PLANEJAR OU NÃO PLANEJAR - EXISTE OPÇÃO ?

4 TEMPOS DE MUDANÇAS (UMA MUDANÇA INCOMODA POUCA GENTE, MUITAS MUDANÇAS INCOMODAM MUITO MAIS !) RUPTURAS DESCONTINUIDADES CICLOS DE VIDA DOS PROJETOS CADA VEZ MAIS CURTOS NOVAS TECNOLOGIAS COMPORTAMENTO DAS PESSOAS, CONTEXTOS SÓCIO- CULTURAIS - PRESSÕES PARA MUDANÇAS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS, AMBIENTAIS, GEOPOLÍTICAS, ECONÔMICAS, DESREGULAMENTAÇÕES “ RESPEITAR A HISTÓRIA SEM AGARRAR-SE AO PASSADO”

5 CONTEXTOS E CONCEITOS SÉCULO XXI - DEMANDAS ( COMPETÊNCIA ) E EXIGÊNCIAS ( QUALIDADE DE VIDA ) REALIDADE ATUAL DO BRASIL E DA UNIVERSIDADE PERSPECTIVAS - VISÃO DE FUTURO HISTÓRIA E CULTURA INSTITUCIONAL RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NOSSA CAPACIDADE DE AÇÃO

6 ANTES CAPITAL FINANCEIRO - RECURSOS CAPITAL ESTRUTURAL - MEIOS FÍSICOS E MATERIAIS CAPITAL INTELECTUAL -PESSOAS QUALIFICADAS AGORA CAPITAL IMAGINATIVO - RECURSOS + CORAGEM PARA DESAFIAR DOGMAS CAPITAL EMPREENDEDOR - UTILIZAR MEIOS PARA CRIAR COISAS NOVAS CAPITAL DE R ELACIONAMENTOS - PESSOAS QUALIFICADAS + PARCERIAS E CONEXÕES A GESTÃO NÃO PODE MATAR A INOVAÇÃO AS VANTAGENS COMPETITIVAS SÃO TEMPORÁRIAS

7 OBSTÁCULOS CULTURAS JURÁSSICAS SEDIMENTADAS CULTURA DOS SUCESSOS ANTERIORES (SEMPRE DEU CERTO DESSE JEITO, EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE) PESSIMISTAS NÃO ENXERGAM AS CHANCES E OS OTIMISTAS NÃO ENXERGAM OS PROBLEMAS E RISCOS FEUDOS ORGANIZACIONAIS NÃO DIALOGAM OU INTERAGEM( UM FEUDO NÃO É PARTE DO TODO MAS O TODO DA PARTE) BUROCRACIAS AUTOFÁGICAS

8 PROBLEMAS CONTEXTUAIS FALTA DE PROJETO INSTITUCIONAL ESCASSEZ DE RECURSOS INFRA-ESTRUTURA DEFASADA PESSOAL (Aposentadorias, Salários, Motivação, Envolvimento) BAIXA ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SAÚDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - PESQUISA, DOCÊNCIA-ASSISTÊNCIA, SÓ SERVIÇOS OU CAOS? FALTA DE INTEGRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DE CULTURA ORGANIZACIONAL

9 O que fazer ? IDENTIFICAR COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E FAZÊ-LAS C R E S C E R

10 ALTERNATIVAS PASSIVIDADE, OMISSÃO EMPURRAR COM A BARRIGA ATITUDE PRÓ-ATIVA, REAÇÃO PLANEJAR, ENVOLVER, ORGANIZAR, GERIR, NOSSA UNIVERSIDADE, NOSSA MARCA COMUNICAR

11 É SEMPRE NECESSÁRIO OUSAR! OLHAR O PRESENTE COM OS OLHOS DO FUTURO E NÃO OLHAR O FUTURO COM OS OLHOS DO PRESENTE

12 PLANEJAMENTO E GESTÃO NA UNIVERSIDADE BASES PARA REFLEXÃO Universidade é organismo complexo Experiências não se transplantam, sem contextualização Universidade não é empresa, mas requer planejamento e gestão precisos, com resultados nas dimensões social, política, econômica, cultural - Produtividade e desempenho são heresias? Unidade na Diversidade Aceitamos mudar paradigmas? Dogmas aprisionam; Autonomia não é Soberania - Compromisso com a solidariedade Comunidade Acadêmica ainda existe ou está esfacelada ? Universidade pública tem clientes? Precisa fazer marketing?

