A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE DE LISBOA

2 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE DONDE VIEMOS? ONDE ESTAMOS? PARA ONDE QUEREMOS IR? A necessidade da memória Um presente pouco estimulante Um futuro em aberto IMAGENS DA PROFISSÃO DOCENTE Quem somos? Como estamos na profissão? Como nos comparamos com outros? UMA AGENDA EM ABERTO

3 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UM MUNDO DE MUDANÇAS  GLOBAIS  MUITO RÁPIDAS  EMPOLGANTES  DRAMÁTICAS UM MUNDO ONDE, DA EDUCAÇÃO, SE ESPERA:  TUDO, TODAS AS RESPOSTAS  MUITO, MAS NÃO TUDO  POUCO  NADA

4 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UMA PROFISSÃO QUE MUDA  UMA CONSTRUÇÃO AO LONGO DE 150-200 ANOS  1974-2015: UMA PROCESSO HISTÓRICO DE DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO, DE MELHORIA GLOBAL DO SEU ESTATUTO, DE EMPENHAMENTO DA MAIORIA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO COMO UMA CAUSA  UMA TRAJECTÓRIA NÃO LINEAR, MARCADA POR AVANÇOS E RECUOS, CONQUISTAS E DERROTAS, RESULTANTE DE TENSÕES ENTRE FORÇAS ANTAGÓNICAS EM PRESENÇA A CADA MOMENTO

5 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGAL⁻x OCDE 73.2%Mulheres68.1% 44.7 anosIdade42.9 anos 97.2%Formação superior90.9% 82.1%Formação profissional89.8% 19.4 anosAnos de experiência16.1 anos 94.5%A tempo inteiro82.4% 75.7%C/ contrato permanente82.5%

6 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGAL⁻x OCDE 22.6Nº de alunos por turma24.1 21 hHorário letivo semanal19 h 28 hHorário não letivo semanal:20 h 8.5 h planificação7 h 10 h avaliação5 h 2 h aconselhamento alunos2 h 3.6 h gestão, pais, ativ curric n/letivas3.2 h 4 h burocracia3 h

7 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALCrenças sobre a aprendizagem⁻x OCDE Os alunos devem pensar em soluções para problemas antes de os profs as apresentarem 93% 49%Os alunos fazem freq/ trabalhos em pequeno grupo 47% 34%Aprendizagem mediada por tic37% 21%Realização de projetos longos27.4% Aprendizagem centrada nos alunos

8 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALClima relacional nas aulas⁻x OCDE Cerca de 1/3 do tempo de aula a lidar com a indisciplina 25% 40.4%Perda de muito tempo a controlar comportamentos dos alunos 29.5% 31.1%Demasiado ruído dispersivo nas aulas26% 75.8%Tempo útil das aulas para E/A78.7%

9 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALCooperação entre professores⁻x OCDE 2.2%Nunca discutem casos individuais de alunos 3.5% 2.5%Nunca trocam materiais7.4% 4%Nunca discutem critérios de avaliação8.8% 0Nunca participam em reuniões de equipa9.0% 71%Nunca observam aulas de outros43% 49.5%Nunca ensinam em equipa numa turma41% 16.5%Nunca trabalham em proj interdisciplin21% 13.2%Nunca participam em formação colab.15.7%

10 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALParticipação na formação contínua⁻x OCDE Conhecimento e compreensão da matéria a ensinar 73% Competências didáticas68% Conhecimentos curriculares56% Ensino com uso de TIC54% Disciplina e gestão da aula43% Aprendizagem individualizada41% ……

11 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALEntraves à participação na formação contínua ⁻x OCDE Conflito c/ o horário de trabalho51% Falta de incentivos48% Preço das ações44% Falta de ações relevantes39% Falta de tempo (razões familiares)35% Falta de apoio do empregador30% Não podem aceder10%

12 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALSatisfação com a profissão⁻x OCDE 94.1%Estou satisfeito(a) c/ o meu emprego91% 71.6%Se voltasse a escolher uma profissão, optava por ser professor(a) 78% 10.5%Ser professor é uma profissão socialmente estimada 32%

13 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE MELHOR APROVEITAMENTO E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS MAIORES POSSIBILIDADES DE PARTICIPAR NA VIDA DA ESCOLA MAIS TRABALHO COLABORATIVO COM OS COLEGAS ORIENTAR /FORMAR OUTROS PROFESSORES MAIOR AUTO CONFIANÇA

14 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UMA AGENDA EM ABERTO  Para intervir globalmente na sociedade  Para definir e redefinir com a precisão possível o que é e o que não é da responsabilidade das escolas e dos professores  Para melhorar as condições de exercício da profissão  Para combater a insatisfação, o stress e a exaustão  Para aumentar a motivação e a autoconfiança individual e coletiva


Carregar ppt "ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google