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UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança.

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1 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural

2 CRIANÇA E MUNDO CULTURAL Introdução Cultura e socialização (o social perspectivado através do indivíduo) Família, escola, grupos sociais e desenvolvimento moral (o social perspectivado pelo contexto grupal)

3 Introdução Introduz o tema alertando para a importância de ter sempre presente que as dimensões culturais/sociais, biológicas e afetivo- cognitivas são indivisíveis. No que tange ao comportamento humano não há fatores unicamente biológicos ou sociais ou, mesmo afetivo-cognitivos determinantes Bio Psico Social

4 1. Cultura e Socialização Multiplicidade de perspectivas Mundo Cultural: cultura (estado de coisas) é o conjunto de modos de viver compartilhado por grupos de pessoas. Produtos: linguagem, alimentação, vestimenta, arquitetura, música, arte, religião, idéias, valores, normas, leis,.. Socialização: é o processo através do qual nos apropriamos da cultura..

5 Mundo Cultural: Socialização Processo progressivo e constante que se dá através da Captação de elementos da cultura pelos sentidos; Interação/comunicação: tonalização afetiva Interpretação dos elementos, armazenamento das informações e resgate da memória.

6 Mundo cultural: socialização Interação social Envolve pessoas cuja comunicação provoca comportamentos em cadeia A força da socialização, por meio da interação, é tão maior quanto maior forem os vínculos entre os envolvidos Os comportamentos resultantes das interações independem da presença física dos outros.

7 Mundo cultural: socialização De onde vem a força das interações? “a natureza gregária do homem” O homem não pode escolher viver só Agrupamento: – ampliação da força para defesa e conquista de alimento –Desenvolvimento de vínculos afetivos que asseguram o desenvolvimento da espécie I lustração: Crianças Selvagens Precisam de relações Não se hominizam Crianças Selvagens: -A necessidade de cuidados e de relações -A não hominização: o sujeito simbólico não está submetido à leis da biologia/natureza

8 O processo de Socialização: pensando desde o “começo” Quando inicia a relação? A criança ao nascer encontra um mundo “vestido” Relação: base da socialização A identidade se constrói na relação com o outro A identidade é dinâmica Matrizes da identidade –Consciência fundida mãe-filho (eu) –Experiência de separação (eu e tu) –Ingresso do outro na relação dual (eu, tu, ele) –Controle (meu, teu, seu) –Construção do coletivo (nós, vós eles) –Contrato/compromisso: (nosso, vosso, deles)

9 Reflexão sobre o papel das instituições (dos cuidadores) na relação educativa com crianças de diferentes idades. Quais prioridades devem ser estabelecidas e que aspectos devem ser considerados?

10 Criança e Mundo Cultural: Cultura, Família e Escola A função da família é cuidar e socializar (“perpetuando” a cultura – processo primário). As diferentes organizações familiares atuais (necessidades sociais, circunstâncias sociais) Os hábitos culturais (o “certo” e o “errado”) Os choques culturais

11 Escola: agente e espaço de socialização Os novos tempos: ingresso e permanência O compromisso com a socialização e com o novo (a vanguarda) Uma via de mão dupla: da reedição dos modos de relação familiar à “reestrutação” da família a partir dos modos de relação escolar (autoridade, regras, competição/colaboração, respeito as diferenças, valores morais,...).

12 Os grupos Definições Fenômenos : Ampliação do comportamento Tendência a um juízo médio Potencialização dos impulsos Importância dos grupos nas diferentes faixas etárias

13 A comunicação de massa O poder da propaganda A estratégia da novidade versus a inovação/transformação, num fase de especial disposição para a mudança. O papel da escola e da família

14 Desenvolvimento moral Nível pré-convencional orientado por expectativa de punição ou recompensa Nível convencional Orientado por submissão à lei/normas ou por expectativa de aprovação Nível pós-convencional orientado por crenças compartilhadas ou por princípios éticos construídos. A escola e as estratégias de desenvolvimento moral

15 Orientações para estudo dos alunos 1.Para qualificar as reflexões necessárias às aprendizagens, reitera-se a importância da realização de uma leitura prévia e global do texto, antes de examiná-lo mais cuidadosamente. 2.Após a primeira leitura, reexamine os elementos do conteúdo e inicie a elaboração das respostas às questões propostas para cada capítulo. 3.Use o fórum para debate, de modo a contribuir com os colegas e a verificar outras possibilidades de entendimento e compreensão dos textos. 4.Responda as questões propostas e poste no webfólio (até dia 12 de fevereiro de 2008)

16 Capítulo I 1. Examine o fragmento de texto a seguir apresentado, e refira se o que está dito é verdadeiro ou falso, e o porquê. Para o homem, “a natureza inventou” uma condição gregária especial. A vida em grupo permitiu que a espécie sobrevivesse porque potencializou a defesa e a capacidade de obtenção de alimentos. Mas a natureza gregária humana é especial pela intensidade das relações que assegurem os cuidados prolongados e necessários com o bebê, além de afetos e laços parentais/familiares duradouros, que atravessam sua existência. Quando se fala em homem, portanto, se fala sempre de um sujeito coletivo.

17 2. Com base nos aspectos relativos ao desenvolvimento nas fases oral, anal e fálica (perspectiva psicanalítica), apresentem idéias e exemplos sobre prioridades a serem estabelecidas no atendimento de crianças de 0 a 6 anos, em âmbito institucional. 3. Estabeleçam alguma relação possível entre aspectos apresentados nesta sub unidade e outros estudados em módulos anteriores.

18 CapítuloII 1. A partir do texto, teçam considerações sobre as funções precípuas da família e da escola. Observem situações da realidade escolar e descrevam (ou imaginem): uma situação com indícios de choque cultural; umama situação que caracterize um fenômeno grupal. 2. Reflitam e apresentem idéias sobre como o educador pode intervir no sentido: de potencializar os efeitos positivos das relações entre grupos de crianças. de relativizar a força das comunicações de massa; de favorecer ao desenvolvimento moral das crianças e jovens.


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