13 MISSÃO DA UNIVERSIDADE COMPETÊNCIA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO PERTINÊNCIA SOCIAL E COMPROMISSO - REDES SOCIAIS E INSTITUCIONAIS ÉTICA, CULTURA DA PAZ GERAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO, PARA O TRABALHO E PARA A VIDA EQÜIDADE, OPORTUNIDADES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELO CONHECIMENTO DIVERSIDADE DE CURSOS INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, INVESTIGAÇÃO, SERVIÇOS QUALIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTÁVEL

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU PENSAMENTO ESTRATÉGICO? PARTICIPAÇÃO E COMPROMISSO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS FLEXÍVEIS FRENTE ÀS INOVAÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS, CONTEXTUAIS, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANOS E AÇÕES INTEGRADOS AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REALIMENTAÇÃO FOCO NA TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA ADMINISTRADORES CONSERVAM, EMPREENDEDORES CRIAM

15 RITMOS ACELERADOS E PENSAMENTO ESTRATÉGICO TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS VELOCIDADE DAS COMUNICAÇÕES MUDANÇAS DE POSIÇÃO ESTRATÉGICA POSIÇÃO ESTRATÉGICA A POSIÇÃO ESTRATÉGICA B POSIÇÃO ESTRATÉGICA C DEMANDAS SÓCIO-AMBIENTAIS, DESREGULAMENTAÇÕES, RECURSOS INOVAÇÕES, COMUNICAÇÃO, TEMPO, IMAGINAÇÃO

16 ESTRATÉGIA - FORMULAÇÃO - EXECUÇÃO STRATOS(EXÉRCITO) + AGEIN (CONDUZIR) PLANO QUE IMPULSIONA PESSOAS A DESENVOLVER SEQÜÊNCIA DE AÇÕES ESTRUTURADAS PARA SUPERAR DESAFIOS EM DIREÇÃO A DETERMINADA PERSPECTIVA ESTÁ NA CABEÇA DAS PESSOAS (MENTES INDIVIDUAIS) E POR ISSO PRECISA SER COMPARTILHADA PARA GERAR METAS, PROGRAMAS E AÇÕES SUBSIDIADAS POR INFRA-ESTRUTURA E COMPORTAMENTOS (MENTE COLETIVA)

17 INFRA-ESTRUTURA GERAL VISÃO DO FUTURO MISSÃO PESSOAS DIAGNÓSTICO RECURSOS CAPACITAÇÃO ESTRATÉGIAS

18 MÉTODOS E MODELOS RACIONALIZAR REENGENHARIA E QUALIDADE DOWNSIZING, OTIMIZAÇÃO REDESENHO DE PROJETOS REDUÇÃO DE GORDURAS MELHORIA DOS PROCESSOS RECRIAR ESTAR UM PASSO À FRENTE DAS MUDANÇAS INOVAR, AGREGAR IDÉIAS E ENERGIAS SATISFAZER NECESSIDADES SOCIAIS CAPACITAR PERMANENTEMENTE SER MELHORSER MELHOR SEMPRE

19 A IMPROVISAÇÃO É INACEITÁVEL, SOBRETUDO NA ÁREA DA SAÚDE, AINDA MAIS NA MEDICINA

20 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI ( 5 ANOS ? ) ESTRATÉGIAS DE VALOR PERMANENTE ( O DINAMISMO DOS CENÁRIOS NÃO ADMITE ESTRATÉGIA ÚNICA) - FLEXIBILIDADE, INOVAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE - PARTICIPAÇÃO, INTEGRAÇÃO, INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO - ATRATIVIDADE - QUALIDADE E GESTÃO DO CONHECIMENTO - CAPACITAÇÃO PERMANENTE - COMPROMISSO SOCIAL E CIDADANIA - COMPETÊNCIAS MÚLTIPLAS - CRIATIVIDADE, CRITICIDADE - DESBUROCRATIZAÇÃO, REDUÇÃO DE TEMPOS - DIFERENCIAÇÃO, EM LUGAR DA PADRONIZAÇÃO - CRONOGRAMAS SUPERPOSTOS

21 AS INOVAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E AS DEMANDAS SOCIAIS EXIGEM VELOCIDADE NAS MUDANÇAS

22 A diversidade de opiniões deve ser uma riqueza da UNIVERSIDADE MAS ÀS VEZES REAGIMOS DE FORMA EXPLOSIVA CONTRA PEQUENOS GESTOS, ATITUDES OU IDÉIAS

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24 DIMENSÕES ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CORPOS DOCENTE E FUNCIONAL INFRA-ESTRUTURA GESTÃO AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE REALIMENTAÇÃO INTERAÇÃO EDUCAÇÃO E SAÚDE ENSINO, PESQUISA, SERVIÇOS

