Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNeuza Lagos Vasques Alterado mais de 8 anos atrás
1
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE DE LISBOA
2
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE DONDE VIEMOS? ONDE ESTAMOS? PARA ONDE QUEREMOS IR? A necessidade da memória Um presente pouco estimulante Um futuro em aberto IMAGENS DA PROFISSÃO DOCENTE Quem somos? Como estamos na profissão? Como nos comparamos com outros? UMA AGENDA EM ABERTO
3
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UM MUNDO DE MUDANÇAS GLOBAIS MUITO RÁPIDAS EMPOLGANTES DRAMÁTICAS UM MUNDO ONDE, DA EDUCAÇÃO, SE ESPERA: TUDO, TODAS AS RESPOSTAS MUITO, MAS NÃO TUDO POUCO NADA
4
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UMA PROFISSÃO QUE MUDA UMA CONSTRUÇÃO AO LONGO DE 150-200 ANOS 1974-2015: UMA PROCESSO HISTÓRICO DE DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO, DE MELHORIA GLOBAL DO SEU ESTATUTO, DE EMPENHAMENTO DA MAIORIA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO COMO UMA CAUSA UMA TRAJECTÓRIA NÃO LINEAR, MARCADA POR AVANÇOS E RECUOS, CONQUISTAS E DERROTAS, RESULTANTE DE TENSÕES ENTRE FORÇAS ANTAGÓNICAS EM PRESENÇA A CADA MOMENTO
5
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGAL⁻x OCDE 73.2%Mulheres68.1% 44.7 anosIdade42.9 anos 97.2%Formação superior90.9% 82.1%Formação profissional89.8% 19.4 anosAnos de experiência16.1 anos 94.5%A tempo inteiro82.4% 75.7%C/ contrato permanente82.5%
6
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGAL⁻x OCDE 22.6Nº de alunos por turma24.1 21 hHorário letivo semanal19 h 28 hHorário não letivo semanal:20 h 8.5 h planificação7 h 10 h avaliação5 h 2 h aconselhamento alunos2 h 3.6 h gestão, pais, ativ curric n/letivas3.2 h 4 h burocracia3 h
7
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALCrenças sobre a aprendizagem⁻x OCDE Os alunos devem pensar em soluções para problemas antes de os profs as apresentarem 93% 49%Os alunos fazem freq/ trabalhos em pequeno grupo 47% 34%Aprendizagem mediada por tic37% 21%Realização de projetos longos27.4% Aprendizagem centrada nos alunos
8
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALClima relacional nas aulas⁻x OCDE Cerca de 1/3 do tempo de aula a lidar com a indisciplina 25% 40.4%Perda de muito tempo a controlar comportamentos dos alunos 29.5% 31.1%Demasiado ruído dispersivo nas aulas26% 75.8%Tempo útil das aulas para E/A78.7%
9
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALCooperação entre professores⁻x OCDE 2.2%Nunca discutem casos individuais de alunos 3.5% 2.5%Nunca trocam materiais7.4% 4%Nunca discutem critérios de avaliação8.8% 0Nunca participam em reuniões de equipa9.0% 71%Nunca observam aulas de outros43% 49.5%Nunca ensinam em equipa numa turma41% 16.5%Nunca trabalham em proj interdisciplin21% 13.2%Nunca participam em formação colab.15.7%
10
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALParticipação na formação contínua⁻x OCDE Conhecimento e compreensão da matéria a ensinar 73% Competências didáticas68% Conhecimentos curriculares56% Ensino com uso de TIC54% Disciplina e gestão da aula43% Aprendizagem individualizada41% ……
11
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALEntraves à participação na formação contínua ⁻x OCDE Conflito c/ o horário de trabalho51% Falta de incentivos48% Preço das ações44% Falta de ações relevantes39% Falta de tempo (razões familiares)35% Falta de apoio do empregador30% Não podem aceder10%
12
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE QUEM SOMOS? COMO ESTAMOS NA PROFISSÃO? COMO NOS COMPARAMOS COM OUTROS? PORTUGALSatisfação com a profissão⁻x OCDE 94.1%Estou satisfeito(a) c/ o meu emprego91% 71.6%Se voltasse a escolher uma profissão, optava por ser professor(a) 78% 10.5%Ser professor é uma profissão socialmente estimada 32%
13
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE IMAGENS DA PROFISSÃO HOJE MELHOR APROVEITAMENTO E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS MAIORES POSSIBILIDADES DE PARTICIPAR NA VIDA DA ESCOLA MAIS TRABALHO COLABORATIVO COM OS COLEGAS ORIENTAR /FORMAR OUTROS PROFESSORES MAIOR AUTO CONFIANÇA
14
SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE UMA AGENDA EM ABERTO Para intervir globalmente na sociedade Para definir e redefinir com a precisão possível o que é e o que não é da responsabilidade das escolas e dos professores Para melhorar as condições de exercício da profissão Para combater a insatisfação, o stress e a exaustão Para aumentar a motivação e a autoconfiança individual e coletiva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.