A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR: TIAGO CARVALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR: TIAGO CARVALHO"— Transcrição da apresentação:

1

2 PROFESSOR: TIAGO CARVALHO Email: tiago.araripina@hotmail.com 2015
SISTEMA DIGESTIVO PROFESSOR: TIAGO CARVALHO 2015

3 Os alimentos só podem ser absorvidos pelo organismo após sofrerem modificações químicas que possibilitem sua absorção pela corrente circulatória. Os nutrientes não absorvidos são eliminados sob a forma de fezes.

4 A digestão é o processo pelo qual grandes moléculas orgânicas presentes nos alimentos - como proteínas, carboidratos, lipídeos, etc. são quebradas em moléculas menores pela ação de enzimas digestivas - processo chamado de catabolismo. Estas enzimas diferem entre si pela substância que irão digerir (substrato), locais de atuação ao longo do tubo digestivo e condições de acidez (pH) ideais para seu funcionamento.

5 O tubo digestivo é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ampola retal ou reto e ânus, e por órgãos auxiliares da digestão denominados órgãos anexos: o pâncreas, a vesícula biliar e o fígado.

6 Estruturas que fazem parte da digestão
Boca Faringe Esôfago Intestino delgado Intestino grosso Reto Ânus

7 órgãos auxiliares da digestão
Pâncreas; Vesícula biliar; Fígado. Os órgãos digestivos são revestidos por células epiteliais cuja função é fabricar o muco que permite o deslizamento do bolo alimentar e secretar as enzimas que irão quebrar as grandes moléculas.

8

9 Processo digestório A digestão inicia-se na boca, constituída pelos dentes, língua, palato duro (céu da boca), palato mole (região onde situa-se a úvula ou “campainha” da garganta) e três pares de glândulas.

10 AS GLANDULAS SALIVARES E A SALIVA
Temos três pares de glândulas salivares na região oral: Parótida- Abaixo do pavilhão auditivo; Submandibular; Sublingual: Abaixo do açoalho da boca. Estas glândulas secretam cerca de um litro a um litro e meio de saliva diariamente – a qual é basicamente composta por água, o que auxilia a diluir o bolo alimentar, e enzimas.

11

12 *A LÍNGUA Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas e células sensoriais que percebem os quatro sabores primários.

13 Triturado pelos dentes, o alimento, com o auxílio da língua, é posteriormente empurrado em direção à faringe num processo denominado deglutição. Na boca, além da trituração, o alimento começa a sofrer a atuação de uma enzima liberada pelas glândulas salivares, denominada amilase salivar ou ptialina, cuja função é começar a digerir o amido e carboidratos do bolo alimentar. As glândulas salivares são controladas pelo sistema nervoso autônomo, porém fatores químico-físico e psíquicos podem interferir em sua secreção.

14 Os dentes, responsáveis pela trituração dos alimentos, estão dispostos em duas curvas chamadas arcadas dentárias, articuladas nos ossos maxilares e mandibular. Os dentes são formados pela coroa (sua parte visível); uma ou mais raízes (inseridas no alvéolo do osso) e colo (localizado entre a coroa e a raiz). Estruturalmente, são constituídos por uma porção não calcificada, a polpa, e duas porções calcificadas, o esmalte e a dentina.

15

16 Ao se dirigir ao estômago o alimento ainda passa por outra válvula denominada cárdia, cuja função é impedir o refluxo do bolo alimentar para o esôfago. Em crianças recém- nascidas, cuja cárdia ainda não está bem formada, o refluxo é freqüente.

17 * Na saliva temos: Água (95%), muco, sais minerais e enzimas como a ptialina ou amilase salivar. Responsável pela transformação do amido em maltose e outros polissacarídeos em dissacarídeos. Peristaltismo: movimento de contração do sistema digestivo. A Cárdia: esfíncter muscular localizado na entrada do estômago, promovendo movimentos de contração e relaxamento

18

19 * FARINGE: Canal comum ao sistema digestoporio e respiratório.
ESÔFAGO: Canal que liga a faringe ao estômago, localizando-se atrás do coração. ESTÔMAGO: localizado no lado esquerdo do abdômen, é nele que é produzido o suco gástrico.

20 O estômago, dilatação do tubo digestivo, é um órgão que digere os alimentos e secreta hormônios. Sua principal função é continuar a digestão dos hidratos de carbono, iniciada na boca, e transformar os alimentos ingeridos, mediante contração muscular, em uma massa semilíquida e altamente ácida de nome quimo. O estômago divide-se em cárdia, onde desemboca o esôfago; fundo, região superior que se projeta para o diafragma; corpo, sua maior parte; e piloro, parte final que se comunica com o duodeno e que se abre e fecha alternadamente, liberando pequenas quantidades de quimo para o intestino delgado.