25 IMPLANTAÇÃO DE METAS, PROGRAMAS E AÇÕES ESTADO ATUAL - DIAGNÓSTICO METAS GLOBAIS E SETORIAIS METAS CLARAS, COERENTES, CONSISTENTES E FACTÍVEIS ELIMINAR FATORES CRÍTICOS E PONTOS FRACOS SUPORTE NAS COMPETÊNCIAS E PONTOS FORTES ORÇAMENTAÇÃO E VIABILIZAÇÃO CRONOGRAMA E RESPONSÁVEIS

26 METAS E AÇÕES CAPACITAÇÃO DOCENTE E FUNCIONAL NOVAS FONTES DE RECURSOS MUDANÇAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS INSERÇÃO SOCIAL (LINHAS PRIORITÁRIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO) CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA, MELHORIA DA INFRA-ESTRUTURA RELAÇÕES COM O SISTEMA PRODUTIVO- EMPRESAS, ONGs, ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS, REDES COOPERATIVAS MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL

27 GESTÃO ( O QUE, PORQUE, COMO, ONDE, QUEM, PARA QUEM) GESTÕES ADMINISTRATIVA E ACADÊMICA INTEGRADAS E CONJUGADAS (ARTICULAM, IMPLANTAM METAS E AÇÕES PRIORIZADAS) DEFINIÇÃO PRÉVIA DO MODELO INSTITUCIONAL, MISSÃO, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS (QUESTÕES CENTRAIS) SUPORTE NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA TOTAL SÓ PODE GERIR QUEM TEM PROJETO (SISTÊMICO, AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA E RECICLAGEM, ENVOLVIMENTO DE TODOS GESTORES) FONTES DE FINANCIAMENTO PLURIANUAIS CRONOGRAMAS E RESPONSABILIDADES

28 GESTÃO DE PESSOAS (MOTIVAÇÃO, CAPACITAÇÃO, RECONHECIMENTO) AUTO-AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E GESTORES, AVALIAÇÃO EXTERNA METAS E DESEMPENHO ANUAL - INDICADORES E RELATÓRIOS DE GESTÃO - COLEGIADOS E GESTORES MOTIVAÇÃO, SISTEMA UNIFICADO OU PREMIAÇÃO POR DESEMPENHO? (MÉRITO, ESTÍMULOS) CAPACITAÇÃO PERMANENTE

29 OBJETIVOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS APRENDER A CONHECER E A GOSTAR DE CONHECER SEMPRE APRENDER A FAZER, REFLETIR, CRITICAR, RETOMAR APRENDER A VIVER E TRABALHAR JUNTOS, EM INTERAÇÃO APRENDER A SER E A COMPREENDER O OUTRO ENSINAR A SÍNTESE DO CONHECIMENTO PERTINENTE TRABALHAR COM O INDIVÍDUO ALUNO (VISÃO BIO-PSICO-SOCIAL-HISTÓRICO-ARTÍSTICA, COM IDENTIDADE E PREFERÊNCIAS) E ABRIR A VISÃO DA ÉTICA COLETIVA E DO RESPEITO ÀS MINORIAS DAR CHANCE AO ERRO, À DIVERGÊNCIA, ÀS INCERTEZAS FORMAR PARA A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO, PARA O TRABALHO SOCIALMENTE PRODUTIVO

30 PROJETO PEDAGÓGICO INOVAÇÃO PERMANENTE - FLEXIBILIDADE PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO EGRESSO RESPONDER AO CONTEXTO E ÀS DEMANDAS SOCIAIS TRANSDISCIPLINARIDADE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA VISÃO AMPLA, EMPREENDEDORA, CRIATIVA VALE A PENA MANTER DEPARTAMENTOS OU DEVEMOS INOVAR AS ESTRUTURAS ? (CURSOS, NÚCLEOS TEMÁTICOS DE DOMÍNIOS CONEXOS, GESTÃO POR PROJETOS ) EDUCAÇÃO CONTINUADA ABERTURA A OUTROS CURSOS NÃO CONVENCIONAIS (SEQÜENCIAIS, TECNOLOGIA, EXTENSÃO, ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADOS PROFISSIONAIS, PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA, CURSOS “IN COMPANY”) INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO - PÓS-GRADUAÇÃO TUTORIAS, INTERAÇÃO DOCENTE-ALUNOS ESCREVER, DIVULGAR, ESTIMULAR LEITURA E PUBLICAÇÕES

