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Programa de Redução de Perdas

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Apresentação em tema: "Programa de Redução de Perdas"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Redução de Perdas
Gerência de Perdas e Medição

2 Missão Distribuir energia elétrica com segurança e qualidade para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades atendidas, gerando crescente valor para os clientes, colaboradores e acionistas. Visão Ser a distribuidora de energia elétrica mais admirada do País. Valores Segurança Respeito Integridade Comunicação Excelência

3 Justificativa Mapa estratégico Elektro:
Recuperar 91,88 GWh e R$ 31,9 milhões com o Programa de Redução de Perdas

4 Processo de transformação, distribuição e medição da energia
Introdução Perdas de Energia: diferença existente entre a energia de entrada (requerida) e a energia de saída (vendida) em um intervalo de tempo. Processo de transformação, distribuição e medição da energia Energia comprada Energia vendida - Perdas técnicas - Perdas não-técnicas (“comerciais”) Energia “perdida” Índice de Perdas: é a Perda de Energia dividida pela energia de entrada (requerida) nos últimos doze meses.

5 Definições Perdas Técnicas: próprias da rede e inerentes ao processo de transmissão, transformação, distribuição e medição. O diagnóstico consiste basicamente no cálculo das perdas em cada um dos componentes do sistema elétrico. Perdas Não Técnicas (comerciais): energia efetivamente entregue mas não computada nas vendas, decorrentes de erros de medição, erros de processo, fraudes (“gatos”), etc. O cálculo dessa perda consiste na diferença entre as Perdas de Energia (totais) e as Perdas Técnicas.

6 Diagnóstico do setor Prêmio ABRADEE 2005:
Valores do Índice de Perdas (%) apurados no Sistema < 69 kV em dez/04:

7 Diagnóstico da empresa
Objetivo: Redução do índice de perdas globais de 7,5% em dez/03 para 7,0% em dez/04 e 0,5% ao ano até em dez/06 através de ações de recuperação de energia: Índice – dez/03: 7,71 %; Índice – dez/04: 7,06 %; Índice – dez/05: 6,58 %. 1,98% Comercial Não Gerenciável 4,60% Técnica Um estudo estatístico concluiu que existem irregularidades em 7,5% das Unidades Consumidoras da Elektro ( UC’s). Essas irregularidades foram divididas em: Fraude, Medidor Avariado e Outras (medição inadequada, erro de leitura), de acordo com a proporção:

8 Desafio operacional Desafios dos programas de recuperação e inspeção:
Características socio-econômicas diferentes; Grande diversidade cultural; Regiões descontínuas, separadas por grandes distâncias; Existem pessoas com elevado conhecimento técnico “vendendo” fraudes; Novas tecnologias utilizadas para confecção das fraudes.

9 Quantidade de funcionários
Equipe de trabalho Local Área Quantidade de funcionários Sede Gerência de Perdas e Medição 05 Equipe de Redução de Perdas Regionais Seções de Comercialização 16 Supervisores e Analistas 33 Leituristas Áreas Técnicas 35 Inspetores e instaladores de AT Empresas Contratadas (*) 149 Inspetores e auxiliares TOTAL 238 Funcionários (*) = Alternativa (Limeira, Rio Claro e Tatuí): 40 funcionários; Conserv (Andradina e Votuporanga): 13 funcionários; Medral (Atibaia, Guarujá e Itanhaém): 96 funcionários.

10 Áreas envolvidas Jurídico:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Jurídico: Subsídio em processos específicos, análise de possíveis impactos jurídicos.

11 Áreas envolvidas Perdas e Medição:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Perdas e Medição: Gestão do programa, geração de ferramentas/relatórios; Planejamento Técnico: Cálculo das perdas globais e por sistema elétrico; Tecnologia da Informação: Extração de dados, suporte em T.I., manutenção nos softwares.

12 Áreas envolvidas Comercialização:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Comercialização: Geração das OS’s com base na análise dos relatórios e ferramentas fornecidas; Área Técnica: Inspeção/substituição em UC’s com Medição Indireta; Gestão e Controle: Gestão das Contratadas, participação em ações estratégicas; Contratadas: Inspeção/substituição em UC’s com Medição Direta, regularização de favelas.

13 Áreas envolvidas Faturamento:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Faturamento: Cálculo da energia e receita recuperada e perdas evitadas, geração de OS’s de fiscalização com os dados gerados pelo faturamento regular; Custos e Orçamento: Determinação dos valores a serem investidos (CAPEX) e gastos (OPEX).

