A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil Funcional Renal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil Funcional Renal"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil Funcional Renal
Depuração Plasmática: Clearance renal é o termo que indica a principal função do rim que é a depuração do sangue (plasma). Os rins excretam substâncias através da filtração glomerular, eliminando-as do sangue. Considerando uma substância que é livremente filtrada pelos glomérulos, que não se liga às proteínas plasmáticas e que não seja secretada ou reabsorvida pelos túbulos renais, o clearance dessa substância deve ser igual à filtração glomerular.

2 Perfil Funcional Renal
Creatinina: A creatinina elimina-se do plasma por filtração glomerular e NÃO É REABSORVIDA nos túbulos em grau significativo, sendo sua velocidade de depuração mais elevada do que a da uréia, cuja reabsorção nos túbulos atinge, em condições normais, a 40% do que é filtrado nos glomérulos.

3 Perfil Funcional Renal
Creatinina: Quando os níveis de creatinina no plasma ultrapassam seu valor normal, o rim pode eliminar essa substância por secreção tubular ativa. Em consequência, as elevações da taxa de creatinina no sangue são mais tardias do que as da uréia.

4 Perfil Funcional Renal
Creatinina: Interpretação: A taxa normal de creatinina no plasma ou soro é de 1 a 2,0 mg/100mL. O fato de as elevações das taxas de creatinina serem mais tardias do que as de uréia tem particular interesse no prognóstico dos quadros de insuficiência renal acompanhados de uremia. Quando surgem cifras de creatinina superiores a 5 mg/100mL, o prognóstico é fatal a curto prazo, mas isso só ocorre nas fases avançadas, já que nas precoces, dada a facilidade de excreção da creatinina, só aumentam a uréia e o ácido úrico.

5 Perfil Funcional Renal
URÉIA: A uréia é a principal forma excretora do nitrogênio proveniente do catabolismo protéico. Forma-se no fígado a partir dos grupos NH2 (amoníaco) liberados pela desaminação dos aminoácidos (ciclo da ornitina). Sua dosagem constitui o recurso mais utilizado para uma avaliação grosseira do estado de funcionamento renal.

6 Perfil Funcional Renal
URÉIA: Interpretação: a taxa normal de uréia no plasma ou soro varia de 20 a 40 mg/dL. As causas renais da hiperazotemia são a glomerulonefrite aguda, nefrite crônica, rim policístico, nefroesclerose, necrose tubular aguda e coma diabético. As causas da hipoazotemia são a insuficiência hepática grave, nefrose não complicada de insuficiência renal e hemodiluição.

7 Perfil Funcional Renal
Para avaliação do perfil funcional renal é comum solicitar a dosagem de uréia juntamente com a creatinina. A elevação da creatinina é mais tardia e exibe maior valor prognóstico. As dosagens de uréia no soro ou plasma são muito MENOS sensíveis, como provas de função renal, do que os testes de depuração. A uréia pode manter-se dentro dos limites normais até que a depuração da uréia ou da creatinina tenha reduzido a menos de 50%.

8 Perfil Funcional Renal
Ácido Úrico: O ácido úrico do plasma é filtrado pelos glomérulos e reabsorvido, em seguida, pelos túbulos em proporção estimada de 90%. Representa o produto final do metabolismo da purinas. Interpretação: a taxa normal de ác. úrico no plasma ou soro é de 2 a 5 mg/dL. Sua dosagem é muito útil no diagnóstico da gota, quando ocorrem níveis entre 6,5 e 10 mg/dL. Hiperuricemia acompanha o aumento do metabolismo das nucleoproteínas, como na leucemia e policitemia. Também ocorre hiperuricemia idiopática familiar (com produção aumentada ou excreção diminuída do ác. Úrico).


Carregar ppt "Perfil Funcional Renal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google