31 CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO Gestão da Universidade = Gestão do Conhecimento Não é modismo, é conceito Criar cultura do conhecimento, levantar e apropriar informações e conhecimentos - REPOSITÓRIO Mobilizar interações, compartilhamento Transitar áreas e sub-áreas - PESSOAS E HIPERMÍDIAS Criar um marco tecnológico (TICs) e ambientes de aprendizagem e interação - PORTAL DO CONHECIMENTO Banco de Dados das Competências, criar processos, capacitar agentes InformaçãoConhecimento

32 O PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI Trabalho em Equipe, Ação Multiprofissional Visão de Futuro Atitude, Liderança, Iniciativa, Espírito Empreendedor, Gostar do que Fa z Competência Técnica, Habilidades Múltiplas Sensibilidade, Compromisso Social e Ética Domínio de Línguas e Informática Abertura ao Diálogo e à Diversidade Estudante Vitalício-Capacitação Permanente Respeito ao Meio Ambiente

33 PLANEJAMENTO E GESTÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA INTEGRAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS MODERNIZAR O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO INTEGRAR HOSPITAL, HOSPITAIS REGIONAIS, CLÍNICAS PERIFÉRICAS E CENTROS DE SAÚDE - HIERARQUIZAÇÃO REDEFINIR O PROJETO PEDAGÓGICO DE MEDICINA (TRADICIONAL OU PBL OU SISTEMA MISTO) INTEGRAR COM OUTROS CURSOS DA SAÚDE (EQUIPE MULTIPROFISSIONAL COMO MENTALIDADE) AMPLIAR RECURSOS PARA A SAÚDE E RACIONALIZAR ESTRUTURA E GESTÃO - INFORMATIZAÇÃO DESCENTRALIZAR AÇÕES, COOPERAÇÃO ENTRE AGENTES FORMAR AGENTES COMUNITÁRIOS E SOCIAIS UNIVERSALIZAR O ACESSO ÀS REDES DE PROTEÇÃO (Reduzir disparidades)

34 MODELO FORMADOR PBL ? EXIGE INTENSA E DEMORADA RECAPACITAÇÃO DOCENTE ALTERAÇÃO RADICAL NO MATERIAL DIDÁTICO TEMPO PARA MUDANÇAS E MATURAÇÃO CUSTO ELEVADO (TUTORIAS E BAIXA RELAÇÃO ALUNOS/PROFESSOR)

35 ENSINO TRADICIONAL ? MODELO ESGOTADO ENSINO VERTICALIZADO CENTRADO SÓ NO PROFESSOR ATOMIZADO, COMPARTIMENTALIZADO DESMOTIVADOR (DISCIPLINAS DE NÚCLEOS BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE MUITO DISTANTES E DESINTEGRADAS) POUCO INCENTIVO AO ESTUDO DE CASOS E PRÁTICAS INVESTIGATIVAS MUITA DEMORA PARA VIVÊNCIAS CLÍNICAS

36 MODELO INTEGRADO TEMÁTICO MODULADO POR NÚCLEOS TEMÁTICOS INTERLIGADOS FORTE EMBASAMENTO TEÓRICO ASSOCIADO A PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, ESTUDOS DE CASOS E SITUAÇÕES CLÍNICAS MEDICINA DE FAMÍLIA AO TOMÓGRAFO (COMPETÊNCIA TÉCNICA E CAPACIDADE DE FORMULAR E EXERCER POLÍTICAS PÚBLICAS) EXIGE CAPACITAÇÃO DOCENTE INTEGRAÇÃO POSTOS DE SAÚDE, CLÍNICAS E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

37 POLÍTICA DE DOCÊNCIA - ASSISTÊNCIA HU NÃO PODE ESTAR ISOLADO DA VIDA ACADÊMICA, EMBORA TENHA LÓGICA PRÓPRIA ORÇAMENTAÇÃO E PROGRAMAS DO HU DEVEM SER DISCUTIDOS PELA FACULDADE E ASSUMIDOS DE FORMA CONJUNTA HU COMO REFERÊNCIA NA HIERARQUIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DOCENTES EXERCEM ASSISTÊNCIA E ASSUMEM ATENDIMENTOS EM TODOS OS NÍVEIS MÉDICOS DO HU EXERCEM ATIVIDADES DE ENSINO, DISCUTINDO CASOS, RECEBENDO ALUNOS, CONHECENDO O PROJETO FORMADOR

38 AS NOVAS TECNOLOGIAS DEVEM SER FERRAMENTAS PARA INCREMENTAR A INTERATIVIDADE E A COLABORAÇÃO COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO

