A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maio de 2008. Missão e Valores TANTO PALAVREADO SEM FUNDAMENTO SOBRE ALGO TÃO REAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maio de 2008. Missão e Valores TANTO PALAVREADO SEM FUNDAMENTO SOBRE ALGO TÃO REAL."— Transcrição da apresentação:

1 Maio de 2008

2 Missão e Valores TANTO PALAVREADO SEM FUNDAMENTO SOBRE ALGO TÃO REAL

3 Uma missão não pode, e não deve, ser delegada a mais ninguém senão a quem é responsabilizado pela mesma.

4 Franqueza O PEQUENO SEGREDO “SUJO” MAIS IMPORTANTE NOS NEGÓCIOS

5 Falta de franqueza bloqueia ideias inteligentes, limita uma acção rápida e impede que bons profissionais contribuam com todo o seu valor. É LETAL.

6 Diferenciação É CRUEL E DARWINIANO? TENTE SER JUSTO E EFICAZ

7 Requer gestores para avaliar os seus colaboradores e dividi-los em três categorias em termos de desempenho: - Topo: 20% - Meio: 70% - Fundo: 10%

8 Proteger profissionais com desempenho baixo do esperado tem sempre repercussões negativas. O pior é que proteger pessoas com fraco desempenho acabará por magoá-las.

9 Voz e Dignidade TODAS AS MENTES NO JOGO

10 Algumas pessoas têm melhores ideias do que outras; algumas são mais inteligentes, têm mais experiência ou são mais criativas. Mas todas devem ser ouvidas e respeitadas.

11 O QUE FAZEM OS LÍDERES 1.Os líderes melhoram constantemente o nível da sua equipa, fazendo de cada encontro uma oportunidade para avaliar, orientar (coach) e construir autoconfiança. 2.Os líderes certificam-se de que a sua equipa não conhece apenas a visão, mas que a vive e a respira. 3.Os líderes contagiam todos e transmitem energia positiva e optimismo. 4.Os líderes estabelecem confiança com franqueza, transparência e consideração.

12 5.Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e seguir a sua intuição. 6.Os líderes investigam e incentivam com uma curiosidade que toca o cepticismo, assegurando que as suas perguntas são respondidas com acções. 7.Os líderes incentivam a aprendizagem e que se corram riscos, estabelecendo o exemplo. 8.Os líderes comemoram. (Cont.) O QUE FAZEM OS LÍDERES

13 Recrutamento DE QUE SÃO FEITOS OS VENCEDORES

14 A estrutura dos 4 - E (e 1 - P) O primeiro E é de energia positiva. O segundo E tem a ver com a capacidade para estimular os outros. O terceiro E é risco (edge em inglês), ter coragem para tomar decisões difíceis. O quarto E - executar – a capacidade para conseguir que o trabalho seja feito. Se um candidato possuir os 4 E, a seguir vai procurar o P - de paixão.

15 Recrutar para funções de chefia A primeira característica é a autenticidade. A segunda característica é a capacidade para ver o que se passa ao virar da esquina. A terceira característica consiste numa forte inclinação para se rodear dos melhores e de pessoas mais inteligentes do que eles. A quarta característica é a forte elasticidade à resistência.

16 Gestão de Pessoas TEM OS “JOGADORES” CERTOS. E AGORA?

17 PRÁTICA Nº 1: Fazer ascender os Recursos Humanos a uma posição de poder e de primazia na organização e assegurar que os colaboradores desse departamento possuem as qualidades especiais necessárias para ajudar os gestores a criarem líderes e carreiras. Com efeito, os melhores gestores de RH são aqueles que, ao mesmo tempo, são líderes espirituais e pais. PRÁTICA Nº 2: Utilizar um sistema de avaliação rigoroso e não burocrático, monitorizado para detectar a integridade com a mesma intensidade com que se cumpre a Lei Sarbanes-Oxley. PRÁTICA Nº 3: Criar mecanismos eficazes – leia-se: remuneração, reconhecimento e formação – para motivar e reter.

18 PRÁTICA Nº 4: Encarar de frente os relacionamentos difíceis – com sindicatos, “estrelas”, pessoas inconstantes e desordeiros. PRÁTICA Nº 5: Combater a gravidade e, em vez de tomar os 70 por cento do meio como garantidos, tratá-los como o coração e a alma da organização. PRÁTICA Nº 6: Desenhar o organigrama da empresa da forma mais horizontal possível, com as relações hierárquicas e as responsabilidades claramente definidas.

19 Formas de Despedimento É DIFÍCIL DESPEDIR

20 Em primeiro lugar, existem despedimentos devido à violação da integridade – furto, mentira, intrujice ou qualquer outra transgressão legal ou ética. Depois, há os cortes de efectivos como consequência da conjuntura económica negativa. Por último, existem os despedimentos por fraco desempenho.

21 Mudança AS MONTANHAS MOVEM-SE

22 1.Associe cada iniciativa de mudança a um propósito ou objectivo claro. A mudança só pela mudança é estúpida e enervante. 2.Recrute e promova apenas pessoas que acreditem na mudança e que a concretizem. 3.Descubra e veja-se livre dos resistentes, mesmo que o seu desempenho seja satisfatório. 4.Procure por entre os escombros.

23 Crescimento Orgânico QUANDO QUER COMEÇAR ALGO NOVO

24 ORIENTAÇÃO Nº 1: Invista muito na linha da frente e nomeie para funções de liderança quem tenha mais capacidades, esteja mais ávido e seja mais apaixonado. ORIENTAÇÃO Nº 2: Faça um alarido exagerado sobre o potencial e a importância do novo projecto. ORIENTÃÇÃO Nº 3: Peque por liberdade excessiva; saia de cima do novo projecto.

25


Carregar ppt "Maio de 2008. Missão e Valores TANTO PALAVREADO SEM FUNDAMENTO SOBRE ALGO TÃO REAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google