A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS: POR QUE E PARA QUÊ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS: POR QUE E PARA QUÊ?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA

3 TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS: POR QUE E PARA QUÊ?

4 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

5 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

6 Ética e Transparência A pescaria inesquecívelA pescaria inesquecível Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

7 Ética e Transparência Ética é base, início da jornada. Transparência é instrumento. O resultado social é o fim. Eduardo Szazi, consultor. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

8 Ética e Transparência A palavra ética tem duas acepções diferentes e complementares: 1.Significa o conjunto de valores e hábitos, práticas da tradição cultural de um povo; 2.Significa morada, abrigo permanente, expressando a necessidade do ser humano de delimitar seu espaço na totalidade do mundo SER ÉTICO = seguir condutas, práticas e costumes que expressam comprometimento e responsabilidade para com o nosso entorno. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

9 Ética e Transparência TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS, se constituem emboas práticas, ou seja práticas éticas. Transparência não significa somente conjunto de atos, mas acima de tudo, regra de conduta, a cultura da entidade e dos associados (Ricardo Monello) Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

10 Ética e Transparência É na adoção de certas regras de conduta que se situam as práticas da Transparência e da Prestação de Contas. Elas expressam o compromisso e a responsabilidade assumidos pela OSC perante a sociedade em geral e as partes interessadas, em especial. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

11 Atividade 1 Leitura do texto: Quanto mais transparente, mais colorido é o Terceiro Setor 1.Qual ou quais as cores você atribuiria às OSC do seu segmento de atuação? Por que? 2.Por que a ética é a alma do negócio? 3.Enumere cinco fatores de fidelização de parcerias às OSC, justificando sua afirmação. 4.Posicione-se quanto a afirmação que consta no final do quinto bloco: Há uma certa noção disseminada na sociedade de que Terceiro Setor são as organizações do bem. Concorda? Discorda? Por que? Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

12 Atividade 1 Leitura do texto: Quanto mais transparente, mais colorido é o Terceiro Setor 1.Qual ou quais as cores você atribuiria às OSC do seu segmento de atuação? Por que? 2.Por que a ética é a alma do negócio? 3.Enumere cinco fatores de fidelização de parcerias às OSC, justificando sua afirmação. 4.Posicione-se quanto a afirmação que consta no final do quinto bloco: Há uma certa noção disseminada na sociedade de que Terceiro Setor são as organizações do bem. Concorda? Discorda? Por que? PROCESSAMENTO Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

13 Atividade 2 Estude os casos práticos e elabore um caso envolvendo ética e prestação de contas. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

14 Atividade 2 Estude os casos práticos e elabore um caso envolvendo ética e prestação de contas. PROCESSAMENTO Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

15 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

16 Conceituação Básica e Princípios Mais que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e, não apenas aquelas impostas por disposições legais ou regulamentos. (Fonte: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

17 Conceituação Básica e Princípios Prestar contas é informar, com transparência, o processo e o desfecho do cumprimento dos compromissos assumidos pela OSC na sua declaração de Missão e nos planos de sua Gestão, de maneira a demonstrar os resultados alcançados, os desvios ocorridos e as correções que se fizerem necessárias. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

18 Atividade 3 Leitura do texto: Ética e Terceiro Setor -INTRODUÇÃO ( página 26 à 27 antes da PARTE I) -PARTE II (página 30 à 34) ATIVIDADE: Imagine escrever um Código de ética para o Terceiro Setor, que itens colocaria? Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

19 Atividade 3 Leitura do texto: Ética e Terceiro Setor -INTRODUÇÃO ( página 26 à 27 antes da PARTE I) -PARTE II (página 30 à 34) ATIVIDADE: Imagine escrever um Código de ética para o Terceiro Setor, que itens colocaria? PROCESSAMENTO Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

20 Conceituação Básica e Princípios FILME: O Ponto Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

21 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

22 Objetos da Transparência Definições institucionais Modelo de gestão Processo decisório Informações contábeis Movimentos financeiros empreendidos Impactos socioambientais Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

23 Objetos da Transparência Devem estar claros e acessíveis a todos: Missão Visão Valores Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

24 Objetos da Transparência Missão: Expressa a razão da existência de uma organização; Orienta e delimita a ação da organização; Destaca o papel que a organização pretende desempenhar em relação ao ambiente onde está inserido. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