14 Áreas envolvidas Planejamento Comercial:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Planejamento Comercial: Quantidade de energia vendida por município; Relações Comerciais: Orientações e procedimentos comerciais que regem os processos de fiscalização, faturamento e análise dos recursos administrativos.

15 Áreas envolvidas Serviços de RH:
Presidência Diretoria Executiva Superinten- dência Jurídica Diretoria de Operações Diretoria de Distribuição Diretoria Financeira Diretoria Comercial Superinten- dência de R.H. Jurídico Perdas e Medição Planejamento Téc. T.I. Comercialização Área Técnica Gestão e Controle Contratadas Faturamento Custos e Orçamento Planejam. Comercial Relações Comerciais Serviços de R.H. Educ. Corporativa Serviços de RH: Cálculo da PLR, contratação de funcionários; Educação Corporativa: Definição da grade mínima e treinamento dos funcionários.

16 Programa de Inspeção de Medição
Vertentes do Programa Programa de Inspeção Substituição de Medidores Regularização de Favelas Verificar a integridade do sistema de medição, detectanto: Falhas nos equipamentos; Fraudes e desvios de energia; Erros de ligação; Outros problemas que possam comprometer a medida de energia elétrica. Plano: Programa de Inspeção de Medição Descrição 2004 2005 2006 Quantidade Recuperação de energia (MWh) 60.000 81.000 80.300 Recuperação de receita (R$ x 1.000) 17.000 27.000 27.300

17 Substituição de Medidores Programa de Substituição de Medidores
Vertentes do Programa Programa de Inspeção Substituição de Medidores Regularização de Favelas Avaliação de lotes de medidores através de amostragem no campo, testes em laboratório e análise dos medidores retirados em campo; Substituição de medidores com vida útil vencida e/ou com possíveis falhas técnicas. Plano: Programa de Substituição de Medidores Descrição 2004 2005 2006 Quantidade 44.000 88.700 48.600 Recuperação de energia (MWh) 5.300 17.500 9.000 Recuperação de receita (R$ x 1.000) 1.000 5.400 3.140

18 Regularização de Favelas Programa de Regularização de Favelas
Vertentes do Programa Programa de Inspeção Substituição de Medidores Regularização de Favelas Trata-se de um programa de caráter regulatório que visa regularizar ligações clandestinas atendendo o termo de notificação TN 235/01 firmado com a CSPE, reduzindo conseqüentemente as perdas comerciais; O foco principal deste programa é a Regional de Guarujá. Plano: Programa de Regularização de Favelas Descrição 2004 2005 2006 Quantidade 6.000 3.600 Recuperação de energia (MWh) 5.400 1.600 1.570 Recuperação de receita (R$ x 1.000) 2.000 400 450

19 O macro-processo O processo de inspeção:
Envolve diferentes gerências e diferentes diretorias; Está contido no Sistema de Gestão da Qualidade da Elektro; Possui realimentação de forma a proporcionar melhoria contínua; O fluxograma é apresentado na figura abaixo:

20 Do Check Plan Action Análise PDCA do macro-processo
Plan: Planejar o processo, estabelecer metas e definir métodos; Do: Executar o planejado conforme as metas e métodos definidos; Check: Verificar os resultados obtidos; Action: Tomar ações corretivas ou de melhoria. Geração de O.S. (Regional) Realização dos serviços em campo (M.O. Própria + Contratada) Resultado dos serviços de campo (Baixa das O.S.s) (M.O. Própria + Contratada) Do Plan Do Check Action Sistema U.E. Cálculos (MWh, $) (Faturamento) Priorização (Red. Perdas+ Regional) Check Definição das metas (Redução de Perdas) Softwares/P&D (Redução de Perdas) Relatórios/Análises (Red. Perdas+ Regional) Revisão dos processos (Redução de Perdas) Plan Action

21 Análise PDCA do macro-processo
Plan: Planejar o processo, estabelecer metas e definir métodos. Relatórios/Análises: A partir das informações lançadas no sistema U.E. (baixa das OS’s); Definição das metas: Com base no desempenho, resultados, força de trabalho, histórico de inspeções, etc; Priorização: Dos serviços, levando em conta os resultados fornecidos pelos relatórios e recursos disponíveis. Do Plan Check Action Do: Executar o planejado conforme as metas e métodos definidos. Geração de O.S.: Conforme capacidade das equipes próprias e contratadas, com base nas priorizações oriundas das análises; Realização dos serviços em campo: Pelas equipes próprias (medição indireta) e contratadas (medição direta), de acordo com a Ordem de Serviço gerada. Do Plan Check Action

