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PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR Prof. Esp. João Carlos S. Balbi.

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1 PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR Prof. Esp. João Carlos S. Balbi

2 O que é planejamento? Termo muito ambíguo. Termo muito ambíguo. Busca equilíbrio entre meios e fins Busca equilíbrio entre meios e fins É um processo de tomada de decisão sobre a ação É um processo de tomada de decisão sobre a ação É processo de reflexão É processo de reflexão

3 PLANEJAMENTO É processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos. É processo que se preocupa com “para onde ir” e “como chegar lá”. É processo de análise crítica É processo contínuo e sistematizado de projetar e decidir ações em relação ao futuro.

4 PLANEJAMENTO É UMA ATIVIDADE ESSENCIAL E EXCLUSIVAMENTE HUMANA É UMA ATIVIDADE ESSENCIAL E EXCLUSIVAMENTE HUMANA

5 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento coletivo Planejamento coletivo Planejamento educacional Planejamento educacional Planejamento do Sistema de Educação Planejamento do Sistema de Educação Planejamento curricular Planejamento curricular Planejamento de ensino Planejamento de ensino

6 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento escolar Planejamento escolar Projeto Político Pedagógico Projeto Político Pedagógico Planejamento participativo Planejamento participativo Planejamento de aulas Planejamento de aulas

7 PLANO É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer Evita o improviso Evita o improviso É um norte para as ações educacionais É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos

8 PLANEJAMENTO representa o processo. PLANO é o registro do processo.

9 TIPOS DE PLANO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE UNIDADE PLANO DE UNIDADE PLANO ESCOLAR PLANO ESCOLAR PLANO DE AULA PLANO DE AULA

10 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É a carta de navegação da escola É a carta de navegação da escola Indica o rumo a seguir Indica o rumo a seguir Requer construção coletiva Requer construção coletiva Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Precisa ser assumido por toda comunidade escolar Define a identidade da escola Define a identidade da escola É referência básica para o plano de ensino do professor(a) É referência básica para o plano de ensino do professor(a)

11 Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento? DESCRENÇA NO PLANEJAMENTO O QUE DIZEM OS PROFESSORES NÃO É POSSÍVEL PLANEJAR. POR QUÊ?

12 Por que é tão difícil envolver os docentes nas práticas de planejamento? A realidade é muito dinâmica Não há condições Não tem jeito mesmo. De que adianta planejar se nada vai acontecer mesmo?

13 Do jeito que o planejamento vem sendo feito não funciona. É inútil Processo não acontece Falta compromisso Limita o trabalho É muito complicado É fora da realidade

14 CULTURA NEGATIVA EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO CONDIÇÕES HISTÓRICAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS DA ESCOLA FORMALISMO DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL BUROCRACIA AUTORITARISMO DA GESTÃO ESCOLAR PROFESSORES ACOMODADOS ESPREPARADO, RESISTENTES À MUDANÇA, APEGO AO LIVRO DIDÁTICO, BAIXA AUTO-ESTIMA...

15 É PRECISO RE-SIGNIFICAR A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO NOSSO DESAFIOÉ RESGATÁ-LOCOMO POSSÍVELE NECESSÁRIO.

16 PLANO É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer Evita o improviso Evita o improviso É um norte para as ações educacionais É um norte para as ações educacionais É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos Planejamento e Plano estão estreitamente relacionados mas não são sinônimos

17 PLANEJAMENTO ESCOLAR Processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social Processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social Atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações Atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações

18 PLANEJAMENTO ESCOLAR FUNÇÕES FUNÇÕES  Explicitar princípios,diretrizes e procedimentos do trabalho docente  Expressar os vínculos entre os pressupostos norteadores e as ações efetivas em sala de aula  Assegurar a racionalização do trabalho docente  Prever objetivos, conteúdos e métodos  Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente  Atualizar o conteúdo do plano  Facilitar a preparação das aulas

19 PLANEJAMENTO ESCOLAR O Plano deve ser um instrumento para a ação:  O plano é um guia de orientação  Deve ser flexível, está sujeito à modificações  O plano deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica  Deve primar pela objetividade  Deve ter coerência entre as idéias e a prática

20 PLANEJAMENTO ESCOLAR Na Instituição Escolar há três níveis de planos;  PLANO DA ESCOLA  PLANO DE ENSINO  PLANO DE AULA

21 PLANEJAMENTO ESCOLAR Requisitos para o Planejamento  Objetivos da escola democrática  Planos e Programas Oficiais:  LDB 9394/96  PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais  Temas Transversais  Condições escolares prévias dos alunos  Princípios norteadores do processo ensino-aprendizagem

22 PLANEJAMENTO ESCOLAR PLANO DA ESCOLA PLANO DA ESCOLA  Concepção pedagógica da escola  Guia de orientação para o plano de cada professor  Deve ser consensual, fruto da reflexão e decisão do coletivo da escola

23 PLANEJAMENTO ESCOLAR O Plano deve ser um instrumento para a ação:  O plano é um guia de orientação  Deve ser flexível, está sujeito à modificações  O plano deve ter uma ordem seqüencial progressiva- passos- lógica  Deve primar pela objetividade  Deve ter coerência entre as idéias e a prática


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