25 Objetos da Transparência Visão: Representação de como a organização quer ser vista, no futuro, aos olhos dos seus públicos; Aonde a organização quer chegar; Inclui o cenário de atuação da organização Deve ser uma declaração breve, fácil de recordar, estimulante e servir de meta. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

26 Objetos da Transparência Crenças e Valores: Refletem nossa natureza como organização; São guias, com o objetivo de assegurar a direção traçada em busca de se atingir as metas; Estimulam a nossa credibilidade. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

27 Objetos da Transparência Devem ser divulgadas: Estrutura: quadro de funcionários, seus dirigentes, seus mantenedores, seus beneficiários, o tipo de benefício, os objetivos e as atividades que a organização assume como compromisso perante a comunidade onde se dão suas ações. Organograma Planos da organização Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

28 Objetos da Transparência Devem ser divulgadas: Modelo de administração: com que frequência o Conselho de Administração se reúne, frequência das reuniões de diretoria executiva, quais as atribuições dos diretores, quem são eles, seu perfil individual e histórico, o processo decisório da Organização. Movimentações Financeiras Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

29 Objetos da Transparência Ser transparente no Terceiro Setor implica tornar conhecidos, além dos relatórios financeiros, também as informações sobre suas atividades, a fim de garantir que as pessoas que se encontram no âmbito externo e interno da ONG participem e conheçam, efetivamente, todas as ações desenvolvidas e, especialmente, a destinação dos recursos recebidos. Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

30 Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

31 Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

32 Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa

33 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Objetos da Transparência – Partes Interessadas (stakeholders) ONG Funcionários Beneficiário Meio Beneficiário Final Associados Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa A sustentabilidade está nas relações multidimensionais que se estabelecem e evoluem ao longo do tempo.

34 Atividade 4 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Exercício individual: Análise situacional da OSC ITEMFORÇAFRAQUEZA Liderança Estratégia e Planos Beneficiário Sociedade Pessoas Informações e Conhecimento Processos

35 Atividade 4 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Exercício individual: Análise situacional da OSC ITEMFORÇAFRAQUEZA Liderança Estratégia e Planos Beneficiário Sociedade Pessoas Informações e Conhecimento Processos PROCESSAMENTO

36 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

37 Transparência e Comunicação FILME: Hitler Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

38 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? A Comunicação tem um papel fundamental no exercício da Transparência nas OSC; É um instrumento do processo participativo.

39 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Comunicar é informar para convencer e garantir a continuidade das atividades da OSC. E O QUE SE DEVE COMUNICAR?

40 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? A idéia é estabelecer uma cultura de comunicação, como a face visível da cultura da transparência garantindo um clima de confiança e dando fluidez à própria gestão e ao desempenho da organização. Deve-se comunicar não só o que esta acontecendo, mas também ressaltar e sensibilizar a comunidade sobre a importância de sercomunicativo, de participar interativamente no processo de comunicação.

41 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?PRODUTORPRODUTORCONSUMIDORCONSUMIDOR MOEDA DE TROCA (EMOÇÃO, SATISFAÇÃO, PRAZER EM COLABORAR, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL) CONTRIBUIÇÃO MONETÁRIA, PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA, DIVULGAÇÃO, MÍDIA, ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO

42 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? CAUSA COMUNICAÇÃO PERTINÊNCIA SOCIAL SUSTENTABILIDADE (Institucional e Financeira) A sustentabilidade de uma organização do terceiro setor está direta e proporcionalmente relacionada à suapertinência social- reconhecimento que a sociedade concede à uma dada causa social e à instituição que a defende. Desafio para o Terceiro Setor

43 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Legitimidade: Legitimidade: Teremos legitimidade se formos apoiados por diversos setores da sociedade que veem valor na causa e no interesse público que escolhemos Credibilidade: Credibilidade: É o grau de confiança que conseguimos estabelecer com as partes interessadas na causa e no interesse público escolhido. A imagem e reputação fazem parte da credibilidade Desafio para o Terceiro Setor

44 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Legitimidade e Credibilidade Legitimidade e Credibilidade São os principais pilares da marca neste sentido a organização terá que: Gerenciar o seus relacionamentos com as partes interessadas pra ter legitimidade; Prestar contas de forma proativa para ter credibilidade Sem a marca fortalecida não dá para imaginar um bom resultado de mobilização de recursos. Desafio para o Terceiro Setor

45 Transparência e Comunicação FILME: Quero Leite Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

46 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 1.Pré-requisitos: Missão ( razão de ser da organização) Visão(aonde e como – define a estratégia) Objetivos (o aondemensurável) Metas ( o aondemensurável no tempo)