22 Análise PDCA do macro-processo
Check: Verificar os resultados obtidos. Resultado dos serviços de campo: Análise dos dados da execução do serviço e baixa das OS’s no sistema; Sistema U.E.: Consolidação das informações e alimentação do banco de dados para geração de relatórios; Cálculos (MWh, $): Análise do histórico de consumo e de inspeções na U.C., para cálculo dos valores de energia/receita para emissão das faturas e das perdas evitadas. Do Plan Check Action Action: Tomar ações corretivas ou de melhoria. Softwares/P&D: Novas tecnologias para melhorar o desempenho (acertividade), otimizando os recursos disponíveis. Revisão dos processos: Análise para identificar os pontos de melhoria através dos indicadores de desempenho, as melhores práticas, a utilização das ferramentas e relatórios disponibilizados, etc. Do Plan Check Action

23 Ferramentas utilizadas
1) Indícios do U.E.: Comparação com o consumo dos clientes vizinhos; % de variação ao longo do ano; Comparação com o ano anterior; Análise em lotes, segundo critérios estabelecidos. 2) Curva de consumo: Visualização gráfica do consumo ao longo do tempo; Indícios comparativos de consumo diferenciados dos utilizados pelo Utilities Express (U.E.); Análise individual de cada caso.

24 Ferramentas utilizadas
3) Percentual de acerto: Análise detalhada por município, sistema, indícios, medição, etc; Acerto por fraude, avaria e total; Contribuição percentual de cada segmento indicado no total. 4) Relatórios gerenciais: Número de inspeções realizadas, receita e energia recuperada, etc; Valores previstos e realizados em cada vertente (mensal/acumulado); Vários indicadores de desempenho (kWh/inspeção, R$/inspeção, etc).

25 Adequação da estratégia
As análises críticas e estudos estatísticos resultaram em: Mudança de foco para os clientes residenciais, onde as perdas eram maiores; Diminuição das inspeções nos clientes Industriais e Comerciais; O gráfico abaixo mostra a variação da contribuição de cada classe no total de energia recuperada pela Elektro ao longo dos trimestres dos anos: Legenda:

26 Análise dos indícios e geração da OS
Indicadores de desempenho Modelo atual (reativo): Consumo (kWh) kWh retroativo Perda evitada Tempo (meses) 1 2 3 n Irregularidade Inspeção e regularização Análise dos indícios e geração da OS Características: As OS’s de inspeção são geradas somente com base em indícios. A queda do consumo pode ser causada por outros fatores que não fraude/avaria; Altos valores de perda evitada e kWh retroativo aumentam a inadimplência.

27 Sinalização do medidor, análise dos indícios e geração da OS
Indicadores de desempenho Modelo desejado (proativo): kWh retroativo Consumo (kWh) Perda evitada Tempo (meses) 1 2 n Irregularidade Inspeção e regularização Sinalização do medidor, análise dos indícios e geração da OS Características: As OS’s de inspeção são geradas automaticamente, melhorando a acertividade e diminuindo os gastos com inspeções improdutivas; Os valores de kWh retroativo serão menores (maior adimplência); A Perda Evitada é usufruída com antecedência.

28 Indicadores de desempenho
Comparação entre o modelo atual (1) e o desejado (2): kWh retroativo (2) Consumo (kWh) kWh retroativo (1) Perda evitada (2) Perda evitada (1) Tempo (meses) 1 2 n Irregularidade (2) Inspeção e regularização (2) Inspeção e regularização (1) Irregularidade (1) Aumento de: Acertividade; Adimplência; Desempenho operacional. Diminuição de: kWh retroativo; Tempo da Perda Evitada; Deslocamentos desnecessários; Perdas Comerciais.

29 Resultados Perda evitada: kWh retroativo:

30 Resultados Irregularidades encontradas e Acerto:

31 Resultados Perdas Globais da Elektro (sistema < 69 kV):
Interpretação: Tendência de queda, com poucas variações em torno da meta prevista; As Perdas Técnicas (cerca de 4,9%) devem ser subtraídos dos valores dessa curva para se obter o comportamento das Perdas Comerciais.

32 Rodrigo Teodoro B. Moraes
Obrigado! Rodrigo Teodoro B. Moraes Gerência de Perdas e Medição Telefone: (19)


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