21 No estômago, o bolo alimentar sofre a ação de uma secreção estomacal denominada suco gástrico, rica em ácido clorídrico e em duas enzimas, a pepsina e a renina, secretadas pela mucosa estomacal. Após chegar à primeira porção do intestino delgado, denominado duodeno, o quimo é neutralizado pelo bicarbonato de cálcio liberado pela mucosa intestinal, induzido por um hormônio denominado secretina; nesse momento, já neutralizada sua acidez, o bolo alimentar recebe o nome de quilo.

22 *SUCO GÁSTRICO Líquido claro, transparente, altamente ácido, mucoso com enzimas e sais minerais (Ph: 0,9 a 2,0). Garante o meio ácido para ação da pepsina ( Ph: 1,8 a 3,5): --Pepsinogênio; --Principal enzima gástrica; --Digere as proteínas a pequenos peptídeos e aminoácidos. Ação anti-séptica; Promove abertura da válvula pilórica; Estimula a secreção do suco gástrico;

23 *REGULAÇÃO DA SECREÇÃO GÁSTRICA
Psíquico: sensação de fome, cheiro/ visão dos alimentos; Mecânico: Mastigação; Hormonais: Gastrina e Enterogastrona. O muco protege a mucosa gátrica; Saindo do estômago o bolo alimentar transforma-se em QUIMO.

24 Posteriormente, o quilo sofrerá a ação do suco entérico, liberado por milhares de glândulas existentes na mucosa intestinal - que contém as enzimas enteroquinase, cuja função é ativar a tripsina (uma enzima pancreática), e peptidases, que atuam na digestão dos peptídeos.

25 Produzido no pâncreas, o suco pancreático é levado até o duodeno pelo canal colédoco. Nele, encontramos as enzimas tripsina e quimiotripsina, que irão digerir as proteínas, a lipase pancreática, que digere lipídios, e a amilase pancreática, que continuará a digerir o amido não digerido na boca pela ptialina. É também no duodeno que o bolo alimentar receberá a ação da bile. Produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, a bile não é uma enzima, mas sais que irão emulsificar, ou seja, quebrar, moléculas grandes de gordura em moléculas menores, possibilitando, assim, a ação da lipase.

26 *Intestino delgado Tem cerca de 25Cm; Ocorre a digestão do QUIMO;
DUODENO: Tem cerca de 25Cm; Ocorre a digestão do QUIMO; Atuação do Suco Pancreático; Atuação da bile (Ph: 8 a 8,5) que age como detergente; Secreção do Suco Entérico.

27 BÍLIS Produzido pelo fígado; Liberado no colédoco;
Tem a função de emulsionar lipídios; Determina a coloração das fezes; Termos Relacionados: Colecistite; Colelitíase ; Icterícia (Aumento de bilirrubina no sangue); Colecistectomia.

28 *fígado É o maior órgão interno;
Está situado no quadrante superior direito; Suas células denominadas HEPATÍCITOS, são responsáveis pela produção da bíle; Absorve boa parte dos nutrientes trazidos pelo sangue e elimina toxinas (fármacos e álcool). Destrói hemácias velhas; Armazenamento de vitaminas D, A, B12; Armazena glicose na forma de glicogênio; hepatite é o nome dado quando inflamada.

29 A função do fígado não é apenas produzir a bile, mas sim tratar e limpar as substâncias tóxicas do sangue que nele desemboca trazido pela veia porta e proveniente do intestino, pâncreas e estômago. Absorção de nutrientes Os nutrientes resultantes do quilo são absorvidos por células da mucosa intestinal (intestino delgado) em estruturas denominadas microvilosidades, posteriormente transferidas para a corrente sangüínea, que se encarregará de levá-los para todo o corpo.

30 vilosidades

31 Por intermédio de um esfíncter denominado ileo-cecal, os resíduos não absorvidos pelo intestino delgado irão para o intestino grosso. Neste, perderão água e endurecerão, formando o bolo fecal – o qual passará para a ampola retal por meio de movimentos peristálticos, sendo eliminado pelo ânus pelo processo de defecação.

32 *Intestino Grosso Reabsorção de água e eletrólitos.
Formação e acúmulo de fezes. 1,5m de comprimento e 7Cm de diâmetro.

33 *PÂNCREAS Glândula alongada, anexada ao duodeno;
Forma triangular, localizado transversalmente e abaixo do estômago; Dividido em cabeça corpo e calda; A secreção do suco pancreátrico é liberado através do canal de Wirsung; O pâncreas também está envolvido na secreção da insulina e do glucagon (endócrino).

34 Obrigado!


Carregar ppt "PROFESSOR: TIAGO CARVALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google