A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Lideranças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Lideranças"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Lideranças
DELOR MOREIRA DOS SANTOS

2 Agenda DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
PRIMÓRDIOS - ORIGEM DO BANCO CENTRAL EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA FORMULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PROJETO GERIR PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

3 Primórdios ORIGEM DO BANCO CENTRAL 1945 CRIAÇÃO DA SUMOC
CRIAÇÃO DO BANCO CENTRAL TRANSFERÊNCIA DA SEDE DO BACEN PARA BRASILIA ENQUADRAMENTO DO PESSOAL DO BACEN NO REGIME JURIDICO ÚNICO

4 O Banco Central Órgão de cúpula do Sistema Financeiro Nacional.
Missão: assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Autarquia pública federal com sede em Brasília e representações em 9 capitais estaduais 5.037 servidores públicos federais 45 unidades administrativas

5 EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS
Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS CRISE DE IDENTIDADE - Pós ingresso no RJU PROCURA DE RUMOS – AMANA-KEY CONSULTORIA DA ARTHUR ANDERSEN GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS CONSULTORIA INTERNA EM GESTÃO DE PESSOAS CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA - UNIBC

6 GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS
Competências Gerenciais GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS PROJETO GECOM COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS SELEÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMPETÊNCIAS PRIORIZADAS

7 VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA FORMULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DO BC MISSÃO DO BANCO CENTRAL VISÃO DE FUTURO MACROPROCESSOS VALORES OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

8 Competências Gerenciais
VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NOVO PAPEL DOS GESTORES PÚBLICOS PREMISSAS DO MODELO DE ADM. PUBLICA GERENCIAL MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO INTEGRAÇÃO DO BACEN AO CONTEXTO INTERNACIONAL

9 Formação Gerencial PROJETO GERIR
MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DGOS DGEX TÁTICO DGEX ESTRATÉGICO OUTRAS AÇÕES GERENCIAIS

10 Formação Gerencial PROJETO GERIR - DGOS
OBJETIVO – Capacitar 18 turmas de Gerentes Operacionais e Supervisores do Banco Central - Primeiro nível coordenação – 2005/2006 105 horas-aula Abordagem comportamental, instrumental e institucional.

11 PROJETO GERIR – DGEX TÁTICO
Formação Gerencial PROJETO GERIR – DGEX TÁTICO GERENTES DE NÍVEL INTERMEDIARIO – BASICAMENTE CHEFES DE DIVISÃO 04 TURMAS (30) CARGA HORÁRIA – 120 HORAS ABORDAGEM - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

12 PROJETO GERIR - DEGEX Formação Gerencial
DESTINADO AOS GERENTES DE NÍVEL ESTRATÉGICO – CHEFES DE DEPARTAMENTO E ADJUNTOS. REALIZADAS - 3 TURMAS, PELA FGV Carga horária de 140h

13 OUTRAS AÇÕES DE NATUREZA GERENCIAL
FORMAÇÃO GERENCIAL OUTRAS AÇÕES DE NATUREZA GERENCIAL MBA EM GESTÃO CONTEMPORÂNEA realizado também com a fgv, em sistema semipresencial. aberto aos servidores em geral DESENVOLVIMENTOS DOS GESTORES PARA GESTÃO DE PESSOAS ORIENTADA POR COMPETÊNCIAS – FOCO EM FEEDBACK

14 Competências Gerenciais
Competência Técnica Gerenciamento Eficaz

15 Competências Comportamentais
Competências Gerenciais Competências Comportamentais Pensamento e Ação estratégica Comunicação Desenvolvimento de pessoas Tomada de Decisão Negociação Liderança educadora

16 Competências Comportamentais
Competências Gerenciais Competências Comportamentais Disponibilidade para Mudança Trabalho em equipe Soluções Criativas Cidadania Corporativa Orientação para Resultados Liderança

17 Competências Gerenciais
Gerenciamento Eficaz Gerenciar a realização de trabalhos (processos de trabalho, cronogramas, custos, orçamentos, controles, recursos e indicadores e métricas para avaliação, etc), planejando, executando, controlando e avaliando as etapas envolvidas, para atingir as metas e objetivos estabelecidos.

