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FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.

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1 FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA professora mestranda Graça Lucia

2 A atividade docente é práxis.

3 A essência da atividade(prática) do professor é o ensino-aprendizagem
A essência da atividade(prática) do professor é o ensino-aprendizagem. É o conhecimento técnico prático de como garantir que a aprendizagem se realize como consequência da atividade de ensinar. Envolve, portanto, o conhecimento do objeto, o estabelecimento de finalidades e a intervenção no objeto para que a realidade (não - aprendizagem) seja transformada, enquanto realidade social. A aprendizagem ou não – aprendizagem precisa ser compreendida enquanto determinada em uma realidade histórico-social.

4 Conceito de Práxis – Unidade entre Atividade Teórica e Atividade Prática

5 Práxis é a atitude(teórico – prática) humana de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo(teórico), é preciso transformá-lo(práxis) (Marx,Ideologia Alemã,1986)

6 A prática não fala por si mesma. Exige uma relação teórica com ela
A prática não fala por si mesma. Exige uma relação teórica com ela. A prática não existe “sem um mínimo de ingredientes teóricos”. Conforme Vásquez, são os seguintes: a)um conhecimento da realidade que é objeto da transformação; b)um conhecimento dos meios e de sua utilização técnica exigida em cada prática – com que se leva a cabo essa transformação; c)um conhecimento da prática acumulada, em forma de teoria que sintetiza ou generaliza a atividade prática(...) posto que o homem não pode transformar o mundo a partir de um determinado nível teórico, ou seja, inserindo sua práxis atual na história teórico - prática correspondente; d)uma atividade finalista, ou antecipação dos resultados objetivos que se pretende atingir sob a forma de finalidades ou resultados prévios, ideias, que só poderão cumprir sua função prática na medida em que correspondam a necessidades e condições reias, predominem na consciência dos homens e contem com os meios adequados para a sua realização. (Vásquez,1968:240)

7 TEORIA E PRÁTICA SÃO INDISSOCIÁVEIS COMO PRÁXIS.

8 A educação é uma prática social
A educação é uma prática social. A Pedagogia, enquanto ciência(teoria), ao investigar a educação enquanto prática social, coloca os “ingredientes teóricos” necessários ao conhecimento e à intervenção na educação(prática social).

9 Assim, ao esquema proposto por Vásquez podemos proceder a seguinte correspondência: a. a Pedagogia, ao investigar os fenômenos educacionais que ocorrem na prática social, busca conhecer a realidade que é objeto de transformação; b. a Pedagogia, ao investigar as políticas, as técnicas, os instrumentos na educação enquanto prática social, busca conhecer os meios necessários às transformações; c. a Pedagogia, ao investigar a gênese e evolução do pensamento e das práticas educacionais, busca compreender a práxis educativa atual; d. a Pedagogia, ao investigar os sentidos do humano presentes na educação como práxis social, busca antecipar resultados objetivos, finalidades que se pretende com e na prática educacional .

10 Conforme Álvaro VIEIRA PINTO(1969), o papel na condução da pesquisa científica é vista em (04) quatro aspectos: a intencionalidade da prática; a sua natureza que é social; a necessidade da ação conjunta; e a sua realização efetiva como trabalho humano.

11 A. A prática que se constitui como critério de verdade é sempre intencional, motivada por uma finalidade. A prática dá origem a novas finalidades para o ser humano, pois engendra novas ideias, que farão o homem ver, conhecer o mundo de maneira mais extensa, aprofundada e exata. As finalidades existentes a cada momento determinam a prática, que, por sua vez, determina o surgimento de novas finalidades.

12 B. A prática que se constitui em critério de verdade é a prática social, pois a ciência por sua finalidade, sua construção, seus fins e seus agentes é social.

13 C. A prática que se constitui em critério de verdade é a prática coletiva. Referindo-se à pesquisa científica, o autor ressalta que esta se torna cada vez mais coletiva, na medida em que a dificuldade dos problemas a abordar é tão complexa, que obriga a reunião de especialistas diversos, não cabendo na competência de um único sábio.

14 D. A prática como critério da verdade é social também porque se realiza como trabalho humano, entendido como a ação transformadora da realidade. É o trabalho que originalmente oferece o critério de verdade para a ideia, para o juízo que o pensamento elabora sobre os fenômenos.

15 CONCLUSÃO. O exercício da atividade docente requer preparo
CONCLUSÃO O exercício da atividade docente requer preparo. Preparo que não se esgota nos cursos de formação, mas para o qual o curso pode ter uma contribuição específica enquanto conhecimento sistemático da realidade do ensino-aprendizagem na sociedade historicamente situada, enquanto possibilidade de antever a realidade que se quer(estabelecimento de finalidades, direção de sentido), enquanto identificação e criação das condições técnico-instrumentais propiciadoras da efetivação da realidade que se quer. Enfim, enquanto formação teórica para a práxis transformadora.

16 Referências Bibliográficas Pimenta Selma Garrido, o estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? – 8ª edição, São Paulo: Cortez, 2009.

17 Obrigado! Professora Graça Lucia


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