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Modelo Burocrático de Organização
Sociologia das Organizações 2004/2004
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Origens da Teoria [cerca de 1947]
Fragilidade e parcialidade das teorias mecanicista e humanística; Necessidade de um modelo de organização racional; Crescente tamanho e complexidade das empresas; Ressurgimento da Sociologia da Burocracia (Weber)
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Origens da “Burocracia”
Mudanças Religiosas
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Tipologia Weberiana 3 Tipos de Sociedade e de Autoridade Tradicional
Carismática Racional -legal ou burocrática
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Tipologia Weberiana Tipos de Sociedade Características Exemplos
Tradicional Patriarcal e patrimonial. Conservadorismo. Clã, tribo, família. Carismática Centrada numa pessoa, mística e arbitrária. Revolucionária. Partidos políticos, nações em revolução. Racional Racionalidade de meios e de objectivos Estados modernos, grandes empresas.
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Tipologia Weberiana Tipos de Autoridade Características Legitimação
Tradicional Não é racional. Poder herdado ou delegado. Baseado no “senhor” Tradição, hábitos, usos e costumes. Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Baseada no carisma. Características pessoais e carismáticas do líder. Racional Racional, legal, impessoal, formal. Baseada no mérito. Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas.
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Tipologia Weberiana Autoridade Aparato Administrativo Tradicional
Formas Patrimonial e Feudal Carismática Inconstante e Instável Racional Burocracia
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Desenvolvimento da Burocracia
Desenvolvimento da economia monetária; Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno; Superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração.
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Características da Burocracia
Organização fundada em normas e procedimentos escritos (racionais, legais e exaustivos); Carácter formal das comunicações; Carácter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade das relações; Hierarquia da autoridade; Rotinas e procedimentos estandardizados; Escolha de pessoal baseada no mérito; Separação entre propriedade e administração; Profissionalização dos seus colaboradores; Completa previsibilidade de funcionamento; Escolha de pessoal baseada no mérito; Separação entre propriedade e administração; Profissionalização dos seus colaboradores; Completa previsibilidade de funcionamento; Rotinas e procedimentos estandardizados; Hierarquia da autoridade; Organização fundada em normas e procedimentos escritos (racionais, legais e exaustivos) Impessoalidade das relações; Carácter formal das comunicações; Carácter racional e divisão do trabalho; Previsibilidade de funcionamento
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Vantagens da Burocracia
Constância Univocidade de Interpretação Benefícios para as pessoas Uniformidade de Rotinas e Procedimentos Precisão Confiabilidade Redução de fricção entre pessoas Racionalidade Rapidez nas decisões Não existência de hiato pela substituição de pessoal
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Disfunções da Burocracia
Interiorização das normas; Excesso de formalismo e de “papelada”; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização do relacionamento; Conformismo; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldades com os clientes. Interiorização das normas; Conformismo; Hierarquização da Autoridade; Exibição de sinais de autoridade; Excesso de formalismo e de “papelada”; Despersonalização do relacionamento; Resistência a mudanças; Imprevisibilidade de funcionamento
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Modelo Burocrático de Weber
Maior Eficiência
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Modelo Burocrático de Merton
Exigência de Controlo por parte da Organização Ênfase na previsibilidade do comportamento Rigidez de comportamento e defesa mútua na organização Grau de dificuldade com os clientes Justificativa da Acção individual Sentimento de defesa da 1 2 3 4 6 5 Consequência Prevista Consequência Imprevista
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Modelo Burocrático de Selznick
Exigência de Controlo Delegação de Autoridade 1 2 Grau de formação em assuntos específicos 8 Estabelecimento de Subobjectivos das Subunidades 3 Internalização de Subobjectivos pelos participantes 4 Teor das decisões 5 Internalização dos objectivos da organização pelos participantes 6 Operacionalização dos objectivos da organização 7 Consequência Prevista Consequência Imprevista
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Modelo Burocrático de Gouldner
Adopção de directivas gerais e impessoais Visibilidade das relações de poder Conhecimento dos padrões mínimos aceitáveis Nível de tensão interpessoal Exigência de Controlo 1 2 5 3 4 Rigor de supervisão 7 Direcção entre os objectivos da organização e a sua realização 6 Resultados Previstos Resultados Imprevistos
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Graus de Burocratização
Excessivamente burocratizado Excesso de normas e regulamentos Muito pouco Escassez de normas e regulamentos Modelo Ideal de Burocratização (Weber)
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Dimensões da Burocratização
Escassez de Burocratização Excesso de Burocratização Divisão do Trabalho Hierarquia Regras e Regulamentos Formalização das Comunicações Impessoalidade Selecção e Promoção do Pessoal Falta de especialização, confusão. Falta de autoridade Liberdade excessiva Ausência de documentos. Informalidade. Ênfase nas pessoas Apadrinhamento Responsabilidade e especialização Autoridade, autocracia e imposição Ordem e disciplina Papelada e Formalismo Ênfase nos cargos Excesso de exigências
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Apreciação Crítica da Teoria Burocrática
“A burocracia é uma forma de organização superior a todas as demais que conhecemos ou que esperamos alcançar em futuro próximo” (Perrow); Proporciona uma forma racional de organizar pessoas e actividades no sentido de alcançar objectivos determinados; Proporciona uma abordagem descritiva e explicativa (teorias mecanicista, humanística e substantivista); Defensores
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Apreciação Crítica da Teoria Burocrática
Excessivo racionalismo (Katz e Kahn); Mecanicismo excessivo e abordagem das organizações como sistemas fechados (Katz e Kahn); Conservadorismo (Michels e Von Mises); O burocrata comporta-se como um indivíduo ritualista, apegado a regras, e voltado para a concretização de objectivos (Merton) Opositores
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Síntese da Teoria Burocrática
Ênfase Estrutura Organizacional Abordagem da Organização Organização Formal Conceito de Organização Sistema Social como conjunto de funções oficializadas Principais Representantes Weber, Merton, Selznick, Gouldner, Michels. Características básicas da Gestão Sociologia da Burocracia Concepção do Homem Homem Organizacional
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