47 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 2. Cenário: 2. Cenário: Conheça e respeite a cultura organizacional Conheça e descreva o ambiente de atuação Colete e transforme dados em informações e informações em conhecimento Envolva e mobilze todos que irão realizar as ações na elaboração do plano de comunicação

48 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 3. Objetivos (geral e específico): O que a Organização pretende alcançar com suas ações (objetivo geral) e o que pretende alcançar com as ações de comunicação (específico). 4. Públicos de interesse Defina com clareza e prioridade os públicos que têm maior impacto para alcance dos objetivos traçados. Levante o máximo de informações sobre os hábitos dos públicos prioritários e as analise sem preconceitos frente aos objetivos e ações que você pretende implementar.

49 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 5. Porta-vozes: São as pessoas que possuem legitimidade e irão falar pela organização Defina com clareza quem são os porta-vozes. Essa definição não pode ser apenas hierárquica e burocrática O objetivo é criar referência e credibilidade Caso seja necessário mais de um porta-voz, procure definir qual o papel de cada um deles.

50 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 6. Mensagens-chaves: Considerando os objetivos a serem alcançados defina o que se quer comunicar e crie adequações a cada público de interesse. Elementos essenciais a uma boa mensagem: clareza, consistência, ênfase/reforço dos pontos principais, tom mobilizador, impactante e verdadeiro.

51 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 7. Ferramentas (canais de comunicação): Existem centenas de ferramentas/meios/canais, cada um com maior ou menor eficácia junto ao público Tipos de meios – orais, escritos, simbólicos, eletrônicos... Alguns meios: conversa, entrevista, palestra, reunião, circular, carta, quadro de aviso, panfleto, folder, boletim, manual, relatório, cartaz, jornal, revista, fotografia, filme, mapa, gráfico, bandeira, celular, ..

52 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA PLANEJAR A COMUNICAÇÃO 8. Estratégias Quais os caminhos a serem seguidos? Quais as ações a serem implementadas para se alcançar os objetivos pretendidos. 8. Avaliação dos Resultados Estabeleça metas e mecanismos de aferição para saber se você alcançou os resultados projetados e tem como comprovar. Ajustes podem e devem ser feitos ao longo do processo.

53 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? CONQUISTAR Trazer para dentro da organização. Sinônimo de: Sensibilizar, Mobilizar, Convencer, Convocar Conscientizar CONQUISTAR Trazer para dentro da organização. Sinônimo de: Sensibilizar, Mobilizar, Convencer, Convocar Conscientizar Objetivo Conquistar, Parceirizar e Fidelizar todos os públicos envolvidos com a organização, atendendo a sua proposta de valor identificada no planejamento PARCEIRIZAR Alinhar e compartilhar as Idéias e Projetos da organização. Sinônimo de: Ser Parceiro! PARCEIRIZAR Alinhar e compartilhar as Idéias e Projetos da organização. Sinônimo de: Ser Parceiro! FIDELIZAR Alinhar e utilizar continuamente as Idéias e projetos da organização. Sinônimo de: Constância e Perseverança FIDELIZAR Alinhar e utilizar continuamente as Idéias e projetos da organização. Sinônimo de: Constância e Perseverança

54 Transparência e Comunicação com as partes interessadas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? ONG Funcionários Beneficário Meio Beneficário Final Associados Sindicatos Fornecedores Parceiros Estratégicos Parceiros Estratégicos Associações Empresas Poder Público Comunidades Imprensa

55 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 5 Como sua Organização pode se comunicar com as partes interessadas? ObjetivoPúblicoMeios/Atividades de Comunicação ResponsávelEstimativa de Custo MetasVerificação

56 Transparência e Comunicação Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 5 Como sua Organização pode se comunicar com as partes interessadas? ObjetivoPúblicoMeios/Atividades de Comunicação ResponsávelEstimativa de Custo MetasVerificação PROCESSAMENTO

57 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

58 Responsabilidade e Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? O QUE É RESPONSABILIDADE? RESPONSABILIDADE = ÉTICA

59 Responsabilidade e Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

60 Responsabilidade e Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Moral é tudo aquilo que se refere à norma da vida em sociedade, aos costumes e formas de resolver problemas. Dentro das atribuições da moral cabe o código de vestimenta, a língua falada, escrita e culta, e o desempenho adequado do papel social a que nos prestamos. E a Ética? É tudo aquilo que se refere à minha relação com o outro. Tem a ver com a minha preocupação com o outro. É todo o cuidado que eu tenho com o outro, num estado de alteridade de não-eu, que não está expresso em nenhuma lei ou norma.

