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IVC DO FUTURO - IVC 2.0 VII Seminário Nacional de Circulação da ANJ Apresentação: Pedro Silva - Presidente do IVC São Paulo, 04 de Outubro de 2009.

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1 IVC DO FUTURO - IVC 2.0 VII Seminário Nacional de Circulação da ANJ Apresentação: Pedro Silva - Presidente do IVC São Paulo, 04 de Outubro de 2009

2 Porque mudar? Desde 1961: Computador Comunicações Fragmentação e segmentação crescentes Global Instantânea Ambiente de negócios - diversidade Modelo de negócio Governança corporativa – Sarbanes Oxley

3 Oportunidades para o IVC: Auditoria de Websites ( / ) Publicações Gratuitas Publicações Menores Eventos Audiência Porque mudar?

4 Pedro Silva (Presidente IVC) Altino de Barros (Fundador IVC) Orlando Lopes (ex-presidente IVC) José Alves (ex-presidente IVC) Antonio Athayde (ANJ) Flavio Rezende (DPZ) Pedro Renato Eckersdorff (ANATEC) Desde Agosto de 2008, liderada por um Grupo de Trabalho, a Diretoria do IVC vem discutindo a necessidades de mudança e alinhamento com o mercado Contexto Grupo de Trabalho /1010/1222/12 Primeira reunião do Grupo de Trabalho Diretoria aprova contratação de consultoria para: (A)Desenho do novo modelo estratégico (B)Identificação de vulnerabilidades em auditoria Diretoria referenda seleção da Integration Consultoria Integration inicia os trabalhos Reuniões do Grupo de Trabalho com Conselheiros Briefing e Contratação da Consultoria 05/09

5 A primeira ação da Integration foi conduzir um amplo diagnóstico do mercado e da organização interna do IVC Abordagem O diagnóstico confirmou a importância do IVC para o meio e, ao mesmo tempo, a necessidade de melhorias 1. Diagnóstico – De dentro para Fora 23 entrevistas internas 2. Diagnóstico – De Fora para Dentro 21 entrevistas externas 3. Análise de referência Estudo com 10 ABCs (IFABC) Modelos do mercado (associações e corporativo)

6 Estratégia Outros ABCs passaram por um processo de evolução… Diagnóstico - Estratégia ABC UK 1990 Certificação de perfil (business magazine) 1986 Eventos 1997 Web distrib Adserving process certification 2006 Ad Sales house process certfiication 2007 Brand certifcate 2008 Metodol. pesquisa website ABC 1994 CD-room Business and farm publications 1998 Perfil dos leitores (audita pesquisas) 2006 Relatórios consolidados 1996 Web sites 2007 Audience-FAX (integra leitura c/ visitas websites) Flyer (Canadá) Tiragem OJD Espanha 1946 Circulação 1992 Mídia especializada, gratuitos, guias e multi-mídia 2001 Web sites 1949 jornais, revistas e outros periódicos 1994 Radio, TV 1998 Cinema 2003 Arquivos digitais 2004 Web sites 2007 Eventos IVW Alemanha us 1931 Circulação de jornais 1950 Circulação de revistas 1982 Jornal gratuito porta a porta 1914 verifica circulação

7 Embora o modelo político varie por país, encontramos uma tendência similar: Diagnóstico - Liderança Existe uma forte movimentação dos ABCs para fornecer dados qualificados ao mercado Revisões e alterações nos regulamentos Introdução de comitês específicos Respostas a questões relacionadas aos novos segmentos publicitários Tendência: Liderança ABC (UK)OJD - FRABC e BPA(US) IVW (ALL)OJD (ES) Tripé agências + anunciantes Tripé editores Bipartismo agência Tripé editores Tripé equilíbrio Poder pende para:

8 Avaliamos o IVC dentro dos princípios de Governança corporativa do IBGC: Liderança Diagnóstico - Liderança Informa os dados mas não agrega valor Sérias falhas na comunicação interna Falhas na comunicação aos membros sobre assuntos relevantes (ex: apresentar aprendizados visita ABC UK) Demora para conduzir temas críticos e falha na comunicação de decisões Mais do que "a obrigação de informar", deve cultivar o "desejo de informar", Boa comunicação interna e externa, espontânea, franca e rápida Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas contemplar fatores que criam valor Percepção de que só as grandes editoras tem influência no IVC: Mercado é maior do que a XXX Princípios do IBGC* Baixa aderência Motivos Tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários e steakholders Transparência Equidade Agentes da governança corporativa devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu Prestação de contas Devem zelar pela perenidade das organizações (visão de longo prazo, sustentabilidade) Responsabilidade corporativa * Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Falta visibilidade de metas do IVC Excesso de discussões operacionais (aumento de salário, venda de impressora) Ainda precisa ter clareza da estratégia para o futuro e como quer se posicionar no curto prazo Média aderência Baixa aderência