18 Pensamento e Ação estratégica
Competências Gerenciais Pensamento e Ação estratégica Compreender os componentes e sua respectiva integração institucional. Perceber a instituição como parte do Estado/Governo e que deve ser reconhecida como válida, útil e eficaz para a sociedade. Atuar alinhado com a estratégia do Banco, buscando concretizar a visão futuro, considerando o ambiente e os cenários.

19 Competências Gerenciais
Comunicação Ouvir com empatia e expressar-se de maneira eficaz e ética com foco no entendimento recíproco e no compromisso entre as partes envolvidas, de modo a garantir o sucesso das ações desenvolvidas em conjunto.

20 Desenvolvimento de Pessoas
Competências Gerenciais Desenvolvimento de Pessoas Identificar as necessidades de aprendizado da equipe e estimular seu desenvolvimento, mantendo um ambiente de aprendizagem contínua.

21 Competências Gerenciais
Tomada de Decisão Escolher um curso de ação apropriado de forma a garantir a efetividade organizacional, utilizando-se de um processo de raciocínio capaz de reconhecer, sintetizar e avaliar fatores que impactam e/ou são impactados pela decisão. .

22 Competências Gerenciais
Negociação Obter resultados satisfatórios para as partes envolvidas, quando há divergência de interesses. Mudar seus pontos de referência e seu enfoque para ajustar-se à situação, superando impasses e resolvendo conflitos, com foco na efetividade organizacional.

23 Competências Gerenciais
Liderança Educadora Exercer o papel de educador pelo exemplo pessoal, de modo a influenciar positivamente pessoas ou grupos, conquistar credibilidade e confiança, e obter comprometimento na consecução de objetivos.

24 Disponibilidade para Mudanças
Competências Gerenciais Disponibilidade para Mudanças Estar aberto às mudanças e às constantes transformações; Adaptar as suas ações e comportamentos às situações de mudança. Ver benefícios nas mudanças e promovê-las.

25 Competências Gerenciais
Trabalho em Equipe Cooperar e participar ativamente de um grupo ou rede de colaboradores e parceiros no intuito de atingir resultados para a organização.

26 Competências Gerenciais
Soluções Criativas Gerar idéias úteis e aplicáveis, inovando e adaptando soluções para os problemas detectados, impasses ou conflitos, de forma a agilizar ou criar alternativas para aprimorar processos ou métodos de realização do trabalho.

27 Cidadania Corporativa
Competências Gerenciais Cidadania Corporativa Promover a conduta ética, pela prática da justiça e responsabilidade organizacional e pelo reconhecimento do valor nas diferenças, trabalhando com diferentes pontos de vista, sem preconceitos. Valorizar a dedicação, o comprometimento, a integridade e a postura positiva em relação às pessoas e à organização, promovendo a qualidade de vida no trabalho e a efetividade organizacional.

28 Orientação para Resultados
Competências Gerenciais Orientação para Resultados Responsabilizar-se por resolver problemas, aproveitar oportunidades, estabelecer metas e focar-se no seu atingimento e nos objetivos da organização.

29 Competências Gerenciais
Liderança Atuar no sentido de materializar a visão de futuro da Organização, mobilizando esforços, compartilhando objetivos, atribuindo responsabilidades, delegando competências e energizando pessoas e equipes, por meio de atitudes e decisões consistentes, alinhadas as estratégias da organização.

30 Missão do Banco Central
ASSEGURAR A ESTABILIDADE DO PODER DE COMPRA DA MOEDA E SISTEMA FINANCEIRO SÓLIDO E EFICIENTE

31 Valores Organizacionais
ÉTICA EXCELÊNCIA COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO FOCO EM RESULTADOS TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL

32 Visão de Futuro 2011 O BANCO CENTRAL, POR SUA ATUAÇÃO AUTÔNOMA, PELA QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS E PELA COMPETÊNCIA DE SEUS SERVIDORES, SERÁ RECONHECIDO CADA VEZ MAIS COMO INSTITUIÇÃO ESSENCIAL Á ESTABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA, INDISPENSÁVEL AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL.

33 Objetivos Estratégicos
6. APRIMORAR E FORTALECER A COMUNICAÇÃO E O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO. 7. APRIMORAR A GESTÃO E A ESTRUTURA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA INSTITUIÇÃO.

34 Contato DELOR MOREIRA DOS SANTOS
DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÃO Telefone: Site: Muito Obrigado!


Carregar ppt "Desenvolvimento de Lideranças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google