Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJessica Álvaro Camelo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI Visão Corporativa Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI
2
2 Prof(a).: Jussara Matos Donizete Moraes Ivan Dietrich Raymundo Vasconcelos Sidney Cancissu
3
3 Apresentar alguns aspectos na tomada de decisão referente aos sistemas gerenciadores de banco de dados, levando-se em conta: A competitividade, O ambiente diversificado no cenário empresarial. Exigências sobre o Gestor de Tecnologia da Informação: Conhecimento imprescindível em relação ao negócio da organização Considerações relativas aos aspectos operacionais. Objetivo
4
4 Motivação “A idéia é entender e gerenciar a partir da perspectiva do impacto causado pelo desempenho da infra- estrutura sobre os processos dos negócios – e não assumir que uma infra-estrutura saudável implica em processos de negócios saudáveis.” —Giga Information Group, Inc. "Integration of Business and IT: Managing the IT Infrastructure from a Business Perspective,“ August 2001 (RPA-082001-00018)
5
5 O Negócio Visão Operacional e Analítica quanto Utilização das Informações Visão Operacional e Analítica quanto Utilização das Informações
6
6 O Mercado OLAPOLAP Fonte: http://www.olapreport.com - Janeiro/2003 http://www.olapreport.com
7
7 O Mercado Softwares Integrados de CRM
8
8 O Desafio O Cenário de Escolha: Uma Difícil Seleção Soluções de ETL................................... 5 Soluções de Limpeza e Tratamento...... 5 Bancos de Dados.................................. 10 Modelagem, Segmentação................... 10 Customer Intelligence........................... 5 Clickstream........................................... 5 Gerenciamento de Campanhas............ 20 Personalização de Website.................. 5 Gerenciamento de Contatos................. 20 Soluções integradas............................. 150 Milhares de Combinações Não tem Preço! Gestão do Conhecimento: Não tem Preço! Cenário de Tecnologia – CRM Colaborativo Qtde.
9
9 A Solução Mecanismos de Governança BMC Software-David Earhart Director, BMC Software
10
10 Governança em TI Pode-se definir Governança em Tecnologia da Informação como sendo a estrutura de relações e de processos que dirigem e controlam uma organização a a fim de atingir suas metas, agregando valor ao negócio, através do: Gerenciamento balanceado do risco; Retorno do investimento em tecnologia. A Solução
11
11 Processos Decisórios: ligados ao negócio, participação ampla(negócio, TI, fornecedores),comitês. Métricas: Ligadas aos benefícios esperados para o negócio, métricas comuns a todos (negócios, TI, fornecedores). Responsabilidades: Definição detalhada(estrutura e papéis) das responsabilidades dos relacio- namentos. Colaboração: Decisões, execução, suporte e gestão colegiadas. Relacionamentos: Intensos, permanentes, internos e externos, gestão de expectativas. Comunicação: Em tempo real, aberta, franca e compartilhada. Processos Decisórios: ligados ao negócio, participação ampla(negócio, TI, fornecedores),comitês. Métricas: Ligadas aos benefícios esperados para o negócio, métricas comuns a todos (negócios, TI, fornecedores). Responsabilidades: Definição detalhada(estrutura e papéis) das responsabilidades dos relacio- namentos. Colaboração: Decisões, execução, suporte e gestão colegiadas. Relacionamentos: Intensos, permanentes, internos e externos, gestão de expectativas. Comunicação: Em tempo real, aberta, franca e compartilhada. A Solução Mecanismos de Governança BMC Software-David Earhart Director, BMC Software
12
12 A Conclusão Visão Corporativa de Banco de Dados versus Cenário de Negócios em TI É preciso utilizar um método dinâmico que compreenda: os processos, a estrutura e as ferramentas que possam conectar os principais componentes de Tecnologia da Informação em relação as metas e aos requisitos dos negócios. modelos de maturidade de governança para o controle dos processos de TI. fatores críticos de sucesso: ações no nivel estratégico, técnico, organizacional e de processo. indicadores de objetivos: D isponibilidade das informações necessárias para suportar os requerimentos de negócio; Riscos de falta de integridade e confidencialidade; Eficiência nos custos dos processos e operações; Confirmação de confiabilidade, efetividade e conformidade das informações. BMC Software-David Earhart Director, BMC Software
13
13 MBA/TI-USP Banco de Dados – Prof.(a). Jussara Matos Gartner Group Effective IT Governance; Note Number: G-11-2709 IT Infrastructure Library (ITIL) www.itil.co.uk Março/2003 www.itil.co.uk Março/2003www.itil.co.uk IT Governance http://www.itgovernance.orghttp://www.itgovernance.org - Executive IT Governance Summary ( “ContentsDisplay.pdf”) http://www.itgovernance.org http://www.isaca.org/http://www.isaca.org/ Setembro/2003 http://www.isaca.org/ IT Service Management Forum www.itsmf.net Setembro/2003 www.itsmf.net Setembro/2003www.itsmf.net IT Service CMM www.itservicecmm.org Maio/2003 www.itservicecmm.org Maio/2003www.itservicecmm.org Service Level Management Community www.nextslm.org Setembro/2003 www.nextslm.org Setembro/2003www.nextslm.org Quality of Experience www.qualityofexperience.org Setembro/2003 www.qualityofexperience.org Setembro/2003www.qualityofexperience.org Referências BI http://www.olapreport.com/http://www.olapreport.com/ Janeiro/2003 http://www.olapreport.com/ http://www.dmreview.comhttp://www.dmreview.com Agosto/2003 http://www.dmreview.com http://www.datawarehousingonline.comhttp://www.datawarehousingonline.com junho/2003 http://www.datawarehousingonline.com http://www.business-intelligence.co.uk/http://www.business-intelligence.co.uk/ Setembro/2003 http://www.business-intelligence.co.uk/Bibliografia Laudon, K. C., Laudon, J. P.; Management Information Systems - Managing the Digital Firm. Prentice-Hall, 7ª Ed., 2002. Capítulo 07. Laudon, K. C., Laudon, J. P.; Management Information System - Organization and Technology in the Networked Enterprise. Prentice-Hall, 6ª Ed., 2001. Capítulo XX O’Brien, J. A.; Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. Editora Saraiva, Tradução da 9ª Ed., 2001. Capítulo 05. ReferênciasReferências
14
14 OBRIGADO Raymundo Vasconcelos Raymundo@Baraka.com.br OBRIGADO Raymundo Vasconcelos Raymundo@Baraka.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.