9 Opinião dos entrevistados… Detalhando o que vimos… Tudo passa pelo diretor executivo – só pode criar um gargalo imenso A demora do IVC engessa o meu negócio – eu lanço novidade em 1 mês e demoro 6 para filiar Se alguém está de férias, o serviço fica parado esperando ele voltar Não existem meta nem controle – o clima é deixa a vida levar... Diagnóstico - Estrutura Estrutura Supervisor auditoria Auditores RJ DP /Contas a Pagar Contabilid.Contabilid. TITI Contas a Receber SecretáriaSecretária Gerente Adm. Gerente WEB O&M / TI Secretária, DP Compras Verifica. Física Auditores SP RJ SP Assistente adm. Auxiliar de expedição Serviços gerais Auxiliar adm. Serviços gerais Estrutura atual Diretor Geral

10 O IVC é um fornecedor de informações ao mercado com grande credibilidade, agilidade e excelente custo-benefício Objetivo O mercado acredita que o IVC deve EVOLUIR na sua proposta de valor, sem ferir a sua vocação básica Recomendação - Atuação Estratégia Velar e estabelecer, primordialmente, pela autenticidade e veracidade das publicações do país, sejam elas impressas ou eletrônicas Oficializar e comunicar Acrescentar audiência dos veículos que a compõe Reforçar o papel de representação do tripé Fornecer inteligência em dados de audiência para o meio publicitário através de auditoria VISÃO MISSÃO

11 O mercado aponta para uma necessidade dupla – MELHORAR os produtos atuais e EXPANDIR para outros segmentos O relatório só migrou do papel azul e rosa para um site – continua difícil de capturar e trabalhar Na hora e na forma que eu recebo, o dado do IVC quase não tem valor Em 5 anos, exceção será quem não estiver na web O mercado evoluiu e quer saber a sua audiência em múltiplos canais - o IVC não Recomendação - Portfolio Estratégia A A B B

12 Governança / Gestão Novo Modelo de Governança Conselho Diretor PresidentePresidente Comitê Disciplinador Comitês especialistas Jornais Circ. Paga WEBWEB Jornais Gratuitos EventosEventos Pequenas Publicações Revistas Circ. Paga Publicações Circ. Controlada e Mista Novo papel. Fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado pelo IVC Não exercido hoje Conselho Notáveis Assembléia Geral Comitês especialistas *Interno ou terceirizado Administração em São Paulo

13 Mudanças em Curso Contratação de Gerente de Auditoria Contratação de Gerente Administrativo Desligamento do Diretor Geral Localizar a gestão administrativa em São Paulo - SP Revisão do processo de auditoria / Novo Modelo de auditoria de Jornais Capacitar auditores e analistas Incorporar tecnologia de websites para todas categorias auditadas Aumentar custo de horas de auditor para valores realistas

14 Novo Modelo de Auditoria Informações padronizadas e recebidas previamente à verificação física Análise mensal – esclarecimentos mensais Padrão único de arquivos e documentos Auditoria presencial mais expressa ( menores custos operacionais – estadia e viagens) Relatório de horas de auditoria detalhado Relatório de auditoria com recomendações Descentralização da responsabilidade num único auditor Auditoria feita pela equipe de auditoria do IVC e não mais por um auditor do IVC

15 Aumento do custo de Hora do Auditor Hoje: Valor cobrado menor do que o custo. Consequências: Quanto mais o IVC audita mais deficitária fica a operação. Prejuízo provocado por uns é socializado para todos. Objetivo do aumento: Neutralidade do resultado operacional em relação à eficiência. Aumentos de eficiência serão transferidos automáticamente ao associado que permitiu e colaborou para o resultado.

16 Horas de Auditoria em Jornais Três comportamentos observados. É possível reduzir significativamente as horas de auditoria

17 Horas de Auditoria em Revistas Dois comportamentos observados. É possível reduzir significativamente as horas de auditoria

18 Horas de Auditoria Valor em avaliação – será informado nesta semana para ser incluído no orçamento dos associados no próximo ano Compromisso do IVC em buscar eficiência não aumentando o número de auditores – não aumentará o número de horas Válido para a auditoria do segundo semestre de 2009 em diante – auditorias dos períodos anteriores e atualmente em execução não serão majoradas

19 IVC 2.0 O IVC está se preparando para enfrentar os desafios de um ambiente mais dinâmico, digital e globalizado com ações em: Equipe profissional Organização estruturada Ferramentas de gestão atualizadas Investimento em treinamento Maior transparência no relacionamento com associados e mercado em geral

20 OBRIGADO! Pedro Silva (11)


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