39 AMBIENTES COMPUTACIONAIS INTEGRADOS (EM REDE, TODOS FALAM COM TODOS ON LINE) GESTÃO ACADÊMICA - PROCESSO SELETIVO - MATRÍCULA - QUIOSQUE DE INFORMAÇÕES (NOTAS, FREQÜÊNCIA) - REQUERIMENTOS, CERTIFICADOS, BIBLIOTECAS, ETC GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - ORÇAMENTO, BALANCETES, BALANÇO ANUAL - RH, COMPRAS, TAXAS, ENCARGOS, DEPRECIAÇÕES, RELATÓRIOS GERENCIAIS, AUDITORIA GESTÃO DA INFORMAÇÃO (ON LINE E MULTIMÍDIA) - INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES - INTERAÇÃO DOCENTE-ALUNOS (ELIMINAR RESISTÊNCIAS) - AGENDA, FÓRUNS DE DISCUSSÃO, CHATS, MATERIAIS DIDÁTICOS, LEITURAS, ADMINISTRAÇÃO PELO DOCENTE, PESQUISAS, DIÁLOGO PELA WEB, CORREIO - INTEGRAÇÃO A REDES EXTERNAS DE DADOS, EX-ALUNOS

40 TEMOS QUE PENSAR NA INFRA- ESTRUTURA, NAS PESSOAS E NO PROJETO QUE CRIA O CLIMA ORGANIZACIONAL - PARTICIPAÇÃO; - ENVOLVIMENTO; - COMPROMISSO; - CONHECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS E DAS AÇÕES ; CLIMA INSTITUCIONAL

41 O QUE PASSA PELA CABEÇA DE NOSSOS ALUNOS? - O desemprego também atinge os competentes? - Com tanta informação, o que realmente interessa? Será que vai dar tempo ou eu estarei sempre desinformado? - Gostaria de conversar com alguém, interagir.......... - Em casa, no cyber café, estou no mundo da informática. Aqui na Universidade, aula em lousa não dá mais, pô ! - Será que eu gosto do que faço? Vou pela Ética ou entro no mercado selvagem de trabalho? São compatíveis?

42 EVASÃO, CAUSAS E ATITUDES DESAJUSTES COM O CURSO Desmotivação Falta de Vocação Baixo desempenho Relacionamento ruim Buscar qualidade superior MUDANÇAS DE CIDADE DROGAS, DESAJUSTES PESSOAIS OU FAMILIARES PROBLEMAS FINANCEIROS, DESEMPREGO O JOVEM DE HOJE É MULTIPROCESSADOR, NÃO SE CONFORMA COM ENSINO TRADICIONAL, SEM COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MULTIMIDIÁTICA ENSINO DIALOGAL, INVESTIGATIVO, LÚDICO E COMUNICATIVO, RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AÇÕES, ENSINO DE QUALIDADE, VISITAS TÉCNICAS, ATIVIDADES EXTRA-CLASSE, TUTORIAS, ALUNO NÃO É RA, TEM NOME, FORUNS DE DISCUSSÃO, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DINÂMICA E PARTICIPATIVA

43 TEMOS QUE LUTAR POR NOSSAS METAS

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45 REFLEXÕES FINAIS UM PLANO RAZOÁVEL É MELHOR QUE NENHUM; DISCURSOS E REUNIÕES SÃO BONS, AÇÕES FALAM POR SI É MAIS FÁCIL ELABORAR UM PLANO QUE GERÍ-LO: NÃO SE PODE RECUAR FRENTE ÀS RESISTÊNCIAS UM PLANO ESTRATÉGICO SEM O ENVOLVIMENTO DOS GESTORES E DOS COLEGIADOS FICA NA GAVETA UM BELO PLANO, GERADO SEM PARTICIPAÇÃO E DIVULGAÇÃO, GERA DESCONFIANÇAS, DESVIOS, INAÇÃO SE NÃO IMPLANTARMOS NOVOS PLANOS, ALGUÉM O FARÁ POR NÓS E ATÉ CONTRA NÓS MELHORIAS CONTÍNUAS SÃO MELHORES QUE UTOPIAS QUE IMOBILIZAM NOSSO PLANO É PRA VALER OU É MAIS UM PLANO ?

46 PARA PLANEJAR E GERIR GRANDES PROJETOS, É PRECISO PENSAR TAMBÉM NOS IMPREVISTOS, POR MAIORES QUE SEJAM NOSSA FORÇA E NOSSAS RAZÕES

47 A GENTE TRABALHA, TRABALHA.... CHEGA UMA HORA EM QUE UM DESCANSO NO PARAÍSO É MERECIDO FIM, DEBATES


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