A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI."— Transcrição da apresentação:

1 Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI

2 2 Prof(a).: Jussara Matos Donizete Moraes Ivan Dietrich Raymundo Vasconcelos Sidney Cancissu

3 3 Apresentar alguns aspectos na tomada de decisão referente aos sistemas gerenciadores de banco de dados, levando-se em conta: A competitividade, O ambiente diversificado no cenário empresarial. Exigências sobre o Gestor de Tecnologia da Informação: Conhecimento imprescindível em relação ao negócio da organização Considerações relativas aos aspectos operacionais. Objetivo

4 4 Motivação “A idéia é entender e gerenciar a partir da perspectiva do impacto causado pelo desempenho da infra- estrutura sobre os processos dos negócios – e não assumir que uma infra-estrutura saudável implica em processos de negócios saudáveis.” —Giga Information Group, Inc. "Integration of Business and IT: Managing the IT Infrastructure from a Business Perspective,“ August 2001 (RPA-082001-00018)

5 5 O Negócio Visão Operacional e Analítica quanto Utilização das Informações Visão Operacional e Analítica quanto Utilização das Informações

6 6 O Mercado OLAPOLAP Fonte: http://www.olapreport.com - Janeiro/2003 http://www.olapreport.com

7 7 O Mercado Softwares Integrados de CRM

8 8 O Desafio O Cenário de Escolha: Uma Difícil Seleção Soluções de ETL................................... 5 Soluções de Limpeza e Tratamento...... 5 Bancos de Dados.................................. 10 Modelagem, Segmentação................... 10 Customer Intelligence........................... 5 Clickstream........................................... 5 Gerenciamento de Campanhas............ 20 Personalização de Website.................. 5 Gerenciamento de Contatos................. 20 Soluções integradas............................. 150 Milhares de Combinações Não tem Preço! Gestão do Conhecimento: Não tem Preço! Cenário de Tecnologia – CRM Colaborativo Qtde.

9 9 A Solução Mecanismos de Governança BMC Software-David Earhart Director, BMC Software

10 10 Governança em TI Pode-se definir Governança em Tecnologia da Informação como sendo a estrutura de relações e de processos que dirigem e controlam uma organização a a fim de atingir suas metas, agregando valor ao negócio, através do: Gerenciamento balanceado do risco; Retorno do investimento em tecnologia. A Solução

11 11 Processos Decisórios: ligados ao negócio, participação ampla(negócio, TI, fornecedores),comitês. Métricas: Ligadas aos benefícios esperados para o negócio, métricas comuns a todos (negócios, TI, fornecedores). Responsabilidades: Definição detalhada(estrutura e papéis) das responsabilidades dos relacio- namentos. Colaboração: Decisões, execução, suporte e gestão colegiadas. Relacionamentos: Intensos, permanentes, internos e externos, gestão de expectativas. Comunicação: Em tempo real, aberta, franca e compartilhada. Processos Decisórios: ligados ao negócio, participação ampla(negócio, TI, fornecedores),comitês. Métricas: Ligadas aos benefícios esperados para o negócio, métricas comuns a todos (negócios, TI, fornecedores). Responsabilidades: Definição detalhada(estrutura e papéis) das responsabilidades dos relacio- namentos. Colaboração: Decisões, execução, suporte e gestão colegiadas. Relacionamentos: Intensos, permanentes, internos e externos, gestão de expectativas. Comunicação: Em tempo real, aberta, franca e compartilhada. A Solução Mecanismos de Governança BMC Software-David Earhart Director, BMC Software

12 12 A Conclusão Visão Corporativa de Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI É preciso utilizar um método dinâmico que compreenda: os processos, a estrutura e as ferramentas que possam conectar os principais componentes de Tecnologia da Informação em relação as metas e aos requisitos dos negócios. modelos de maturidade de governança para o controle dos processos de TI. fatores críticos de sucesso: ações no nivel estratégico, técnico, organizacional e de processo. indicadores de objetivos:  D isponibilidade das informações necessárias para suportar os requerimentos de negócio; Riscos de falta de integridade e confidencialidade; Eficiência nos custos dos processos e operações; Confirmação de confiabilidade, efetividade e conformidade das informações. BMC Software-David Earhart Director, BMC Software

13 13 MBA/TI-USP Banco de Dados – Prof.(a). Jussara Matos Gartner Group Effective IT Governance; Note Number: G-11-2709 IT Infrastructure Library (ITIL) www.itil.co.uk Março/2003 www.itil.co.uk Março/2003www.itil.co.uk IT Governance http://www.itgovernance.orghttp://www.itgovernance.org - Executive IT Governance Summary ( “ContentsDisplay.pdf”) http://www.itgovernance.org http://www.isaca.org/http://www.isaca.org/ Setembro/2003 http://www.isaca.org/ IT Service Management Forum www.itsmf.net Setembro/2003 www.itsmf.net Setembro/2003www.itsmf.net IT Service CMM www.itservicecmm.org Maio/2003 www.itservicecmm.org Maio/2003www.itservicecmm.org Service Level Management Community www.nextslm.org Setembro/2003 www.nextslm.org Setembro/2003www.nextslm.org Quality of Experience www.qualityofexperience.org Setembro/2003 www.qualityofexperience.org Setembro/2003www.qualityofexperience.org Referências BI http://www.olapreport.com/http://www.olapreport.com/ Janeiro/2003 http://www.olapreport.com/ http://www.dmreview.comhttp://www.dmreview.com Agosto/2003 http://www.dmreview.com http://www.datawarehousingonline.comhttp://www.datawarehousingonline.com junho/2003 http://www.datawarehousingonline.com http://www.business-intelligence.co.uk/http://www.business-intelligence.co.uk/ Setembro/2003 http://www.business-intelligence.co.uk/Bibliografia Laudon, K. C., Laudon, J. P.; Management Information Systems - Managing the Digital Firm. Prentice-Hall, 7ª Ed., 2002. Capítulo 07. Laudon, K. C., Laudon, J. P.; Management Information System - Organization and Technology in the Networked Enterprise. Prentice-Hall, 6ª Ed., 2001. Capítulo XX O’Brien, J. A.; Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. Editora Saraiva, Tradução da 9ª Ed., 2001. Capítulo 05. ReferênciasReferências

14 14 OBRIGADO Raymundo Vasconcelos Raymundo@Baraka.com.br OBRIGADO Raymundo Vasconcelos Raymundo@Baraka.com.br


Carregar ppt "Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google