61 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

62 Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Princípio de Prestação de Contas (Accountability) Os administradores devem prestar contas de sua atuação no exercício de seu mandato, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões. Código de Boas Práticas de Governança – IBGC

63 Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? QUAIS SÃO OS OBJETOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS?

64 Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Dados da prestação de contas: DETALHADOS

65 Abrangência e Objetos da Prestação de Contas Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Dados da prestação de contas devem especificar: Fins a que se destinam; Serviços prestados (o que foi feito, beneficiado e valor).

66 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Prestar Contas com Transparência e Responsabilidade significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto- avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Faça uma auto avaliação e responda: Como é o seu processo de Prestação de Contas para a comunidade? Atividade 6

67 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Prestar Contas com Transparência e Responsabilidade significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve regularmente explicar o que anda a fazer, como faz, por que faz, quanto gasta e o que vai fazer a seguir. Não se trata, portanto, apenas de prestar contas em termos quantitativos mas de auto- avaliar a obra feita, de dar a conhecer o que se conseguiu e de justificar aquilo em que se falhou. Faça uma auto avaliação e responda: Como é o seu processo de Prestação de Contas para a comunidade? Atividade 6 PROCESSAMENTO

68 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

69 Cumprimento e Compromissos Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Compromisso assumido = TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

70 Cumprimento e Compromissos Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Definições institucionais Estatutos Planos e Projetos Contratos e Convênios Propostas de ação

71 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 7 Objetivo desta atividade é de buscar entender como você Liderança Social compreende os níveis de atendimento ao princípio de Cumprimento de Compromissos Com base na leitura do Documento-base (Cumprimento de Compromissos), identifique como está o estágio de cumprimento da sua OSC referente aos itens: -Definições Institucionais; -Estatutos; -Planos e projetos -Contratos e convênios

72 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 7 PROCESSAMENTO Objetivo desta atividade é de buscar entender como você Liderança Social compreende os níveis de atendimento ao princípio de Cumprimento de Compromissos Com base na leitura do Documento-base (Cumprimento de Compromissos), identifique como está o estágio de cumprimento da sua OSC referente aos itens: -Definições Institucionais; -Estatutos; -Planos e projetos -Contratos e convênios

73 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1.Ética e Transparência 2.Conceituação básica e princípios 3.Objetos da Transparência 4.Transparência e Comunicação 5.Responsabilidade e Prestação de Contas 6.Abrangência e Objetos da Prestação de Contas 7.Cumprimento e Compromissos 8.Roteiro para Práticas Eficazes

74 Roteiro para Práticas Eficazes Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? 1. Conscientização e envolvimento 2. Programas, projetos e ações 3. Ajuste contábil e jurídico 4. Auditoria externa 5. Divulgação 6. Assistência aos públicos

75 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 8 Elabore um plano de atividade contemplando cada item do roteiro para Práticas Eficazes, constante do Documento-base: 1.Conscientização e envolvimento 2. Programas, projetos e ações 3. Ajuste contábil e jurídico 4. Auditoria externa 5. Divulgação 6. Assistência aos públicos

76 Atividade 8 MetaO Que?Quando?Quem?Por que?Onde?Como?Quanto custará? Conscientiz ar 100% da equipe de colaborado res Conscienti zar os colaborad ores quanto ao tema da importânc ia da Prestação de ctas Até 30 de junho JoséPara que todos tenham a cultura da transparên cia como princípio Na Organizaçã o Realizando 04 palestras no mês R$ 50,00/pale stra (lanche) Total de R$ 200,00 Exemplo:

77 Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que? Atividade 8 Elabore um plano de atividade contemplando cada item do roteiro para Práticas Eficazes, constante do Documento-base: 1.Conscientização e envolvimento 2. Programas, projetos e ações 3. Ajuste contábil e jurídico 4. Auditoria externa 5. Divulgação 6. Assistência aos públicos PROCESSAMENTO

78 AVALIAÇÃO Transparência e Prestação de Contas: Por Que e Para Que?

79 Rede Colaborativa

80 Contatos Mari Lúcia Larroza | Marcia Anselmo|

81


Carregar ppt "Curso EDUCANDO PARA A TRANSPARÊNCIA TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS: POR QUE E PARA QUÊ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google